Você deve estar curioso para saber em qual país fica o Qatar, não é mesmo? Você vai se surpreender nesse texto ao descobrir que o Catar é um país (pequenininho, mas é país independente). O Estado do Catar está localizado na Península do Catar, na parte nordeste da Península Arábica. Nesse texto você vai descobrir tudo sobre: Catar/ Qatar: mapa, onde fica o país, sua capital, população e localização.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: O que fazer em Doha no Catar além de assistir à Copa do Mundo

Booking.com

Mapas do Qatar/ Catar

Conforme observado no mapa físico do Catar, o país ocupa uma península que se estende até o Golfo Pérsico a partir da Península Arábica. O país também tem várias ilhas costeiras baixas. O Catar ocupa uma área total de 11.437 quilômetros quadrados. 

A natureza altamente plana do terreno do Catar é facilmente visível no mapa. O ponto mais alto do país é Qurain Abu al-Bawl, com apenas 103 m (338 pés)) e rochoso.

Características notáveis ​​incluem salinas costeiras, formações calcárias elevadas (o anticlinal de Dukhan) ao longo da costa oeste sob a qual se encontra o campo de petróleo de Dukhan e enormes dunas de areia ao redor de Khawr al Udayd, uma enseada do Golfo Pérsico no sudeste conhecida pelos falantes locais de inglês como o Mar Interior.

mapa do qatar catar

Veja o mapa com as cidades do Qatar/ Catar

O Qatar está dividido em 8 municípios. Em ordem alfabética, esses municípios são: Al-Daayen, Al-Khawr, Al-Rayyan, Al-Shahaniya, Al-Shamal, Al-Wakrah, Doha e Umm Salal Muhammad. Esses municípios são subdivididos em 98 zonas e subdivisões menores.

Com uma área de 3.309,0 quilômetros quadrados, Al-Shahaniya é o maior município por área, enquanto Al-Daayen é o mais populoso.

Doha é a capital e maior cidade do Catar. Doha está localizada na parte oriental do país, na costa do Golfo Pérsico. É a cidade mais populosa e também o centro político e econômico do país. 

mapa do qatar catar

Mapa Mundi com o Qatar/ Catar

Onde Fica O Catar?

O Qatar está situado na Península do Qatar, que se estende desde a Península Arábica até o Golfo Pérsico. É um país da Ásia Ocidental que é uma das sete nações que compõem a Península Arábica. Está localizado no Oriente Médio, na costa nordeste da Península Arábica, nos hemisférios Norte e Leste da Terra. O Catar faz fronteira com 2 nações: Emirados Árabes Unidos no sudeste e Arábia Saudita no sudoeste. Enquanto o Golfo Pérsico circunda o Catar no norte e no leste; a Baía de Dawhat Salway circunda o país ao longo da costa ocidental. O Golfo do Bahrein separa o Qatar do Reino do Bahrein. 

Países que fazem fronteira com o Catar : Arábia Saudita .

Principais cidadesAr-Rayyan (737.903)Ad-Dawah (Doha) (641.380)Área Industrial de Doha (418.739)
mapa do catar qatar

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Capital do estado : Doha

Língua oficial : Árabe

Moeda : Riyal Qatari (QAR)

Hora no Qatar : GMT+3. O Qatar/ Catar está 6 horas à frente do horário de Brasília – DF

Clima : continental, tropical

População : 2.641.669 pessoas

Sistema de estado : monarquia absoluta

Código telefônico : código de discagem internacional +974

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Geografia

O Catar faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, ao norte, leste e oeste, a costa do país é banhada pelas águas do Golfo Pérsico. No noroeste tem uma fronteira marítima com as ilhas do Bahrein, no sudeste – uma fronteira marítima com os Emirados Árabes Unidos.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

População

A população do Catar é de 2.641.669 pessoas. (2017). Os indígenas do Catar não representam mais de 15% da população. A obtenção da cidadania do Catar só é possível se ambos os pais forem cidadãos do Catar.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Linguagem

A língua oficial é o árabe. Inglês é amplamente falado. A equipe de turismo fala muitas outras línguas.

Telecomunicações e Internet

O código de discagem internacional do Catar é +974.

Existem muitos pontos de acesso à Internet sem fio de alta velocidade no país, especialmente em hotéis e parques da cidade. Muitas áreas públicas têm acesso Wi-Fi gratuito.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Eletricidade

220/240 volts CA, frequência 50 Hz. Soquetes de 13 A com três pinos retangulares (semelhantes aos usados ​​no Reino Unido).

Água

A água corrente em Doha e em outras cidades geralmente é potável. A maioria dos hotéis oferece água engarrafada como cortesia.

Código de roupa

Não há restrições rígidas de aparência no Catar, mas os visitantes do país (tanto homens quanto mulheres) devem respeitar a cultura e os costumes locais e não usar roupas muito reveladoras em locais públicos.

É importante se vestir adequadamente para a ocasião. Roupas de banho e de praia são permitidas na piscina do local, mas não em áreas públicas, como shoppings, restaurantes e repartições públicas.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Saúde

Os visitantes do país não exigem vacinas especiais: não há riscos à saúde ao visitar o Catar. Os cuidados de saúde no país são mantidos em alto nível. Existem muitas farmácias em Doha, inclusive farmácias 24 horas, com grande variedade de medicamentos. Os funcionários da farmácia falam inglês.

Hóspedes com deficiência

Grandes hotéis, aeroportos, shoppings, bancos e prédios públicos novos ou reformados contam com infraestrutura de acesso para cadeiras de rodas, banheiros especialmente equipados e estacionamento privativo. Ao visitar outros locais, é recomendável verificar com antecedência a disponibilidade de infraestrutura especial.

Segurança

A taxa de criminalidade no Catar é uma das mais baixas do mundo. O país tem uma situação religiosa e política calma. Os hóspedes podem estar com segurança em qualquer parte da cidade, embora seja recomendável tomar precauções razoáveis.

Telefones Importantes

Serviço de resgate: 999

Help Desk: 180

Hamad International Airport: +974 4010 6666

Qatar Tourist Contact Center: +974 4444 4106

Clima

O clima do Catar é continental, tropical, caracterizado por verões quentes e invernos amenos. A península na qual o Catar está localizado é banhada pelas águas do Golfo Pérsico. A estação mais quente vai de junho a setembro, a temperatura média nesse período é de +42 ° C e é acompanhada de alta umidade, chegando a 92%, o que torna a estadia no Catar desconfortável.

A melhor época para visitar o Catar é de setembro a maio.

Feriados

Eid al-Fitr: 05 de junho de 2019 (a data varia de acordo com o calendário lunar).

Eid al-Adha: 11 de agosto de 2019 (a data varia de acordo com o calendário lunar).

Dia Nacional do Catar: 18 de dezembro.

Dia Nacional do Esporte: segunda terça-feira de fevereiro.

Os feriados nacionais no Catar são amplamente celebrados em todo o país, e há muitos eventos emocionantes acontecendo nesses dias. Em homenagem aos principais feriados religiosos Eid al-Adha e Eid al-Adha, festivais separados são realizados em todo o país, e os feriados nacionais costumam ser acompanhados por eventos culturais, shows de fogos de artifício e outras diversões perfeitas para famílias com crianças.

Entre os principais feriados estão o Dia Nacional do Catar, que é comemorado massivamente no dia 18 de dezembro em diferentes pontos da cidade, assim como o Dia Nacional do Esporte, comemorado na segunda terça-feira de fevereiro.

Feriados no Qatar/ Catar

Neste dia, realizam-se por todo o país diversos eventos desportivos, entre corridas, passeios de bicicleta, caminhadas e outras iniciativas de saúde, em que participam milhares de residentes locais.

Em quase qualquer época do ano, você pode participar de algum evento ou festival e ter uma experiência única. Existem muitos eventos temáticos no Catar. Mesmo os gourmets mais exigentes apreciarão o mundialmente famoso festival anual ao ar livre Qatar International Food Festival, iniciado pelo Visit Qatar.

Existem também muitos outros festivais que cobrem vários aspectos da cultura local, incluindo pesca de pérolas, kite, livros, filmes e dhows tradicionais.

Além disso, existem festivais sazonais e festivos, entre os quais o festival da primavera no mercado Souq Waqif, o festival nacional de verão e os festivais muçulmanos.

Durante as festas, acontecem shows de animação, promoções em shoppings, concursos com premiação e diversão para as crianças em áreas lúdicas, enquanto cafés e restaurantes oferecem descontos tentadores. Eventos festivos atraem moradores locais e convidados do país.

Curiosidades sobre o Catar

– de acordo com o Global Peace Index, o Catar é um dos países mais seguros do mundo;

– Qatar é também um dos países mais ricos do mundo (líder em termos de PIB per capita);

– O Qatar/ Catar é a terceira maior reserva de gás natural do mundo, o sexto exportador mundial de gás e um importante fornecedor de petróleo e derivados;

O Catar abriga museus únicos no Oriente Médio, alguns dos quais são Patrimônios Mundiais da UNESCO.

O Catar sediará a Copa do Mundo da FIFA em 2022!

As principais atrações do Catar

Doha – a capital do Catar

Ao escolher o que ver no Catar em 1 dia, você deve primeiro ir à sua capital – Doha. Hoje é uma das cidades que mais crescem no mundo e uma das cidades mais prósperas da costa do Golfo Pérsico, e já há algum tempo – o centro econômico e petrolífero do Catar. Enormes arranha-céus, edifícios de alta tecnologia, muitos objetos históricos no “centro antigo”, os mais modernos centros de entretenimento, butiques, vilas, ilhas artificiais – tudo isso atrai milhões de turistas à capital, graças aos quais a economia do país está ganhando impulso todos os anos.

Corniche (Doha)

Uma das principais atrações da capital é a Corniche. Aqui, bem na costa, concentram-se os mais modernos arranha-céus com arquitetura incrível, simbolizando a prosperidade econômica de Doha e do Catar como um todo. O aterro tornou-se uma marca registrada do Catar.

Museu de Arte Islâmica O Museu de Arte Islâmica

continua a classificação das atrações – o principal museu do país e ao mesmo tempo o maior museu dos países do Golfo Pérsico. Além disso, como a maioria dos pontos turísticos do Catar, o museu é muito jovem – foi inaugurado em 2008. A arquitetura incomum do edifício é impressionante: vários enormes blocos de pedra do edifício são erguidos um sobre o outro em uma composição harmoniosa em forma de torre, que na aparência lembra a luxuosa vila de um xeque. No interior, é exibida uma coleção de produtos de arte islâmica – amostras de cerâmica, têxteis, manuscritos e outros artefatos islâmicos.

Site oficial: http://www.mia.org.qa/en/

Aspire Tower

Outra atração do Catar é a Aspire Tower. A torre em forma de tocha tem 318 m de altura, por isso se eleva visivelmente acima da capital e é vista de qualquer ponto da cidade. Uma vista especial da Torre Aspire é criada à noite – a torre, cuja superfície é totalmente emoldurada por vários milhares de lâmpadas LED, é lindamente iluminada.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Fort Al Kut

Apesar de a maioria dos pontos turísticos do Catar ainda serem muito “jovens”, há algo para ver no Catar e nos amantes da antiguidade. Al Kut é um grande exemplo disso: a fortificação foi construída no final do século retrasado, quando esta região do Catar ainda era ocupada pela Turquia. Naquela época, o forte servia como delegacia de polícia e, posteriormente, como prisão. Na década de 20 do século passado, Al Kut foi totalmente reconstruída, mas por muitos anos a fortaleza não foi utilizada de forma alguma, até que em 1978 foi inaugurado um museu, onde se encontram produtos do artesanato nacional, fotos históricas e artísticas.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Forte Umm Salal Mohammed

Semelhante a Al Kut, Forte Umm Salal Mohammed perto da capital. Este marco do Catar impressiona com sua localização e paisagens circundantes: o contraste do deserto abafado, o mar azul claro e as antigas muralhas do forte criam uma atmosfera única de tirar o fôlego.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Forte de Zubara

Das fortificações, você também pode visitar o Forte de Zubara, construído no início do século passado como posto da guarda costeira. Este marco do Catar é uma fortaleza feita em estilo lacônico, tradicional para construções desse tipo: paredes maciças e ameias cor de areia parecem simples e harmoniosas no cenário de paisagens desérticas. Era uma vez uma cidade no local do forte, que floresceu como um grande centro de comércio e pesca de pérolas. Atualmente, o forte abriga um museu.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Souq Waqif Market

Onde ir no Catar para sentir o próprio espírito do Oriente, o sabor nacional local? Claro, vá ao mercado Souq Waqif – um dos bazares orientais mais adequados para o turismo no Oriente Médio. Com efeito, no território do mercado existe todo um centro turístico, bem como muitos cafés e restaurantes com ambiente tradicional e pratos clássicos nacionais. Além disso, aqui você pode comprar souvenirs e artesanato, enquanto o mercado é organizado de forma que não haja barulho e multidões habituais.

Site não oficial: https://www.souq-waqif-doha.com

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Aldeia etnográfica “Katara” (Doha)

Outra atração colorida do Catar, que costuma ser incluída na viagem, é a vila etnográfica do Catar. A principal tarefa na criação desta instalação foi familiarizar os indígenas e visitantes do país com a cultura e tradições seculares do país. Este é um lugar ideal para visitar no Catar para conhecer de perto o espírito do país e seus costumes. Caminhando pela vila, você pode ir a uma galeria de arte com obras selecionadas de artistas do Catar, visitar um restaurante com culinária nacional, visitar uma das muitas lojas com pérolas e até relaxar em uma praia nobre com vários tipos de atividades aquáticas.

Site oficial: Katara

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

Ilha Artificial – A Pérola do Catar

A ilha é um projeto bastante ambicioso das autoridades do Catar – agora a habitação de maior prestígio está sendo construída e colocada à venda aqui, que é comprada principalmente por cidadãos estrangeiros. A nova costa da ilha está completamente construída com moradias e apartamentos de luxo, os melhores hotéis, boutiques e restaurantes. E o nome “Pearl” surgiu porque a mineração de pérolas anterior era ativamente realizada no local da ilha.

Catar/ Qatar: onde fica o país, sua capital, população e localização

CÓDIGO TELEFONE

Doha+24
Umm Salal+24