Capital espiritual e cultural de Marrocos, Fez (ou Fes) é muito mais autêntica e tradicional que Marrakesh (mas recomendo conhecer as duas). Veja nesse artigo onde ficar em Fes (Fez), Marrocos e o que fazer, além de como chegar, melhor época etc..

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Por que ir para Fez (Fes) no Marrocos?

Fez – a mais antiga das quatro cidades imperiais de Marrocos – foi fundada no século VIII. Sob o poder do Califado Almóada, no final do século XII, a cidade de Fez tornou-se uma das maiores cidades de todo o mundo islâmico. Durante seu apogeu, a cidade atraiu cientistas e filósofos, matemáticos e advogados, astrônomos e teólogos de todo o mundo. Ricos palácios e casas, mesquitas e madrassas foram construídos aqui, e comerciantes vendiam mercadorias exóticas da Ásia e da África em seus bazares.

Você já ouviu falar no Califado Almóada? Ele foi uma potência religiosa do povo berbere,  e governou como a quinta dinastia moura. Esse califado se destacou no século XII até meados do século XIII.
Você já ouviu falar no Califado Almóada? Ele foi uma potência religiosa do povo berbere, e governou como a quinta dinastia moura. Esse califado se destacou no século XII até meados do século XIII.

Hoje, a cidade de Fez (Fes) tem uma população de pouco mais de um milhão e é a segunda maior do Marrocos. Na medina de Fez, que está sob a proteção da UNESCO como um enorme museu ao ar livre, cerca de 90 mil pessoas ainda vivem. E se alguns turistas ficam horrorizados com sua vida caótica e labirintos de ruas estreitas, outros se apaixonam por ela à primeira vista. Do crepúsculo das vielas estreitas você se encontra de repente em belas praças com fontes de mosaico e bazares com comida de rua, dos terraços nos telhados das casas você pode ver centenas de minaretes, e atrás de portas imperceptíveis escondem-se as oficinas de artesãos que criam verdadeiros trabalhos de arte.

Fez (Fés) é composta por 3 partes construídas em diferentes épocas:

1) Fes el-Bali (Antiga Fes)

A primeira medina murada, fundada no século VIII pelos Idrisids. Hoje é a maior área pedonal do mundo, onde a vida pouco mudou desde a Idade Média. Aqui estão os famosos tintureiros e bazares de couro, belas madrassas e centenas de mesquitas. Este é um local onde se preserva a cultura tradicional e o artesanato local: cerâmica pintada e tecelagem de tapetes, mosaicos zellige e talha, forjamento e relevo.

Contrate aqui: Um incrível tour privado pela medina de Fez (Fes), Marrocos

2) Fes el-Jdid (Nova Fes)

A segunda medina murada, construída no século XIII. Em seu território está o Palácio Real e o bairro judeu do Mellah.

3) Ville Nouvel (Cidade Nova)

A parte moderna da cidade, construída de acordo com o princípio europeu durante o protetorado francês. Aqui você pode ver largas avenidas arborizadas, edifícios da era colonial e cafés onde você pode tomar um café com um croissant.

Fez (Fes) é chamada de capital espiritual e cultural do Marrocos

Muitos movimentos sufis nasceram aqui, e o mausoléu Fes de Sheikh Tijani atrai peregrinos de todo o Magreb e da África Ocidental. É o lar da universidade mais antiga do mundo , Al Qaraouine , que é até hoje um dos mais importantes centros de aprendizado religioso do mundo muçulmano.

Ao contrário do barulhento turista de Marrakech, Fez ainda mantém o espírito da história e da Idade Média, e um passeio pelas ruas de sua medina parece levá-lo de volta ao passado, longe da civilização moderna.

Qual é a melhor época para ir a Fez, Marrocos?

A melhor época para visitar a capital espiritual do Marrocos é de março a maio e de setembro a novembro. Na primavera, as planícies e campos que cercam a cidade encantam os olhos com vegetação exuberante e flores brilhantes. Durante os meses de inverno, o clima nesta região pode ser chuvoso e as temperaturas diurnas são de 10 a 15 graus. As temperaturas podem cair para congelar à noite, por isso é importante reservar hotéis com aquecimento. Os verões em Fes são quentes e secos, com temperaturas chegando a 35-40 graus e mais. Em junho, a cidade recebe um festival único de música sacra, onde você pode ouvir não apenas cantos sufis e música andaluza tradicional do norte de Marrocos, mas também música étnica da África, Ásia e do mundo inteiro.

Que tal um city tour gratuito a pé pela medina, com cancelamento gratuito? Imperdível! Free tour por Fez

Dias lindos no final da primavera, no Marrocos. Em Fez!

Atrações FesO que fazer em Fez, Marrocosvem ver esse roteiro por Fez (Fes)

A principal atração de Fez é a própria cidade velha com suas ruas estreitas, bazares e oficinas de artesanato. Em seu coração está a universidade e a mesquita Karauin, o mausoléu do fundador da cidade, Moulay Idris II, uma madrassa e um curtume (local onde tinge o couro).

Encontrar o caminho até eles nos labirintos da medina não é uma tarefa fácil, por isso o melhor é contratar um guia local. Para explorar a medina da Antiga Fez, você precisa planejar pelo menos meio dia. Após o almoço, você pode explorar a segunda medina (Fes el-Jdid), passear pelo bairro judeu e admirar os portões dourados do Palácio Real.

No final do dia, você pode apreciar o pôr do sol e as vistas panorâmicas da cidade velha a partir do deck de observação das Tumbas Merínidas.

O segundo dia em Fes pode ser dedicado a um passeio fotográfico independente e descontraído pela medina e compras, participar de uma das master classes de artesanato de Fes, aprender o básico da culinária marroquina ou relaxe num hammam.

Já no terceiro dia você também pode fazer uma viagem de um dia para outra cidade: visitar as ruínas da antiga cidade romana de Volubilis, à terceira cidade imperial de Meknes, à estância de esqui de Ifrane, chamada “Suíça marroquina” ou a uma propriedade vinícola onde você pode saborear as melhores variedades de vinho local. O que você achou desse roteiro?

Siga a gente no Instagram, e acompanhe nossas viagem em tempo real!

O que fazer em Fez, Marrocos?

10 maneiras de se divertir na antiga cidade imperial de Marrocos

1. Perca-se na medina

A medina de Fez é dividida em medina “antiga” do século VIII e medina “nova” do século XIII. É a maior cidade árabe medieval do mundo. Acredita-se que tenha mais de 9.000 ruelas sem nome e cerca de 40.000 becos sem saída. É inútil usar mapas aqui, e a probabilidade de se perder é de 100%. Passear pela medina de Fez é um verdadeiro prazer, porque ao contrário da medina de Marrakech, nela não há motos. Se você se atrever a explorá-lo sem um guia, não tenha medo. Por uma pequena taxa, os meninos locais ficarão felizes em mostrar o caminho!

Não perca esses passeios:

Visita guiada privada por Fez + Tour panorâmico

O que fazer em Fez Marrocos

2. Visite os curtumes (fábricas artesanais de tintura de couro)

Mesmo que você tenha muito pouco tempo, talvez este seja o primeiro lugar da cidade que vale a pena conhecer. A confecção de couro de acordo com as tecnologias medievais é um processo único que só pode ser visto aqui. Esteja preparado para o fato de que essa visão colorida pode ser um teste para o olfato, porque o cheiro de pele crua é adicionado ao cheiro de urina de vaca e excremento de pombo, que são usados ​​​​para suavizá-lo.

No dia que fomos não sei se demos sorte ou azar, mas não e estava fedendo, pois os locais estavam vazios, então não sentimos nenhum mau cheiro.

Imperdível! Contrate aqui com cancelamento grátis: Visita guiada privada por Fez + Tour panorâmico

Não vimos as cores, mas também não sentimos o cheiro.

O que fazer em Fez Marrocos

3. Dê uma olhada nos artesanatos por aqui

Fez é conhecida pelo seu artesanato: produtos de couro, cerâmica pintada, mosaicos, relevos e outros. Visite várias lojas de artesanatos e oficinas na medina para observar os artesãos trabalhando e aprender como eles criam peças incrivelmente belas.

Não se esqueça de agradecer ao artesão com uma gorjeta. Se desejar, você pode fazer uma aula em um dos locais e levar para casa o fruto do seu trabalho.

O que comprar no Marrocos

o que fazer em fez marrocos
O que fazer em Fes, Fez, no Marrocos: compras ou admirar os artesanatos.

O que fazer em Fez Marrocos

4. Experimente a culinária de Fes

A cozinha de Fes é caracterizada por uma combinação de salgado e doce, que eu adoro.

Pratos típicos de Fez (Fes): tagine de cordeiro com cebola caramelizada, tomate e passas e pastilla , uma torta de frango crocante em camadas com amêndoas, canela e açúcar (essa é a minha favorita).

Nas barracas de rua, você pode experimentar tortas de briouata fritas com recheios doces ou salgados, além de sopa de feijão e azeite de cominho , típica do norte de Marrocos . Um doce tradicional de fez são os biscoitos chebbakia , fritos em óleo, embebidos em mel e polvilhados com sementes de gergelim. Você não precisa ir muito longe para experimentar a culinária Fessiana. Você pode pedir um jantar caseiro tradicional no seu riad.

Imperdível: Contrate com cancelamento gratuito um Tour gastronômico por Fez

Onde ficar em Fez, no  Marrocos. Veja também o que fazer 
o que comer em fez

O que fazer em Fez Marrocos

5. Visite o mercado de henna

No coração da medina há uma pequena praça com dois plátanos no meio. A henna é vendida aqui há séculos. Hoje, neste mercado, você pode comprar não apenas henna na forma de folhas ou pó, mas também outros produtos cosméticos e médicos marroquinos. Entre eles estão sabão preto e argila ghassoul , todos os tipos de ervas e pós, pedras e incenso. Também vende muita cerâmica e outros artesanatos. Se você vier aqui de manhã ou à noite, quando não há turistas, pode observar a vida dos locais tomando um café em um café de rua.

O que fazer em Fez Marrocos

6. Conheça o pôr do sol com vista para a medina

Ao final de um dia cansativo, cheio de impressões ao caminhar pelos bazares, madrassas e museus da medina, nada melhor do que fazer uma pausa na agitação e apreciar o pôr do sol sobre a cidade antiga a partir da plataforma panorâmica. Uma das melhores vistas panorâmicas são as Tumbas Merinidas na colina acima da cidade velha.

Com uma taça de vinho na mão, você pode admirar o pôr do sol no terraço do restaurante L’Amandier no luxuoso Palais Faraj Suites & Spa. Aqui você pode jantar com pratos tradicionais de Fes com uma vista magnífica da cidade.

O que fazer em Fez Marrocos

7. Vá às compras

Os mercados de Fes estão entre os mais ricos e originais do Marrocos. Leve para casa um pufe de couro, um vaso azul e branco de Fez ou uma bandeja em relevo.

Dê uma olhada no complexo de artesanato ART NAJI, onde você pode assistir à produção de cerâmicas e mosaicos e encontrar uma grande variedade de produtos acabados. Se desejar, aqui pode até encomendar lindos mosaicos com entrega no seu país. Leia nosso artigo sobre quais lembranças levar do Marrocos. O que comprar no Marrocos

O que fazer em Fez Marrocos

8. Caminhe pelo jardim Jnan Sbil

Faça uma pausa na agitação da medina e respire um pouco de ar fresco no Jnan Sbil Garden, localizado entre o Portão Bab Bujlud e o Bairro Judeu de Mella . É um dos poucos parques públicos da cidade. O jardim é irrigado por um rio e canais, e na sua parte sul existe um grande lago. Mais de 3.000 espécies de plantas adornam o jardim, que é dividido em zonas: jardim andaluz, jardim mexicano, jardim de bambu.

O que fazer em Fez Marrocos

9. Vá a fontes termais

A 30 minutos de carro de Fes fica a cidade de Moulay Yacoub, famosa por suas fontes termais. Acredita-se que suas águas curativas curem reumatismo, doenças de pele e problemas de garganta e nariz. A água nas nascentes é muito quente (54 graus) e tem alto teor de enxofre.

Hoje você pode desfrutar de tratamentos de spa nas nascentes do moderno Vichy Thermalia Spa . Um bilhete para a piscina termal para o dia inteiro custa 200 dirhams.

O que fazer em Fez Marrocos

10. Conheça o Café Clock

O café, popular entre estrangeiros e jovens intelectuais locais, está localizado perto da principal rua comercial da cidade, Talaa Kebira, e oferece uma interessante mistura de cultura marroquina e europeia. Aqui nós experimentamos um hambúrguer de camelo, fatias de batata com ras el hanout e pratos vegetarianos interessantes.

O terraço com vista do café é um local agradável para encontros com amigos com um refrescante cocktail ou chá de menta. Quase todas as noites, o Café Clock oferece um programa cultural de música ao vivo, apresentações de contação de histórias, filmes e muito mais.

Endereço: 7 Derb el Magana، Rue Talaa Kebira, Fes, Marrocos

Onde ficar em Fez, no  Marrocos. Veja também o que fazer
Onde comer em Fez
Nosso almoço no Café Clock. Onde comer em Fez, Fes, Marrocos: Café Clock

Como chegar a Fez?

Aéreo

Não há voos diretos do Brasil para Fez. Do Brasil a Fez pode chegar pelas companhias aéreas europeias ou marroquinas como Royal Air Maroc com transfer em Paris ou Casablanca ou TAP portuguesa com transfer em Lisboa.

Nós viemos de Barcelona, num voo bem rápido e barato (foi cerca de 15 euros).

​​​​Milão, Madri, Londres, Frankfurt, Paris e várias outras cidades francesas também possuem voos, então você pode voar barato com a Ryanair.

A companhia aérea de baixo custo marroquina Air Arabia opera voos entre Fez e Amsterdã, Barcelona, ​​Bruxelas, Roma, Paris e outras cidades francesas. Vale ressaltar que a bordo da aeronave desta companhia aérea você será deliciosamente alimentado com um verdadeiro tagine marroquino! Várias vezes por semana, a Air Arabia opera voos entre Marrakech e Fez, economizando tempo na tediosa viagem terrestre.

Compre aqui parcelando e com ótimo preço uma passagem aérea para Fez (Fes) no Marrocos

De trem

O trem é um meio de transporte conveniente no Marrocos para viajantes independentes que não dirigem carro. A ferrovia conecta Fes com grandes cidades como Meknes (35 minutos, a partir de 28 dirhams), Tânger (3,5 -5 horas, a partir de 100 dirhams), Casablanca (4 horas, a partir de 127 dirhams), Rabat (3 horas, a partir de 120 dirhams), Marrakech (6,5 horas, a partir de 215 dh).

Os preços dos ingressos variam um pouco dependendo do horário de partida, dia da semana e condições de retorno. Faz sentido pegar uma passagem para a primeira classe (com uma sobretaxa de cerca de 30%), onde o ar condicionado é muito mais espaçoso e funciona melhor. Você pode ver os horários e custos dos bilhetes de trem para Marrocos e comprar um bilhete online no site dos Caminhos de Ferro marroquinos: www.oncf-voyages.ma (em francês).

De ônibus

As rotas de ônibus conectam Fez com cidades que não são servidas pela ferrovia. As melhores empresas de ônibus em Marrocos são a CTM (veja a programação e compre passagens no site www.ctm.ma ) e uma subsidiária das ferrovias marroquinas Supratours (veja a programação e compre passagens no site www.oncf-voyages.ma ) .

Para ir de Fes a Chefchaouen (ou vice-versa), você pode pegar o serviço de ônibus direto da CTM (a partir de 4,5 horas, 80 dirhams). Para ir de Fes a Merzouga (ou vice-versa), você pode pegar um ônibus direto da CTM ou Supratours para Erfoud (a partir das 9h, 150 dirhams) e depois pegar um táxi.

De carro

Uma razoável (quase boa) estrada liga Fez a Casablanca (3 horas), Rabat (2 horas e 15 minutos), Tânger (4,5 horas), Marraquexe (5,5 horas). Se você tiver tempo, é melhor dirigir de Fes a Marrakech na estrada por Ifrane, Azra e Beni Mellal para apreciar a bela paisagem montanhosa, ver as aldeias berberes e talvez olhar para a cachoeira Ouzoud ao longo do caminho. Essa viagem levará de 8,5 a 10 horas. A estrada para Chefchaouen é estreita e sinuosa, atravessa as montanhas e leva pelo menos 3,5 horas. A estrada para Merzouga leva pelo menos 8 horas (excluindo paradas), a maior parte atravessa as montanhas. Nas proximidades de Ifrane, a neve cai no inverno e você precisa dirigir com extrema cautela.

Não deixe de reservar um carro para sua viagem ao Marrocos e reserve por aqui:

Aluguel de carro com desconto!

Onde ficar em Fes (Fez)

Melhores Riads e hotéis boutique em Fez

Riads são casas marroquinas de arquitetura tradicional com vista para um pátio com jardim, fonte ou piscina. Muitos riads na parte histórica da cidade (medina) foram convertidos em mini-hotéis e permitem que você mergulhe na atmosfera do estilo de vida marroquino e da hospitalidade caseira.

Ficar hospedado em um riad em Fes (Fez) é a melhor escolha para um turista na cidade imperial mais antiga do Marrocos. Os sistemas de reservas oferecem centenas de opções de riads para todos os gostos e bolsos, dos mais simples aos palácios luxuosos.

Onde ficar em Fez Marrocos

Riad Fes – Relais & Châteaux

Os clientes mais exigentes podem recomendar o Riad Fes 5 * da prestigiada associação Relais & Chateaux, cuja decoração combina um estilo moderno e contido com o luxo da Alhambra espanhola e do barroco.

Riad Fes - Relais & Châteaux
Onde ficar em Fes (Fez) - Melhores Riads e hotéis boutique em Fez
Reserve o Riad Fes – Relais & Châteaux

Onde ficar em Fez Marrocos

Palais Faraj Suites & Spa

Um nível semelhante de conforto e excelente oferta de design é o Palais Faraj Suites & Spa.

Esse incrível riad está localizado no centro de Fez, em um antigo palácio árabe-mouro. O Palais Faraj Suites & Spa oferece vista da Medina, que é um bairro histórico super legal para ficar hospedado.

Veja as fotos, preço, avaliações e reserve aqui o Palais Faraj Suites & Spa.

Onde ficar em Fez Marrocos

Palais Amani

Palais Amani fica bem dentro da área murada da antiga Medina (bairro histórico) de Fez. Está a poucos minutos a pé do local chamado Triângulo Dourado.

O riad tem Wi-Fi gratuito e hammam (banho turco). O Palais Amani ocupa um antigo e bonito palácio e oferece uma variedade de quartos e suítes espaçosos. Cada um dos quartos tem decoração tradicional e banheiro privativo.

Veja as fotos, preços e reserve aqui o Palais Amani

Onde ficar em Fez Marrocos

Karawan Riad

O Riad Karawan possui um restaurante com ótima fama e está localizado bem na Medina de Fès.

O riad conta com Wi-Fi gratuito e todos os quartos possuem base para iPod, além de área de estar. O banheiro é privativo e inclui banheira ou chuveiro, além de secador de cabelo e roupões de banho felpudos.

O Karawan Riad também dispõe de hammam (banho turco), além de recepção 24 horas e terraço (rooftop).

O riad (casa tradicional) fica a cerca de 600 metros de Karaouiyne. O Aeroporto fica a 14 km de distância.

Veja mais fotos, avaliações, e prelços do Karawan Riad

Onde ficar em Fez Marrocos

Hotel Sahrai

Se você está cansado da decoração marroquina pesada, você vai adorar o hotel boutique de luxo Sahrai 5* , com seus quartos espaçosos, luminosos e de estilo moderno e vistas panorâmicas da cidade velha.

Onde ficar em Fez Marrocos

Riad Salam

Se procura um riad acessível com uma decoração fabulosa para a sua sessão fotográfica, reserve o Riad Salam.

Onde ficar em Fez Marrocos

Riad El Amine Fès

O Riad El Amine Fès fica bem na entrada da Medina (bairro histórico). Ele ocupa um lindo edifício restaurado recentemente com decoração tradicional.

Os quartos são confortáveis e ​​contam com ar-condicionado, banheiro privativo, roupões e TV. Alguns quartos possuem varanda. O riad apresenta decoração super autêntica e uma arquitetura bem bonita.

Além disso, o riad oferece quadra de tênis, sauna, centro de massagens, spa, banheira de hidromassagem, piscina coberta climatizada e hammam (banho turco).

O riad está localizado em uma das melhores regiões de Fez para se hospedar.

Casais particularmente gostam da localização — eles deram nota 8,8 para viagem a dois.

Veja o preço, avaliações e resrve o Riad El Amine Fès.

Onde ficar em Fez, no  Marrocos. Veja também o que fazer

Onde ficar em Fez Marrocos

Palais De Fès Dar Tazi

No Palais de Fes Dar Tazi, você mergulhará no passado e compreenderá a arte de aproveitar a vida tranquilamente em estilo marroquino no ambiente aconchegante de uma casa de Fes com um belo terraço panorâmico.

Veja as fotos, avaliações e preço. Reserve aqui a Palais De Fès Dar Tazi

Onde ficar em Fez, no Marrocos: Riad Sara, nossa escolha

Eu realmente adorei me hospedar no Riad Sara em Fez. O lugar é super bem localizado, no coração da medina, e é lindo. Os azulejos são encantadores. As fotos ficam lindas. Veja algumas fotos:

Reserve aqui, veja as avaliações, preço e mais fotos do Sara, nossa escolha

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022

Onde ficar em Fez, no Marrocos: Riad Sara, nossa escolha

É impossível descrever todos os riads de Fez, existem exatamente tantos quantos gostos e preferências das pessoas.

Ao reservar um riad, vale lembrar algumas das desvantagens desse tipo de acomodação. Encontrar um riad no coração da medina é muitas vezes difícil, e sua arquitetura de pátio geralmente não oferece total privacidade e boa luz natural nos quartos. No entanto, vale a pena experimentar se hospedar em um riad pelo menos uma vez para mergulhar no modo de vida tradicional, na atmosfera de conforto e paz, comida caseira e hospitalidade.

Onde ficar em Fez Fes: melhores Hotéis de Fez:

A acomodação em hotel em Fez é principalmente uma opção para grupos maiores. Os hotéis estão localizados em avenidas largas na parte moderna da cidade e oferecem todas as comodidades modernas: elevadores, piscinas, salas de conferências e bares.

Onde ficar em Fez Marrocos

Ibis Fes ou o Ibis Budget Fès

Dos hotéis econômicos, o Ibis na estação ferroviária é uma boa pedida.

Onde ficar em Fez Marrocos

Menzeh Zalagh City Center ou o Menzeh Zalagh 2Boutique Hôtel & Sky

,Outra boa pedida de melhores hotéis em Fez é o Menzeh Zalagh que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Onde ficar em Fez Marrocos

Barceló Fès Medina

O melhor hotel de quatro estrelas é o Barcelo 4*, localizado na avenida central da Cidade Nova.

Onde ficar em Fez Marrocos

Fes Marriott Hotel Jnan Palace

Os melhores hotéis de cinco estrelas são Fes Marriott Hotel Jnan Palace 5 *

Veja as fotos, preços e avaliações e reserve o Fes Marriott Hotel Jnan Palace

Melhores Passeios em Fez (Fes)

Não perca esses passeios. Se você está visitando Fez vale muito a pena conhecer esses incríveis lugares:

  1. Excursão privada a Volubilis, Moulay Idriss e Meknes saindo de Fez.
  2. Excursão privada a Chefchaouen, a cidade Azul, saindo de Fez (Fes).
  3. Excursão de 2 dias ao deserto de Merzouga finalizando em Marrakech saindo de FEZ (FES)
  4. 4 dias a Merzouga finalizando em Marrakech saindo de Fez (Fes)
  5. Excursão privada a Sefrou, Bhalil, Ifrane e Azrou saindo de Fes

Já conhece nosso canal no Youtube? Não deixe de ver nosso incrível vídeo do Marrocos e se inscreva no canal para não perder nenhum conteúdo.

É Fés ou Fez?

Fez é em árabe, em francês é em Fès. Já os americanos falam ‘Fèz’. Então é tanto faz mesmo.  Em português a gente fala Fez, mas eu tenho simpatia pela palavra Fes, com S.

Conclusão: Vale a pena visitar Fes, no Marrocos?

Com certeza sim. A cidade é uma das mais tradicionais do Marrocos, então é uma experiência inesquecível.

Eu realmente adorei conhecer Fez, maaaassss prefiro Marrakesh, talvez por ser mais cosmopolita (e expectativas, claro). Mas uma cidade não exclui a outra. Ambas devem ser visitadas.

Veja mais conteúdo do Marrocos aqui no blog, e não deixe de ler.

1- Guia de Marrakech: onde ficar, o que fazer e mais

2- Que roupa usar no Marrocos viajando a Turismo?

3- Povos do deserto: Conheça os tuaregues, os “homens azuis do deserto do Saara”

4- Para onde viajar em dezembro: 20 Lugares no Brasil e no mundo para curtir as férias!

5- Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022

6- Marrocos: Turismo e informações para a sua viagem

7- Essaouira: visitando a praia mais famosa do Marrocos; bate e volta de Marrakesh

8- Árvore de argan e o Pé de Cabra

09- 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer