Uma joia, um ímã de geladeira, roupas, quadros em papiros, perfumes… o que comprar no Cairo e em todo Egito? Você gosta de lembranças e compras “Made in China”, ou coisas originais e típicas? Ou não gosta de comprar nada e é do time do “só estou dando uma olhadinha”?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

O que comprar no Egito? Descubra o mundo das compras na Terra dos Faraós
Amor lugares assim!!! Se não tiver mercado nas viagens, nem me convida! Hahahah. Esse é o famoso mercado Kahn el Khalili

Brasileiro quando viaja adora levar lembrancinhas para os queridos que ficaram no Brasil. Antigamente ninguém viajava e trazer um presentinho era uma cultura de quem viajava né? Agora apesar de ter aumentado o número de pessoas viajando, a cultura do brasileiro de trazer um lembrancinha acho que ainda permanece.

Minha mãe tem totalmente a cultura das compras em viagens. Confesso que aqui no Egito ela fez a festa.

Eu tento me controlar, mas aqui tinha tanta coisa linda, que foi difícil não comprar 5 toalhas de mesa, hahaha.

Brincadeiras à parte, as compras no Cairo e no Egito podem ser ótimas, como veremos a seguir.

O que Comprar no Egito:

Sentindo-se perdido por ideias de qual lembrança levar? Veja aqui várias ideias e expandir seus horizontes de compras de souvenirs. Eu tive que me controlar nas fotos, porque amo tirar fotos de mercados e cores com as suas cores e alegria.

A seguir vou listar alguns itens bem diferentões e muitos deles tenho certeza que você nunca compraria, mas vai amar conhecer um pouco da história por trás do produto.

Veja uma dica que eu coloquei no meu Instagram sobre compras no Egito. essa dica é imperdível e vale para todos os países árabes ou que tem o hábito de negociar. Acredito que se você for visitar os países que fizeram parte da rota da seda provavelmente essa dica de negociar é quente!:

1. Incenso

Traga a fragrância do Oriente Médio para sua casa, apenas trazendo incenso.

Sua casa e seu coração serão preenchidos com um sentimento oriental acolhedor, como aquele que abraça as ruas estreitas e os mercados do Cairo. O bom é que ocupa pouco espaço na mala.

Existem dois tipos de incensos disponíveis. O primeiro é o muito famoso Oud ou “Agar-wood”, que vem de um tipo de árvore que só tem aqui. Essa árvore produz uma resina aromática escura, que é processada em Oud. As matérias-primas são importadas de países do Extremo Oriente como Índia ou Indonésia. Agar Wood é a fragrância favorita dos egípcios, embora seja tão cara quanto agradável.

Incensos

Já uma alternativa mais barata seria um pó misto, contendo outros incensos como “Ein Al Afreet” e “Mastic”. Eles estão disponíveis em todos os lugares, de perfumarias a supermercados. É claro que é muito mais barato, pois é feito de uma mistura de madeira embebida em fragrâncias ou óleos.

Todos esses incensos estão disponíveis em muitas formas e variedades para caber em diferentes incensários lindamente trabalhados (que você também pode comprar no Egito).

Usado principalmente em rituais religiosos em mesquitas e igrejas ao redor do mundo, os egípcios também usam incensos para expulsar espíritos malignos das casas, além de tirar maus cheiros.

O pó de incenso Oud original pode ser encontrado apenas em algumas lojas, sendo o mercado Khan El Khalili o local recomendado para isso.

Preço do Incenso:

  1. Bastões de incenso (uma caixa contendo cerca de 10 bastões): 5 ~ 10 libras egípcias;
  2. Pó de incenso local: ~ 10 libras egípcias por 200 gramas;
  3. Pó de Oud original (misturado): ~ 100 libras egípcias por 50 gramas

2. Réplicas de Bastet, a Deusa bichana e escaravelhos

Como os antigos egípcios adoravam e honravam muitos deuses e deusas, eles construíram enormes templos e grandes estátuas. Uma das mais interessantes e emblemáticas é Bastet – a deusa felina, protetora do Baixo Egito. Os antigos egípcios sempre domesticaram gatos, mantendo-os em suas casas protegendo suas fazendas de ratos, pássaros e outras pragas.

Eles até mumificavam esses amados gatos, que foram enterrados junto com seus donos. Até agora, na cidade de Bastet “Tal El Basta” foram encontrados e ainda existem cerca de 300.000 gatos mumificados.

Com cabeça de gato e corpo de mulher, acredita-se que Bastet proteja as casas do mal e de doenças.

A deusa Bastet é geralmente representada em uma ou duas formas além das posições típicas. Ela é feita de diferentes materiais, desde plástico barato até granito caro com cores raras.

E por aqui compramos muitas coisas com o gatinho do Egito, que agora você sabe que é uma Deusa e chama Bastet. Compramos camisetas, régua, canetas, canecas, ímã de geladeira, tudo muito lindo.

Escaravelhos de lembrança:

Outro famoso ícone egípcio é o escaravelho. Os pequenos azuis lembram criação e ressurreição, pois o besouro parecia surgir do nada, da lama. O Escaravelho também é o símbolo do Grande “Ra”, a divindade e líder de todos os deuses egípcios que se criaram do nada. Um pequeno besouro azul é um pequeno presente maravilhoso com grandes significados de renovação, regeneração, criação e ressurreição. Recomendo comprar a lembrança feita de alabastro ou granito. Os escaravelhos estão disponíveis em vários tamanhos para se adequar a pulseiras e colares ou simplesmente olhar para o dono de uma prateleira. Minha criança viajante ganhou de um egípcio um escaravelho azul, numa pulseira.

Preço de réplica de Bastet e escaravelho:

  1. Pequena pedra de escaravelho azul: 7 ~ 15 libras;
  2. Estátua média Bastet “cerca de 25 cm de altura: 50 ~ 250 libras (dependendo do material [plástico-granito-alabastro] usado);
  3. Grande estátua “cerca de 45cm”: 80 ~ 400 libras (dependendo do material [plástico-granito-alabastro-madeira], tamanho e detalhes aplicados). Lembre-se sempre de pechinchar, combinado?

O que Comprar no Egito:

3. Artigos feitos de tecido do tipo Khayameya

O que comprar no Egito e compras no Cairo
tecidos e roupas
Guarda essa dica top: As melhores lojas e lojas mais moderninhas e descoladas e para compras estão localizadas no melhor bairro para se hospedar do Cairo: Bairro de Zamalek,

Khayamiya é um tipo de tecido de aplique decorativo historicamente usado para decorar tendas em todo o Oriente Médio.

O tecido feito artesanalmente que decoram as tendas egípcias é uma arte única, que começou na era faraônica e floresceu após a conquista islâmica.

Khayameya é um tecido decorativo fino, famoso por sua durabilidade, pois é feito de tecido grosso chamado “Kenaf”. Os egípcios usavam Khayameya no passado para criar tendas de abrigo, que os protegiam do sol e das tempestades de areia enquanto viajavam pelo deserto.

Os artesãos mais importantes que faziam esse tecido de Khayameya costumavam ser escolhidos por uma pessoa importante da comunidade. Após examinar bem as obras de arte os artesãos eram escolhidos, baseados em suas habilidades.

Esse tecido de Khayameya é todo feito à mão. As peças mais finas costumam apresentar tipografia árabe ou formas decorativas islâmicas com traços de fios dourados e preenchimentos coloridos. Hoje em dia é usado para decorar as casas das pessoas, festas de casamento e funerais.

O mercado Khayameya está localizado logo após “Bab Zewela”, no Cairo, na rua Khayameya, onde é exibido em uma variedade vívida pelos muitos revendedores do térreo, enquanto as oficinas estão localizadas no segundo andar. Você também pode encontrar algumas peças de arte caras de Khayameya no Museu Têxtil Egípcio na rua El Mo-ez (lembrando que esse museu é imperdível).

Preço:

  1. Cerca de 1 metro quadrado (impresso) peça: 35 ~ 45 libras
  2. Peças originais (tecidos pintados ou mistos): cerca de 80 ~ 150 libras para o mesmo tamanho depende do design e detalhes.

4. Chapéu Fez “Tarboosh”

O que Comprar no Egito:

Fez é um chapéu formal para cidadãos comuns e membros importantes da sociedade, feito de tecido macio e durável. Este chapéu histórico foi usado no Egito de 1805 a 1952, mas agora raramente é encontrado. Apenas alguns egípcios de origem muçulmana e viajantes beduínos ainda usam este chapéu vermelho em forma de cilindro, que foi projetado pelos árabes andaluzes no século XVII na cidade de Fes, no Marrocos. De lá se espalhou para o Oriente Médio e principalmente para o Império Otomano e se tornou um símbolo da modernidade.

O chapéu Fez egípcio quase desapareceu com o fim da monarquia familiar de Mohamed Ali após a revolução de 1952. A versão egípcia é um pouco mais alta do que as usadas em países do norte da África como Tunísia e Marrocos, com uma forma cilíndrica mais reconhecível.

A fábrica desse chapéu no Cairo está localizada na rua El Goureya, quase o único lugar no Egito que ainda os fabrica. O chapéu é feito moldando vime de palma em torno de um modelo de cobre, coberto com um tecido chamado Kilim que é bastante durável. Depois, o chapéu Fez é cuidadosamente passado e uma borda é anexada. Elas costumavam ser de três cores: preto ou azul escuro para professores e homens de negócios, enquanto os azuis claros eram para os homens que recitam as orações muçulmanos recitados do Alcorão.

Dica: enrole um turbante branco em torno de seu Fez para um autêntico visual beduíno!

Preço do Chapéu Fez

Os preços variam de 20 a 80 libras por um fez original. Modelos mais baratos não são recomendados, pois geralmente têm papel cartonado em vez de vime, são feitos de um tecido diferente e não duram muito. Encontre um fez de tamanho perfeito na rua Moez.

Compre pela Amazon do Brasil, receba na sua casa e pague em real. Fiz compras durante a pandemia assim.

O que Comprar no Egito:

5. Narguilé “Shisha”

É uma tradição de quase 450 anos aqui no Egito socializar sentado em grupos fumando Shisha em cafés. Os egípcios também fumam em suas casas, mas o processo precisa de muitos cuidados, desde acender o carvão até a colocação da pedra “taça de tabaco”. Preenchê-lo com a quantidade correta para permitir o fluxo de ar também é complicado para iniciantes, mas fica mais fácil com a prática. Fumar narguilés de vidro de cores extravagantes com detalhes prateados, decorados e prontos para o seu prazer é uma verdadeira delícia oriental.

Os narguilés vêm projetados em vários tamanhos, desde pequenos de aproximadamente 30 cm até um enorme narguilé com várias mangueiras de quase 2 metros de altura para fumar tabaco em grandes festas de narguilé. Apenas certifique-se de comprar todos os acessórios necessários para usar o narguilé.

Geralmente feito de latão, às vezes coberto de revestimento cromado, os novos designers de narguilé usam aço inoxidável para maior durabilidade, atentos aos detalhes decorativos finos. Narguilés tradicionais são encontrados principalmente com uma tigela de vidro feito à mão, mas modelos com tigela de latão também podem ser encontrados. Depois de falar sobre o recipiente, vamos falar agora sobre os diferentes sabores de tabaco que vão desde o Mu’assel original de “sabor amargo” (feito de melaço misturado com glicerina vegetal), até o tabaco de frutas de “sabor suave” como Tof-fah “Maçã” e Nea-naa “Hortelã”.

Narguilés estão disponíveis em quase todas as lojas de souvenirs, no entanto, é recomendável comprar um no mercado Khan El Khalili, no Cairo onde você poderá encontrar preços competitivos e uma coleção impressionante de narguilés em todos os tamanhos e materiais.

Da última vez que estivemos no Egito o Narguilé estava proibido em razão da transmissão da pandemia da COVID-19.

Peças e acessórios recomendados:

Kit de limpeza, Pontas de boca extra “filtro” Tigelas extras “Hagar” Tampa (uma dessas está incluída)

Preço: Mini box cerca de 26cm: 95 ~ 120 libras

Latão de tamanho médio: 150 ~ 200 libras

Grande: 250 ~ 300 libras

Preços pode variar dependendo dos detalhes e materiais utilizados e extras incluídos.

Recadinho do blog sobre o Narguilé :

O blog não está recomendando ninguém começar a fumar, ok? O narguilé assim como o cigarro ocidental que vemos aqui no Brasil fazem mal a saúde. O produto tem nicotina que causa dependência.

Além disso, com a pandemia do Novo Coronavirus as shishas foram proibidas nos bares e restaurantes pois se compartilhava e isso é uma forma de transmissão do vírus.

6. Roupas em Algodão Egípcio.

O que comprar no Egito e compras no Cairo
roupas e tecidos
Adoro essa moda de usar batas e Kaftans. Mais uma loja em Zamalek. Aqui é o paraíso das compras mais chiquezinhas no Cairo, Egito.

Uma das roupas bem tradicionais do Egito é a burca com Yashmak. Essa é uma autêntica herança egípcia conhecida há séculos. Durante as últimas décadas começou a desaparecer como resultado da exposição do egípcio ao resto do mundo, aumento do emprego de mulheres e sua dificuldade em usar. Antes, as mulheres egípcias tinham que usar esse véu de algodão com lenços coloridos para cobrir o cabelo, com uma burca curta cobrindo a parte inferior do rosto com fendas abertas para facilitar a respiração e mostrar a beleza por trás.

Além disso, esse look egípcio tem uma joia de ouro logo acima do nariz e da boca como símbolo de riqueza, chamada Yashmak. Não é mais usado na cidade, embora em algumas áreas remotas do Egito ainda seja relativamente usado, especialmente pelos beduínos do deserto.

A disponibilidade de burca para compra é bem rara na cidade, mas pode ser facilmente encontrada em algumas lojas nos mercados mais antigos do Cairo, como “El-Khan” em diferentes variações, decorações e cores.

Os preços variam de 15 LE a 80 LE Quando se trata de homens, havia muitos tipos diferentes de roupas para serem usadas dependendo da localização: de calças de pescador no Norte a Jilbab núbio.

A roupa mais dominante era e ainda é o Jilbab regular e Abaya (Galabeya), como é pronunciada no Egito. Esta peça larga de algodão, sem gola e mangas compridas e largas, é o ícone de conforto e aconchego entre a maioria dos agricultores egípcios e homens beduínos.

A versão feminina seria mais justa, principalmente com gola, e decorada com cores vivas e pode ter moedas penduradas. Um Jilbab normal custa cerca de cem libras e é facilmente encontrado em muitos lugares ao redor do Cairo.

Onde encontrar:

El karnak bazar, 58 gohar el kaeed, Tel: (+20)225906641. Aberto toda a semana das 9h30 às 21h00

Roupas de cama de algodão egípcio

Muita gente me perguntou se vale a pena comprar artigos com algodão egípcio no Egito.

Confesso que antes de vir eu queria levar para o Brasil uns 3 jogos de cama de fio egípcio de “trocentos fios”. Achei que seria muuuuuito mais barato que comprar nos Estados Unidos. A verdade é que as roupas de cama de algodão egípcio são tão caras como em outros países e dessa forma os Estados Unidos seguem imbatíveis para esse tipo de compra.

Endereços de lojas para comprar roupas de cama de algodão egípcio no Cairo:

  1. Heba Linens: Onde encontrar City Stars, Zamalek, Intercontinental Semiramis Hotel, Four Seasons First Residence
  2. Nillens:
  3. Cotton Flower Showroom: Endereço 20 Off Haroun El Rashid St. El-Bostan, Heliopolis, perto das pirâmides, Cairo, Egito
  4. HASSAN SABRY STREET, ZAMALEK 114, 26th of July Street (between Vodafone & Etisalat on Hassan Sabry). Zamalek – Cairo, Egito. Telephone: +202 2736 7568;
  5. DEGLA CENTER, ZAMALEK: 11, Hassan Sabry Street (ground floor of Degla Center, Zamalek – Cairo, Eg, Telephone: +202 2737 0211. Store hours: Open every day from 10:30am to 8:00pm

Compre pela Amazon

Onde comprar Roupas de moda europeia no Cairo

Quem acompanha o blog no Instagram @elizabethwerneck sabe que durante nossa viagem ao Egito na chegada ao Cairo a mala da minha criança viajante foi levada por engano. Resultado, tivemos que fazer “o sacrifício” de ir às compras no Egito.

O bairro Zamalek é um dos melhores lugares para compras no Cairo em se tratando de roupas ocidentais. Pelo Zamalek tem cada boutique super chique. O bairro Zamalek é um dos melhores locais para se hospedar no Egito, inclusive.

O souq Al Fustat tem muitas lojas para compra roupas.

Compre na Amazon:

Onde comprar roupas de criança no Cairo, Egito

A maioria das roupas da #iaraporaí atualmente foram compradas no Cairo. Compramos conjuntos de algodão egípcio super moderninhos.

A primeira parte das compras de roupa foi realizada à noite, depois do dia de passeios. Mesmo você não querendo comprar nem uma agulha recomendo um passeio à noite nos arredores da Praça El Tahir. Esse local à noite fica animado, as famílias egípcias vem pra cá e você, como eu, vai se apaixonar pelo Egito nesse momento. O local é vivo, animado e muitíssimo Alegre.

Aliás, os arredores da Praça Tahir é muito indicado para você se hospedar no Cairo. Veja aqui o melhor hotel dessa região: Hotéis luxuosos próximos a Praça Tahrir,

Zamalek:

Os viajantes que gostam de fazer compras devem rodar o bairro inteiro de Zamalek em busca da compra perfeita, em vez de se limitar a um único shopping ou mercado/souk. Vocês vão adorar Zamalek. Este distrito de luxo está localizado na metade norte da Ilha Gezira e é conhecido como uma das áreas mais elegantes do Cairo para jantar, beber, entretenimento, compras e hospedagens.

Veja algumas Lojas notáveis nesta área:

  1. Caravanserai para peças de mobiliário de design únicas, criadas em Gizé e inspiradas em formas de arte étnicas africanas e orientais;
  2. Nomad para itens artesanais exclusivamente egípcios de qualidade excepcional;
  3. e Mamelouk para lembranças mais acessíveis.
  4. Compre seus artesanatos egípcios na Fair Trade Egypt, também em Zamalek, para saber que os artesãos locais estão se beneficiando ao máximo com a venda.

Leia aqui: O que fazer e onde ficar no Cairo

O que comprar no Egito e compras no Cairo
roupas e tecidos
Zamalek tem muita lojinha charmosa.
O que comprar no Egito e compras no Cairo
roupas e tecidos
Mais uma vitrine de lojas e boutique em Zamalek, Cairo. Nevin Altmann Shop Zamalek

Shopping no Cairo, Egito

E a segunda parte das compras de roupas no Egito foi realizada no Shopping City Stairs Heliopolis. Que shopping top!!!

Pegamos um uber do nosso hotel e fomos pra lá. Uau, o shopping é de cair o queijo. Não deve absolutamente para nenhum shopping de nenhum país.

Aí aqui fomos a boa e infalível H&M. Eu adoro essa loja. Não tem aqui no Brasil, então só compro quando estou fora do Brasil.

Aqui compramos tanto vestido bonito pra Iara. Então recomendo esses dois lugares para comprar roupas de criança no Egito: arredores da Praça Tahir e Shopping City Stairs.

7. Caixas de madeira e madrepérola para joias

O que comprar no Egito e compras no Cairo
porta joias de madeira e madreperola

Desde os tempos antigos, os artesãos egípcios eram famosos por seus artesanatos em madeira, desde móveis de casa até grandes navios. Um dos objetos mais conhecidos, feitos até agora com a mesma qualidade imbatível, são os porta-jóias decorados com “Madre Pérola”. ”Baús de Tesouro“, como os egípcios os entendem, são sua versão maior, que não pode ser facilmente transportada por qualquer um.

Como são feitas essas maravilhosas caixas de joias? Primeiro, moldando a caixa de madeira de faia resistente ou madeira de rosa leve, depois enchendo o interior com forro de veludo vermelho. Em seguida, a superfície externa é decorada com diferentes tipos de fósseis, desde a “madrepérola” até a concha sem estar muito lapidada ou ainda mais barata – usando peças de plástico branco para atender a todos os orçamentos, sem perder detalhes, lindos arranjos e desenhos.

Tenha em mente, no entanto, que as peças de “madrepérola” continuarão mudando suas cores com o passar do tempo. Possuir esta peça de arte egípcia é uma verdadeira aquisição de um tesouro que pode ser transmitido de mãe para filha e de uma geração para outra. Definitivamente essa linda caixinha de joias é uma das melhores coisas para comprar no Egito. Claro que eu trouxe as minhas!

Outras caixinhas turísticas:

Caixas em forma de pirâmide são boas para decoração também. Tente comprar peças em formas octogonais, hexagonais e retangulares. A maioria das caixas vem com um cadeado simples e chaves. Os preços começam em cerca de 45 libras egípcias por uma caixa de concha retangular de 25 cm e bem decorada.

O mercado Kan El Khalili possui inúmeras lojas históricas de fabricação própria dessas joias em forma de recordação.

Onde comprar caixinhas de madrepérola:

São pequenos ateliês que produzem as caixinhas de madrepérola. Você vai encontrar pelo Cairo islâmico e no mercado Khan el Khalili. Ou compre pela Amazon

8. Luminárias e objetos de metal (latão e cobre) feitos de maneira Artesanal

O que comprar no Egito e compras no Cairo
luminarias

Depois de visitar o Museu de História Egípcia, você descobrirá o quanto os egípcios usavam prata, ouro, cobre e ferro para produzir joias fabulosas, decoradas com pedras preciosas. Metais como cobre e prata sempre estiveram presentes em utensílios de cozinha e utensílios. Até o século passado, uma noiva tinha que possuir um conjunto completo de utensílios de cozinha de cobre para conseguir casar. Este utensílio de cozinha foi então herdado de uma geração para a seguinte.

Principalmente nas casas árabes, você encontrará xícaras e jarros de chá e café feitos à mão, principalmente de cobre, mas as famílias ricas os faziam de prata ou mesmo de ouro.

Itens de decoração para casa como pratos pendurados nas paredes, prateleiras gravadas com provérbios religiosos, citações ou nomes em bela tipografia árabe também podem ser encontrados, juntamente com desenhos que retratam o estilo de vida contemporâneo ou os antigos deuses e templos.

Todos os artesanatos em metal, desde joias, utensílios, pratos decorativos ou até mesmo lanternas, estão centrados em Khan El Khalili e El Mosky, que vendem principalmente itens de prata.

Lá você poderá ver artesãos trabalhando, batendo em chapas de metal para moldar os produtos finais, ou até mesmo ter seu retrato desenhado em uma placa decorativa. Esses presentes durarão para sempre, independentemente do dinheiro pago por eles ou do material usado:

– Cobre

– Latão

– Prata [4 qualidades (600, 800, 900, 925)]

– Prata revestida de ouro.

Os preços variam, dependendo do item e do material utilizado. Aqueles com gostos requintados, preparem-se para pagar algumas centenas de libras.

Onde comprar essas lindas caixinhas no Cairo

Além do mercado Khan Em Khalili no Roma Bazar: 10 sekat el khan – Al Hussain; Tel: (+20)25925373 – (+20)126959339 Aberto toda a semana das 9h30 às 21h00

Compre pela Amazon uma Hi Tech:

Luminárias, lanternas do Ramadã “Fanoos”

O que comprar no Egito e compras no Cairo 
luminárias

A palavra “Fanoos” é de origem grega e significa “instrumento leve”. Os fanoos eram usados no Egito antes da invenção da eletricidade, especialmente nas décadas do período fatímida, quando o califa emitiu uma lei obrigando todas as lojas e casas a pendurar uma lanterna na frente. A referida lei também estabelecia que qualquer mulher que saísse à noite, deveria estar acompanhada de um rapaz portando uma lanterna. Com o tempo, as lanternas Fanoos se desenvolveram como um dos símbolos do feriado cultural mais amado do Egito, o Ramadã – “mês sagrado muçulmano”.

Nesta época, as crianças percorrem as ruas cantando “waha-we ya waha-we” brincando com suas lanternas à luz de velas e acordando os que dormem, já que os muçulmanos costumam fazer orações quase a noite toda durante este mês.

As Lanternas originais são criadas por Fawaniski (Soldador de Lanternas) “também chamado Samkarii” ao soldar chapas metálicas para criar formas fabulosas e decorar suas janelas usando belos vidros coloridos. À medida que esta profissão desaparece, as lanternas ficam muito caras, às vezes, dependendo do tamanho e dos materiais usados, além dos detalhes e decorações aplicados.

Réplicas chinesas mais baratas também estão disponíveis, geralmente feitas de corpos de plástico com lâmpadas alimentadas por bateria. As lanternas originais podem ser encontradas na mais variadas formas, desde a “morabah” reta de quatro lados, a forma dos lados dobrados “mahroud”, a forma amendoada “Abu Louz”, a forma de estrela “negma” a forma de seis lados “mosadass”, e muitas outras.

O Fanoos é uma obra de arte impressionante, qualquer um ficaria feliz em possuir. Eu sou louca pra comprar mas ainda não tive coragem, pelo preço e ter que achar um lugar na mala.

Você encontra no mercado Khan El Khalili, com preços que variam de 35 libras a 700 libras, dependendo do tamanho e dos detalhes.

Onde encontrar:

Bazar Shaban El Sisi

6 Khan El Khalili em frente a Rbaa elsaelahdar.

Tel: (+20)225908828 – (+20)1002061822

Aberto toda a semana das 9h30 às 21h00

9. Doces egípcios

Nosso guia egípcio que fala português perfeitamente ao final da viagem nos deu caixas com os melhores doces egípcios. Acho que nunca comi doces tão deliciosos. Obrigada, Sherriff!

Hora de saciar seus sentidos com o doce sabor do Oriente? Baklava vai te viciar, enquanto acredita-se que a torta Saraya conecta os entes queridos. Na cultura egípcia, a sobremesa é uma parte importante da refeição diária, embora geralmente seja servida na hora do almoço, acompanhada de chá de hibisco. É costume trazer sobremesas quando se visitam as casas uns dos outros. A tradição diz que quando um rapaz propõe casamento, ele deve trazer alguns doces e oferecê-los à família da garota.

Esses doces podem ser encontrados em todo o Egito, em uma grande paleta de cores e cheiros. existem muitos doces, muitas variedades, que é impossível listar todos. Nossa recomendação é feita principalmente por preocupações de embalagem e acessibilidade, para trazer para o Brasil, sugerindo o seguinte:

  1. Baklava: famosa massa recheada com nozes/pistaches e adoçada com calda de açúcar ou mel
  2. Tâmaras recheadas: recheadas com amêndoas e secas ou chocolates.
  3. Torta Saraya: torta especial de pão torrado adoçada com caramelo “açúcar queimado” e servida com creme de leite.
  4. Basbusa: feito de sêmola (farinha de milho) com açúcar e óleo, podem ser adicionadas amêndoas ou nozes, recheadas com creme ou em branco.
  5. Sesame: crocante de sementes de gergelim com calda de açúcar e água de rosas.

Nos ingredientes de todos os outros doces, encontra-se farinha de trigo/milho, açúcar, limão, avelãs, gergelim. No passado, a maioria dos doces costumava ser feita com margarina integral, que agora é geralmente substituída por óleo vegetal.

Preço: Um quilograma: 35 ~ 150 libras (depende da quantidade de nozes e do tipo de óleos usados)

Onde comprar doces no Cairo:

O centro do Cairo é um ótimo lugar para uma boa compra de marcas famosas de doces e pastelaria como:

  1. La Poire
  2. Salé Sucré Pâtisserie (11 El Shaheed Abdel Moneim Riyad St., Mohandesin, Cairo, Cairo Governorate, Egito),
  3. Sedra,
  4. La Reine Doree Pâtisserie.
  5. La Pouar: 3, Al Farik Amer st., Mohamed Hassenain Heekal st., 6th Area – Naser City, Cairo, Tel: 09515 – (+20)222753771) . Aberto toda a semana das 10h30 às 23h
O que comprar no Egito e compras no Cairo
chocoaltes, doces e tâmaras
Olha que chocolate mais maravilhoso em homenagem ao Ramadã (acho eu). Com uma lanterna/luminária.

10. Especiarias e chás

Duas coisas que trouxemos na mala foram as especiarias e os chás. Na minha opinião achei o sabor dos temperos para culinária bem mais suave dos que eu trouxe da Índia. Mas mesmo assim ainda é considerado mais encorpado em relação aos que nós brasileiros estamos acostumados.

Ou seja, vale muito a pena trazer! Peça o dukkah que não tem erro. Trouxe até açafrão.

Já os chás recomendo o de hibisco, é perfeito. Engraçado que o daqui do Brasil eu não gosto. Eu achei muito diferentes os sabores.

O que comprar no Egito e compras no Cairo
chás e especiarias
No Egito vendem ervas e especiarias. Essa loja é no centro de Aswan

11. Papiros: Manuscritos e Pinturas

O que comprar no Egito e compras no Cairo. Quadros e Papiros
Foto na loja: loja National Papyrus Center.
Vale muito a pena comprar um quadro de papiro no Egito. Eles vem enroladinhos, e dá pra levar na mala. Não esqueça de pechinchar, combinado?

Explore o passado através deste papel puramente egípcio, feito de plantas de papiro cultivadas no delta do rio Nilo. Os egípcios mantiveram seus segredos e histórias em escritos e pinturas no papiro, que é considerado um papel, e é amplamente creditado por sua sobrevivência excepcional ao longo dos séculos passados.

O processo de fabricação do papiro foi inventado há milhares de anos e desapareceu por séculos até ser redescoberto novamente por egiptólogos durante a década de 1940. Desde que os artistas modernos o acharam um material muito bom para ilustrar a história tanto na pintura quanto na tipografia, o papiro recuperou seu merecido lugar no mundo das artes.

Observe que todos os papéis de papiro são feitos à mão. Prontamente disponíveis nos mercados do Cairo, pinturas originais e manuscritos de artistas famosos podem ser muito caros. Os originais são feitos com tintas originais e papel papiro de alta qualidade, e até tintas iluminadas que brilham no escuro. Eles são, no entanto, um ótimo investimento – espere que essas pinturas durem para sempre, assim como os manuscritos antigos. Para bolsos menores, há manuscritos e pinturas em papiro estampados à máquina, que são igualmente bonitos e duradouros.

A escolha de obras disponíveis em papel de papiro é vasta, desde pinturas egípcias antigas e desenhos e manuscritos de templos, até arte moderna e tipografia árabe. Você pode até pedir aos artistas-vendedores que desenhem seu próprio nome em hieróglifos em um pedaço de papiro. Disponível na cor original bege claro, e papel envelhecido marrom escuro, todas as pinturas são feitas em papel de papiro grosso que pode ser pendurado em paredes com ou sem moldura. Seus entes queridos definitivamente ficarão impressionados.

Nós compramos três obras de arte em papiro. 2 com desenhos de faraós e uma outra com o mapa do Rio Nilo e quando apaga a luz tem uma tinta especial que aparece a Deusa Bastet (aparece um gato). Esse foi um pouco mais caro, mas o truque do gato fez sucesso com a criança viajante.

Preço:

Pequeno ~ 30 cm impresso em cores: 20 ~ 25 libras

Pintado à mão ~ 30 cm: 50 ~ 150 libras

Pintado à mão ~ 1m/1.5m: 350 ~ 1200 libras

Existem algumas pinturas assinadas por artistas famosos que vendem muito mais.

Onde encontrar Papiros para comprar:

Museu do Papiro: 121 Al-Nil Street, Gizé, Ou compre pela Amazon

e também na loja Na loja National Papyrus Center. 

Endereço: Nazlet El-Semman, Al Haram, Gizé,

O que comprar no Egito e compras no Cairo

12. Potes, canecas e cerâmica em geral

O que comprar no Egito e compras no Cairo Canecas e Xícaras
O que comprar no Cairo e no Egito? Potes, canecas e cerâmica em geral

Desde o antigo período pré-dinástico, os artesãos egípcios criam cerâmica de alta qualidade principalmente por razões funcionais, como frascos de perfume, vasos de vinho, xícaras, canecas e pratos. São eles que descobriram a arte de revestir a argila com esmalte usando pedra-sabão para resistir a altas temperaturas sem rachar, mantendo as cores vivas de seus desenhos por milhares de anos. Será que podemos dizer que os egípcios são os pais da engenharia de materiais?

Até hoje, o Egito é dotado de oleiros altamente qualificados, produzindo quase as mesmas formas de cerâmica que seus antecessores dos tempos dos faraós, usados para tarefas utilitárias em casas e decoração de exteriores. A cerâmica e olaria mais famosas vêm de dois lugares do Egito: “Bany Swaif” – norte – onde os potes, pratos e utensílios de cozinha esmaltados e lindamente coloridos são feitos com os melhores materiais cerâmicos, com pinturas que mostram a vida simples dos pássaros e o verde das plantas que cercam os artesãos, e “Aswan” – sul – conhecido por sua “Argila Aswaniana” de primeira classe ou lama para cerâmica porosa. Taças e jarros artesanais e decorados, são feitos em uma roda de oleiro girada à mão e depois queimados em enormes fornalhas (fornos).

A cerâmica porosa é usada principalmente no Egito para armazenar e resfriar a água, mesmo em lugares quentes.

Preços:

  1. Prato de mesa (vitrificado e colorido à mão): 15~35 libras
  2. Mini coleção de saladas (vitrificada e colorida): 40 ~ 90 libras
  3. Mini jarra porosa: 10 ~ 15 libras
  4. Queimador de incenso com tampa: 15~40 libras

Todos os preços variam de acordo com detalhes finos e tamanho e principalmente do seu poder de negociação. Pechinche!

Onde comprar Potes, canecas e cerâmica em geral:

O jogo de xícaras à esquerda e a caneca que tem o mapa do Egito, com detalhes do Rio Nilo, comprei numa loja top no mercado Kahn El Khalili, no segundo piso. O dono fala português e é um dos únicos lugares no Cairo (e no Egito) que não precisa negociar, pois os preços já são baratésimos e estão etiquetados. Além disso, chegando lá eles tem a maravilhosa hospitalidade egípcia, te oferecem chá, café ou água (dizem que o capuccino servido aqui é o melhor do Egito). Eu tomei e aprovei.

Veja o nome da loja. Tirei essa foto especialmente para vocês:

O que comprar no Egito e compras no Cairo
melhor loja do cairo
Onde comprar lembrancinhas no Cairo extremamente barata: Jordi bazar shop. Endereço:  6 Haret Khan Al Khalili, El-Gamaleya, El Gamaliya, Cairo Governorate, Egito

Já a caneca que tem a estamparosa, com dizeres em árabe, com uma luminária comprei num supermercado maravilhoso, no Shopping City Stars. Já a caneca que tem a gata Deusa, Bastet, comprei no shopping no mar vermelho, localizado em Hurghada, chamado Senzo Mall.

Ainda no Cairo, nos pequenos quiosques ao redor do Feshawy Coffee shop, edifício do hotel Ekhnaton, Al Hussain. [recomendado para preços mais baratos e variedade] e também no Ashor bazar. Endereço 5 rabaa el selehdar. Tel: (+20)107332293 – (+20)107541136. Aberto toda a semana das 9h30 às 21h00.

O que comprar no Egito e compras no Cairo
Supermercado
O supermercado localizado no Shopping CityStars é muito bom. Ótimo para comprar comida e tudo que você precisar. Dates em inglês significa Tâmaras

13. Fantasia de Dança do Ventre, lenços, echarpes e pashiminas

Já se perguntou como as dançarinas do ventre parecem tão bonitas e atraentes? Nesta arte do Oriente Médio, a roupa desempenha um papel enorme: cores vivas, contas cintilantes e moedas de ouro cintilantes fazem a maior parte da magia.

A dança do ventre começou no Egito com as incursões árabes, que se estabeleceram no sul. A dança era chamada de dança Baladi, onde eram usadas principalmente roupas de corpo inteiro (como os árabes consideram inadequado para descobrir partes do corpo feminino), justas, pretas ou coloridas e decoradas com moedas, adornadas com um lenço usado como cinto.

Outra variante conhecida é a dança Shaabi (os dançarinos são chamados de Ghazeeya), onde o traje é mais vívido em cores e decorações, mas ainda é um vestido de peça única. Os movimentos são quase os mesmos do Baladi, exceto pela parte em que a dançarina usa um pequeno instrumento de latão “Sagat” (címbalos de dedo) preso aos dedos e uma pulseira de perna “Kholkhal” com moedas de latão.

Durante o século passado, a dança Sharqi começou a se tornar popular, por causa de seus movimentos mais atraentes e sensuaia. A ousadia desta dança também se reflete na fantasia, dividida em várias peças pintadas em cores extravagantes e adornadas com muitos acessórios decorativos, como turbantes ou lenços de cabeça, lenços de mão, cintos de resíduos com miçangas e moedas.

Você pode ver dançarinos profissionais nas casas noturnas da rua Al Haram para aprender alguns movimentos novos, ou você pode comprar DVDs instrucionais para praticar movimentos mais avançados quando estiver em casa. A compra de fantasia de dança do ventre é uma obrigação, especialmente quando está disponível em tantos tamanhos e tipos. O traje deve incluir o vestido “uma peça ou duas peças” mais os lenços, miçangas, cintos Sagat de latão) e pulseiras.

Uma roupa feita de uma peça custaria em torno de 90 a 300 LE, enquanto uma roupa de duas peças sai de 150 a 800 LE dependendo do design, tecidos utilizados, materiais e adereços fornecidos. Lembrando que sempre pode ser adquiridos separadamente (lenços, pulseiras, cintos, etc.).

O que comprar no Egito e compras no Cairo:

Onde comprar e encontrar roupas de dança do ventre:

  1. Yasser: 2 Sekket Tel./fax 786 5966 yasserbelly@hotmail.com
  2. Também pode ser encontrado em: Mustafa Afifi. 124 El Azhar St. Tel. 593 0739

Compre pela Amazon:

Compre na Amazon:

Lenços e Pashiminas

Ah, esse tipo de compra é o meu favorito: coisas que não ocupam espaço na mala. Há pashminas lindas e baratinhas a venda no Egito.

Compre pela Amazon do Brasil e receba no conforto do seu lar com toda segurança

O que comprar no Egito e compras no Cairo
Mercado Khan el khalili

O que comprar no Egito e compras no Cairo

14. Instrumentos Musicais Egípcios

O que comprar no Egito e compras no Cairo
instrumentos musicais
Um homem egípcio tocando um instrumento típico

“Há milhares de anos, o deus Thoth criou a música para ajudar Osíris a trazer a paz e civilizar o mundo”, acreditavam os antigos egípcios. Desenhos dentro de túmulos mostram músicos tocando vários instrumentos como flautas, harpas, alaúdes e instrumentos de percussão em muitos eventos e ocasiões, além de orações.

Agora, depois de séculos de evolução e influência árabe, os egípcios ainda usam seus próprios instrumentos quase da mesma maneira, seja para o ritual místico muçulmano Sufi Zekr, ou na música pop moderna. O Ney (também chamado ; nai, ; nye, ; nay) é um instrumento musical típico do Oriente Médio. Originalmente surgiu no Egito antigo é chamado de “flauta árabe”. Já o Oud “ é o mesmo que alaúde” e O Daff ou Pandeiro Árabe são sempre a espinha dorsal de qualquer tipo de música no Egito e nos países árabes vizinhos.

Preço:

Pequeno Nai: ~45 libras

Oud: 300~700 (depende da madeira usada e decorações aplicadas)

Duff: ~45 libras

Pequeno Darbuka de madeira: ~15 libras, grande ~ 50 libras

Darbouka profissional de metal: 200~700 libras (depende de tamanho, marca, materiais utilizados, decorações)

Onde encontrar: Roma Bazar: 10 sekat el khan – Al Hussain. Tel: (+20)25925373 – (+20)126959339; Aberto toda a semana das 9h30 às 21h00

O que comprar no Egito e compras no Cairo

15. Vasos de vidro feitos à mão

Como muitas tradições e ofícios diferentes foram preservados pelos egípcios desde os tempos antigos, o ofício de fazer esse tipo de vidro não é exceção. Uma arte com um espírito muito individual, autêntico e exótico – o processo de fazer vasos e enfeites de vidro e frascos de perfume não seria nada sem a magia trazida pelas cores vivas e reflexos.

A fabricação de vidro era conhecida no Egito em 2000 aC, pois o país sempre foi rico em sua matéria-prima. O artesanato em vidro feito à mão floresceu com a conquista árabe, sendo o vidro usado em espelhos, pratos, garrafas, lâmpadas e janelas, todos em cores brilhantes obtidas com óxidos de metal.

Hoje em dia, seu toque artístico pode ser apreciado em muitos produtos como pequenos enfeites de decoração ou vasos e tigelas de cores extravagantes. Os produtos mais famosos e os que são mais comercializados são os pequenos perfumes e frascos lindamente desenhados, que você consegue encontrar em milhares de variações e tamanhos, finos e leves, além de peças grandes e pesadas.

Dica de ouro:

Tenha cuidado e solicite, caso não seja fornecido, uma embalagem adequada, pois essas delicadas peças de vidro, com seus detalhes finos e ornamentação, são bastante frágeis. Procure também garrafas com uma base firme e com formato adequado para que o produto de vidro não se incline ao ser preenchido, um problema comum com garrafas de vidro finas.

Obras de vidro e ornamentos são facilmente encontrados em todo o Cairo, especialmente no El Khan El Khalili onde, naturalmente, todas as lembranças interessantes estão escondidas.

Os preços para uma garrafa pequena de 10 ml variam de 10 a 20 LE, enquanto um 50 ml detalhado pode chegar a 80 LE.

Onde encontrar:

Oum El Dounia Tahrir

3, Rua Talaat Harb, 1º andar, centro da cidade, Cairo. Tel: (+202) 23 93 82 73.

Aberto todos os dias das 10h00 às 21h00.

O que comprar no Egito e compras no Cairo
Garrafas de vidro colorido

16. Garrafas de vidro com areia

Outra lembrança turística que os viajantes gostam de comprar no Egito são as garrafas de areia, lotadas de areias dos inúmeros desertos que o país abriga. E as areias podem ser brancas ou não, e muitos desses artesanatos formam lindas paisagens.

Claro que muitas dessas coisas já existem pra comprar na Internet. Então se você não tem espaço na mala ou não quer carregar peso, compras on line é uma boa opção.

O que comprar no Egito e compras no Cairo

17. Kohl para maquiagem

Os antigos egípcios criaram um pó cosmético triturando a rocha Galena “sulfeto de chumbo” para destacar seus olhos. Acreditava-se que o ritual de beleza protegia os olhos dos raios de luz ásperos e das maldições dos olhos malignos, bem como das alergias da primavera.

Kohl é um delineador, e é amplamente utilizado até hoje. Embora existam substituições baratas e fáceis do produto, os egípcios ainda preferem usar o pó original. Existem dois tipos de pó Kohl: “Bared” também conhecido como Kohl regular que é usado como um produto de beleza e “Hami” traduzido como “quente”, usado principalmente como cura e limpador de olhos. “Hami” faz os olhos lacrimejarem, por causa da rocha de videira dourada adicionada ao pó de Galena, que se acredita ter efeitos curativos para os olhos. (Só de ler isso, meus olhos já ficaram irritados, hahahah).

Muito utilizado também é o famoso Kohl paquistanês, feito de sândalo e outras fontes orgânicas como carvão. O Kohl paquistanês não vem em pó, mas em estado cremoso pronto para aplicação com caneta.

Disponível em perfumarias facilmente encontradas na área de Al Alzhar, ambos os tipos são vendidos em pequenos recipientes. Um pequeno de 25 gramas custaria cerca de 15 LE, mas considere comprar um lindo vidro de Kohl feita de cobre ou vidro com a caneta de olho adequada.

Onde encontrar:

“Etaret El Ghoria”

localizado na entrada da rua El Ghoria. Al Azhar.

Tel:(+20)225883347

Aberto toda a semana das 9h30 às 20h00

Compre pela Amazon

Recadinho do blog:

Produtos com chumbo fazem mal à saúde, então o blog contou o que se usa no Egito, mas recomenda utilizar produtos de estética livres de chumbo na composição, combinado?

O que comprar no Egito e compras no Cairo
mercado Núbio
Detalhe de um camelo básico passando no meio do Mercado/souk da Vila Núbia em Assuan, Egito.

18. Tapetes

A arte de fazer tapetes do tipo Kilim é um dos primeiros artesanatos de fiação de lã no Egito. Essa técnica é obtida pela modelagem de tapetes e toalhas de mesa usando lã, algodão e seda para criar peças de decoração fabulosas.

Eu vi essas garrafas tanto na cidade de Aswan, quanto na cidade de Luxor.

Os tapetes Kilim são feitos inteiramente de materiais naturais e cores livres de produtos químicos orgânicos, feitos à mão em um tear de madeira. Os tapetes são criados misturando diferentes fios, entrelaçados para criar um bordado resistente e fino. Este artesanato ainda é popular no Egito, apesar do florescimento da tecnologia industrial de fabricação de tapetes. As peças Kilim são valorizadas pelos detalhes finos de seus desenhos, pelos tecidos criteriosamente selecionados e pelo número e tamanho dos pontos, não pela área da superfície.

Kilim pode ser utilizado de várias maneiras. Os grandes podem ser usados como tapetes, capachos, capas de sofá, enquanto os menores podem ser pendurados nas paredes como peças de arte requintadas. Os tapetes Kilim têm uma textura de lã macia, decorada com cores vivas, principalmente obtidas de cascas de cebola para marrons, flor de hibisco para vermelhos e salsa para verdes. Os desenhos também variam de composições núbias de camelos e casas, a padrões islâmicos e desenhos geométricos, ou até mesmo arte moderna para todos os gostos. Asuit e Fe-wa são duas cidades que competem pela excelência na fabricação de Kilim e na qualidade do design, por isso é sempre melhor procurar um Kilim feito em qualquer uma delas.

Aposto que você não sabia disso! Achava que a arte de fazer tapetes se restringiam apenas aos Marroquinos, turcos e iranianos.

Preço:

Uma pequena peça de lã Kilim ~ 50cm: 25~80 libras

Peças maiores variam entre 1m ~ 3,5m: 150~1200 libras

Os preços variam de acordo com o tamanho real, materiais usados, design e tamanho do ponto

Onde encontrar:

  1. El kahhal tapetes – Khan el khalili Cairo islâmico Tel: (+20)25909128, http://www.elkahhal.com. Aberto toda a semana das 10:00 às 21:00
  2. Com outra filial em: El kahhal tapetes Gizé Tel: (+20)33058032

Compre pela Amazon

Outras lembranças interessantes para comprar no Egito


Se viajar para o Egito não está em sua agenda imediata, ou você simplesmente não pode pagar um espaço extra em sua bagagem, felizmente, hoje em dia, você pode encontrar uma ampla seleção de lembranças egípcias autênticas e verdadeiramente interessantes online. Apresentamos aqui mais dicas de produtos egípcios procurados pelos visitantes estrangeiros.

19. Jóias, bijouterias, adornos e Amuletos de Estilo Antigo

– Peças de joias e amuletos de ouro e prata de lei, feitos no Egito atualmente, imitando as joias dos antigos mestres egípcios outrora usadas pelos faraós egípcios. As joias são muito perfeitas, não apenas em termos de aparência, mas também em termos de técnica usada para fazer estas peças à mão. São usadas as mesmas técnicas antigas, uma oportunidade única de chegar e sentir a tradição milenar.

O preço do ouro é mais barato que no Brasil, mas ainda é caro. Se você quer comprar uma joia de ouro, e já está decidido aí vale comprar aqui.

Sabe onde vale a pena comprar ouro também: Em Dubai!!! Leia aqui: O que comprar em Dubai

O que comprar no Egito e compras no Cairo

20. Itens de pedra de alabastro

A pedra de alabastro branca e macia, originária de Luxor, no sul do Egito, é um material popular hoje em dia para fazer itens legais: castiçais, pratos, vasos, etc. A pedra se ilumina e faz um efeito maravilhoso

Cada peça é feita à mão – a partir da extração de pedra na pedreira até o polimento de acabamento do produto final. Como eu disse anteriormente Luxor, Egito é a melhor cidade para comprar esses produtos.

Veja o que fazer e onde ficar em Luxor.

O que comprar no Egito e compras no Cairo

21. Óleos Essenciais e perfumes

 Quando entramos, eles oferecem um chá delicioso e dão uma aula sobre essências.
Onde comprar perfumes no Cairo e Aswan Egito
Fomos em uma loja de perfume e eles nos mostrou as fragrâncias e essências. Muitas são utilizadas para diminuir as dores lombares e da coluna.

Óleos essenciais originais de alta qualidade do Egito – Almíscar e Gerânio – terão um cheiro incrível em você e também podem ser usados como um queimador de óleo de incenso para aromaterapia ou óleo de massagem.

Também é ótimo se adicionado a qualquer sabonete ou xampu sem perfume. O óleo essencial de gerânio também é bom para equilibrar e regular hormônios e bactérias no corpo e é considerado útil em várias aplicações na pele, mantendo a pele macia e equilibrada, reduzindo a acne e muito mais.

Eu adoro comprar perfumes em viagem, e o Egito é um dos melhores lugares do mundo para esse tipo de compra.

Você sabia que reza a lenda que os Egípcios inventaram o perfume? Você achou que eram os franceses? Há cerca de 40500 anos, os egípcios já usavam perfumes e fragrâncias para todas as ocasiões: como por exemplo, cerimônias (sejam religiosas ou fúnebres) e também para o cotidiano.

Já na França, há relatos recentes que a história dos perfumes na França foi apenas no século XVI.

Onde comprar perfume no Cairo: Egito

Na loja Royal Perfume.

Endereço: 3 Nasr Awad St. Misr El Kadima, Old Cairo, Cairo

Já em Aswan é na Thutmoses Perfume Palace. Endereço: 3V3J+9RH, Sheyakhah Thaneyah, Qism Aswan, Aswan. Quando chegamos, eles oferecem um chá, dão informações sobre a história das essências e rolou umas massagens nas costas para demonstrar o produto (vide foto).

O que comprar no Egito e compras no Cairo

22. Pirâmides e outros objetos faraônicos

As pirâmides estão por todos os lados: estampadas nas camisetas, nas louças, nas pinturas ou mini pirâmides para decoração.

Tanto as pirâmides quanto as esfinges estapam canetas e existem bibelôs e outras lembranças do Egito para você colocar na estante.

O que comprar no Egito e compras no Cairo
Na lojinha do Museu Egípicio tem revistas e livros infantis sobre o Egito. Ah, tem pra adulto também. Eu amo lojinha de Museu e você?

O que comprar no Egito

23. Cruz egípcia de Ankh

A cruz egípcia Ankh significa a vida eterna. Dessa forma, se você der de presente, você estará fazendo votos de uma vida saudável e longa.

Você sabia que a Cruz egípcia Ankh é um dos presentes mais comprados pelos turistas para agraciar os que não vieram para o Egito?

A Cruz egípcia Ankh pode ser encontrada em toda a parte. Além disso o preço vai variar muito em razão ao seu poder de negociação e também o material feito.

O que comprar no Egito

24. Toalhas de mesa

No seu Cruzeiro pelo Nilo provavelmente vai ter uma loja dentro que você vai poder negociar. Nossa, o vendedor do nosso barco era super legal, negociava que era uma beleza. Aí no barco compramos uma toalha linda pra minha mesa de jantar. Porém, vieram uns meninos de baraquinho oferecendo seus produtos e negociaram super bem, e aí compramos mais algumas toalhas. Essa parte da viagem foi bem engraçada. Tinha muitos brasileiros no barco que viam os meninos jogando os produtos de um barco para o outro, no maior risco de cair na água, mas valia tudo. Aí a gente negociava o preço e enviava o dinheiro na sacola do produto que a gente não queria. Pra você ter uma ideia eu negociei produtos pra várias pessoas do cruzeiro desse jeito. Fiquei expert nesse esporte. Hahahah

Veja outros posts sobre compras que você pode se interessar muito também:

  1. O que comprar no Marrocos
  2. O que comprar em Dubai
  3. 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer
  4. Compras no exterior: veja o que comprar em Punta Cana, Curaçao, Andorra e mais 5 países. Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem!
  5. Mercado de Otavalo, Equador: visitando uma das maiores feiras indígenas do mundo partindo de Quito
  6. O que levar para trilha? 10+1 coisas que todo trilheiro deve ter ou saber
  7. Vale a pena fazer compras na CADEG, Benfica, Rio de Janeiro, RJ? Veja também Onde fica, Como Chegar e o que fazer
  8. Vale a pena usar produtos de beleza corenos

Conclusão: O que comprar no Egito e vale a pena fazer compras no Egito?

O que comprar no Egito e compras no Cairo

Essa resposta não existe certo nem errado. Tem gente que não gosta de carregar peso, e prefere fazer as compras em casa, pela Amazon, no conforto e segurança do seu lar.

No entanto, tem outros tipos de turista que não gostam de comprar é em lugar nenhum e tem uma vida minimalista. Além deles, existem outras pessoas, tipo a minha mãe, que não aguentam viajar sem trazer uma (várias) lembrancinha(s) bem diferentona(s) e baratas. E tem aquele outro viajante que compra na Amazon, compra no Egito, compra em todo lugar. Você já viu ou já comprou no Egito alguma dessas coisas? Escreva nos comentários.