Entre o Rio e São Paulo tem um lugarzinho super gostoso pra você passar 1 dia, ou mais. Você sabia que pode-se visitar uma colônia de finlandeses sem precisar viajar para o sul do país? Descubra o que fazer em Penedo.

🇫🇮❄️ Sinceramente não sei se Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil. Eu só sei que é a mais famosa.

Localizando:

🛣🚗 Penedo é um bairro e parque ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro. Interessante que Penedo apesar de ser um distrito de Itatiaia, são dois destinos de viagem bem diferentes.

Por quê visitar Penedo?

Porque aqui existem pousadas super confortáveis e românticas no meio da floresta com exuberante fauna e flora, uma temperatura super amena, além de um climinha de natal que dura o ano todo,

O que fazer em Penedo-RJ em 1 dia.
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Penedo pra mim é a Campos do Jordão dos cariocas.

Se destinos aconchegantes, que possuem clima natalino durante o ano todo te interessa, acho que você vai gostar também desses outros destinos:

1- O que fazer em Campos do Jordão: A Suíça ou Alemanha brasileira?

2- O que fazer em Canela e Gramado, Serra Gaúcha: Dicas de turismo

Como chegar?

Penedo faz divisa com o distrito de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende RJ.

Além disso, sua entrada é bem fácil, às margens da Via Dutra.

Se você optar pelo carro:

A região é linda. Penedo é bem próximo do Pico das Agulhas Negras, o quinto ponto mais alto do Brasil!

O acesso para quem vem tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro é pela BR-116 até a saída 311 (entrada da RJ-163, entre as cidades de Itatiaia e Resende).

Caso você prefira vir de ônibus:

e vindo do Rio de Janeiro, a empresa Cidade do Aço te leva. Já de São Paulo, a viação Cometa faz a linha até Itatiaia, e de lá, é preciso um ônibus urbano da Viação Penedo (3381-8861).

Se você vier de avião:

o aeroporto mais próximo fica no Rio de Janeiro, a cerca de 180km (2 horas e meia de viagem).
Encontre aqui o melhor preço para sua passagem

Aí você pode alugar um carro e chegar
Encontre aqui as melhores opções para alugar um carro

Como se deslocar por Penedo?

Pelas ruas de Penedo. Essa região não passa carro. Foto: @IngridLima90

Para circular pelo centrinho de Penedo é bem simples, não tem mistério. Você consegue acessar alguns bares, restaurantes e lojinhas a pé mesmo.

No entanto, para chegar próximo da natureza, como por exemplo, visitar a Serrinha do Alambari e cachoeiras da região é necessário carro.

Acrescento também que você pode daqui, visitar também outras atrações extremamente bem recomendadas no coração da natureza selvagem como Parque do Itatiaia e as Vilas de Mauá, Maringá e Maromba.

Vista da Serrinha do Alambari

Quantos dias ficar em Penedo

Como eu disse anteriormente (no título do texto), a maioria das vezes passei 1 dia aqui, viajando pela Dutra. Estava viajando para o Rio, Juiz de Fora ou São José dos Campos e parava aqui para almoçar ou fazer um lanche. Mas também já parei por aqui vindo do Parque de Itatiaia ou vindo de Visconde de Mauá. Além disso já passei feriado prolongado e também final de semana comum.

Logo, os dias ideais pra visitar Penedo podem variar conforme a sua programação: de algumas horas, saindo da Dutra e parando por ali para comer alguma coisa; um bate e volta de alguma cidade próxima ou até finais de semana comuns e feriados prolongados.

Qual a melhor época do ano para visitar Penedo e região?

Eu já visitei em todas as épocas do ano. Quando fui pras cachoeiras do Parque do Itatiaia (parte baixa) vim no feriado do mês de outubro. Ou seja, se visitar cachoeiras for sua intenção recomendo vir fora do inverno, pois as temperaturas despencam. Mas por outro lado é o período mais seco, então para fazer trilha é ideal e super recomendado.

Fazendo trilha na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia no inverno, atividades próxima a Penedo, mas isso é assunto pra outro post.

O período que vai de novembro a março chove muito. Dessa forma as trilhas ficam perigosas, com muita lama, com real risco de cabeça d’água nos rios e cachoeiras (não, não é tromba d’água! Usamos erradamente essa expressão para nos referir a esse fenômeno. Aprendi também essa expressão correta fazendo esse texto. 🙂

E saiba que se você for ficar apenas no centrinho nem a temperatura, nem o clima interferem muito a sua visita.

O que comprar em Penedo:

Eu acho que dá pra fazer boas compras. Já comprei muito por aqui: Bolsas, roupas e calçados, artesanatos e decorações em geral. Além disso, muita comida pra levar pra casa (já que eu estava passando por aqui), como massas caseiras, doces, chocolates, frios e cervejas, tudo bem artesanal.

Ah, e da última vez, inspirada pela linda decoração, eu comprei até um guarda chuva lindo e colorido. hahaha. Mas ainda não usei.

Um guarda guarda-chuva lindo pra chamar de meu! Penedo, RJ

Resumindo, tem muita coisa e a dica que te passo sobre o que comprar em Penedo são os chocolates, os frios como queijos e comidinhas que levam trutas.

Já em relação aos alimentos, compramos cervejas artesanais, queijos, alguns tipos de frios, pastas de truta e muuuuito chocolate.

Existem algumas cervejarias artesanais em Penedo. Essas cervejas são da Casa do Fritz.

Penedo com crianças

Viajar para Penedo com crianças é super indicado. Parece que o lugar pensa nelas o tempo todo. Existem sorveterias e fábricas de chocolate em praticamente toda esquina.

Na vila do Papai Noel tem um espaço Kids enorme.
Casa do Papai Noel – Pequena Finlândia. Penedo RJ

Outra coisa que chama a atenção, é que por aqui você encontra algumas lojas de artigos infantis e muitos restaurantes também possuem espaço kids, como por exemplo o Restaurante Aglio e Olio.

Espaço kids no restaurante Aglio e Olio

🍲🍴Onde comer em Penedo

Locais para comer em Penedo é o que definitivamente não falta. Inclusive isso é um dos ponto fortes daqui, na minha opinião. Você encontra tudo e dos mais variados preços.

O lugar que eu mais frequentei foi o Rei da truta, porque meus pais sempre gostaram muito. Mas também tem churrasco, comida japonesa, mexicana, alemã, hambúrguer, pizza, sorvete, café finlandês, chocolate e cervejarias artesanais, ou seja, várias especialidades, e bem no centrinho!

Restaurantes que eu já fui e gostei 👍:

Além do Rei da Truta, o Jardim Secreto, Casa do Fritz, Giardino di Napoli, Rei da Truta, Petit Gourmet, Sorvete Finlandês e Aglio e Olio.

Almoço no Giardino di Napoli; restaurante no meio da mata.
Jantar especial no Restaurante Jardim Secreto, Penedo RJ
O restaurante Jardim Secreto faz parte da Associação da Boa Lembrança, quando você pede um prato e ganha uma peça exclusiva em cerâmica que você leva para casa depois de comer em um dos restaurante associados.

Fiquei com vontade de conhecer os seguintes restaurantes: Pérgola; Restaurante Pequena Suécia, a Casa da Picanha Penedo; a Casa do Chocolate, os Vikings, e a Cervejaria Penélope. Quem for lá depois me conta!


🏨 Onde se hospedar:

Nós ficamos na Pousado do Lago e adoramos. Localização excelente, piscina aquecida, academia, parquinho, bom café da manhã e vários patos espalhados por lá. Durante a semana a diária é mais barata, e o hotel está muito mais vazio.

Piscina aquecida!
Quarto com varanda muito agradável
Espaço kids no hotel em Penedo.

Minha amiga ficou na Pousada Sítio Itaúna. Eles acharam o café da manhã excelente, atendimento super cordial, instalações limpas e um contato extraordinário com a natureza que é o grande diferencial.

Redinha da varanda. Foto @IngridLima90
Detalhes do entorno da propriedade. Foto @IngridLima90

Hotéis em Penedo: Encontre e reserve pelo booking sua pousada por aqui

🍃💦O que fazer em Penedo? (além de comer kkk)

Bater perna pelo centrinho:

Você pode ver as inúmeras lojinhas localizadas na avenida principal (das Mangueiras) e tirar muitas fotos na casa do papai Noel.

Dizem que o Papai Noel se reveza entre Gramado, Campos do Jordão e Penedo.
Foto: 📷 @mari_anabarreto

A casa do papai Noel é a residência real oficial do Papai Noel no verão.

Vila do Papai Noel – Pequena Finlândia. Penedo RJ

É basicamente um shopping ao ar livre que reproduz uma vila finlandesa. O local é definitivamente uma gracinha, e você vai adorar tirar muitas fotos.

Casa do Papai Noel- Pequena Finlândia

Visitar a Serrinha do Alambari e seus pontos turísticos naturais

O centrinho de Penedo é realmente muito charmoso, porém, depois que você conhece a natureza do entorno você valoriza mais ainda esse destino.

Muita gente vem pra cá e aluga um quadriciclo ou anda a cavalo.

E da nossa última vez lá contratamos um passeio pela região para visitar a Serra do Alambari com um carro super estiloso.

Muita chuva na Serrinha do Alambari, Penedo RJ

Durante o passeio visitamos as três cachoeiras, o Poço das Esmeraldas, a cachoeira Três bacias, além de um lindo mirante.

Cachoeira das Três bacias
Poço das Esmeraldas

As atrações anteriores são perfeitamente plausíveis para se fazer em 1 dia em Penedo. Acordar bem cedinho, já curtir a linda natureza do local, depois almoçar e a tarde curtir o centrinho.

Caso tenha mais tempo, existem outras dicas.

O que fazer em Penedo em 2 ou mais dias:

Visitar o Clube Finlândia;

o Museu Finlandês Dona Eça;

o Pico do Penedinho, etc.

Um pouquinho da História de Penedo:

A história é super lindinha. Vou resumir parte dela pra vocês:

Um dia Toivo Uuskallio, agricultor que morava lá na Finlândia sonhou que Deus falava com ele, e disse assim: “Você precisa concretizar seus ideais sobre um modo de viver melhor numa sociedade nova e ideal”.

Então esse lavrador chegou à conclusão de que precisava aderir a vida simples e saudável:
“- Precisamos levar uma vida natural sem preocupações com comércio e sociedade de consumo. Cada família tem de cultivar no seu jardim tudo o que necessita para a sua alimentação, vestir-se com roupas mais leves possíveis, desfrutar dos raios de sol, respirar o ar puro, sem poluição, viver em paz, longe dos conflitos e guerras.”

Então ele percebeu que este tipo de vida era impossível na Finlândia, país este que possui um verão curto e o inverno longo, onde toda a natureza se cobre de muita neve e gelo.

Arquitetura Finlandesa. Foto retirada da Wikipedia

Dessa forma, Toivo Uuskallio, sua mulher Lisa e três jovens finlandeses partiram para o Brasil em 6 de agosto de 1927 (chegando no Porto do Rio de Janeiro).

Chegada ao Brasil:

Os finlandeses trabalharam em uma fazenda em Barra Mansa RJ até meados de 1928, quando rumaram para Itatiaia à procura do lugar ideal para a colônia finlandesa e assim concretizar seu sonho. Visitaram várias fazendas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, e até mesmo no Espírito Santo. E então souberam que a Fazenda Penedo, na época município de Resende, estava à venda. Era uma fazenda de 3.500 hectares, sendo que destes, 2.000 era só de pura floresta tropical. O local era um paraíso: tinha água em abundância por causa do rio que corria na propriedade, a qualidade do solo aparentava ser de boa qualidade, e por causa da topografia com variação de altitude, se poderia plantar tanto espécies europeias quanto tropicais.

Está gostando da história? Depois leia o desfecho aqui.

Dica de ouro:

A divisa com Visconde de Mauá, conhecida por suas belas paisagens naturais, acaba fazendo muitos visitantes esticarem a viagem ficando mais de um dia para explorar a região.

Veja a seguir outros roteiros de um dia no Brasil e no mundo.

Viaje com Norma – Serra da Canastra – Roteiro de 1 dia

Enquanto Elas Crescem – Um dia em Blumenau com Crianças

Viajando com a Cintia – Um dia em Brusque

De Lugar Nenhum – Um dia de inverno nas praias de Barcelona

Viajando com Moisés – Um Dia Inesquecível Por Chiang Rai na Tailândia

Flor na Cabeça – O que fazer em Munique em 1 dia: o guia completo!

ABC dos Viajantes – Roteiro de 1 Dia Para curtir São Roque

Viaje 24h – O que fazer em Zurique em 1 dia