O Dia do Vinho é comemorado no primeiro domingo de junho, sendo uma ótima oportunidade para viajar e saborear uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros e pessoas de todo o mundo. Veja aqui algumas das melhores vinícolas para visitar no Brasil!

Afinal, com sabor marcante, essa bebida também causa muito impacto positivo na economia das regiões, não apenas com a produção, mas também com o enoturismo, visto que a visita em vinícolas é um passeio que conquista os viajantes.

Iniciado de forma modesta em nosso país, a produção de vinhos foi destaque principalmente na região Sul, mas hoje em dia os vinhos feitos no Brasil ganham cada vez mais espaço de destaque. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com alguns dos melhores destinos para você aproveitar o Dia do Vinho da melhor maneira.

Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:

1. Jolimont, Gramado, Rio Grande do Sul

Com excelente infraestrutura, ótimas opções de lazer e muita qualidade de vida, muitas pessoas procuram uma imobiliária em Gramado a fim de investir e morar na região. Conhecida por ser o principal destino turístico de inverno, a cidade ainda conta com ótimas opções de passeios. Localizado na Serra Gaúcha, a maior produtora de vinhos do Brasil, o município, portanto, oferece ótimas opções para quem quer saborear vinhos de qualidade, com vinícolas e passeios muito interessantes. 

Recomendo visitar a vinícola Jolimont

Recomendo ficar hospedado em um dos melhores hotéis do Brasil e do Mundo.

Hotel Colline de France

Veja mais artigos imperdíveis aqui do blog para você organizar sua visita a Gramado

  1. Como chegar em Gramado e Canela
  2. O que fazer em Gramado e Canela com crianças, Serra Gaúcha: Dicas de turismo
  3. Onde comer em Gramado: dicas dos melhores restaurantes
  4. Vale a pena jantar na Pizzaria Kongo em Gramado em 2022
  5. 17 cidades no Brasil que parecem a Europa
  6. Páscoa em Gramado: conheça as 13 melhores fábricas de chocolates da cidade
  7. Pontos turísticos do Rio Grande do Sul: veja onde ficar e o que fazer

Contrate aqui com cancelamento grátis: Tour pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos

16 Melhores vinícolas para visitar no Brasil
16 Melhores vinícolas para visitar no Brasil

2. Vinícola TerraNova – Miolo – Vale do São Francisco, Bahia

   Engana-se quem pensa que a região Nordeste não tem bons representantes na produção de vinhos. Afinal, o clima quente e seco da Caatinga não é nada favorável ao desenvolvimento da fruta. além disso, a paisagem que vem à mente quando pensamos em vinho é a região serrana, com montanhas e temperaturas baixas, não é mesmo? Contudo, a resiliência dos viticultores e técnicas de irrigações associadas à proximidade com o Rio São Francisco fizeram com que a região prosperasse e hoje seja considerada uma das maiores produtoras do país. 

Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:

3. Santa Teresa, Espírito Santo

 Na serra capixaba, a cerca de 1h30 de Vitória, está localizada a cidade de Santa Tereza, colonizada por italianos e que se destaca na viticultura do estado. Anualmente, acontece a Festa do Vinho e da Uva, celebrando a cultura italiana e permitindo que os visitantes façam a famosa pisa da fruta. Com clima serrano e charmoso, o local é excelente para passar o final de semana e você ainda pode experimentar a grappa, um tipo de cachaça feito a partir do bagaço da uva, assim como bebidas fermentadas com jabuticaba. 

 Leia também: 10 melhores cidades brasileiras para viajar com crianças

Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:

4. Vinícola Rio Sol: Lagoa Grande, Pernambuco

 Excelente destino para os amantes do vinho, Lagoa Grande está localizada no Vale do São Francisco, seguindo a mesma linha da cidade baiana citada anteriormente. Com técnicas inovadoras, a região é famosa pela produção de vinhos de qualidade, com parreiras a perder de vista na zona rural. Com diversas vinícolas para visitar, a Rio Sol permite que o turista conheça todo o processo de produção, além de saborear diferentes rótulos. 

Leia também: Lugares para passar o final de ano no Brasil barato: Conheça 6 destinos

5. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

 Considerada a terra do vinho e da massa, Bento Gonçalves é uma cidade muito charmosa localizada a cerca de 100 km de Porto Alegre. Servindo como base para o roteiro do Vale dos Vinhedos, a região oferece estrutura completa para quem quer saborear rótulos deliciosos e relaxar em meio ao clima gaúcho. As principais vinícolas são a Casa Valduga, Almaúnica e Cave de Pedra. 

Leia tudo sobre a visitação a vinícolas e turismo no Vale dos Vinhedos RS:

  1. Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas
  2. Onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves RS: Turismo e dicas
  3. Cidades do sul do Brasil para conhecer: descubra 6 e se apaixone

Não deixe de se hospedar no incrível SPA do vinho em Bento Gonçalves. Veja preço e fotos e se apaixone aqui: Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection

16 Melhores vinícolas para visitar no Brasil

Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:

6. Andradas, Minas Gerais

 A Casa Geraldo está presente na cidade de Andradas há mais de 30 anos, passando de geração para geração o amor por essa bebida. Essa vinícola, inclusive, é pioneira na produção de uvas da espécie vitis vinífera, sendo considerada a maior produtora da região e uma das maiores vinícolas do estado mineiro. Portanto, além de degustar vinhos produzidos no local, o turista também pode conhecer a produção, além de levar para casa alguns produtos.   

Para onde viajar em dezembro: 20 Lugares no Brasil e no mundo para curtir as férias!

Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:

7. Chandon, Garibaldi, Rio Grande do Sul

 A pequena cidade de Garibaldi, no Rio Grande do Sul, também faz parte do Vale dos Vinhedos. Além disso, é aqui que está uma das marcas de espumantes mais famosas do mundo: Chandon. Existem três tipos de visitação no local, a que inclui um tour completo pela adega e degustação de seis rótulos da bebida, a que engloba apenas a experimentação com dicas de harmonização, e a visita na loja, que inclui a degustação de dois rótulos. 

Leia também: Vale a pena visitar o SkyGlass Canela e o Abusado no Parque da Ferradura na Serra Gaúcha

8. Vinícola Terrassos: Amparo, São Paulo

 A apenas 150 km de São Paulo está a Vinícola Terrassos, em Amparo, sendo uma ótima opção para degustar bons vinhos e ainda comer bem. Localizado a 850 metros de altura, a vista da região é incrível, sendo uma experiência diferenciada para os visitantes. Além de passeios guiados pela produção, o local ainda oferece degustação aos visitantes e a opção de realizar um piquenique. 

Leia também: Lugares para ir no feriado: Descubra 11 lugares no Brasil para conhecer e descansar

Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:

9. Vinícola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal (SP)

Leia também: Lugares mais visitados do Brasil

10. Vinícola Góes – São Roque (SP)

11. Vinicola Vale Do Vinho, Cunha São Paulo

12. Vinícola Monte Boa Vista, Cunha São Paulo

Melhores vinícolas para visitar no Brasil

13. Vinícola Góes – São Roque (SP);

14. Família Geisse – Pinto Bandeira (RS)

15. Salton – Vale do Rio das Antas (RS)

Conclusão sobre as Melhores vinícolas para conhecer no Brasil:  

 Então, agora que você conhece alguns dos melhores destinos para saborear um bom vinho, já pode planejar sua próxima viagem. Temos certeza que terá uma ótima experiência, principalmente se tiver uma boa organização e criar um roteiro de passeios.