Anúncios

Escócia: Castelo de Stirling, portal para as highlands, Coração Valente e Whisky

Em minha visita à maravilhosa Escócia tive a oportunidade de visitar Stirling.

É uma das principais fortalezas do Reino Unido, criada como um burgo real por Davi I em 1130, tendo até hoje ruas estreitas e construções antigas feitas de pedras.

Os arredores de Stirling nos dias atuais. Foto retirada do site Wikipedia

A cidade é um ponto inicial para se visitar as famosas “Highlands”, as Terras Altas da Escócia, além de ter um lindo Castelo.

O turismo local daqui gira em torno de uma história (real) que virou um estrelado filme Hollywoodiano.

William Wallace e o Coração Valente

Nos anos 90, do século passado Mel Gibson apresentou ao mundo o maior herói escocês: William Wallace.

Wallace liderou uma das mais importantes batalhas durante as Guerras de Independência entre Inglaterra e Escócia, a Batalha da Ponte de Stirling — e inspirou esse icônico personagem do filme Coração Valente “apenas” setecentos anos depois.

O filme recebeu dez indicações ao Oscar, ganhou em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (para Mel Gibson).

Viemos de Edimburgo (58 km daqui), e Glasgow fica a cerca de 40 km.

Achei legal porque nessa viagem além de ficarmos hospedados no alojamento da universidade local (uma parceria da escola de inglês que eu estava estudando na Inglaterra), descobri outras personalidades escocesas importantes como Robert the Bruce, Rob Roy e a rainha Mary.

E por aqui visitamos além do bonito castelo o Wallace Monument, a torre de quase 70 metros que homenageia William Wallace e mantém guardada a espada usada pelo herói.

Stirling Castle, Escócia.
Vista linda e ao fundo o Wallace Monument. Stirling, Escócia

Este monumento localiza-se acima dos prados de Stirling, por onde William Wallace conduziu o seu exército rumo à vitória na célebre Batalha de Stirling Bridge, e conta a história de como um guerreiro medieval se tornou um herói nacional da Escócia.

Wallace Monument, Stirling, Escócia. Construído em 1861, e situa-se no ponto mais alto da colina Abbey Craig, a 91,44 metros acima do nível do mar, e tem 67,06 metros de altura.

VISITANDO A MENOR DESTILARIA DE WHISKY DA ESCÓCIA

Depois de Stirling, saímos em direção à Pitlochry, cidadezinha que também fica próxima às Highlands, e visitamos a menor destilaria de Whisky de malte da Escócia.

A destilaria Edradour (em gaélico escocês: Eadar Dhà Dhobhar, “entre dois rios”) foi fundada em 1825, e produz apenas dezoito barris por semana.

O tour pela fábrica custa £ 10 e inclui duas doses do típico whisky.

Quando se fala em menor destilaria, é importante deixar claro que a Edradour é a menor destilaria legalizada, pois, como no Brasil com a popular cerveja artesanal, existem inúmeras destilarias caseiras, e até no modelo “food truck”.

Foto da menor destilaria da Escócia. Edradour, Escócia, Reino Unido. Foto retirada da Wikipedia.

Além de fabricar, a Edradour também é especializada em envelhecimento de whiskys raros, que no passado foram adquiridos de outras destilarias, sendo o mais antigo da década de 50.

No entanto, a estrela da Edradour realmente é o envelhecimento de seus próprios whiskys em barris de carvalho, costumeiramente usados em vinhos europeus.

Quando eu fui, durante a visita, eles explicaram também que a destilaria não exporta seus produtos, ou seja, são todos consumidos pelo mercado interno. Procurando esse produto na Internet, você até encontra, só não há garantia da autenticidade, então vale a pena comprar por aqui.

No final da visita, que dura aproximadamente uma hora, vamos até a loja, onde os funcionários tipicamente vestidos nos orientam sobre os produtos. Nessa loja há vários tipos de whisky que variam quanto à idade, tipo de envelhecimento e qual barril foi envelhecido, etc. Você percebe que está consumindo um produto de qualidade superior.

E aí, quando você viaja gosta de visitar fábricas com produtos típicos? Por acaso já tinha ouvido falar desta destilaria? Deixe um comentário!!!!

Escócia Europa

Anúncios

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: