Encontre aqui as melhores dicas e inspirações de como montar e preparar uma tábua de frios, para tornar qualquer momento, ainda mais especial. Veja alguns passo a passo.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Como montar tábua de frios
Bandeja/ tábua de frios com vários tipos de presuntos. Tem até aquele espanhol que é super chique chamado de Pata Negra, já ouviu falar?

A tábua de frios é uma ótima alternativa, independente de qual seja a ocasião e a estação do ano. Essa é uma excelente pedida que se encaixa em um happy hour, em uma noite de vinho com aquela companhia especial, em um encontro com parentes, para assistir um jogo, filme ou série ou até mesmo como entrada, antes de servir o prato principal.

Sendo muito prática para se montar e preparar, a tábua de frios promete agradar todos os gostos, além de ser super atrativa.

Entretanto, para que sua tábua de frios chame a atenção até mesmo dos paladares mais exigentes, é importante que você aprenda a montá-la de forma correta e saiba colocar os alimentos.

Existem diversas técnicas que você pode utilizar para organizar a sua tábua, para que ela fique equilibrada, apetitosa e proporcional.

Mas não se preocupe! Pois você pode montar e preparar a sua tábua de frios com ingredientes que você provavelmente já tem na geladeira da sua casa! Pode ser uma tábua de frios pequena ou maior, para mais pessoas.

Enfim, acompanhe o artigo até o final, e confira como montar e preparar uma tábua de frios extremamente saborosa!

Ah, uma tábua de frios ao ar livre pode virar um delicioso e inesquecível piquenique.

Ingredientes para montar uma tábua de frios

Primeiramente, saiba que você pode montar e preparar a tábua de frios com ingredientes que combinam perfeitamente com o seu paladar.

Entretanto, é importante que você entenda cada um dos ingredientes que serão usados, além de seu papel na degustação.

Lógico que não é essencial que você coloque na tábua todos esses ingredientes, mas é interessante que a quantia esteja equilibrada.

A parte boa é que a maioria dos ingredientes você já vai ter em casa. Lembre-se de que o conceito da tábua de frios é poder colocar os ingredientes somente adicionando alguns outros componentes.

Tipo de Queijos para uma tábua de frios

Para a maioria dos degustadores, os tipos de queijos são os ingredientes principais da tábua de frios. Coloque os mais populares tipos ou os mais chiques.

Como existe uma grande variedade de queijos, vai ser sempre viável usar sabores, consistências e texturas diferentes, para que a diversidade e a complexidade da sua tábua sejam garantidas.

De modo geral, você pode fazer a separação dos queijos levando em consideração a constância dele (duro, mole, fresco, semiduro). Após a separação, agrupe-os conforme o sabor, a cor e suas outras individualidades.

Para uma tábua de frios completa e chique, aposte em um queijo de cada tipo. Sendo que a muçarela de búfala, parmesão, queijo prato, gorgonzola, gouda, queijo de cabra, camembert e brie, são ótimas sugestões.

Como montar tábua de frios
Essa tábua de frios é bem simples, e meio retangular, mas os alimentos se encaixam perfeitamente numa tábua de frios quadrada. Mesmo os alimentos sendo simples como queijos, azeitona e algumas carnes eu achei ela bem chique, pois tem variedade dos produtos.

Como montar tábua de frios: Inclua Carnes

Garantindo sabores salgados, intensos e muitas vezes defumados para a sua tábua de frios, as carnes são carregadas de umami, aquele sabor que quando apreendido pelo nosso paladar, têm a capacidade de causar uma deliciosa sensação de “água na boca”.

Você pode usar tanto carnes embutidas, como os casos do salame, linguiça, mortadela e presunto, quanto carnes curadas, como o presunto cru, copa, pastrami, toucinho e bacon.

Se for viável para você, acrescente ao menos duas escolhas de cada tipo, para conseguir alcançar maiores alternativas de sabores.

Se você for vegano ou vegetariano, pode encontrar alternativas de carnes à base de vegetais, ou até mesmo preparar algumas opções na sua casa. Eu acho que o cogumelo shimeji super substitui carne, e é delicioso.

Eu amo salmão defumado e acho que toda tábua de frios chique deve conter esse produto.

Uma carne que uma amiga adora e ela sempre brinca que é tábua de frios de pobre é aquela que tem salsicha picadinha. Mas se é do seu paladar, não ligue e inclua a salsicha. Minha filha é criança e adora.

Leia também: Culinária japonesa: 25 pratos típicos da gastronomia do Japão – comidas tradicionais e nacionais

Pães

Além de serem usados como uma alternativa para saborear os outros ingredientes, os pães também são ótimos para limpar e equilibrar o seu paladar enquanto está degustando os alimentos.

Dessa forma, é interessante fornecê-lo junto com a tábua de frios.

Entre as alternativas de pães para tábuas de frios, você pode optar por servir pão integral, pão francês ou até mesmo pão de forma. Não se esqueça também das deliciosas torradinhas. Se você quiser incrementar a tábua de frios e fazer uma bem chique inclua croissants, crostinis e pode fazer umas burratas. Aí é ” chique no último”.

Geleias

Sendo o ingrediente perfeito para acompanhar os pães, as geleias apresentam um sabor doce capaz de neutralizar o sal, combinando até mesmo com os queijos.

Mas não é necessário inserir muitas alternativas. Assim sendo, use o que você já tem na sua casa.

Dois ingredientes que são ótimos para substituir as geleias, são o melaço de cana e o mel. Então, não se prenda à geleia, e use a sua criatividade.

Sugestões de geleias chiques que eu adoro para a tábua de frios: geleia de pimenta, de hortelã, de frutas vermelhas e alguma bem diferente, para experimentar durante o evento.

Patês e pastas

Essa é mais uma opção de ingrediente que serve como acompanhante dos pães. Os patês são super fáceis de preparar, e podem ser feitos com ingredientes que você tem na sua geladeira.

Além disso, para fazer um patê, você não vai precisar de muito tempo e nem muitos ingredientes.

Sirva os seus patês em pequenos pratos ou potinhos junto com algumas espátulas, para que todos possam se servir. Invista em patês de azeitona, atum, cebola, ervas finas, ricota e presunto, pois são bem conhecidos.

Para ter uma pegada meio árabe, inclua patê de grão de bico e coalhada.

Se você quiser viajar para o México sem sair de casa, faça um guacamole para sua tábua de frios (guacamole é basicamente purê de abacate temperado com sal, limão, azeite, cebola, tomate e pimenta). Aí você pode substituir o vinho pela tequila. Arriba!

Se você quiser arrasar no patê super chique, pode incluir um patê de caviar (ou de ovas de peixe), aí ninguém te segura.

Como montar tábua de frios
Essa bandeja/tábua de frios tem carnes (tem até ovo), frutas, pães, saladinha, pão preto, queijo e até iogurte. Nesse dia fizemos uma tábua de frios como brunch, que foi uma refeição que tem cara de café da manhã e almoço.

Como montar e preparar tábua de frios: inclua Conservas

Normalmente, é comum encontrarmos as conservas nas geladeiras, pois são opções que combinam impecavelmente com os outros ingredientes da tábua de frios.

Você pode encontrar uma grande variedade de conservas para inserir na sua tábua.

O palmito, azeitona, pepino, ovo de codorna e pimenta biquinho são excelentes opções de conservas. Lembre-se de acrescentar os palitinhos de degustação, para que os seus convidados e você consigam saborear essas maravilhas.

Frutas

Por apresentarem uma pequena acidez e sabor mais adocicado, as frutas servem com um excelente contraponto no nosso paladar, não é mesmo?

Especialmente quando se trata dos queijos e da carne. Você tem a opção de oferecer tanto frutas secas como a tâmara, damasco e uva passa, quanto frutas frescas como figo, maçã, morango, pera e melão.

É interessante cortar as frutas em pequenos pedaços, para que os seus convidados consigam pegá-las com maior facilidade. Use aqueles palitinhos chiques e divertidos. Veja:

Molhos

Para criar incríveis combinações de sabores salgados e doces e, consequentemente, criar contrapontos, você pode incluir na sua tábua de frios alguns molhos.

Faça (ou compre) um molho de pimenta, de azeite, maionese de ervas, molho de iogurte, pasta de alho e sardela italiana, são ótimas pedidas.

Outro molhos que eu adoro e acho chique são os de mostarda e mel, barbecue, de queijo, e o de salada.

Já a Tábua de pobre que eu adoro também pode ter catchup.

Castanhas

Enfim, disponha algumas opções de castanhas para os convidados degustarem. Você pode oferecer castanhas de diferentes tipos para agradar a todos os paladares.

Uma boa ideia de organização, é dispô-las em meio aos outros ingredientes, utilizando a irregularidade como base.

Existem diversos tipos de castanhas, mas a castanha-do-Pará, o amendoim, a castanha-de-caju, as nozes e as amêndoas se encaixam perfeitamente em tábuas de frios.

Se você quer uma tábua de frios chique, para impressionar a pessoa que está compartilhando com você não deixe de incluir macadâmia, pistache, avelã, pinhões e castanhas portuguesas (essas são encontradas em épocas certa do ano, não é sempre);

Ideias ótimas para montar tábuas de frios

Como você já entendeu um pouco sobre cada ingrediente, é a hora de entender como montar a sua tábua de frios.

Além de garantir um lindo visual, a distribuição dos ingredientes torna o momento de degustação mais prático. Isso porque todos os convidados poderão se servir.

Para isso, utilize na montagem pratos e tábuas de madeira que você já tenha na sua casa. Veja a seguir algumas inspirações de montagem.

Tábua retangular

Uma ótima opção de arrumação é com as tábuas que apresentam formatos retangulares.

Se tratando delas, é interessante que você faça a divisão em quadrantes, e dos alimentos ou em grupos com formas irregulares, que trarão aquele visual mais bagunçado, mas que não deixa de ser atrativo.

A indicação para as tábuas retangulares, é permitir que um ingrediente ocupe suavemente o espaço de outro. O que garantirá uma maior sensação de riqueza para a tábua de frios.

Leia também: Lugares para tomar café da manhã em São Paulo, SP: conheça 11 opções

Como montar tábua de frios
Ideia de Tábua de frios retangular.

Como montar tábua de frios

Tábua redonda

A organização nas tábuas redondas, torna o acesso aos ingredientes mais prático. Isso porque não existem extremidades, e a distância entre eles acaba se tornando pequena.

Além disso, a arrumação dos alimentos é mais fácil. Pois basta que você siga o formato da tábua para dispô-los.

Tome como ponto de partida a arrumação dos potinhos pequenos com os patês, molhos, geleias frias e conservas.

Posicione-os em lugares que estejam perto do meio da tábua. Após isso, complete os quadrados que restam, com pães, carnes, queijos e com os outros ingredientes. Lembrando sempre de seguir o formato da tábua.

Faça a decoração da sua tábua de frios utilizando ervas frescas, como alecrim, salsinha e manjericão. Pois, além de garantirem um excelente contraponto no visual, elas são ótimas para aromatizar a tábua.

Leia também: 17 dicas para ter um café da manhã saudável com receitas!

Como montar tábua de frios
Ideia de tábua de frios redonda

Dicas infalíveis de como montar uma tábua de frios

Enfim, separamos algumas dicas que tornarão a montagem mais prática, e para que a degustação seja ainda mais saborosa.

Peça a contribuição dos seus convidados

Se estiver desejando fazer uma reunião com os seus parentes ou amigos, uma boa opção é pedir para que eles tragam um frio ou até mesmo um vinho para o encontro. Assim, você vai conseguir uma degustação bem completa.

Não se esqueça de pedir antecipadamente, para que eles levem os diferentes ingredientes.

Quando eu promovo algum evento aqui em casa, eu sempre peço para trazer a sobremesa, e normalmente é sorvete.

Não erre na quantia

Independentemente da quantidade de convidados que estarão presentes, invista na quantia certa de ingredientes. Leve em consideração que, para cada convidado, você deverá separar aproximadamente 300 gramas de frios.

Dividindo 100 gramas de carnes, 100 gramas de queijo e 100 gramas divididas entre os demais ingredientes.

Se tratando dos vinhos brancos ou tintos, você deve reservar, aproximadamente, meia garrafa para cada convidado. E se for oferecer vinho de sobremesa, sirva um cálice para cada convidado, isso será suficiente.

Como montar tábua de frios

Harmonize a sua tábua de frios com vinhos ou drinks

A maioria das pessoas preferem fazer uma noite de queijos e vinhos. E aí ter uma deliciosa tábua de frios para acompanhar. O vinho tem a capacidade de garantir acidez, dulçor e intensidade, além da limpeza do seu paladar durante essa experiência. Saiba que para cada tipo de queijo e carne, existe um tipo de vinho capaz de harmonizá-lo da forma correta.

Faça a sua escolha começando por um vinho tinto frutado e médio. Outra indicação é dispor vinhos de sobremesa que apresentam paladar adocicado e alto teor alcóolico.

Já os vinhos brancos encorpados, são ótimos para acompanhar queijos mais leves e os outros ingredientes da tábua.

Mas se o calor apertar, pois vivemos num país tropical não hesite em fazer drinks chiques para acompanhar a tábua de frios.

Os melhores drinks para acompanhar são: Aperol Spritz, Moscow Mule, Negroni etc.

Os meus preferidos são os dois primeiros.

Veja os drinques deliciosos que levam vinho em sua preparação: Sangria, vinho quente, Clericot, batidinha de vinho, etc.

Veja a receita: Como fazer Aperol Spritz: a bebida do verão europeu que os brasileiros adoraram

Conclusão: Vale a pena montar uma tábua de frios em casa ao invés de comprá-la?

Com certeza sim. Além de ser mais barata, você pode colocar os produtos que você mais gosta, além de conseguir personalizar ao máximo. Lembre-se de caprichar na parte visual da tábua de frios, e isso normalmente acontece quando você escolhe alimentos coloridos para variar.

Lembre-se: o que diferencia uma tábua de frios simples e sofisticada é a quantidade de ingredientes do mesmo tipo. E saiba também que uma tábua de frios simples pode sim ser elegante e chique.

Exemplo: Uma tábua de frios simples: Vai ter azeitonas, biscoitinhos salgados, peito de peru ou presunto, queijo muçarela, azeitonas e um patê.

Já uma tábua de frios mais elaborada vai ter mais de um tipo de queijo, mais de um tipo de carne, frutas, biscoitos e torradas, etc..

Por acaso esse artigo conseguiu te inspirar? E tem algum alimento que faltou na tábua de frios simples e básica que você recomenda e eu não falei aqui? Escreva nos comentários.

Siga o blog no Instagram e acompanhe as viagens em tempo real:

Veja mais dicas de comida e culinária aqui no blog

  1. Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens
  2. Lugares para comer em Caraguatatuba? Saiba agora onde comer!
  3. Melhores lugares românticos para comer em São Paulo: 51 dicas
  4. Onde comer em Campos do Jordão: melhores restaurantes
  5. O QUE COMER EM PORTUGAL? 10 PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PORTUGUESA
  6. Onde comer em Quito: veja também algumas comidas típicas do Equador
  7. Onde comer em Lisboa: Confira 10 restaurantes imperdíveis 
  8. Onde comer em Viena, Áustria: veja os melhores restaurantes
  9. Onde comer em Gramado: dicas dos melhores restaurantes
  10. Gastronomia indiana! Amo! Veja o que comer na Índia
  11. Onde comer em Búzios, Rio de Janeiro: veja também os melhores drinks
  12. O que comer no Peru? Principais comidas e bebidas do país
  13. O que comer na Argentina: Principais comidas e bebidas do país
  14. Onde comer no centro do rio: 10 restaurantes no Centro do RJ que você precisa conhecer

Veja mais conteúdo sobre vinho e vinícolas:

  1. Bordeaux (Bordéus), França: O que fazer e onde ficar na capital do vinho!
  2. Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha- 10 sugestões incríveis de vinícolas e vinhos
  3. 16 Melhores vinícolas (com vinhos) para visitar no Brasil
  4. Roteiro de carro pelos campos da Toscana: visitando os vinhos de Montepulciano e Montalcino
  5. Onde ficar e o que fazer em Bento Gonçalves RS: Turismo e dicas de vinhos
  6. Lembrancinhas de Israel: 16 coisas pra você comprar: inclusive vinhos
  7. 12 Motivos para morar ou viajar para Portugal. O vinho é um dos motivos
  8. O que fazer em Santiago, Chile (tomar vinho e visitar vinícolas é uma delas)
  9. 6 melhores hotéis com Rooftop (terraço) para beber vinho em Paris, França
  10. Comidas e bebidas típicas da Argentina: o vinho é uma delas
  11. O que fazer no Chile:(beber vinho é um dos motivos para visitar o país
  12. Conheça a CADEG, no Rio de Janeiro, RJ? Ótimo lugar para comprar vinho
  13. Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem: Já ouviu falar do vinho marroquino?
  14. Paris em outubro: o que vestir, clima e o que fazer (beber vinho é uma delas)