Geralmente, é comum que cidades com grande relevância em um país sejam vistas como sua capital. Um exemplo disso é o Canadá, que é muito associado a cidades como Toronto e Vancouver. Contudo, apesar da fama que as duas cidades possuem, nenhuma delas é a capital do país. Conheça Ottawa, a capital do Canadá.

Na verdade, a capital oficial do Canadá é a cidade de Ottawa, que fica próxima a cidade de Montreal. Como poucas pessoas sabem dessa informação, este texto falará um pouco sobre a capital canadense.

Booking.com

Para quem pretende viajar para o Canadá, talvez Ottawa seja um excelente destino, pois, além de ter muitos atrativos, é uma região bem desenvolvida. Leia este texto e conheça mais sobre a capital do Canadá.

Leia também:  Winnipeg, Canadá: temperatura, onde ficar, o que fazer no verão e no inverno

Informações sobre o país e sua capital

Do ponto de vista político, o Canadá é bem curioso. Como esse país foi uma colônia britânica até 1867, seu monarca oficial é o Rei da Inglaterra, Charles III, filho da falecida Rainha Elizabeth. No entanto, assim como o Reino Unido, o Canadá também é uma monarquia constitucional, por isso, o país é liderado por primeiros ministros.

Criada em 1826, Ottawa surgiu como Bytown e ganhou seu atual nome em 1855. Ao longo dos anos, a cidade cresceu muito e se tornou o polo tecnológico do país. Ademais, justamente por ser a capital, essa região é o centro político do Canadá. A mudança para o nome “Ottawa” está diretamente ligada ao rio Ottawa, cujo termo vem da expressão algonquiana “Odawa”, que significa “trocar”.

Além de ser a capital do país, Ottawa também abriga a sede da guarda nacional do Canadá. Aliás, são estes guardas que aparecem em vários filmes com os famosos uniformes vermelhos. Por ser uma cidade muito desenvolvida, Ottawa é referência em saúde, educação e segurança.

Além disso, a capital canadense possui muitos jovens e tem várias empresas de tecnologia. Por conta disso, a cidade consegue evoluir e crescer de forma rápida. Localizada na província de Ontario, Ottawa faz fronteira com Quebec, uma cidade bilíngue do Canadá. Tanto em Ottawa quanto em Quebec, as pessoas são fluentes em francês e inglês.

Veja o Mapa do Canadá e com a localização de sua capital:

No primeiro mapa vemos parte da América do Norte com o Canadá em cima.

No segundo mapa vemos especificamente o mapa do Canadá e a capital Ottawa destacada, veja:

Qual é a capital do Canadá

Excelente região para visitar

Para quem pretende visitar e passear pelo Canadá, Ottawa, Quebec, Toronto e Montreal são excelentes locais. Nessas regiões, é possível fazer tudo: passear, visitar e também estudar inglês e francês simultaneamente, algo muito enriquecedor.

Clima da Capital do Canadá

O clima da capital do Canadá é bem diversificado. Enquanto o verão de Ottawa é muito quente, o inverno da região possui temperaturas negativas. Com variações climáticas tão extremas, é importante se programar para visitar o país. Por exemplo, se você gosta de frio, programe sua viagem para o período de inverno no Canadá. Por outro lado, se você prefere o calor, programe sua visita para a época do verão.

Com excelente qualidade de vida, Ottawa gera conforto para seus moradores e turistas. Apesar do transporte público ser excelente, passear a pé ou de bicicleta pode ser interessante. A cidade é segura e não é tão caro viver lá. Obviamente, o seu nível de gastos dependerá muito de seu estilo de vida.

Líder nos índices de educação do Canadá, Ottawa possui várias instituições de ensino superior. Além disso, também existem centros de pesquisa e instituições culturais como o Centro Nacional de Artes, a Galeria Nacional e diversos museus.

A capital canadense possui baixos índices de desemprego e tem o maior padrão de vida do país. Em termos de qualidade de vida, Ottawa é considerada a melhor cidade canadense para se viver.

Qual é a capital do Canadá

Questões geográficas de Ottawa

Ottawa fica na parte sul do rio homônimo, próximo dos estuários do Rio Rideau e do Canal Rideau. Nessa cidade, existe uma região chamada Lower Town, que fica entre o canal e os dois rios. Curiosamente, essa região é a mais velha da capital canadense.

Por sua vez, o centro financeiro da cidade se chama Centrehub e fica na parte oeste, mais próxima do Canal Rideau. O Centrehub é conhecido por sua forte atuação no comércio da cidade.

O Parlament Hill, onde ficam os prédios e outros locais governamentais, abriga o parlamento do Canadá e fica às margens do Rio Ottawa. Basicamente, é desse local que surgem as políticas públicas do Canadá.

As primeiras fronteiras de Ottawa sofreram várias anexações ao longo dos anos. No ano de 2001, houve uma nova e definitiva incorporação de território. Com isso, a cidade obteve um grande aumento territorial.

Tremores em Ottawa

Em média, Ottawa apresenta algum abalo sísmico a cada três anos. Geralmente, os tremores da cidade não costumam atingir grandes escalas. No entanto, no ano 2000, houve um terremoto que alcançou 5,2 na escala Richter. Seis anos depois, houve outro tremor que atingiu 4,5 nessa mesma escala.

Avaliada de 0 a 10, a função da escala Richter é medir a intensidade de qualquer abalo sísmico. Sempre que um tremor fica entre 4 e 6 na escala Richter, significa que ele pode rachar paredes, quebrar vidros e deslocar móveis. Por outro lado, qualquer tremor que ultrapasse o nível 6 é considerado grave, pois pode abalar prédios e destruir pequenas construções.

Qual é a capital do Canadá

Florestas e festivais em Ottawa

Com 3230 hectares de parques, Ottawa é a segunda cidade canadense com mais áreas verdes, perdendo apenas para Edmonton. Além disso, a capital do Canadá recebe vários festivais e eventos famosos do país. Um desses eventos é o carnaval de inverno da região, chamado de Winterlude e sempre realizado em fevereiro.

O Tulip Festival também é famoso nacionalmente e sempre acontece na primavera. Durante o festival, centenas de milhares de tulipas são enviadas para a Ottawa. Geralmente, quem mais envia estas flores é a Família Real da Holanda. Depois que as flores chegam, elas são plantadas em muitas áreas verdes da cidade.

Por fim, um dos eventos mais famosos de Ottawa é o Dia do Canadá, onde é festejada a independência do país. Sempre no dia 1º de julho, milhares de canadenses vão para Ottawa visando festejar o aniversário de sua nação.

Qual é a capital do Canadá

Saúde em Ottawa

Outro setor muito importante em Ottawa é o da saúde, que gera mais de 18 mil empregos. Atualmente, a cidade possui quatro hospitais ativos: Hospital de Ottawa, Hospital Infantil do Leste de Ontário, Hospital Queensway-Carleton e Hospital Montfort.

Vale afirmar que, assim como o Brasil, o Canadá possui um sistema de saúde pública que atende toda a população. Chamado de Medicare, o modelo de saúde canadense lembra o Sistema Único de Saúde (SUS).