Descubra tudo sobre a Rota do vinho Jundiaí – SP, como chegar, onde se hospedar, roteiros turísticos, quais vinícolas visitar e muito mais!

Vinícolas e Rota do vinho Jundiaí – SP

Descubra tudo sobre a Rota do vinho Jundiaí – SP, como chegar, onde se hospedar, roteiros turísticos, quais vinícolas visitar e muito mais!

Quem ama um bom vinho, não pode deixar de programar uma viagem para conhecer a rota do vinho em Jundiaí – SP.

O roteiro permite percorrer a rota do vinho, saborear excelentes uvas, sucos, conhecer a história do local e desfrutar de uma ótima gastronomia nos restaurantes da região. Aliás, alguns dos restaurantes até oferecem degustações de queijos e doces.

A bela paisagem encanta quem passa por esse roteiro que tem muito a oferecer. Então, se você quer saber mais sobre esse destino acessível no Brasil para apreciar um bom vinho, continue lendo este conteúdo para programar a sua visita à rota do vinho em Jundiaí.

Descubra tudo sobre a Rota do vinho Jundiaí – SP, como chegar, onde se hospedar, roteiros turísticos, quais vinícolas visitar e muito mais!

Vinícolas e Rota do vinho Jundiaí – SP: como chegar

Em primeiro lugar, é preciso saber como chegar à cidade de Jundiaí onde se encontra a rota do vinho.

Jundiaí fica em São Paulo, a 50 Km da capital do estado. As rodovias que dão acesso à cidade são a Anhanguera e a Bandeirantes.

Você pode iniciar seu passeio tomando café da manhã no Verace Gelato e Café, na panificadora Vera Cruz que fica na Avenida Cereser e na Beatrice Bounlagerie que fica na rota do Centro Histórico da cidade.

Mas, para quem gosta de viajar devagar aproveitando as paradas, também pode tomar o café colonial pela manhã no caminho. Recomendamos dois ótimos cafés coloniais em Jundiái: O Quinta dos Alves

Descubra tudo sobre a Rota do vinho Jundiaí – SP, como chegar, onde se hospedar, roteiros turísticos, quais vinícolas visitar e muito mais!

ou o Café Colonial Bella Matina. Ambos os ambientes e a comida são inesquecíveis!

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Importante: Falei mais desses cafés coloniais nesse artigo onde falar sobre onde comer em Jundiaí e os melhores restaurantes, não deixe de ler: Onde comer em Jundiaí: 27 ótimos restaurantes

Mas também há um shopping acima da rodovia com o nome Lago Azul que fica no complexo dos parques Went n Wild, Hopi Hari e o Premium Outlet.

Quando chegar a Jundiaí, vá para o bairro de Caxambu, pois é lá que fica a maior parte da rota do vinho e a rota da uva. Algumas vinícolas são mais distantes desse bairro principal.

A Avenida Cereser é a principal rua da rota. As principais vinícolas e restaurantes ficam na avenida e nas ruas que a atravessam. Além disso, a região conta com várias lojas.     

Hospedagens em Jundiaí – SP

Um dos melhores lugares para se hospedar na cidade é no centro. Afinal, a região tem uma infraestrutura hoteleira muito boa que atende bem a demanda turística da cidade pela rota do vinho.

Além da excelente infraestrutura dos hotéis, a região central abriga o Centro Histórico da cidade, que é sempre um bom lugar para se conhecer quando visitamos um local.

Você fica hospedado no Centro Histórico e já aproveita para conhecer mais sobre a cidade e registrar boas fotos.

Alguns dos hotéis que indicamos no Centro de Jundiaí são os seguintes:

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Veja outros hotéis em Jundiaí para você curtir a festa da Uva ou visitar as Vinícolas na Rota do vinho

  1. Aparthotel Adagio Jundiai Shopping: a hospedagem oferece quartos com mini-cozinhas e fica muito próximo ao shopping.  
  2. • Ibis Jundiaí Shopping (Na avenida principal da cidade);
  3. Ibis Budget Jundiaí Shopping (na avenida principal da cidade),: é um hotel com excelente localização. A estrutura é boa e o preço é bastante acessível. Aliás, é uma ótima opção em custo-benefício.
  4. Red Roof Inn Jundiaí: também tem piscina e o café da manhã é ótimo. O hotel oferece uma infraestrutura de acomodação 4 estrelas.
  5. VOA Convenience Hotel: também é uma ótima opção em custo-benefício. Tem ótima infraestrutura e a localização é excelente, bem no centro, no coração da cidade.

Veja mais fotos, disponibilidade para suas datas, preços, avaliações e reserve aqui o Red Roof Inn Jundiaí: também tem piscina e o café da manhã é ótimo. O hotel oferece uma infraestrutura de acomodação 4 estrelas.

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí – SP

Além da Rota do Vinho, você pode percorrer uma rota que se integra muito bem à temática e completar a sua experiência.

Indicamos que você aproveite cinco roteiros turísticos em Jundiaí – SP para ter uma experiência completa.

Os roteiros turísticos que indicamos são os seguintes: Rota da Uva, Rota do Vinho, Rota do Castanho, Rota da Cultura Italiana e Rota Terranova.

Para quem se hospeda no Centro da cidade, o passeio de carro até o bairro de Caxambu já oferece belas paisagens para iniciar a imersão no roteiro, são belas plantações de uva, de café e muitos morros. Você vai apreciar as belezas da Serra do Japi.

Mas quem for de carro não precisa ter medo de dirigir, pois o trajeto é bem tranquilo, basta ter atenção às curvas.

O ideal é conhecer 2, no máximo 3 vinícolas em Jundiaí por dia. Isso para que você tenha tempo de apreciar o passeio, conhecer os detalhes e parar para desfrutar de um bom almoço com calma, pois a gastronomia local também vale muito a pena.

As adegas são muito interessantes e todas elas têm particularidades. Então, você não terá a sensação de estar vendo a mesma coisa e a visita de uma não contempla tudo o que você verá nas outras.

Então, de fato, vale a pena conhecer o máximo de adegas e vinícolas que você puder.

Principais adegas e vinícolas em Jundiaí que compõem a Rota do vinho Jundiaí – SP

Abaixo, vamos apresentar uma lista com as principais adegas que compõem a Rota do Vinho em Jundiaí – SP. Confira!

  • 1-Vinícola Saccomani em Jundiaí: possibilita conhecer as parreiras. É uma linda vinícola que oferece um almoço delicioso preparado no fogão à lenha. Vale a pena visitá-la no fim da manhã e já reservar o seu almoço por lá. Tem uma casinha na árvore, que se você estiver com crianças, elas vão amar. Aliás, percebi como as vinícolas em Jundiaí se importam com famílias de turistas que possuem crianças, quase todas tinham algo que poderia divertir os pequenos.
Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP
Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP
Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

2-Vinícola Castanho em Jundiaí

Uma das minhas vinícolas preferidas na Rota do vinho em Jundiaí. A Vinícola Castanho em Jundiaí possui bons preços e ótima variedade de vinhos, além de outras bebidas artesanais. Recomendo comprar o vinho Poesia.

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

A minha filha ganhou suquinho de uva para não ficar deslocada e na vinícola tem espaço kids.

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

  • 3- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Beraldo di Cale: adega linda que também oferece espaço para almoçar. O ambiente é muito agradável e o almoço é servido embaixo de uma árvore, dando aquela sensação do frescor da natureza.
  • 4- Vinícola em Jundiaí chamada Adega do Português
  • 5- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Fontebasso
  • 6- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Martins / Vinhos Don Martê
  • 7- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Fratelli di Boschini
  • 8- Vinícola em Jundiaí chamada Casa Cereser: fabricante das bebidas muito conhecidas e comercializadas nas festas de fim de ano, o espaço é uma loja de fábrica. Além disso, conta a história do lugar. A Casa Cereser produz o vinho Dom Bosco, o primeiro produzido na cidade. Então, vale a pena comprar para levar para casa, já que você estará em uma loja de fábrica. A Casa Cereser também é famosa pelos espumantes. Você pode comprar o espumante Georges Aubert, que é muito famoso e já conquistou vários prêmios.
  • 9- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Villagio Brunelli
  • 10 – Vinícola em Jundiaí chamada Casa de Pizzo
  • 11- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Vila Brunholi: é a adega que abriga o museu do vinho, mas é interessante conhecê-la com calma e apreciar o que ela tem a oferecer. Afinal, além do museu para conhecer mais da história, tem uma fazendinha grande ideal para crianças brincarem. A Vila Brunholi também é um excelente restaurante que está em nossa lista de melhores restaurantes em Jundiaí e você precisa visitar!
Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP
  • 12- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Vendramin
  • 13- Vinícola em Jundiaí chamada Adega e Cervejaria Galvão
  • 14- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Maziero: essa é uma das adegas mais famosas da Rota do Vinho em Jundiaí – SP. Isso porque é ela que produz o vinho que foi oferecido aos dois Papas que vieram ao Brasil, que ficou conhecido como o “vinho do papa”.

Fizemos um texto exclusivo sobre ela. Leia mais sobre essa vinícola super interessante aqui em Jundiaí: Adega Maziero e o famoso vinho do Papa em Jundiaí – SP

 

  • 15- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Sibinel
  • 16- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Marquesin
  • 17- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Santa Cecília
  • 18- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Mingotti
  • 19- Vinícola em Jundiaí chamada Adega Negrini

20 Adega Vinícola Oliveira em Jundiaí:

São produtos únicos feitos de forma artesanal. A Vinícola Oliveira tem uma história interessante. Em 1984, Ivan de Oliveira, com doze anos, se interessou em fazer vinho. Esta vontade veio por parte de seus tios irmãos de sua mãe, que também eram viticultores. Em conversa com seus tios, Ivan fez sua primeira produção, dois litros de vinho branco da uva Niágara! Ficou tão gostoso, com qualidade aprovada pelos familiares que seguiu produzindo vinhos, porém sempre em pouca quantidade, mais ou menos 300 litros.
Aí em 2006, Ivan já adulto, resolveu que faria uma Vinícola no sítio e esta adega seria aberta ao público visitante. Nasce aí a Vinícola e “Adega Oliveira”. Sua primeira safra aconteceu no ano de 2007.

Interessante destacar que esta vinícola em Jundiái tem os princípios de tradições das famílias viticultoras.
End.: R. Luiz Fontebasso, 397-Champirra; Telefone:11 4535 1716; E-mail:Adegaoliveira@yahoo.com.br; Horário de funcionamento: Sábados das 9 às 17:30h domingos das 9h às 16h Principais comodidades da Vinícola Adega Oliveira: Possui wi-fi; Aceita animais (é Pet friendly); Possui acessibilidade; Possui banheiro acessível; Aceita reservas; Possui acesso pavimentado; Possui estacionamento para automóveis; Possui estacionamento para ônibus; Aceita pagamento em dinheiro; Aceita pagamento em cartão de débito; Aceita pagamento em cartão de crédito;

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Achei um lugar super Instagramável!

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Dicas para aproveitar melhor o Roteiro do Vinho Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí – SP

  1. As vinícolas- adegas em Jundiaí oferecem degustação tanto dos vinhos quanto de outras bebidas que produzem, como o gin e licores, por exemplo. A maioria delas também tem degustação de queijos, doces e compotas.
  2. Para quem gosta de bebidas doces, não deixe de comprar a Majeriquinha, uma bebida doce incrivelmente saborosa que é vendida na Adega Beraldo di Cale.
  3. Cada vinícola tem suas tradições e história, além das especialidades. Portanto, vale a pena conhecer cada uma.
  4. Algumas vinícolas demandam mais tempo para conhecer e aproveitar a experiência. Alguns exemplos são: Vinícola Brunholi, Vinícola Beraldo di Cale, Vinícola Sacomani, Vinícola Castanho.
  5. Algumas vinícolas podem ser apreciadas mais rapidamente sem prejuízo da experiência. Alguns exemplos são: Casa Cereser, Adega do Português e Adega Mazieiro.
  6. O ideal é organizar o roteiro intercalando as vinícolas em Jundiaí que levam mais tempo com aquelas que demandam menos tempo, para aproveitar bem e não se cansar muito.   

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí – SPOnde comer em Jundiaí – SP

Ao fazer a Rota do Vinho em Jundiaí – SP, você pode escolher se alimentar dentro do próprio roteiro. Afinal, ele oferece uma experiência gastronômica incrível.

Mas fora da Rota do Vinho também existem excelentes opções de lugares para apreciar uma boa refeição ou um bom lanche, que você poderá aproveitar em outros momentos, como à noite quando for para o hotel e também no caso de decidir incluir outros passeios para aproveitar a sua viagem à cidade.

Existem excelentes restaurantes, bares e confeitarias em Jundiaí. Você pode até montar um roteiro gastronômico para complementar o seu roteiro pela rota do vinho. Não deixe de ler nosso texto exclusivo sobre onde comer em Jundiaí:  Onde comer em Jundiaí: 27 ótimos restaurantes

Os principais destaques da cidade de Jundiaí são as cozinhas italiana e a cozinha histórica brasileira.

A seguir, vamos oferecer algumas opções de lugares para se alimentar em Jundiaí considerando diferentes experiências. Acompanhe!

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí – SPIndicações para almoçar, lanchar e passar a tarde

  1. Família Brunholi Restaurante
  2. Rosas do Horto
  3. Restaurante Spiandorello
  4. Vila Japi
  5. Recanto Marquesin
  6. Beraldo di Cale

Lugares descontraídos para almoçar ou jantar

  1. Kiosque Roseira
  2. Bar da Giffa cervejaria artesanal
  3. 430 Gradi Pizzaria
  4. Adega e Cervejaria Galvão
  5. Kiosque Roseira
  6. Quintal Fratelli
  7. Italianão
  8. Cortile Siciliano
  9. Adega Fontebasso
  10. Wiener Restaurante
  11. Vendinha do Alto
  12. Casa Cica
  13. Lisboa Culinária Portuguesa

E Não se esqueça dos incríveis Cafés Coloniais de Jundiaí: recomendamos o

  1. Quinta dos Alves e
  2. Café Colonial Bella Matina:

Roteiros em Jundiaí – SP

Para quem tem mais tempo para aproveitar a viagem, talvez seja possível incluir outros passeios no roteiro quando viajar a Jundiaí para conhecer a Rota do Vinho.

Isso porque a cidade também oferece outros atrativos além das plantações de uva e das vinícolas.

Existem diversas opções históricas e gastronômicas. Inclusive, a cidade tem várias opções de roteiros turísticos organizados.

Por isso, muitas pessoas fazem passeios de bate e volta para a cidade aproveitando o fim de semana. Afinal, é possível aproveitar muitas coisas diferentes na cidade.

Dois passeios incríveis que fizemos e que recomendo muito você incluir no seu roteiro foi:

Colha e pague na Fazenda Michelin Frutas e Cereais🍇🍑🥑🌽 (@michelin_frutasecereais) .

Tem de várias frutas, e depende da época. Nós fizemos de pêssego, mas a época da uva estava chegando! Excelente passeio em Jundiaí para fazer com crianças.

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP
Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

E visitar uma fábrica de macarrão artesanal, fomos na Tre Sorelle massas artesanais:

A Tre Sorelle massas artesanais usam somente produtos naturais, e as cores oferecidas são exatamente dos próprios vegetais e das folhas! Para dar um toque e sabor especial às massas e pastas também se usa ervas aromáticas, vinho e tinta de lula (em italiano se chama Nero de sepia).

São massas em formato de fetuccine, talharim, linguini, pappardelle e espaguete! O molho é feito em processo tipicamente italiano para dar mais sabor e menos acidez. Já o nhoque é feito com batatas frescas! Adoramos a experiência.

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP
Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Dicas de outros passeios em Jundiaí

Confira a seguir algumas dicas de outros passeios para incluir no seu roteiro quando for a Jundiaí.

Parque da Cidade

Um parque muito agradável para caminhar a qualquer hora do dia e até mesmo à noite.

Centro Histórico

Ideal para quem ama passeios com aprendizado e descobertas. Visite a Catedral do Desterro que fica na Rua Barão de Jundiaí, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí que é conhecido como Solar do Barão e o Polytheama Theater. 

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

A fazenda era produtora de café na época da escravidão no Brasil.

O local guarda muitas características da história da época, pois as construções estão bem preservadas, inclusive as senzalas. Na fazenda há um restaurante que oferece refeições e um museu histórico do café. 

Complexo Ferroviário Fepasa

Perfeito para quem gosta de conhecer mais sobre história local. Ele foi construído em 1890 com o objetivo de transportar cargas entre a cidade e a capital, estendendo sua trilha mais tarde para o Porto de Santos.

No local está o Museu da Cia. Paulista, que registra e guarda a história do transporte ferroviário. Você pode visitar a antiga estação e as locomotivas, uma imersão histórica muito interessante.

Serra do Japi

Perfeito para passear entre as montanhas. Existem trilhas pela serra e restaurantes pelo caminho. Um restaurante que se destaca é o Fazenda Montanhas do Japi.

Também vale a pena conhecer a queijaria Pé do Morro que, na verdade, já está localizada em Cabreúva, mas ainda na serra.

Jardim Botânico

Lugar perfeito para caminhar e aproveitar o dia. Há um orquidário e um viveiro no local. Foi construído em áreas degradadas que foram recuperadas. Atualmente, ocupa uma área de 150.000 metros quadrados.

Fábrica de Chocolate D Viez

Uma fábrica com chocolates maravilhosos. O destaque é para as geleias cobertas com chocolate.

O que fazer em Jundiaí – SP para quem viaja com crianças

Para quem vai exclusivamente para conhecer a rota do vinho pode pensar que não é ideal ir com crianças, embora a cidade ofereça diversas opções que agradam e contemplam também os pequenos.

A Fazenda Nossa Senhora das Conceição, por exemplo, é uma boa opção para os pequenos, pois tem muito lugar para descanso e oferece muitas atividades.

O tour histórico é ideal para as crianças maiores, mas a fazenda também tem parquinho e muitos animais para entreter as crianças menores e oferecer uma experiência incrível em meio à natureza.

Quem viaja com criança também pode reservar um momento para colocar o Jumpark no roteiro, um espaço com vários trampolins para as crianças brincarem.

A Villa Brunholi também é muito agradável para o dia em família e com crianças. O espaço tem restaurante com área kids interna. Também há parquinho na parte externa, pomar e uma fazendinha com animais que as crianças adoram interagir.

Agora, para quem quer explorar ao máximo a Rota do Vinho, passando por várias adegas, degustando durante o dia e saindo para jantar em um restaurante ou Open Tap, não tem problema ir com crianças, pois diversos lugares tem espaço kids.

Sabemos que se contra indicarmos algum local ou não recomendar fazer alguma atividade com crianças é provável que a mãe também seja privada desse local, pois, muitas famílias não tem com quem deixar os filhos para passear, não é mesmo? Então, o ideial ( e você sempre vai ver aquii no blog) locais que crianças são bem vindas.  

Experiências surpreendentes em Jundiaí – SP

Para quem gosta de aproveitar sempre algo mais nas viagens, a cidade de Jundiaí oferece algumas experiências exclusivas relacionadas principalmente à rota do vinho.

Vamos recomendar algumas dessas experiências a seguir:

  1. Seminários e Palestras
  2. Aula de vinificação
  3. Jantares harmonizados
  4. Degustações
  5. Orientações para a produção do próprio vinho

Na aula de vinificação, você aprende a decifrar os sabores dos vinhos e também a história do vinho em São Paulo, mais especificamente na cidade de Jundiaí.

Eventos em Jundiaí – SP

Em Jundiaí – SP, ocorre anualmente a famosa Festa da Uva, que é realizada no mês de janeiro e tem duração de três semanas. A cidade inteira se mobiliza em prol do evento, que literalmente faz a cidade parar.

Se você decidir ir nessa data, fique atento e planeje a viagem com antecedência para garantir suas reservas, pois é uma data muito procurada pelos turistas. Mesmo assim, vale muito a pena aproveitar esse período para desfrutar dessa festa famosa.

Outros eventos menores também ocorrem na cidade e costumam ser divulgados em páginas de turismo de São Paulo. Acesse aqui: Site da cidade

Vinícolas e Rota do vinho em Jundiaí - SP

Há também quem prefira ir à cidade fora das datas de festas, pois é possível ter mais tranquilidade para visitar tanto as próprias vinícolas quanto os outros pontos, como as construções históricas e as trilhas que ficam no pé da serra.

Vinícolas e Rota do vinho Jundiaí – Considerações finais

Por fim, já deu para perceber que no interior do estado de São Paulo, na cidade de Jundiaí, existem diversas opções de passeios históricos, ecológicos e, claro, a famosa rota da uva e do vinho.

Você pode planejar uma viagem mais longa para conhecer muita coisa, ou pode fazer um bate volta de fim de semana ou fim de semana prolongado para conhecer alguma coisa.

Sem dúvida, você terá que ir muitas vezes, pois são muitas atrações para se apreciar tanto na área das vinícolas, como do ecoturismo e do turismo histórico.  

Algumas dicas finais:

  1. Busque hospedagem em um hotel confortável e aproveite a cidade;
  2. Planeje as visitas às vinícolas intercalando as mais rápidas com as mais demoradas;
  3. Conheça, no máximo, 3 ou 4 vinícolas por dia;
  4. Aproveite as especificidades que cada vinícola tem a oferecer;
  5. Aproveite também as experiências gastronômicas da cidade;
  6. Considere colocar outros roteiros junto com a Rota do Vinho, como Colha e Pague, Visita à Fabrica de Macarrão, Jardim Botânico, Serra do Japi, Complexo Ferroviário Fepasa, Fazenda Nossa Senhora da Conceição, Fábrica de Chocolate D Viez entre outros;
  7. Complete sua experiência da Rota do Vinho com atividades exclusivas, como palestras, aulas, orientações para fabricação de vinhos, jantares harmonizados, entre outras,
  8. Para quem vai com crianças, procure adequar o passeio, pois várias vinícolas e fazendas oferecem espaços com muitas atividades para fazer em família.

Você já visitou Jundiaí? Escreva nos comentários

Posts Similares

Deixe uma resposta