Acompanhe aqui o que fazer no Vale do Rio Douro, Portugal, com mapas e dicas dos melhores passeios para você aproveitar seu passeio ao máximo! Vai ter dicas de passeio do Porto de barco, pela área mais rural do Vale Douro, etc.. Essa região do Vale do Douro é linda e muito acessível, acompanhe! Veja as melhores Dicas da região do Vale do Douro, em Portugal-
Quer dicas do que fazer no Vale do Rio Douro, em Portugal? Aqui, você confere somente as melhores opções de passeios para aproveitar sua viagem ao máximo!
Portugal é um destino realmente incrível e que atrai pessoas de todo o mundo para passar férias.
Os brasileiros gostam especialmente de viajar para Portugal, seja pelas características que atraem turistas diversos, seja pela proximidade com a língua. Afinal, é uma oportunidade de viajar para a Europa, mas, ainda assim, ter a deliciosa sensação de estar em casa.
Embora existam diferenças culturais e de sotaque, brasileiros costumam se sentir especialmente acolhidos em Portugal.
O que você vai encontrar nesse artigo
- Precisa comprar euro para viajar?
- Além disso, o país ganhou o prêmio de melhor destino do mundo no ano de 2018. Prova de que turistas do mundo todo apreciam o país e gostam de viajar para lá.
- Vale do Rio Douro, Portugal: mapa e dicas
- Mapa do Vale do Rio Douro
- Cidades por onde o Rio Douro passa
- Como chegar ao Vale do Rio Douro?
- Alugue um carro em Portugal:
- Dicas da região do Vale do Douro Portugal- O que fazer em Vale do Rio Douro, em Portugal?
- Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Passeios para apreciar o Vale do Rio Douro
- Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Quais são as principais atrações do Vale do Rio Douro?
- Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Quando visitar o Vale Douro, Portugal?
- Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Onde ficar no Vale do Douro, Portugal?
- Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Quanto custa se hospedar nas vinícolas às margens do Rio do Douro:
- Quais os melhores passeios para fazer em Portugal?
- Principais dicas para economizar muito para quem viaja para Portugal
- Chip de internet para usar em viagem para Portugal
- Como funciona o seguro-viagem para quem vai para Portugal?
Precisa comprar euro para viajar?
Com o cartão Wise você encontra a melhor cotação, IOF a 1,1% e ainda pode converter moedas na hora da compra. Peça o cartão Wise e leve euros para sua viagem com o melhor custo e segurança.
Peça seu cartão Wise por esse link: Cartão de débito Wise
Além disso, o país ganhou o prêmio de melhor destino do mundo no ano de 2018. Prova de que turistas do mundo todo apreciam o país e gostam de viajar para lá.
Com toda a certeza, o país não alcançou este status por acaso. Portugal é um país que embora não seja tão grande em extensão, é bem diverso e oferece atrações variadas que incluem praia, campo, natureza, turismo gastronômico, vinícolas, museus, parques e muito mais.
Além disso, é um excelente ponto de partida para viagens que incluem a passagem por mais países.
Por isso, neste post, vamos falar mais sobre esse destino incrível, com dicas maravilhosas para você conhecer o Vale do Rio Douro e também para aproveitar ao máximo sua viagem para Portugal. Continue conosco e aproveite todas estas valiosas dicas! Eu fiz um passeio excursão saindo do Porto pela região do Vale do Douro com Cruzeiro incluído e vou contar tudo!
Se você quiser já dar uma olhada nesse incrível passeio, já clica aqui para ver se tem as suas datas:
Vale do Rio Douro, Portugal: mapa e dicas
O Vale do Rio Douro é um dos responsáveis por Portugal ter recebido o título e agradar tanto aos turistas. Inclusive o Vale do Rio Douro possui reconhecimento internacional, sendo tombado pelo Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade.
O local guarda muito da história do país. Além disso, é um ponto agrícola local muito famoso pelo cultivo das uvas que servem de matéria-prima para o internacionalmente famoso vinho do Porto.
Além da importância do Vale, é um lugar totalmente encantador, com paisagens magníficas, muita água e beleza infinita.
O Vale é banhado por um dos maiores rios de Portugal, o Rio Douro. O rio percorre o país do seu lado Leste até o Oeste, levando consigo uma atmosfera de romantismo e os ares da autenticidade da cultura portuguesa desde os seus primórdios.
As belas paisagens são de uma leveza poética incrível e navegar por lá permite imergir na cultura portuguesa.
Por todos esses motivos, visitar o Vale do Rio Douro é um passeio indispensável para quem vai para Portugal. Afinal, estando tão próximo, vale muito a pena conhecer esse patrimônio histórico da humanidade. Veja a foto do Rio do Douro, que separa a cidade do Porto da cidade de Vila Nova de Gaia!
Veja esse passeio imperdível no Porto: Cruzeiro das seis pontes
Mapa do Vale do Rio Douro
O Rio Douro é um dos maiores de Portugal em extensão. São 927 Km de extensão. Ele está entre os maiores rios da Península Ibérica.
Ele atravessa dois países: Espanha e Portugal. A nascente do Rio Douro fica a 2.080 metros de altitude, na Espanha, em uma província chamada Sória, situada nos picos da Serra de Urbion.
Ele segue seu curso pela região norte de Portugal, onde deságua nas cidades do Porto e de Nova Gaia.
No que diz respeito ao seu nome, existem duas possíveis origens. Uma delas diz que a origem do nome está no fato de pequenas peças de ouro rolarem pelas margens dos rios.
Já a outra diz que a origem é da palavra latina durius, que significa duro em português, e era usada para representar a dureza das águas.
A nascente do rio, situada na Espanha, tem um curso pouco caldaloso e largo. Já em sua foz, os canais são bastante profundos.
Inclusive, o Rio Douro é indomável, pois, ao longo de seu percurso, ele corre por curvas estreitas, grandes declives e rochas grandes que fazem com que ele sofra vários saltos decorrentes de todas essas irregularidades.
O Rio Douro nasce na serra de Urbion na Espanha, de onde corre por um longo percurso cheio de irregularidades. Ele passa por várias áreas com montanhas que o contornam e delimitam.
A nascente do rio é em uma cordilheira acidentada que se estende até próximo à fronteira com Portugal, de relevo menos acidentado. Portugal é o país que abriga o curso inferior do Rio Douro e onde se encontra a sua foz. Veja o mapa para você ter uma ideia melhor:
Eu fui do Porto até o Pinhão de ônibus, vendo o vale, e lá no Pinhão pegamos um cruzeiro para navegar no Douro, além do Cruzeiro das 6 Pontes, no Porto.
Cidades por onde o Rio Douro passa
Em terras portuguesas, o Rio Douro passa por nove cidades. São elas: Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira, Lamego, Peso da Régua, Pinhão, Gondomar, Vila Nova de Gaia e Porto.
De todas estas cidades, as mais conhecidas são Porto e Vila Nova de Gaia. A cidade do Porto já é famosa há bastante tempo, sobretudo por causa de sua fama pelo vinho do Porto, conhecido no mundo todo.
Já Vila Nova de Gaia tem adentrado cada vez mais no mercado turístico, principalmente por sua proximidade com a cidade do Porto. Bem como pelo fato de abrigar parte da história do país e por estar se especializando em turismo para amantes de vinhos portugueses. Veja a gente do Teleférico em Gaia, vendo o lindo Rio de lá.
Como chegar ao Vale do Rio Douro?
Como já mencionamos, o Rio Douro deságua nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Dessa forma, ao chegar no Porto, inevitavelmente, você conhecerá o Rio Douro que a margeia.
Como o próprio nome já diz, se trata de uma cidade portuária, de modo que praticamente todos os passeios no Porto têm o Douro como cartão postal. Da mesma forma, a maioria dos passeios pelo Rio Douro têm o Porto como seu ponto de partida.
Por isso, a chegada à região do Rio Douro é bem simples, pois você pode ter a cidade do Porto como referência.
Como o Porto é uma das cidades turísticas mais conhecidas de Portugal, o que não faltam são opções para chegar até lá, seja de ônibus, seja de comboio (nome dado ao trem em Portugal), de carro ou até mesmo de avião.
Supondo que você esteja partindo da capital do país, Lisboa, uma passagem de comboio é muito rápida e barata
De avião, você pagará um pouco mais, média de 55 euros, o que é um bom valor considerando o tempo que você ganha. Já a passagem de ônibus para o trecho entre Lisboa e Porto fica em torno de 34 euros.
PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com o SkyScanner
Para quem vai de carro, o valor vai depender dos custos com combustível e do tipo de carro, se próprio ou alugado. A distância entre as duas cidades é de 274 Km.
O importante é que uma vez em Portugal, você aproveite a oportunidade de conhecer o Porto e a região do Rio Douro, pois é um lugar incrivelmente maravilhoso e que vale a viagem estando tão perto da região.
Alugue um carro em Portugal:
Apesar de recomendar o aluguel de carro para conhecer os Pontos turísticos de Portugal, recomendo não dirigir dentro de Lisboa, recomendo que você alugue um carro para viajar para outras cidades de Portugal!
Dá para viajar de carro pelo Algarve, conhecer as famosas Aldeias medievais de Portugal (como Fátima, Óbidos ou Serra da Estrela, Coimbra e Piodão ), viajar até a bela cidade de Porto, passear pelas incríveis vinícolas da Região do Douro e muito mais.
Super recomendo que você alugue um em Lisboa e vá dirigindo até Cascais ou Sintra (mas vale a pena ver os tours, pelo conforto).
Quando alugamos um carro nas viagens sempre alugamos pela RentalCars e sempre foi um sucesso, sempre funcionou muito bem. Reserve por esse link e você não paga nada a mais por isso, e eu ganho uma pequena comissão. Link de aluguel de carro com desconto. Obrigada, queridas e queridos leitores.
Dica valiosa para melhorar a experiência de viagem de carro em Portugal: Vale a pena você alugar um carro em Portugal com o VIA VERDE. O via verde é um sistema de pagamento de cobrança automática de pedágio. Você sabia que nas estradas em Portugal há várias partes de pedágios sem ninguém na cabine. Aí você passa é é cobrado automaticamente.
Você executa a reserva do carro tranquilamente pela RentalCars, mas aí, bem na retirada do carro, quando você estiver no local que foi combinado, você pede esse sistema de pagamento de pedágio, chamado Via Verde.
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- O que fazer em Vale do Rio Douro, em Portugal?
Agora que você já sabe que é fácil chegar ao Vale do Rio Douro, em Portugal, indo para o Porto ou para a cidade vizinha, Vila Nova de Gaia, vamos te ajudar a decidir o que fazer em Vale do Rio Douro.
Uma das coisas indispensáveis é conhecer os locais de produção de vinhos. O Vale do Rio Douro é a região responsável pela produção de uma das bebidas mais famosas do mundo todo, o internacionalmente reconhecido vinho do Porto.
Estima-se que a bebida é produzida há mais de 2 mil anos no Douro vinhateiro. Para quem se interessa por vinhos, é muito interessante conhecer toda a região, pois o vinho, na verdade, não é produzido na cidade do Porto.
Ele é produzido na região do Vale do Douro e vai para o Porto apenas para o armazenamento, engarrafamento e distribuição.
Então, ao conhecer a história, você saberá que o Porto foi responsável apenas por oferecer o selo à famosa bebida que caiu nas graças de pessoas do mundo todo.
Então, uma dica para conhecer no Vale do Rio Douro são as adegas, vinícolas, quintas para imergir no mundo dos vinhos portugueses.
Existem diversos passeios que oferecem tours programados para um dia de visita. Um passeio muito interessante pode ser feito no Alto Douro Vinhateiro.
Afinal, além de conhecer as vinícolas, você poderá aproveitar vistas exuberantes da natureza local, passeando pelas montanhas e visitando os vilarejos locais. E tudo isso aproveitando a vista e o frescor do Rio Douro.
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Passeios para apreciar o Vale do Rio Douro
Dentre esses passeios que podem ser feitos em visitas curtas pelo Vale do Rio Douro, vamos indicar aqueles que consideramos os melhores.
Assim, você poderá escolher de acordo com o seu gosto e também com a quantidade de dias que terá disponíveis para conhecer a região.
Aqui, vamos destacar os seguintes passeios para você apreciar e aproveitar o Vale do Rio Douro:
- Passeio histórico de trem;
- Cruzeiro de 1 dia a Régua
- Rota dos vinhos do Porto e do Douro;
- Rota dos vinhos de Cister;
- Museu do Vinho do POrto WoW,
- Tour do Porto completo com ingressos
- Tour de vinhedos e adegas
- Tour completo pela região do Douro
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Quais são as principais atrações do Vale do Rio Douro?
Conhecer o Rio Douro é um passeio único, no qual você vai navegar pelo rio, conhecer e degustar vinhos, bem como apreciar boa gastronomia.
Além disso, você vai conhecer mais sobre a história de Portugal. É o passeio perfeito para quem gosta de conhecimento e de conhecer belas paisagens.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre as principais atrações do Vale do Rio Douro que separamos para você. Confira!
Passeio histórico de trem
Para quem viaja a dois, esta opção é indispensável! Já imaginou que romântico viajar em um trem antigo ao lado de quem você ama?
Pois as locomotivas desse passeio funcionam a diesel e a vapor. Ela passa nos trilhos que ficam nas margens do Rio Douro, transportando seus passageiros em uma verdadeira viagem no tempo.
A locomotiva parte do Peso da Régua e segue por pelas paisagens naturais às margens do Rio até chegar em Tua, estação com o nome de um dos rios afluentes do Douro.
Após a chegada, é possível voltar para o Porto. Contudo você viajará em comboios mais atuais. Mesmo assim é uma bela viagem às margens do Douro.
A passagem de ida e volta custa 42,50 euros. Crianças de 4 a 12 anos pagam 19 euros na passagem.
É possível contratar um passeio mais completo, que contempla também com um passeio de barco e trem na Régua do Vale do Douro.
Cruzeiro pelo Rio Douro
Um cruzeiro é sempre um passeio incrível e em uma paisagem com tanta água, que é impossível abrir mão de aproveitar um cruzeiro.
No Vale do Rio Douro, existem diversas opções de cruzeiros. Os passeios mais completos duram de 2 a 3 dias, mas também existem opções de apenas 1 dia.
Os passeios mais longos passam por mais regiões e incluem hospedagens em hotéis. Já o passeio mais barato, custa 18 euros e passa por 6 pontes do Rio Douro.
Dentre as opções intermediárias, existe uma que custa 30 euros e oferece passeio de ônibus, navegação e visita a uma adega.
As partidas dos Cruzeiros são do Porto ou do vilarejo de Peso da Régua. O passeio pode ser feito de duas formas.
Para subir o rio de barco e voltar para o Porto de comboio.
Veja esse passeio: Clique aqui e veja os preços e a disponibilidade para as suas datas.
Rota dos vinhos do Porto e do Douro
Como já dissemos, os vinhos portugueses são muito famosos, e os da região são um show à parte. O vinho do Porto é o mais famoso, mas os vinhos de mesa do Douro também são muito apreciados e são uma marca local que vale a pena conhecer.
É possível reservar um dia para conhecer uma vinícola e apreciar os vinhos, acompanhando sua produção. A Quinta Seara d’Ordens é uma das fazendas mais famosas com produção de uvas e vinhos.
Muitas vinícolas já estão integradas no enoturismo, oferecendo passeio guiado com degustação de vinhos e gastronomia local.
Se a visita ocorrer entre setembro e outubro, é possível participar até da produção do vinho, integrando a equipe de vinicultores para ter a experiência completa da produção de vinhos.
A rota do vinho é composta por três sub-regiões. São elas: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior. É possível visitar adegas, caves, vinícolas e até se hospedar em alojamentos na região.
Não deixe de contratar: Clique aqui e veja os preços e a disponibilidade para as suas datas. Tour de vinhedos e adegas
Caves do vinho do Porto
Caves do vinho do Porto é um conjunto de adegas situadas na Vila Nova de Gaia. Nelas, viajantes chegavam e saíam trabalhando na exportação do famoso vinho do Porto.
Ao visitar essas adegas, você vai conhecer mais da história dessa poderosa bebida que ficou famosa no mundo todo.
Rota dos vinhos de Cister
As Terras de Cister são menos conhecidas do que o restante da região. É um lugar para quem quer aprender mais da história local, pois lá foram construídos vários mosteiros da Ordem Cister.
O nome deriva dos monges cistercienses. O local é cercado por plantações de videiras, das quais são produzidos espumantes e vinhos tintos, roses e brancos.
Eles são armazenados em adegas de granito com 72 metros de profundidade. Um passeio menos popular, mas que vale a pena.
Museu do Douro
O Museu do Douro fica na região do Baixo Corgo, em uma cidade chamada Peso da Régua. É excelente para conhecer a cultura das vinícolas do Vale do Rio Douro.
Além de história, o ambiente é completo, com biblioteca, além de um restaurante e um bar com vista para o Douro. Excelente para passar o dia.
Parada nos miradouros
Os miradouros que existem pelo percurso do Douro, são perfeitos para apreciar a paisagem dos melhores ângulos.
É possível aproveitar e parar para apreciar a vista durante os passeios. Dentre os principais pontos para observação da paisagem, destacamos os seguintes miradouros.
1 – Quinta do Vale Meão;
2 – São Leonardo da Galafura;
3 – Casal de Loivos;
4 – Quinta do Noval,
5 – São Salvador do Mundo;
6- Essa foto foi tirada no Mirante do Mendiz, no Vale do Mendiz, às margens do Rio do Douro.
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Quando visitar o Vale Douro, Portugal?
O melhor período para visitar essa região do Vale do Douro, Portugal pode ser durante os meses de verão europeu, que vai do final de maio até o final de setembro. Durante esse período de verão em Portugal, os passeios pelo Vale Douro ficam muito bonitos, e destaco agosto e setembro, que é a época da vindima (colheita das uvas).
É importante destacar também que nas outras épocas do ano também é possível fazer as visitas às vinícolas, e cá pra nós, a gente bebe vinho tinto e do Porto com muito mais boa vontade no friozinho, não é mesmo? Porém, saiba que no inverno europeu (e final do outono) os dias em Portugal tendem a ser mais curtos, e pode chover e ventar.
Não deixe de reservar seu hotel no Porto: Onde Ficar no Porto, Portugal: Melhores hotéis e bairros
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Onde ficar no Vale do Douro, Portugal?
A parte mais famosa (e bonita) e também mais visitada do Vale do Douro foi onde visitamos, e está localizada as cidades portuguesas de Peso da Régua (que também é chamada só de Régua) e do Pinhão. É nessa região do Vale Do Douro que ficam as vinícolas mais visitadas. Isso se dá porque elas possuim um turismo aquecido com boas hospedagens e ótimos restaurantes. É cada visual UAU que recomendo muito dormir pelo menos uma noite em algum desses hotéis, veja!
Ah, e antes de mais nada saiba que essas duas cidades (Pinhão e Régua) há ótimas opções de hotéis mais baratos, normalmente no centrinho da cidade, sem a famosa e linda vista para o rio Douro.
Se você preferir dormir na região e acordar com o canto dos passarinhos, vale a pena conhecer esses incríveis hotéis. Veja os preços, avaliações e reserve aqui:
3- The Vintage House Hotel, Douro, no Pinhão – Dicas da região do Vale do Douro Portugal-
Outro hotel que foi um dos mais lindos que eu já vi, também fica às margens do Douro e vale a pena se hospedar nele, pois muitos passeio de barco pelo Rio Douro, começam naquela região, que tem um mini Porto na frente:
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Mais hotéis no Vale do Douro, Portugal.
As hospedagens na Região do Vale do Douro estão em algumas quintas no Douro, com inúmeras opções opções de hospedagem. Alguns hotéis nos chamaram muito a atenção pelo conforto, beleza, experiências, e etc, veja:
The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, em Lamego, Portugal;
Hotel da Quinta Nova (Quinta Nova Winery House – Relais & Châteaux), no Pinhão, Portugal
Recomendo também dar uma boa olhada na Quinta de La Rosa, se você quer acordar entre os vinhedos. Além disso, o hotel tem um dos mais bem avaliados restaurantes da região do Vale Do Douro.
Quinta de la Rosa, também no Pinhão;
+ Hoteis no Vale do Douro:
Quinta do Vallado Wine Hotel, em Peso da Régua;
Quinta do Tedo, em Folgosa, veja o mapa:
Dicas da região do Vale do Douro Portugal- Quanto custa se hospedar nas vinícolas às margens do Rio do Douro:
O preço das hospedagens nas nas vinícolas às margens do Rio Douro costuma variar bastante. Se você reserva com antecedência pode pegar melhores preços. Já na temporada de verão costumar ficar mais alto do que no outono, etc. Os hotéis no centro das cidades costumam ter melhores preços do que os das vinícolas, pois se hospedar numa vinícola é uma experiência completa, que você precisa fazer antes de morrer.
Como eu disse anteriormente, não deixe de fazer as reservas com certa antecedência, pois as vinícolas/ quintas possuem poucos quartos , então não deixe de reservar.
Outros hotéis às margens do Rio Douro que merecem muito destaque são:
Vila Galé Douro Vineyards; em Armamar;
o Vila Galé Collection Douro em Lamego e o
Six Senses Douro Valley, também em Lamego.
Se você quiser alugar um carro para visitar o Vale Douro, não deixe de ler essas informações:
Quais os melhores passeios para fazer em Portugal?
Uma dica valiosa para aproveitar os melhores passeios em Portugal, é planejar o que fazer.
Assim, é possível reservar ingressos para garantir os melhores preços e evitar filas e aglomerações.
Isso porque existem alguns passeios que são muito procurados e podem não ter ingressos disponíveis para comprar de última hora.
Em alguns sites, é possível conseguir promoções em bilhetes de passeios para fazer em Portugal.
Esse passeio às vinícolas saindo do Porto e outros passeios imperdíveis, você pode resrvar aqui com cancelamento grátis, veja:
Tour pela região do Douro
Principais dicas para economizar muito para quem viaja para Portugal
A seguir, vamos apresentar algumas dicas para quem viajar para Portugal economizar muito.
- Passagens aéreas: pesquise suas passagens com antecedência. Use ferramentas de busca para pesquisar e comparar preços antes de efetuar as compras; PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com o SkyScanner
- Hospedagem: faça a reserva online pois, além de prático, é possível ainda aproveitar preços que as empresas de reservas negociam e comparar valores,
- Viagem de transporte público: viajar por Portugal de comboio, ônibus, metro e ferry boat é fácil e barato. Inclusive, é possível se deslocar entre países da Europa pagando pouco.
Chip de internet para usar em viagem para Portugal
Vale a pena adquirir um chip de internet para usar em viagem para Portugal pois, com ele, você poderá acessar seus aplicativos essenciais onde estiver e sem depender de Wi-Fi.
Você pode adquirir seu chip com a America Chip e ter 100% de internet em Portugal.
Clique aqui e veja os melhores preços- Compre um chip internacional
Como funciona o seguro-viagem para quem vai para Portugal?
O seguro-viagem internacional é indispensável para viajar para outro país, pois garante segurança durante sua viagem e estadia.
Para os países da Europa, é obrigatório ter um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.
Você pode fazer cotações de seguro-viagem online, em sites como o Seguros Promo.
Seguro Viagem para Praga e a Europa em geral é OBRIGATÓRIO: Onde Contratar: SEGUROS PROMO
Você sabia que, pelo Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório? Se você quer viajar para alguns dos países da Europa, e República Tcheca está incluído.
Se você quer um seguro viagem, compare os preços e todas as coberturas no buscador Seguros Promo.
Dica de ouro: Clique nesse link e depois clique no aplicar cupom de desconto. Você ganha 15% (no mínimo). Tem outros sites que dão 5% , que é muito menos.
Gostou das nossas dicas de como visitar o Vale do Douro? Escreva nos comentários do Blog