Você já pensou em visitar Winnipeg? A capital e a maior cidade da província de Manitoba, no Canadá tem uma população de 749.534 habitantes (dados de 2017). Descubra aqui o que fazer em Winnipeg no verão e no inverno.

A influencer, nutricionista, mãe e minha amiga Luciana está morando aqui há cerca de 3 anos, e contou pra gente tudo sobre essa linda cidade canadense. Aproveita e segue ela lá no Instagram. IG: @luciana_matos

o que fazer em Winnipeg
A influencer dá dicas excelentes de maternidade, imigração, turismo e muuuuuita gastronomia e alimentação saudável.
o que fazer em Winnipeg
Vista do Museu de Direitos Humanos – bairro de St Boniface,

Onde fica:

A cidade fica na extremidade leste da região conhecida como Pradarias Canadenses, na parte ocidental do Canadá. É perto de um local de muitos lagos e parques do “Canadian Shield” (Escudo Canadense), bem como do Winnipeg Lake (o 11º maior lago de água doce da Terra). Aqui temos a maior floresta urbana de ulmeiros existente na América do Norte.

Para quem tem mais tempo, uma boa ideia é viajar de trem pelo Canadá e conhecer diversos locais desse país incrível.

Friendly Manitoba

A província de Manitoba é conhecida no Canadá como Friendly Manitoba (Manitoba amigável). Inclusive essa frase está escrita nas placas dos carros por aqui e faz jus ao seu significado.

As pessoas por aqui são extremamente simpáticas e gentis. Se você for desinibido, é bem provável se ver batendo papo com pessoas na fila do supermercado, caixas de lojas e parques. 

Tá aí a foto que não me deixa mentir:

o que fazer em Winnipeg no verão

História:

A região foi um centro comercial para os povos originários muito antes da chegada dos europeus. A província foi colonizada por ingleses e franceses e embora haja uma predominância do inglês na província, ainda é possível encontrar muitos francófonos na região e também muito da sua cultura.

Conhecida como a “Porta do Oeste”, a cidade é um pólo ferroviário e de transportes com uma economia diversificada. Esta cidade multicultural hospeda vários festivais anuais, incluindo o Festival du Voyageur, o Winnipeg Folk Festival, o Jazz Winnipeg Festival, o Winnipeg Fringe Theatre Festival e Folklorama. 

o que fazer em Winnipeg no inverno
Festival du Voyageur
o que fazer em Winnipeg no inverno
o que fazer em Winnipeg no verão
A influencer bebendo vinho no copo de gelo – Festival du Voyageur

Esportes em Winnipeg:

A capital de Manitoba também é bem agitada no setor de esportes. Foi o primeiro anfitrião canadense dos Jogos Pan-americanos. É o lar de várias franquias de esportes profissionais, incluindo Winnipeg Blue Bombers (futebol canadense), Winnipeg Jets (hóquei no gelo), Manitoba Moose (hóquei no gelo), Valor FC (futebol) e Winnipeg Goldeyes (beisebol).

Temperatura e clima em Winnipeg:

Esse é um assunto bastante comentado por aqui. A cidade tem fama de ser, no inverno, uma das mais frias do mundo. Ela também está muito próxima ao centro longitudinal da América do Norte.

o que fazer em Winnipeg no verão
Centro Longitudinal do Canadá

A temperatura mais fria já registrada em Winnipeg foi -47,8 ° C (-54 ° F) em dezembro de 1879. Por muito a cidade foi a cidade mais fria do mundo, com uma população de 600.000 ou mais.

Detalhe que Ulan Bator, na Mongólia, passou para o primeiro lugar. Já a capital de Manitoba – por causa de sua geografia – é suscetível a altas tensões polares que são, na verdade, sistemas de alta pressão do Ártico que trazem muito ar gelado.

Mas não se intimide, com as roupas certas é possível aproveitar o inverno também.

o que fazer em Winnipeg no inverno
Lake Winnipeg congelado

o que fazer em Winnipeg no inverno
Birds Hill

Sundogs em Winnipeg

Já ouviu falar em Sundogs?

Os Sundogs (chamados de parélios em português), são pontos coloridos de luz que se desenvolvem devido à refração da luz através dos cristais de gelo. Eles estão localizados a aproximadamente 22 graus à esquerda, à direita ou ambos, do sol, dependendo de onde os cristais de gelo estão presentes.

Este fenômeno climático geralmente aparece apenas em temperaturas extremas de frio necessárias para formar cristais de gelo, muito comum por aqui. A impressão que temos é de estar vendo 3 sóis.

o que fazer em Winnipeg no inverno
Sundogs. Lindo demais!

O que fazer Winnipeg no inverno:

Observar a Aurora boreal:

No inverno é possível observar a Aurora Boreal!

o que fazer em Winnipeg no inverno: caçar Aurora Boreal

A cidade, durante o inverno, fica coberta de neve 132 dias por ano.

No inverno em Winnipeg, tem também o rinque de patinação MAIS LONGO do mundo – que congela naturalmente.

A patinação leva você ao longo dos rios Red River e Assiniboine por uma extensão de 8,5 quilômetros.

o que fazer em Winnipeg no inverno
o que fazer em Winnipeg no inverno: Patinar na Pista de patinação

O que fazer em Winnipeg no verão?

Visitar os Lagos da região

O verão é muito quente, sendo totalmente possível se refrescar nas águas dos inúmeros lagos que temos por aqui.

A temperatura mais quente já registrada na capital de Manitoba foi de 42,2 ° C (108 ° F) em 11 de julho de 1936.

o que fazer em Winnipeg no verão
O que fazer em Winnipeg no verão?: Visitar o Clear Lake

Cotton Candy Skye

Além do Sundogs e Aurora Boreal existe também o “Cotton Candy Skye”, já ouviu falar?

O Cotton Candy Skye significa que após o pôr do sol é possível observar um céu rosa maravilhoso.

Isso ocorre porque a luz do sol é mensurável em uma média de 318 dias por ano (a capital de Manitoba é muito ensolarada, mesmo nos dias muito frios!).

o que fazer em Winnipeg no verão
Cotton Candy Skye

Dias longos e dias curtos

No dia mais curto do ano, o sol nasce às 8h24 e se põe às 16h29. No dia mais longo do ano, o sol nasce às 5h20 e se põe às 21h41.

Outras curiosidades aleatórias sobre Winnipeg:

  • A estação ferroviária de Winnipeg foi projetada pelos mesmos arquitetos que projetaram a Union Station de Nova York.
  • O Ursinho Pooh (Winnie the Pooh) foi baseado em um urso da vida real. Sua origem é canadense e seu nome Winne é um diminutivo para seu real nome Winnipeg, em homenagem à cidade onde o soldado Harry Colebourn (que era dono de Winnie), cresceu. A caminho de Londres para a Primeira Guerra Mundial, o soldado levou a ursa junto com a tropa no navio, mas foi preciso deixá-la no zoológico londrino enquanto a guerra acontecia. É possível encontrar várias referências à Winnie the Pooh aqui em Winnipeg, desde estátuas a uma ala no museu.
o que fazer em Winnipeg no verão
Winnie de Pooh e o soldado Harry Colebourn, Assiniboine Park

O que fazer em Winnipeg com crianças:

A cidade é extremamente preparada e amigável para programas com crianças e bebês – assim como todo o Canadá. Possui muitos eventos voltados para o público infantil de todas as idades e tem o Museu da Criança que é a coisa mais linda!

o que fazer em Winnipeg com crianças
Lucas no museu da criança em Winnipeg

Onde ficar em Winnipeg, Manitoba, Canadá

Existem muitos locais para se hospedar em Winnipeg.

Segundo a Luciana, ela já teve a oportunidade de conhecer alguns pelo Air bnb e adorou. Acha que compensa tanto pelo valor quanto pela qualidade dos locais.

Hotéis em Winnipeg:

E se você é daqueles que prefere hotéis por causa da comodidade, segue algumas sugestões:

Mere Hotel 

Localizado bem em Downtown de Winnipeg, fica a beira rio, o que proporciona uma linda vista para passeios e caminhada em qualquer estação do ano. Possui um restaurante delicioso no térreo, o Cibo Waterfront Cafe – os pratos gostosos e acessíveis. Reserve aqui o Mere Hotel

Fairmont

Também localizado em Downtown, permite acesso rápido a essa região e também ao Exchange District, bairros da região central de Winnipeg, onde acontece muitos festivais o ano inteiro, além de ter muitos bares, restaurantes e cafés nas redondezas.

Reserve aqui o elegante Fairmont Winnipeg

❤️ OUTROS HOTÉIS EM WINNIPEG ❤️

$$$$ Luxo => Hotéis luxuosos em Winnipeg

$$$ Bem avaliados => Hotéis bem avaliados em Winnipeg

$$$ Românticos => Hotéis românticos em Winnipeg

$$ Hospedagens Baratas e Econômicas => Hotéis mais baratos em Winnipeg

O que fazer em Winnipeg

Visitar o Centro, local de museus e parques:

Downtown Winnipeg

Não deixe de explorar toda a região central da cidade (Downtown e Exchange District), onde ficam localizados o lindo Museu de Direitos Humanos, e também o The Forks, um mall que concentra vários restaurantes e bares com lojas, livrarias, bakery, adega. É possível encontrar vários produtos típicos da região e muitos souvenirs.

Downtown

Legislative building

Outro local que vale uma visita na região é o Legislative building, um prédio com uma arquitetura linda e muita área verde ao redor.

Legislative Building
Legislative Building
Legislative Building
Legislative Building
Museu de Direitos Humanos

Museu de Direitos Humanos

The Forks Market
The Forks Market – parte interna

Bairro de St Boniface

O bairro de St Boniface é lindo e também merece uma visita. Antigamente era uma colônia francesa que depois foi integrada à cidade. É umas das regiões mais antigas da cidade. Possui museus, igrejas e uma culinária típica francesa como padarias e bistrôs.

Catedral em St Boniface

Visitar o Osborne Village: o bairro mais boêmio da cidade.

Osborne Village é o bairro mais badalado da cidade. É um local com muita gente jovem, muitos bares e pubs. Possui construções mais recentes e por isso vale muito a pena um passeio a pé.

Assiniboine Park (o que fazer em Winnipeg no verão e no inverno)

O Assiniboine Park também não pode ficar de fora do roteiro. É um parque enorme onde também acontecem vários eventos o ano todo. No verão é aberto o English Garden, tipo um mini jardim botânico, cheio de flores e plantas lindas.

Assiniboine Park. (o que fazer em Winnipeg no verão e no inverno)

Outros parques em Winnipeg: English Garden e Fort White Alive

Outros parques lindos que não podem ficar de fora da sua lista. Muita natureza, muitas paisagens lindas além de restaurante e café.

Fort White Alive – Outono
O que fazer em Winnipeg no verão: English Garden
o que fazer em Winnipeg no verão: English Garden
Fort White Alive – Outono
Fort White Alive – o que fazer em Winnipeg no Inverno

O que fazer em Winnipeg: assistir algum evento esportivo

Também é muito recomendado assistir a algum evento esportivo. Sempre tem algo acontecendo: Jogo de hockey, futebol americano, beisebol, são todos bastante assistidos, principalmente pelos canadenses.

O que fazer em Winnipeg no verão e outono: visitar fazendas na região

Durante a sua visita quem vai ditar alguns desses programas será o clima e a temperatura em Winnipeg.

Ou seja, durante o verão e outono é possível visitar várias fazendas na região para colheira de morangos super doces, framboesa, abóboras e girassóis. Imperdível também!

o que fazer em Winnipeg no verão: Colheita de morangos
Fazenda de girassóis
Preparando para o Halloween em Winnipeg. Fazenda de abóboras

O que fazer em Winnipeg no inverno: visitar o maior labirinto de neve do mundo e esquiar

No inverno é possível visitar o maior labirinto de neve do mundo, que está inclusive no Guinness Book!

Snow Maze – Labirinto de neve

É possível Esquiar em Winnipeg?

Há poucos lugares para esquiar em Winnipeg devido à região ser bem plana. Porém consegue-se encontrar alguns destinos para a prática desse esporte. Veja os lugares mais populares:

Asessippi Ski Area & Resort:

Asessippi Ski Area & Resort, fica a 4h15 de Winnipeg. Possui acomodações e muitas atividades para se fazer o ano todo.

No inverno em Winnipeg é possível fazer as seguintes atividades por aqui:

  1. Ski/Board
  2. Tubing
  3. Snow Biking
  4. Snow Shoeing

Para mais informações sobre o local acesse: https://asessippi.com/winter-activities/

Falcon Ridge Ski Resort:

Falcon Ridge Ski Resort, fica a 1h30 de da cidade e pode ser considerada a pista de esqui mais próxima da cidade. Também possui acomodações, restaurante e muitas atividades.

Para mais informações:

http://www.falconridgeski.com/

Outras atrações em Manitoba: Bate e volta de Winnipeg

Além dessas atrações na cidade, é também muito recomendado visitar outras regiões ao redor.

Manitoba é uma província com muitos lagos e é possível conhecer lugares lindos próximos daqui.

Gimli Beach

Eu sugiro uma visita a Gimli Beach, uma cidadezinha colonizada pelos Islandeses. A cidade é banhada pelo Lake Winnipeg e fica a 1h de Winnipeg.

o que fazer em Winnipeg no verão
Gimli Beach
o que fazer em Winnipeg no verão
Gimli Beach

O que fazer em Manitoba no verão: bate-volta de Winnipeg

Falcon Lake e West Hawk Lake também são praias de lagos que valem a pena uma visita, parecem bem cidadezinhas de filme, um charme! Ambos ficam a 1h30 de Winnipeg.

o que fazer em Winnipeg no verão
Falcon Lake
o que fazer em Winnipeg no verão
West Hawk Lake

Clear Lake: bate-volta de Winnipeg

Clear Lake, localizado no Parque Nacional Riding Mountain (Riding Mountain National Park), na cidade de Wasagaming, é sem sombra um passeio imperdível para quem está em Winnipeg.

Pode ser considerada uma mini Campos do Jordão por ter uma beleza estonteante. A cidade possui lagos magníficos, muita natureza, e também várias opções de restaurantes e cafés. É possível ver na natureza selvagem animais como o Bisão e o Black Bear (urso preto). Esse lugar incrível fica a 3h de Winnipeg.

o que fazer em Winnipeg no verão
Clear Lake – Wasagaming
o que fazer em Winnipeg no verão
Clear Lake – Wasagaming
o que fazer em Winnipeg no verão
Clear Lake – Wasagaming
o que fazer em Winnipeg no verão
Observando o clack bear do carro – Wasagaming
o que fazer em Winnipeg no verão
Wasagaming

O que fazer em Winnipeg: compras no Outlet Collection

Para quem gosta de compras, tem o Outlet Collection, um shopping enorme com as principais lojas de marcas.

Onde comer em Winnipeg:

A seguir, veja uma lista de bons Restaurantes em Winnipeg:

  1. Cibo Waterfront Cafe: Localizado em Downtown, no andar térreo do Mere Hotel.
  2. Resto Gare Bistro and Train Bar: Um restaurante num vagão de trem na região francesa de St Boniface, imperdível.
  3. BarPraire 360 – restaurante giratório com vista de 360 graus no centro de Winnipeg. Fica na cobertura de um prédio e com certeza vale a visita!
  4. The Forks: Lá você encontrará muitas opções de restaurantes. Os restaurantes mais recomendados por aqui são Fergies Fish N Chips (um delicioso prato de peixe com fritas), The Old Spaguetti Factorry (restaurante italiano). Além de ser possível degustar cervejas locais e tomar um café delicioso nas cafeterias de lá.
  5. Bar/Pubs Shark Club Sports Bar & Grill Um bar no estilo esportivo com muitas televisões e petiscos bem gostosos e típicos da culinária norte americana.
  6. Lar Roca Bar e restaurante no estilo mexicano. Uma delícia.
  7. Fionn MacCool’s Pub irlandês, traz pratos da culinária canadense e irlandesa;
  8. King’s Head Pub Localizado em Downtown, é um bar bem estilo norte americano, com música ao vivo.
  9. State & Main Kitchen & Bar. A comida lá é uma delícia e o preço é bem razoável.
o que fazer em Winnipeg no verão
o que fazer em Winnipeg no verão
Praire 360

Onde comer Café da manhã/Brunch em Winnipeg:

A cidade de Winnipeg também possui boas opções para tomar café da manhã. Uma das melhores opções é o Marion Street Eatery que tem os melhores eggs benedict da cidade.

A chicken pot pie também é uma delícia e por aqui é recomendado pedir as torradas (também chamadas de french toasts). Tudo lá é muito gostoso.

Pineridge Hollow: onde comer nos arredores de Winnipeg, Manitoba, Canadá

A Pineridge Hollow está localizada a 30 minutos de Winnipeg, em Oakbank, e é um local que com certeza vale a visita. Além do restaurante, contém uma fazenda linda para passear, feira aos finais de semana de verão, loja de móveis e decoração e muitos lugares para lindas fotos.

o que fazer em Winnipeg no verão
Pineridge Hollow
o que fazer em Winnipeg no verão
Pineridge Hollow

Uau! Nada como dicas de pessoas locais não é mesmo? Agora me conta você já foi a Winnipeg? Se não tiver ido, ficou com vontade de conhecer?

Eu e a Lu já fizemos uma Live sobre vida e turismo no Canadá. Tá imperdível! Convido vocês a assistir.

Caso vocês gostem do conteúdo do blog convido também a se inscrever no canal do blog para receber conteúdo gratuito e de qualidade. É muito importante pra mim, e não custa nada.

Obrigada pelas informações, Lu! Vai ajudar muitas pessoas que querem fazer turismo em Winnipeg.

Veja a live