Se você também é apaixonado por um cafezinho, então precisa conferir aqui o guia completo que trouxemos com as melhores cafeterias do Rio de Janeiro.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

19 Melhores cafeterias do Rio de Janeiro: guia completo!

Ah, o Rio e suas belíssimas paisagens! Um dos destinos mais famosos do Brasil e do mundo, sem dúvida, é a cidade que continua linda independente do passar dos anos.

Booking.com

Viajar para o Rio de janeiro sempre parece uma boa ideia. Afinal, a cidade contemplou os anos dourados da cultura e da música no Brasil, tem histórias enraizadas em cada um de seus muros e o pôr do sol mais bonito do país!

Como se não bastasse, além das praias maravilhosas, trilhas infinitas, paisagens de tirar o fôlego e o queridíssimo Cristo Redentor, a cidade do Rio de Janeiro também é perfeita para os apaixonados por café.

Pois tem ótimas opções de lugares para dar aquela pausa no passeio, e saborear um cafezinho passado na hora com uma guloseima do lado.

Fala a verdade?! Tomar café nas ruas do Rio soa como um programa super chique, e que não pode ficar fora do seu roteiro pela cidade, não é mesmo?

Por isso, separamos aqui uma lista com as 21melhores cafeterias do Rio de Janeiro que você precisa, para ver qual é a sua preferida.

Dentre as opções, temos algumas bem famosas e que, sem dúvida, você já ouviu falar, como Starbucks, Curto Café e Fazendo Paradiso Café. Então vem com a gente conferir quais são as melhores opções para você!

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

Enfim, independente do lugar do mundo que estiver, os amantes de café sempre vão procurar uma cafeteria para degustar de bebidas com qualidade, certo?

Pensando nisso, nós preparamos esse guia com as 19 melhores opções de cafés do Rio de Janeiro. Assim, você não precisa perder muito tempo pesquisando por uma cafeteria, e ainda pode aproveitar pra ir direto conhecer aquelas que mais te atraíram.

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro
Vai um cafezinho aí?

Então, confira todas as opções abaixo:

01. Kopenhagen:  chocolates e cafés

Começando pelo melhor capuccino do Rio de Janeiro (pra mim é o melhor cappuccino do mundo) uma opção de cafeteria bem tradicional, a Kopenhagen chocolates e cafés é uma rede que tem no Brasil inteiro. Meu marido ama o expresso deles, e eu só penso no Cappuccino.

Você sabia que foi na Kopenhagen a primeira vez que vi beber água com gás para limpar o paladar para receber o café top? Você já se perguntou o porquê de fazermos isso?

A ideia de tomar água com a gás é realmente para limpar e estimular as papilas gustativas, preparando o paladar. Ou seja, aí você terá uma melhor experiência na hora que for beber seu café. Acho bem chique.

Mas qual é a melhor Kopenhagen do Rio de Janeiro para saborear o capuccino:

Eu acho que quase todas possuem a mesma qualidade. As minhas favoritas são as mais perto da minha casa. A Kopenhagen perto do Cine São Luís é ótima, eu almoço em um dos meus restaurantes favoritos no Rio (que é o Bar do Elias) e depois vou tomar o café lá. Outra que eu gosto bastante é a Kopenhagen do Shopping Leblon. Eu sempre dou um pulo na livraria linda que tem no shopping e aproveito e saboreio o café próximo dali.

Uma Kopenhagen que eu não gosto de jeito nenhum (e nunca experimentei) é a do Rio Sul Shopping. Lá não tem lugar para sentar, não tem cadeiras diponíveis para os clientes sentarem. “Deuzubibre” tomar meu cafezinho em pé. Eu gosto de sentar e tomar com toda a calma do mundo. E um lugar que não proporciona essa experiência não me quer como cliente, rsrsr.

02. Curto Café

o Curto Café é um daqueles lugares super aconchegantes e descontraídos, perfeitos para quem quer apreciar um bom café sozinho, ou com pessoas queridas.

Além das opções de cafés, o Curto Café também oferece happy hour. Aliás, nessas horas, o espaço fica bem animado, sendo uma ótima opção para quem quer aproveitar com os amigos no fim do dia.

O cardápio do Curto Café é cheio de opções variadas, com muitos tipos de cafés, doces, biscoitos, pizzas, pães e, para quem gosta, chopp.

Mas um ponto bem legal do Curto Café, é que lá quem define o valor do cafézinho é o próprio cliente! Basicamente, você pega a sua bebida, e tem o poder de decidir o quanto você acha que ela vale. Em seguida, é só pagar!

O estabelecimento deixa alguns preços sugeridos para cada item. Mas, no geral, é você mesmo quem faz tudo, inclusive o pagamento direto na maquininha. Legal né?

Site: https://curtodelivery.com/

Instagram: @curtocafe

03. Fazenda Paradiso Café

Essa é outra opção de cafeteria bem aconchegante, super fofa e, sem dúvida, uma das melhores cafeterias do Rio de Janeiro!

O local oferece cafés com vários métodos diferentes de extração dos grãos. Todos eles são da própria marca, e produzidos no estado de Minas Gerais, em Santo Antônio do Amparo.

Lá na fazenda, em Minas, são cultivados um total de 6 tipos de café arábico, todos servidos em torra fresca.

Além disso, para acompanhar o seu café, dá para escolher algum doce ou salgado, também disponíveis no cardápio. Assim como as opções de aperitivos congelados, que você pode comprar para levar para casa.

Site:  https://www.fazendaparadisocafe.com.br/

Instagram: @fazendaparadisocafe

Rua: R. dos Inválidos, 126, Centro – Rio de Janeiro

04. Starbucks

Um dos cafés mais famosos e procurados do mundo também está no Rio de Janeiro, com todo o seu charme instagramável!

Essa é uma cafeteria internacional. Aliás, ela é famosa pela quantidade de bebidas que a marca oferece bem diferentes.

O café é tipicamente norte-americano, mas os demais gelatos e bebidas quentes, são realmente muito bons, além dos doces e salgados inigualáveis!

Afinal, por lá, você encontra opções de comida e bebida para todos os gostos. Assim como também pode aproveitar para viver a experiência Starbucks, caso ainda não conheça a loja.

Site: https://starbucks.com.br/

Instagram: @starbucksbrasil

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro
Essa sereinha do Starbucks hipnotiza todo mundo.

05. Cafeteria Três Marias

Aqui está uma opção de cafeteria que foge da capital do Rio, e é perfeita para quem está programando conhecer as redondezas.

Essa cafeteria é super agradável, e fica em Petrópolis. Ademais, o cardápio é um dos mais diversos e recheados, com grande diversidade de bebidas, salgados e doces.

Por lá, você encontra, também, opções de cafés com métodos de extração diferentes para experimentar, bem como uma decoração bem delicada.

Instagram: @tresmariascafeteria

Endereço 1: Rua do Imperador, 675, Centro, Petrópolis, RJ

Endereço 2: R. Dr. Alencar Lima, 49, Centro, Petrópolis, RJ

06. Cafuné Cafeteria & Torrefação

Esse é aquele tipo de cafeteria que a luz fica baixinha, e sempre tem música tocando no fundo.

Aliás, o ambiente é um dos mais legais e descolados da lista. Além disso, a cafeteria ainda oferece várias opções de grãos de qualidade, com métodos de extração diferentes, além de aperitivos para acompanhar.

Além disso, há opções de chás especiais para consumir no local e para levar pra casa.

Site: https://www.cafune.com.br

Instagram: @cafunecafeteria

Endereço 1: Av. das Américas, 700, Loja 115K, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

2: Av João Cabral de Melo Neto, 850, Loja B1, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro

3: Jardins do prédio BNDES – Av. República do Chile, 100, Centro – Rio de Janeiro

07. The Coffee

A cafeteria inspirada no Japão mais fofa e procurada no Brasil, também está no Rio de Janeiro!

A The Coffee é uma cafeteria fundada por três irmãos, e totalmente inspirada no Japão. Por lá, a decoração é toda fofa e minimalista, e o local é bem pequeno, já que a ideia deles é vender para levar pra casa.

O cardápio é cheio de opções interessantes e bem diferentes das demais. Por isso, vale super dar uma passadinha por lá.

Site: https://www.thecoffee.jp/

Instagram: @the_coffee

08. Cafeteria Gabi Fontes

A cafeteria Gabi Fontes é bem conhecida na região metropolitana do Rio. Ela fica na cidade de Mesquita, e oferece um espaço muito bonito e charmoso para tomar um cafezinho com amigos e familiares.

O local é, também, uma doceria, com várias opções de doces para combinar com o seu café.

Para quem quiser experimentar além do básico, dá para pedir alguma bebida gelada, sobremesa, lanche, prato salgado, torradas e várias outras opções de petiscos oferecidos no cardápio.

Site: @cafeteriagabifontes

Endereço: Av. Baronesa de Mesquita, 1470, Vila Emil, Mesquita – Rio de Janeiro

09. Café ao Leu

Localizado no bairro de Copacabana, no Rio, o café ao Leu é um lugar pequeno, simples e muito aconchegante.

O espaço tem bastante cadeira e mesa para os clientes poderem sentar e apreciar o café com calma, a qualquer momento do dia!

Eles oferecem várias opções de grãos de diferentes regiões do Brasil, e a própria cafeteria faz a torra do café. Para acompanhar, a vitrine sempre está com opções de comidinhas e sobremesas.

Site: https://cafeaoleu.com/

Instagram: @cafeaoleu

Endereço: R. Alm. Gonçalves, 50, Loja L, Copacabana – Rio de Janeiro

10. Confeitaria Colombo

Esse é o café para quem procura tradicionalidade. A Confeitaria Colombo foi fundada no ano de 1894, e é um ponto turístico do Rio de Janeiro até hoje.

Pelo Rio, você pode encontrar a confeitaria em quatro endereços, e a pequena rede é considerada um Patrimônio Cultural e Artístico carioca.

Os preços por lá são um pouco mais altos, principalmente pelo fato de a procura ser muito grande. Mas vale super a pena conhecer, até porque a decoração é impecável!

Site: http://www.confeitariacolombo.com.br/

Instagram: @confeitariacolombo

Você sabia que geralmente as melhores cafeterias do Rio de Janeiro são os melhores lugares para tomar café da manhã na cidade? Leia também: Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro? Dicas de 21 lugares incríveis na cidade maravilhosa

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro
Tomando café na cafeteria Colombo

11. Gringo Café

O Gringo Café é uma opção de cafeteria no estilo americano, e uma das melhores cafeterias do Rio de Janeiro.

Por lá, você pode montar a sua própria refeição dos Estados Unidos, encontrando de tudo no cardápio, inclusive waffles, bacon, panquecas e ovos.

Apesar de ser pequeno, o local é super descontraído e tem uma decoração bem temática.

Site: https://gringocafe.com/

Instagram: @gringocafeipanema

Endereço: R. Barão da Torre, 240, Ipanema – Rio de Janeiro

12. Fika Cafés Especiais

Aqui está outra cafeteria localizada bem no centro do Rio, e que é muito conhecida por conta da sua decoração. O local tem muita personalidade, bem como também é ótimo para quem quer uma cafeteria para ir em grupo.

Por lá, as opções de bebidas e comidas são bem interessantes e variadas. Por isso, o local consegue atender a todos os públicos.

O local conta com Wi-Fi para quem precisa trabalhar de lá, e as mesas são bem grandes. Portanto, é um ótimo lugar para quem quiser passar uma tarde estudando ou trabalhando.

Endereço: R. do Carmo, 58 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20011-020

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

13. Gato Café

Você é do tipo de ser humano que ama gatos e café? Então, essa cafeteria é perfeita para você!

O Gato Café possui decoração temática de gatinhos, e oferece uma experiência bem diferente e inesquecível para os clientes.

Em uma parte da cafeteria, é possível consumir as bebidas e comidas que compõem o cardápio. Mas tudo com temática de gato.

Já do outro lado, existe um espaço com gatinhos de verdade para quem quiser brincar e interagir com os felinos. Aliás, também é possível adotar.

Afinal de contas, todos são gatos resgatados que são cuidados pela cafeteria até que alguém os leve para casa. Bem fofo, né?

Instagram: @gatocafeoficial

Endereço: Rua das Palmeiras, 26 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22270-070

14.Talho Capixaba

O Talho Capixaba é mais uma das melhores cafeterias do Rio de Janeiro, e o local perfeito para quem quer apreciar um bom café e, principalmente, degustar de doces e pães artesanais e caseiros.

Situado no Leblon, o local é muito conhecido no Rio e bem aconchegante. Ademais, além dos cafés maravilhosos e acompanhamentos, eles também contam com frios, queijos, vinhos e caldinhos.

Sem dúvida, essa é a opção ideal para quem procura um lugar mais chique e elegante.

Site: http://www.talhocapixaba.com.br/

Instagram: @talho_capixaba

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 1022 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22440-035

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

15. Empório Jardim

O Empório Jardim já foi eleito 11 vezes o melhor café da manhã do Rio, pois o local é uma padaria, bistrô e deli, cheia de charme e elegância!

Tanto o lugar em si como os atendentes, estão prontos para garantir uma experiência de café incrível!

Por isso, eles oferecem vários cafés, doces e salgados com muito sabor e de altíssima qualidade, sem contar a beleza que é a decoração de todas as unidades.

No total, existem quatro unidades do Empório Jardim espalhadas pelo Rio.

Site: https://www.emporiojardimrio.com.br/

Instagram: @emporiojardimrio

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

16. La Bicyclette

Enfim, para os apaixonados pela culinária e cultura francesa, o La Bicyclette é a cafeteria perfeita! Por isso, ela não poderia faltar na lista das melhores cafeterias do Rio de Janeiro!

Conhecido como o cantinho de Paris no Rio, os clientes do La Bicyclette podem usufruir de uma experiência incrível, degustar de receitas francesas, assim como, é claro, de um ótimo cafezinho!

O ambiente é muito bonito e, sem dúvida, vale a pena fazer uma visita para conhecer.

Site: https://www.labicyclette.com.br/

Instagram: @labicycletterio

Endereço: Rua Pacheco Leão, 320 – Loja D – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22460-030

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

17. Capitu Café:

A cafeteria é no local da casa onde viveu Machado de Assis. Localizada no Cosme Velho, bem pertinho do Bondinho do Pão do Açúcar, você pode tomar café aqui antes ou depois de conhecer essa atração, que é uma das mais famosas do Rio de Janeiro.

Veja o insta do lugar:

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

18. Cafeína Café

O Cafeína Café é um Café Bistrô, especializado em diversas delícias artesanais. Por aqui tabmém tem refeições para o almoço, lanche e jantar. Ou seja, para todas as horas do dia.  WhatsApp Business :(21)99770-0134. Loja: 2547-4390

Essa cafeteria em em inúmeros locais do Rio de Janeiro, veja:

  1. R. Barata Ribeiro, 507 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
  2. Shopping Rio Sul, Rua Lauro Müller, 116 – 401 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ,
Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

19. Momo Sorveteria e Cafeteria

A Momo tem o melhor sorvete do Rio de Janeiro, e como se não bastasse tem um café bem saboroso com vários sabores e invenções de moda que vale a pena conferir.

Essa sorveteria preza por ser do tipo italiana, pois são os italianos que fazem o melhor sorvete do mundo. E café também, né? Então essa questão do sabor e da qualidade é o mais importante para a empresa.

Endereço do Momo sorveteria e cafeteria:

  1. Av. Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ;
  2.  Rua Garcia d’Avila, 83 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

20. Grão café

O segundo lugar de melhor café, pra mim é do Grão Café que é um Café espresso servido numa xícara envolvida com um creme de macadâmia com chocolate e também com leite vaporizado. O que eu emociono quando tomo essa iguaria, só não me emociona mais que o Cappuccino da Kopenhagen, que tem umas lascas de chocolate. Coisa louca de deliciosa.

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro
Eu me emociono quando vejo essa foto, hahahaha.

Melhores cafeterias do Rio de Janeiro

21. NOOMA- Shopping Botafogo

Cafés e cafeterias com vista para o mar? Temos! Acho essa cafeteria super diferentona. Por aqui tem pães, cafés e chocolates com sabores diferentes. O básico tem também, que é café torrado em grãos, puro arábica, mas também tem e padrão Gourmet. E claro, para completar a experiência, uma vista de tirar o fôlego! O café da tarde com as amigas não vai ser o mesmo. De quebra, depois do café, vocês podem ir às compras, no incrível shopping chamado Botafogo Escada Shopping. 🙂

Localização do NOOMA:
8° PISO, Q81

Veja mais dicas de artigos sobre a cidade do Rio de Janeiro aqui no Blog:

Vai para o Rio de Janeiro? Veja mais:

1- Lugares para comemorar aniversário no Rio de Janeiro RJ;

2- Gírias cariocas e seus significados em 2022

3- Vale a pena fazer compras na CADEG, Benfica, Rio de Janeiro, RJ? Veja também Onde fica, Como Chegar e o que fazer

4- Guia de compras no SAARA RJ: Vale a pena fazer compras nas lojas do centro do Rio de Janeiro?

5- Vale a pena visitar a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, RJ? Veja o que fazer, onde comer, hotéis e pousadas

6- As 20 melhores praias do Rio de Janeiro

7- 17 dicas de lugares para piquenique no Rio de Janeiro RJ

8- Restaurantes românticos no Rio de Janeiro: 26 lugares para jantar

9- Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro? Dicas de 20 lugares incríveis na cidade maravilhosa

10-Parque da Cidade ou Parque da Gávea no Rio de Janeiro

11- Quanto custa morar no Rio de Janeiro: Veja o custo de vida da capital fluminense

Você também pode gostar:

  1. Hebe – vamos viajar pra onde agora? – Café do viajante em Curitiba
  2. Uma Viagem Diferente – Cafeterias em São Paulo
  3. Expedições em Família – Cafés, Confeitarias e Docerias imperdíveis de Belo Horizonte –
  4. Cantinho de Ná – A Brasileira, cafeteria tradicional em Portugal –
  5. 6 Viajantes – 5 Cafeterias em Montevidéu para levar as crianças
  6. Destinos Por Onde Andei… – Majestic Café, requinte e tradição no Porto
  7. Chicas Lokas na Estrada- Dica de Cafeterias para os Amantes do Café em Contagem-
  8. 3 Gerações e 1 Mala – Café Cedinho – Um pedaço de Alice no País das Maravilhas em Porto Alegre
  9. Viajando com Moises- Cafés mais caros do mundo
  10. Viagem e Cura – Melhores Cafeterias em Salvador