Não podia deixar de ter um texto exclusivo dessa cidade que adoro passear. Desde 2007 venho aqui numa média de uma vez ao ano. Então descubra aqui informações sobe sua viagem para Campos do Jordão. Onde comer, onde se hospedar, um pouco de história, e o o que fazer em Campos do Jordão à noite, na pandemia ou o que fazer em Campos do Jordão à noite. Com essas dicas pra pra você montar um roteiro de 2 e 3 dias na cidade. Vamos lá

Leia também: 14 lugares românticos para viajar de casal em São Paulo, SP: veja algumas hospedagens românticas

Detalhes da arquitetura enxaimel em Campos de Jordão

Onde fica Campos do Jordão?

Campos do Jordão é um município localizado no interior do estado de São Paulo, rodeado pela majestosa Serra da Mantiqueira. A cidade fica à altitude de 1.628 metros, sendo, portanto, o município mais alto do Brasil.

Muitas pessoas que visitam Campos do Jordão gostam de destinos parecidos com Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha.

Veja esse post: O que fazer em Canela e Gramado, Serra Gaúcha: Dicas de turismo

Campos do Jordão vista do alto

Onde se hospedar em Campos do Jordão:

Desde que comecei a vir aqui me hospedei na cidade no máximo umas 4 vezes. A maioria das vezes foi bate e volta de São José dos Campos (90 km até aqui). Então as dicas que eu tenho para conseguir hospedagens mais baratas:

  1. Evite o mês de Julho e o feriado de Corpus Christi, pois são os períodos mais caros e cheios.
  2. Aproveite as cidades vizinhas para se hospedar, como por exemplo, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e porque não São Francisco Xavier? Todas elas possuem um charme tão rústico que tenho certeza que você vai adorar o passeio.

Leia também: Road trip na Estrada de Cunha a Paraty: veja o que ver e o que fazer nesse trecho da Estrada Real

Pelas ruas de São Francisco Xavier, voltando de Campos do Jordão

E o bairro de Campos do Jordão com mais atrações é a região de Capivari. Certa vez, quando me hospedei mais distante daqui o hotel fornecia transporte para vir para o burburinho.

Sobre os hotéis: Da penúltima vez nos hospedamos no Canadá Lodge e foi incrível. Além da decoração bonita misturando coisas típicas do Canadá com detalhes de natal, o atendimento é impecável.

Canadá Lodge – Campos do Jordão
Área do hotel cheia de crianças – Canadá Lodge

O que fazer em Campos do Jordão em Julho?

Todas as atividades que são realizadas durante todo o ano podem ser feitas em Campos do Jordão em julho. Porém existem alguns detalhes que só essa época tem: Se você quer cidade abarrotada, gente elegantíssima, preços mais altos, mas com mil atrações e eventos todos os dias (alguns até grátis), o melhor mês é Julho, pois tem o Festival de Inverno. Não esqueça do detalhe que no mês de Julho em Campos do Jordão, a maioria dos produtos e serviços possui o preço mais elevado.

Noite de inverno em Campos do Jordão

Qual a melhor época para visitar Campos do Jordão?

Depende do que você procura. . Abril, maio, e setembro são os melhores meses na minha opinião. A cidade está com o friozinho gostoso, mas sem lotação máxima.

O que fazer em Campos do Jordão no verão:

A cidade sempre tem bastante turista, nunca vim pra cá e ela estava vazia, mesmo no alto verão, que inclusive possui temperaturas bastante amenas para o padrão brasileiro, com dia quente e noite bastante fresca. Na verdade é bom visitar Campos do Jordão o ano inteiro. E lembre-se, mesmo no verão, leve leve casaco na mala, existem noites que fazem zero grau. Ou não traga casaco e compre aqui. A cidade é excelente para compras de roupas de frio no verão (menos em Julho, quando tem menos promoção).

Vegetação bonita em Campos do Jordão – mês de maio

A última vez que viemos pegamos a Oktoberfest no restaurante de culinária alemã, e na penúltima vez, a decoração de Natal.

Nando e Iara curtindo a Oktoberfest da Baden-Baden, restaurante de culinária alemã em Campos do Jordão – Outubro
Meninas no Natal Luz de Campos do Jordão em dezembro

Esse ano tentei repetir minha ida ao festival das Cerejeiras em Agosto, mas infelizmente o final de semana que me programei estava chovendo. Mas é um período que eu recomendo bastante.

Festival das Cerejeiras – Mês de agosto em Campos do Jordão

O que fazer em Campos do Jordão fora de temporada?

Fora de temporada não muda muito em relação ao que visitar em Campos do Jordão. No entanto, a esmagadora vantagem é que você consegue fazer ótimas compras, com preços de vestuário e artesanato bastante camaradas. Além disso, fora de temporada você consegue diárias mais baixas nas hospedagens dos hoteis.

O que fazer em Campos do Jordão: Comer em seus inúmeros e deliciosos restaurantes

A cidade tem uma opção incrível de gastronomia. O carro chefe aqui é a culinária suíça e o fondue pode ser encontrado nos melhores restuarantes.

Um dos meus pratos favoritos é a truta ao molho de pinhão e as massas italianas.

Nos restaurantes em Campos do Jordão tem também a cultura de se comer bem os variados cortes de carnes. Mas saiba que você come bem as várias culinárias que existem por aqui, como por exemplo, a argentina, portuguesa, mineira, além de uma extensa carta de vinhos e tipos de cervejas.

As sobremesas fazem muito sucesso e as compotas de doces, o chocolate quente cremoso, os diversos tipos de sorvetes, e as tortas de maçã, também são bastante consumidas na cidade. Os produtos são feitos com pela fabricação própria e de modo artesanal.

Em Campos do Jordão existem também bons restaurantes self service, que fazem a viagem sair um pouco mais econômica.

Esse assunto é tão interessante e vasto que temos um post exclusivo sobre onde comer em Campos do Jordão com os melhores restaurantes (tem dicas também de restaurantes baratos). Não deixe de ler:

Onde comer em Campos do Jordão: melhores restaurantes

Uma das “atrações” na cidade é a gastronomia. O que comer e onde comer em Campos do Jordão é levado a sério.

O que fazer em Campos do Jordão

A serra da Mantiqueira é espetacular, e a arquitetura desta cidade enfeita mais ainda o que já é literalmente “bonito por natureza”.

Serra da Mantiqueira, pelos arredores de Campos do Jordão

E já aviso que a cidade oferece muito mais atividades do tempo que você tem disponível para ficar aqui. Então escolha algumas coisas pra fazer em seu roteiro de 2 ou 3 dias e volte mais vezes. Muita gente passa uma semana aqui, de férias, outros preferem um feriado prolongado.

Detalhes da arquitetura europeia da cidade

1) O que visitar e o que fazer em Campos do Jordão:

Parque do Capivari + Teleférico de Campos do Jordão + Morro do Elefante

Se você como eu adora ver as cidades do alto, esse passeio é indicado. No Parque do Capivari, está o primeiro teleférico construído do Brasil que te leva ao morro do Elefante. O curioso nome desse morro tem origem devido a formação da montanha, que se vista do alto se assemelha ao contorno de um elefante.

Então nos aventuramos e subimos para avistar a cidade lá de cima. O passeio nas cadeirinhas foi rapidinho, durou uns 5 minutos.

Subindo o teleférico de Campos do Jordão rumo ao morro do Elefante

O cume do Morro do Elefante alcança a altitude de 1,8 mil metros acima do nível do mar. O local possui um jardim com bancos, e algumas barraquinhas de artesanato. Dali conseguimos enxergar a Vila Capivari e arredores, além de diversas montanhas da região.

Morro do Elefante – Campos do Jordão

Se você não quiser andar no teleférico, você pode fazer esse trajeto de carro. Lá em cima tem também o Parque dos Elefantes um museu que conta a história desse grande mamífero com estátuas e fotos. O valor da entrada é revertido em um chaveiro de recordação do local. É simples, mas agradável; vale à pena conhecer, principalmente se você estiver com crianças!

Aberto de quarta à segunda das 10h às 17h. Os ingressos são vendidos na bilheteria do Parque. Valor por pessoa R$ 25,00 – Crianças são permitidas a partir de 1,40m de altura. Av. Emílio Ribas S/N – Parque Capivari, Vila Capivari.

Veja também: Mirante Mantiqueira proporciona vista privilegiada da charmosa Campos do Jordão (SP)

Lá em baixo, no parque do Capivari também existe um lago com pedalinhos em forma de cisnes e mais barracas de artesanatos.

Parque do Capivari – Campos do Jordão

2) Bater perna no bairro Capivari.

A maioria das vezes quando eu venho a Campos é apenas essa atividade que faço. E termino o passeio tomando um chocolate quente beeeeeem cremoso, e no horário que não estou tomando o chocolate estou tomando a cerveja artesanal da cidade. Aí, enquanto não chega o horário de repetir de novo (a cerveja e o chocolate), estou vendo as lindas e inúmeras lojinhas que ficam no bairro Capivari. Existem diversos locais para shoppings, como por exemplo o Shopping Capivari, o Aspen Mall, o Boulevard Geneve, o Center Suíço, etc. Há tantas lojas de artesanato quanto de grifes. Em alguns períodos do ano, quando você passa pelo portal da cidade são entregues inúmeras propagandas e cupons de desconto para mergulhar de cabeça nas compras. Campos do Jordão é referência, pois possui fábricas de chocolates, cerveja e de malhas, sendo possível visitar as duas primeiras.

Eu e minha mãe aquecendo a economia da cidade.

3) City tour no Trenzinho da Montanha com passeio até a ducha de Prata e outros locais de interesse

Bem na entrada do Parque de Capivari você consegue apanhar o trenzinho que roda pelos bairros charmosos.

Trenzinho da cidade

O passeio é muito agradável, os guias são bem humorados e dão informações interessantes sobre a cidade. Você chega numa queda d’água bonita -a ducha de prata- e te levam a uma chocolateria.

Ducha de prata

4) O que fazer e visitar em Campos do Jordão: Horto Florestal

Entrada do Horto Florestal de Campos do Jordão


Este local é mais distante do Centrinho (Bairro Capivari), onde tem a natureza bruta. O Parque Estadual de Campos do Jordão – chamado de Horto Florestal, possui uma extensa área cheia de trilhas (de intensidades diferentes), cercadas por plátanos centenários, com rica flora.

Detalhes da natureza no Horto Florestal de Campos do Jordão
Loja de artesanato no Horto Florestal de Campos do Jordão

Aqui é um lugar para calmas caminhadas, praticar a observação de pássaros ou simplesmente descansar fazendo um piquenique (com lugar apropriado para isso).

Placa sinalizando trilha no Horto Florestal de Campos do Jordão

O grande destaque dessa área de preservação é a Represa do Salto, que chega a abastecer até 30% da demanda hídrica da cidade.

Beleza na Serra da Mantiqueira

Parque Estadual Campos do Jordão
Aberto Diariamente das 8h às 17h30 (exceto nas quartas-feira)
Endereço: Avenida Pedro Paulo, s/n° – Campos do Jordão/SP
Telefone: (12) 9 99607-0501
email: contato@parquecamposdojordao.com.br
site: parquecamposdojordao.com.br

5) Visitar o Pórtico da Cidade:

O pórtico de Campos do Jordão é lindo e marca presença. Quando você está chegando e o avista é uma alegria. A construção, em estilo típico alemão, encanta o turista, principalmente, aqueles que estão chegando pela primeira vez. Parar rapidinho no Pórtico e tirar uma foto para você colocar nas suas redes sociais é o que muita gente faz, pois o local é bem Instagramável.

6) Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão

O Museu Felícia Leirner, é uma instituição do Governo paulista em parceria com a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), e foi inaugurado em 1978. O local é lindo e aberto, ou seja, é bom vir em dia de sol.

Por aqui tem da Mata Atlântica, e a atuação da instituição se dá em três eixos:

  1. nas Artes Visuais, representadas por quase 90 feitas pela artista Felícia Leirner, considerado um dos acervos de esculturas mais importantes do Brasil,
  2. nas artes musicais, representada pelo Auditório Cláudio Santoro, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina, e
  3. no eixo Ambiental, representado justamente pela área onde está localizado o museu.

Impossível não se lembrar de Inhotim e de Uaná Etê

Veja o site da atração https://www.museufelicialeirner.org.br/

7) Visitar o Palácio Boa Vista – Campos do Jordão

Vale a pena visitar o Palácio principalmente pelos quadros de Tarsila do Amaral, Volpi e Portinari, e também por ser parte da história de São Paulo desde os anos 1960.

O guia faz com que a visita seja mais interessante, pois conhece muito da história não só do palácio, mas também da cidade.

Para visitar o Palácio Boa Vista tem que ter agendamento, senão essa visitação não acontecerá. Se você reservar, é bom pegar o Tour guiado, que faz bastante diferença. Existem algumas áreas que são restritas, afinal é a casa do governador. É uma atração gratuita.

AGENDAMENTO DE VISITAS E INFORMAÇÕES:

(12) 3662.2033 ou (11)2193.8452/ 8810

slpereira@sp.gov.br | eventospalacio@sp.gov.br

http://www.saopaulo.sp.gov.br/palacioboavista

Endereço: Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 Boa Vista, Campos do Jordão, Estado de São Paulo

Informações retiradas do site do Governo de São paulo

8) Visitar as cervejarias de Campos do Jordão

A cidade possui inúmeras cervejarias que valem a pena visitar. Destaco a Cervejaria Baden Baden e também a Cervejaria Campos do Jordão. Essa última está disponível até para piquenique.

Leia também: Visitando a Cervejaria Baden Baden em Campos do Jordão

9) Fazendinha Toriba

A Fazendinha Toriba está localizada em Campos do Jordão, bem perto do Hotel Toriba.

Tem uma área enorme e as crianças adoram. Os bosques daqui possuem vegetação nativa, rio e lago e hortinha orgânica.

Aqui as crianças podem tocar, alimentar e aprender mais sobre os animais domésticos como: Galinhas, galos, Patos, Gansos, Marrecos, Ovelhas, vaca, boi, Coelhos, etc.

O local conta com quiosque para refeições e mesas para fazer piquenique.

Endereço: Estrada Paulo Costa Lenz Cesar, 630 – Campos do Jordão, SP.
(12) 3668-5000

Veja o site da atração: http://fazendinhatoriba.com.br/

10) O que visitar em Campos do Jordão: Parque Amantikir

Visitamos recentemente esse parque e adoramos.

Só vejo flores aqui, e vocês?

E olha que o dia era pura neblina, então fiquei imaginando num dia de céu azul maravilhoso. Aprendemos sobre a lenda Tupi que dá o nome dessa Serra de Amantikir, que significa Serra que Chora (palavra que mudou para ‘Mantiqueira’ por causa do sotaque dos primeiros lusitanos que chegaram à região montanhosa entre São Paulo e Minas). Detalhes da lenda aqui http://www.parqueamantikir.com.br/a-lenda-de-amantikir/

Mirante no Parque Amantikir

O parque é enorme, com 28 jardins temáticos cheios de flores coloridas e plantas diferentes. A ornamentação é linda, com direito a labirinto e uma casa na árvore daquelas que habitam o sonho de todas as crianças e está aberta à visitação (mesmo sendo do proprietário, com móveis e objetos particulares).

Casa na árvore. Parque Amantikir


Há o jardim inglês, o chinês, o austríaco, o alemão, entre outros, e ficamos a tarde toda por aqui. É um lugar excelente para caminhar e descansar, e tirar mil fotos.

Labirinto de grama baseado na cultura celta, parque Amantikir

O terreno tem bastante inclinação em terra batida, então vá com sapatos bem confortáveis.

Bosque das coníferas

O guia nos explicou que o parque fica aberto todos os dias do ano, e no final do tour paramos na loja e tomamos um chocolate quente e comemos pão de queijo.

Como Chegar em Campos do Jordão:

Para chegar em Campos do Jordão é fácil. A cidade fica entre os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive tem ônibus direto delas. Distante 173 km da capital Paulista, sua principal via de acesso é a Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Já do Rio de Janeiro é cerca de 340 km.

Se você vier da capital mineira a viagem é mais longa: são quase 500 km. Você virá pela rodovia Fernão Dias (BR-381) até a altura de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Então pegue a BR 459 (sentido Santa Rita do Sapucaí) e logo depois pegue a MG-173 até São Bento do Sapucaí- SP. Logo depois você pegará um trecho bem bonito entre a rodovia SP 042 e a SP 050 (rodovia Monteiro Lobato) até Campos do Jordão.

Nunca se esqueçam de baixar no seu celular um aplicativo que fornece informações sobre o trânsito. Eu uso o Waze e Google maps. Pois naquele dia a rota prevista pode não ser a melhor opção, então sempre é bom ter isso em mente.

De avião:

O aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, mas só tem voo do Rio de Janeiro, então se você vier de outra cidade, você vai ter que descer em Guarulhos, e aí são mais 2 horas e 20 min (156 km) de estrada. Infelizmente não tem ônibus direto do aeroporto de Guarulhos para cá, mas existe a possibilidade de pegar o ônibus do aeroporto de Guarulhos para São José dos Campos. E ao embarcar no próximo ônibus de São José para Campos do Jordão, você chega em 1 hora e 30 min. São vários horários, e ambas passagens você viaja pela empresa Pássaro Marrom. Do aeroporto de Guarulhos você também pode alugar um carro e vir.

Campos do Jordão
o que fazer em Campos do Jordão
Como chegar 
onde comer
onde se hospedar em Campos do Jordão. 
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Mapa da região retirado do site http://www.mosaicomantiqueira.org.br

O guichê da Pássaro Marrom no aeroporto de Guarulhos fica no Terminal 2, na calçada do lado de fora, no piso de desembarque, entre os portões C e D. Entre no site para comprar sua passagem.

Leia também: O que fazer em Aparecida, São Paulo SP

Campos do Jordão
o que fazer em Campos do Jordão
Como chegar 
onde comer
onde se hospedar em Campos do Jordão. 
enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
Subindo a Serra pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro

Inclusive se você está vindo pra Campos do Jordão pela Rodovia Presidente Dutra recomendo fazer uma parada estratégica na cidade de Aparecida. O blog D & D mundo afora tem um  post muito bacana falando sobre esse destino.