Muita gente já ouviu falar em Family Search, mas não sabe ao certo do que se trata. Por isso, elaboramos esse artigo, para te contar tudo sobre o funcionamento da Family Search e dessa incrível árvore genealógica. Eu me inscrevi recentemente na plataforma do Family Search e fiz boas descobertas por lá. Você já pensou em se inscrever em algum site para conhecer um pouco mais a genealogia da sua família?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Em geral, as pessoas ouvem falar sobre essa ferramenta, quando estão em busca de algo relacionado com a origem de sua família, ou procurando reconstruir sua linhagem familiar.

Afinal de contas, pesquisar sobre suas origens é algo que aguça de curiosidade de muitas pessoas.

Além disso, existem pessoas que têm interesse em reconstituir toda a linhagem de sua família até chegar em sua própria geração.

Muita gente gosta de viajar para algum país que seus antepassados já moraram, então que tal viajar para conehcer um pouco mais sobre sua genealogia? Que tal montar sua árvore genealógica?

Seguro Viagem:

Importante: Seguro de Viagem para viajar para a Europa é obrigatório

Você sabia que tanto para morar ou passear e visitar você precisa de Seguro Viagem para a Europa? Pois saiba que a imigração na hora de entrar pode pedir esse documento no país europeu de destino. E se você não tiver o seguro viagem, será obrigado a voltar ao Brasil. Então não arrisque. Em parceria com a Seguros Promo, faça a cotação e garanta o melhor preço de seguro de viagem.

FAZER A COTAÇÃO DO SEGURO VIAGEM

Family Search: descubra como funciona e se vale a pena usar
Family Search e a árvore genealógica

Contudo, realizar essa reconstrução seria uma tarefa muito árdua sem a ajuda de algum banco de registros, não é mesmo?

Pois seria necessário fazer uma verdadeira peregrinação em busca de suas origens. E isso demandaria, além de habilidades de pesquisa, muito tempo disponível e dinheiro.

A boa notícia é que, com a ampliação do acesso à internet, e o grande volume de dados digitais disponíveis atualmente, é possível a criação de ferramentas que permitem realizar a conexão de várias gerações de famílias, por meio da coleta de dados genealógicos disponíveis no mundo todo, registrando esses dados em uma única plataforma.

Isso parece incrível, não é verdade? Pois saiba que isso já é uma realidade e está mais acessível do que você pode imaginar.

Se você quer saber mais sobre a reconstituição de linhagens familiares por meio do Family Search, continue lendo este conteúdo, e descubra como ter acesso às suas origens de maneira fácil e sem precisar sair de casa. Confira!

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles

Family Search: descubra como funciona e se vale a pena usar
Family Search e a árvore genealógica
Family Search e a árvore genealógica

O Family Search é uma associação com mais de 20 anos de história. Ela foi criada e é mantida até hoje pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O objetivo da associação é a realização de pesquisas genealógicas.

Para a realização desse tipo de pesquisa, a associação coleta dados genealógicos disponíveis no mundo todo, os arquiva e depois, os compartilha com quem se interessar por eles.

O objetivo dessa organização é reunir familiares pelos laços genealógicos. Para isso, se utiliza de recursos que possibilitem a disponibilização de serviços de acesso a esses registros.

Como ela não possui fins lucrativos, esses dados ficam disponíveis para as pessoas sem nenhuma cobrança.

Os recursos disponíveis no Family Search são variados. Um dos recursos é uma ferramenta disponível no site que permite a busca por sobrenome, e permite saber o ano de nascimento das pessoas que o possuem, e de qual localidade elas são.

Outro recurso é o reconhecimento de documentos para o acesso aos dados. É possível ainda digitalizar arquivos e documentos online.

Além disso, existe o recurso que permite ter acesso às cópias dos arquivos disponibilizados na base de dados. Os arquivos contemplam dados de mais de 100 países.

Com todos esses dados para fazer sua árvore genealógica, é possível criar um arquivo e fazer um projeto com áudios, imagens e fotos de família.

Por fim, a pessoa interessada tem a possibilidade de criar a sua própria árvore genealógica.

Importante: Se você precisa enviar dinheiro para outro país, você precisa conhecer o Wise:

Eu viajo muito e conhecemos inúmeras formas como Paypal, Western Union, etc), porém, a plataforma que mais usamos e gostamos muito foi a Wise. Ótimo custo benefício, seguro, super rápido e bem fácil de utilizar.

Entre para a Wise de modo gratuito.

O acesso é disponível 24 horas por dia na internet, e você tem acesso a uma infinidade de dados.

Com mais de 4 mil centros espalhados em diferentes países, a plataforma congrega mais de 4 bilhões de nomes registrados.

Veja os serviços que você pode acessar no Family Search!

Imagens capturadas

É possível produzir imagens de alta qualidade de registros originais, mesmo aqueles mais antigos, pois eles são todos preservados.

Esses arquivos são publicados de maneira rápida e com excelente qualidade, pois é utilizada a tecnologia de digitalização dCam.

Acesso online

Além de acessar os registros disponíveis rapidamente e de forma online, você pode criar a sua própria conta para montar a sua árvore genealógica, pesquisando registros dos seus antepassados, e buscando se conectar com familiares.

Ao criar sua conta e construir a sua árvore genealógica, você ainda contribuir para alimentar os dados da plataforma incluindo novas informações.

Indexação

A organização dos dados disponíveis é por índices, o que facilita muito as buscas na plataforma.

Essa indexação é feita utilizando ferramentas de indexação, que permitem a criação de índices facilitadores das buscas, que podem ser feitas buscando os dados por palavras-chave, por exemplo, ou por outros filtros de informações.

Todo o trabalho é feito por uma equipe de voluntários, que se disponibiliza para realizar a indexação dos dados periodicamente.

Conversor digital

A plataforma do Family Search já conta com uma quantidade de rolos de microfilmes superior a 2,4 milhões.

Isso é possível devido ao auxílio dos administradores no trabalho de digitalização e armazenamento de coleções. Esses processos são feitos por meio do uso de softwares específicos. 

Serviço de preservação

O site do Family Search permite fazer contato com especialistas da área e, também, com o Centro de História da Família que esteja na localização mais próxima. Assim, você terá auxílio para fazer a sua pesquisa e encontrar as suas raízes e fazer sua árvore genealógica.

Os arquivos em rolos de microfilmes, assim como os arquivos digitais e as microfichas, possuem cópias dos dados disponibilizados no site.

São arquivados e armazenados os dados obtidos em mais de uma centena de países.

Dentre as coleções de arquivos disponíveis para consulta, é possível encontrar dados do:

  • Censo do Canadá de 1881;
  • Censo dos Estados Unidos dos anos de 1880 e 1940;
  • Censo do Reino Unido do ano de 1881;
  • Do Legado Afro-americano;
  • Dos Registros de Freedman’s Bank;
  • E dos Óbitos da Seguridade Social dos Estados Unidos

Os dados da Genealogia Internacional e do Registro Civil Italiano, ainda estão na fase de indexação à plataforma.

Para maior segurança e preservação dos dados, há um cofre onde essas cópias ficam armazenadas. Esse cofre fica próximo à sede mundial da organização, na cidade Salt Lake City, que fica no estado de Utah, na região oeste dos Estados Unidos. 

Por meio de aplicativo para Android ou para iPhone, é possível acessar a plataforma com mais facilidade, e montar a sua árvore genealógica.

Family Search: como se usa?

Você pode acessar o site do Family Search, e criar uma conta para construir a sua árvore genealógica. Ou somente fazer uma busca simples por nome, sem precisar ter conta no site.

No caso de você desejar apenas pesquisar sobre um membro da família, você pode fazer a consulta sem precisar criar uma conta.

Para isso, precisará apenas acessar o site, e localizar o campo com a descrição “Saiba mais sobre a sua família”.

Em seguida, basta digitar os dados como nome, local onde viveu e ano do nascimento. Depois, clique em “Pesquisar” para ver os resultados da busca.

Para criar a sua árvore genealógica

Para criar a sua árvore genealógica, ou fazer uma pesquisa mais aprofundada, você precisará ter uma conta no site.

Para criar a conta, basta clicar na opção “Criar conta”, que fica no canto superior da página, do lado direito. Em seguida, é só preencher com os dados necessários, e cadastrar a nova conta.

Logado no sistema, é possível fazer pesquisas com mais detalhes, aplicando filtros de eventos da vida da pessoa como, por exemplo, data da morte, local de residência ou casamento.

Também é possível buscar por localidade, como continente, país, estado ou cidade. Os filtros adicionados podem ainda contemplar dados históricos ou de relacionamento e parentesco, como cônjuges, pais, entre outros.

Quando você cria uma conta para construir a sua árvore genealógica, os dados que você fornece também servem para as pesquisas por genealogia que outras pessoas estão fazendo para completarem as suas árvores genealógicas.

Com isso, você contribui para completar mais pesquisas de linhagem familiar. Assim como também tem a possibilidade de se conectar com outros familiares e promover encontros entre gerações.

Por razões de segurança, os dados de pessoas vivas possuem restrições de confidencialidade, sendo disponíveis para consulta os dados de pessoas já falecidas.   

Como usar o Family Search e se conectar com parentes vivos?

Como as políticas de privacidade do site não permitem o compartilhamento de dados de pessoas vivas, é necessário percorrer um caminho para conseguir o contato.

Assim, para se conectar com parentes ainda vivos, é preciso ir colocando informações das pessoas vivas, até conseguir a conexão com o perfil de algum familiar da pessoa que já seja falecida.

Por exemplo, se você deseja se conectar à árvore familiar de uma pessoa ainda viva, você deve seguir os seguintes passos:

Primeiro passo

 Logado no site, vá para a tela de árvore familiar e encontre a localização para colocar o nome do parente que está vivo. Vamos supor que você deseja colocar seu irmão e seu cônjuge que estão vivos.

Você deve acrescentar as informações deles manualmente para acessar a sua linhagem familiar, que passa por várias gerações. Em seguida, você pode navegar no perfil da árvore do seu irmão que você acrescentou.

Segundo passo

É possível assim, acrescentar a sua cunhada, como cônjuge do seu irmão, ao lado do nome dele. É preciso colocar as informações principais dela.

Depois, você deve clicar em “próximo” e, em seguida, em “criar nova pessoa” quando aparecer a caixa de resumo. Assim, você terá inserido a sua cunhada na sua árvore familiar.

Dessa forma, na árvore genealógica do seu irmão, a sua cunhada aparece como esposa.

Terceiro passo

Se a sua cunhada ainda tem pai e mãe vivos, você pode acrescentá-los também fazendo o mesmo processo. Pode ainda acrescentar outros familiares que ainda estão vivos.

Quarto passo

Feito isso, você pode clicar na opção de conectar a parentes falecidos. Ao colocar os nomes deles, seus perfis aparecerão se estiverem disponíveis no Family Search.

É possível buscar por nome e ano de nascimento. Por exemplo, avós e bisavós da sua cunhada que foi acrescentada em sua árvore podem ser acrescentados na árvore dela.

Quando clicar em “próximo”, o site vai apresentar outras opções de correspondências possíveis com a sua árvore familiar.

Quando você fizer isso, você pode escolher a opção de acrescentar a correspondência indicada.

Você pode adicionar somente uma pessoa (ex. avô de sua cunhada) ou adicionar o casal (ex. avô de sua cunhada e a esposa dele) em sua árvore.

Ao aceitar essas recomendações, sua árvore será conectada com a árvore da sua cunhada e, automaticamente, aos antepassados dela.   

Como usar e encontrar com familiares falecidos para incluídos nas árvores genealógicas?

Apesar de as árvores criadas no Family Search serem públicas, só será possível a visualização por qualquer pessoa dos familiares falecidos, quando for feita alguma busca.

Isso porque as políticas de privacidade só permitirão a visualização de dados de pessoas vivas, pela própria pessoa que as adicionou em campo restrito.

Isso quer dizer que, quando você colocar seu cônjuge e filhos que ainda estão vivos na sua árvore, só você poderá ver quando estiver logado.

Essas informações só se tornam públicas quando aquela pessoa estiver como falecida. Neste caso, os perfis que se repetem podem se unificar, de modo que as informações da pessoa falecida fiquem todas reunidas em um perfil público.

Então, caso você e seus primos queiram colocar os seus avós em suas árvores particulares, e eles ainda forem vivos, cada pessoa terá que acrescentá-los de forma individual. 

Family Search é pago ou grátis?

Não. Como a plataforma foi criada e é mantida por uma organização sem fins lucrativos e conta com trabalho voluntário, os acessos às informações e o uso das ferramentas são totalmente gratuitos.

Isso porque a Igreja Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias é uma organização com o objetivo de unir as famílias. Dessa forma, conta com o trabalho de seus próprios funcionários e de voluntariado.

Mas, se você também simpatiza com a causa, é possível ajudar a organização com doações em dinheiro, registros ou serviços, caso tenha habilidade com programação, por exemplo.

Além disso, você também pode ser um missionário, e ajudar na indexação de registros ou em sua avaliação.

Ao criar a sua árvore genealógica, você mesmo pode incluir pessoas como parte de sua família que está viva. Isso é interessante principalmente na medida em que vão nascendo novos membros.

Contudo, a plataforma permite também conexões automáticas, que podem ser aceitas a partir das sugestões de possíveis parentes já falecidos.

Aliás, é por meio dessas sugestões que muitas pessoas encontram registros de ancestrais, e conseguem se conectar a eles.

Sim. Além do Family Search, você pode pesquisar a sua linhagem familiar em outras plataformas. Dentre as mais conhecidas, podemos citar: Ancestry, MyHeritage, Arquivo Nacional, Geneanet, Lucidchart, entre outras.

Esses sites são importantes porque todo mundo quer conehcer um pouco mais seus ancestrais, para assim conhecer mais nossa história. Essa foto é meu sogro com meu marido no colo. E na foto acima é meu marido com a nossa filha no colo.
Esses sites como o Family Search são importantes porque todo mundo quer conhecer um pouco mais seus ancestrais e de sua árvore genealógica, para assim conhecer mais nossa história. Essa foto é meu sogro com meu marido no colo. E na foto acima é meu marido com a nossa filha no colo.

Conclusão: O Family Search é confiável?

Sim. É um site 100% confiável e seguro. A Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a organizadora da plataforma e garante a sua idoneidade.

Além disso, antes de se tornar Family Search, essa organização era denominada de Sociedade Genealógica de Utah, cuja fundação se deu em 1894, e com grande tradição de preservação dos registros familiares.

Veja o site e se inscreva

Você gostou do artigo? Já conehcia o Family Search? Já tinha pensado em fazer sua árvore genealógica e a árvore genealógica da sua família toda? Por aqui todos temos, e inclusive usamos mais a árvore genealógica do site My Heritage, mas isso é assunto para outro artigo.

Veja alguns artigos que você também pode gostar:

Documentos para viajar: leve sempre com você uma cópia digitalizada durante a viagem!

Aprenda a tirar o passaporte de bebês e crianças

Primeira viagem de avião: Dicas Úteis Antes De Voar

Como fazer uma autorização de viagem para criança e adolescente viajar

Quer dirigir no Exterior? Veja o passo a passo para conseguir sua carteira e a permissão

8 dicas para montar um roteiro de viagem

Como Planejar Uma Viagem Internacional: 6 Itens Essenciais

Egito disponibiliza e-visa para o Brasil

Aplicativos para organizar viagem – conheça os 6 melhores!

Google Flights – Como economizar com essa plataforma INCRÍVEL!

Como viajar mais Barato