Existem momentos em que é necessário que as crianças fiquem em casa pela sua própria segurança, como é o caso do momento recente que passamos a pouco tempo atrás, no caso a pandemia de coronavírus. Ou até mesmo num dia chuvoso, ou durante as férias escolares, quando se não vai viajar. Dessa forma, veja aqui como entreter seus filhos com brincadeiras de crianças (infantis) em casa ou em apartamento.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Brincadeiras de crianças em casa
Que tal ver algumas dicas de brincadeira de crianças em casa e apartamento?! Lembre-se sempre de prezar pela segurança em casa.

Tendo em vista essa excepcional situação, tanto adultos quanto crianças foram obrigados a permanecerem em suas residências e só saírem em casos de extrema necessidade. Todos sabemos que as crianças sentem falta de brincar ao ar livre em seus brinquedos para playground prediletos

Booking.com

Brincadeiras infantis de todas as idades em casa ou em apartamento: veja 13 dicas legais

Nesse caso, é necessário aprender a entreter as crianças em casa, de modo a adotar algumas atividades e brincadeiras que podem fazer com que elas se divirtam e passem o tempo que estão longe dos seus afazeres diários.

Sendo assim, se você ainda não se sente seguro em deixar os seus filhos saírem de casa e quer aprender a entreter as crianças em casa, ou está chovendo, ou simplesmente hoje não será possível sair para se divertir, separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de encontrar atividades e brincadeiras para serem feitas em conjunto com as crianças, em casa. 

Sendo assim, se você tem interesse em saber mais sobre este tema, continue a leitura do texto abaixo e fique por dentro de tudo que reunimos, assim como tire todas as suas dúvidas sobre essas tarefas e brincadeiras de crianças para fazer em casa.

1. Brincadeiras infantis de trava-língua

Brincar de trava-línguas é uma forma de exercitar a linguagem das crianças e melhorar suas habilidades linguísticas. Também ajuda a aumentar o vocabulário, pois muitas vezes contém palavras que não são comuns na vida cotidiana. 

É importante começar com um modelo simples e desenvolver de acordo com a equipe. À medida que você progride, é hora de desafiar seu fraseado com trava-línguas mais complexas.

Apenas certifique-se de que a atividade seja divertida. Se seu filho começar a ficar irritado por não acompanhar, repita com paciência! Além dessa dica, você pode pesquisar outros jogos para distrair as crianças em casa. 

Esse momento de isolamento deve ajudar a unir as famílias e estar perto das crianças. Com a simples ideia de entreter e ensinar as crianças em casa, é possível passar pela situação sem ficar entediado.

Brincadeiras de crianças em casa

2. Caça ao tesouro

Uma brincadeira que pode ser excelente para estimular o raciocínio lógico, além de entreter as crianças por muito mais tempo é a brincadeira de caça ao tesouro. 

Para que você possa brincar de caça ao tesouro, é necessário escolher o prêmio que será o tesouro para as crianças encontrarem. Em seguida, você deve pegar esse prêmio e esconder em algum local na sua casa.

Também é necessário criar algumas pistas de onde este tesouro está escondido. Nesse caso, você pode utilizar alguns papéis simples e escrever as suas dicas neles, distribuindo entre todos os participantes. Além do mais, você pode dosar a dificuldade de acordo com a capacidade dos participantes. 

Sendo assim, quanto mais velhas forem as crianças, mais difícil será o jogo. Você também pode fazer algumas charadas ou imitações acerca das pistas, utilizar quebra-cabeças e responder perguntas. 

Assim, você estará estimulando o raciocínio lógico delas. Uma dica é sempre incentivar a cooperação entre elas, de modo que elas possam encontrar o tesouro em conjunto umas com as outras e através do trabalho em equipe.

3. Brincadeira infantil do ovo na garrafa

Essa é outra forma muito interessante de entreter as crianças a fazer experiências químicas simples. Isso porque a ciência pode despertar o interesse delas em aprender mais. Para realização dessa brincadeira, é necessário ter um adulto responsável realizando a sua supervisão. 

Nesse caso, você deve encontrar uma garrafa de vidro e colocá-la em uma superfície reta. 

Em seguida, pegue um pedaço de papel, coloque fogo e jogue este papel dentro da garrafa enquanto a chama está acesa. Com isso, pegue um ovo cozido e posicione ele na boca da garrafa. Fazendo isso, basta aguardar o resultado. 

Mostre a todos a reação que isso fará tendo em vista que o calor que a chama produziu, bem como as moléculas comprimidas dentro da garrafa se expandem fazendo com que o ovo entre dentro dessa garrafa sem quebrar ou destruir este ovo. Isso vai chamar atenção de todas as crianças e fazer com que elas se interessem por ciências.

4. Encene histórias

A encenação de histórias é responsável por trabalhar a imaginação das crianças, fazendo com que seja uma excelente opção para mantê-las ocupadas por um bom tempo. 

Logo, você pode criar novas histórias ou mesmo utilizar as histórias preferidas das crianças para dar vida aos papéis, fazendo a inclusão de cada uma delas em personagens que fazem parte da trama. Além de envolver todos nessas histórias, você pode fazer com que as crianças despertem o seu interesse pelas obras literárias, pela leitura e pelo conhecimento.

5. Leia livrinhos

Livrinhos aqui é um sucesso na hora de dormir. O ideal é diminuir as telas eletrônicas na hora de dormir e substituí-las pelos livrinhos.

A minha filha adora livrinhos de histórias na hora de dormir, mas existem outros de atividades que ela também gosta para brincar e se entreter em casa, durante o dia.

6. Assistir filmes e desenhos infantis

Outra coisa que pode distrair tanto adultos quanto crianças é assistir filmes. Você não sabe, mas, ao assistir filmes, você consegue conhecer diversos lugares novos, bem como personagens interessantes e viver todas as emoções que eles vivem. 

Sendo assim, se as crianças estão em casa há muito tempo e precisam de uma forma de distração, você pode separar algumas opções de filmes divertidos sobre aventuras, que serão excelentes oportunidades para entretê-las. 

Com esses filmes, também é possível aprender mais sobre idiomas diferentes, culturas, países e até mesmo cidades. Mas antes de tudo, é interessante que você verifique a classificação indicativa desses filmes para verificar se existe algum tema impróprio para a idade das crianças. 

Uma boa opção para escolher documentários e desenhos sobre o nosso planeta e a vida nele.

Leia também: Desenhos animados para bebê assistir nas férias: conheça 21

Brincadeiras de crianças em casa

7. Brincadeiras infantis com papel

Você também pode trabalhar a coordenação motora das crianças através de brincadeiras com papel. 

Sim, é possível aliar brincadeiras a coordenação motora e. Existem diversas opções que podem ser utilizadas para brincar com papel, como é o caso das dobraduras, popularmente conhecidas como origamis. 

Com essas dobraduras, você consegue criar aviões, bonecos, fantoches e até mesmo roupinha de papel. Para crianças mais desenvolvidas, essa pode ser uma boa oportunidade de aprender mais sobre a geometria através de brincadeiras. 

Você pode investir em papéis coloridos para realização dessas brincadeiras e criação dos mais diversos tipos de desenhos. Tudo isso de forma muito simples, utilizando itens que você possui na sua casa, de modo a estimular a criatividade das crianças e fazer com que elas aprendam mais.

Brincadeiras de crianças em casa

8. Vídeo games e jogos eletrônicos infantis

Claro que jogos eletrônicos (como as horas de filmes e desenhos) devem ser usados com moderação, combinado. Porém, essa modalidade de entreter as crianças dentro de casa é muito válida e faz sucesso.

Por aqui a minha criança viajante ganhou um videogame no natal e seus jogos favoritos é do Super Mário, e uns de um ganso. Eu não jogo, não sei jogar, mas ela joga com o pai que é fã de games e é um momento deles, que eles se conectam.

Como eu disse anteriormente, nada é bom em excesso, em se tratando de telas, mas esse momento de videogame de pai e filha é muito importante porque eles fazem coisas que eles gostam em comum.

No próximo tópico vou falar pra vocês qual é a minha brincadeira preferida em casa com a minha filha.

9. Colar adesivos;

Essa é a minha brincadeira favorita dentro de casa e eu super adoro entreter minha criança. Funciona assim, você tem um livro que tem um papel diferente (meio papel manteiga) e os adesivos que você consegue colar e descolar, sem estragar, e assim, as histórias vão tomando forma.

Brincadeiras de crianças em casa

10. Brincar de Massinha

Brincar de massinha é um sucesso para a minha criança de 4 anos (recém completados). Por aqui tem massinhas de todas as cores, e ela e a vovó fazem inúmeras esculturas como hamburgueses, bonecos e simplesmente manda a imaginação fluir.

Uma coisa legal é que muitas famílias optam por fazer a própria massinha, e a criança participa ativamente na hora de fazer. Vale muito a pena e essa é uma das brincadeiras de criança para brincar em casa que mais fazem sucesso.

11. Pintura

Outra brincadeira de criança para fazer em casa ou em apartamento: Falar em sujeira e sujar por aqui faz muito sucesso.

Precisa de uma papel, um pincel e poucas cores de tinta. E o legal é que essa brincadeira você pode ensinar a combinar as cores para formar outras. É uma brincadeira bem pedagógica.

12. Slime

Essa brincadeira de slime em casa deve ser a preferida das crianças e a mais temida dos adultos. Isso porque o slime pode se tornar extremamente melequento e sujar muito.

Independente desse detalhe, existe a possibilidade de se fazer o slime e assim a brincadeira é em dobro.

Brincadeiras de crianças em casa

13. Stop (em Minas Gerais é adedanha)

Para jogar stop ou Adedanha as pessoas se reúnem, (e podem ser em casa) e definem categorias como por exemplo, Nome, CEP (cidade/ estado/ país), nome de frutas, Ator/Atriz, nome de comida, parte do corpo humano, etc, e aí sorteiam alguma letra do alfabeto.

Assim que for sorteada a letra, o jogo começa e não vale colar. Por exemplo, se for sorteada a letra D, os jogadores devem encontrar uma palavra de cada categoria que comece com a letra sorteada, como por exemplo, cidades com a letra D.

Aí o jogador que preencher primeiro todas as categorias com as palavras com a letra sorteada ganha, desde que fale STOP!

Aí os outros jogadores param completamente o jogo. E dessa forma, vence quem for somando mais pontos. Eu adorava jogar:

Veja outros jogos e brincadeiras de crianças para fazer em casa:

14. Lego e jogos de montar;

Esse tipo de brincadeira de criança é ótima para estimular a inteligência das crianças. Toda as crianças se transformam em engenheiros super empolgadas.

Jogos de montar é super indicados para passar o tempo em casa, brincando em família.

Brincadeiras de crianças em casa

15. Estátua

Brincadeiras de crianças em casa

16. Plantar feijão no algodão;

17. Vivo e morto

18. Quebra cabeça;

Brincadeiras de crianças em casa

19. Boliche

20. Jogos e brincadeiras de dança e coreografia

Brincadeiras de crianças em casa

21. Pique esconde ou jogo de achar quem é o impostor

22. Imagem e ação

23. Detetive:

Conclusão: vale a pena inventar brincadeiras de crianças em casa ou apartamento?

Com certeza sim. Todas essa brincadeiras conectam o adulto a criança e com isso existe a formação de memórias afetivas.

Se você já brincou de outra coisa que deu certo, mas não coloquei nessa lista, por favor, escreva nos comentários para ajudar a outras famílias a se divertirem também, dentro de casa ou em apartamento.

Você gosta de jogos? Na seção Jogos do Suki Desu tem mais informações sobre esse assunto

Veja outros artigos sobre crianças e mundo infantil aqui no blog:

Veja mais artigos aqui no blog sobre viajar com crianças:

  1. Carrinhos de bebê para viagem que cabem como bagagem de mão em avião
  2. Babymoon: um guia para viajar grávida
  3. Presentes para quem gosta de viajar: 71 ideias úteis, criativas e incríveis!
  4. Viajar com bebês: alimentação e roteiro
  5. Viajar com crianças de 1 a 2 anos
  6. Dicas para viajar de avião com bebês de até 1 ano.
  7. 17 dicas para ter um café da manhã saudável com receitas!
  8. Vale a pena se hospedar em um resort em Poços de Caldas com crianças?
  9. Qual a melhor fralda descartável?
  10. Tá na hora do recreio: veja 35 ideias de lanches saudáveis para levar à escola
  11. Como escolher o melhor hotel para viajar com crianças?
  12. 10 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças
  13. Como fazer uma autorização de viagem para criança e adolescente viajar
  14. 17 dicas de lugares para piquenique no Rio de Janeiro RJ
  15. Dicas de viagem com filhos pequenos: bate papo de viagem
  16. Magique Le Canton: Conheça o Parque temático medieval em Teresópolis – RJ