Referida durante séculos como “la serenissima” ou “a mais serena”, a cidade de Veneza continua a atrair milhares de visitantes de todo o mundo todos os anos. Mas onde ficar em Veneza? Neste artigo, veremos as melhores áreas para se hospedar em Veneza .

Famosa por seu carnaval mascarado, canais estreitos pilotados por gondoleiros , arquitetura exótica e fascinante história marítima, Veneza é o destino final para casais, famílias e viajantes individuais de todos os gostos e interesses.

Embora seja verdade que as multidões podem ser um tanto proibitivas, há lugares mais do que suficientes para ficar em Veneza, com cada área oferecendo sua própria experiência única ao visitante. Aqui estão 11 dos melhores lugares para ficar em Veneza e o que os torna tão inesquecíveis.

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

Onde ficar em Veneza: melhores regiões

1. San Marco, a melhor região para se hospedar em Veneza

O bairro mais antigo e famoso da cidade da lagoa , San Marco (alternadamente apelidado de São Marcos ou Praça de São Marcos) há muito tempo é o coração pulsante de Veneza. 

Altamente populosa a qualquer momento, San Marco é um ponto de encontro popular para os turistas, que podem facilmente se orientar na praça enquanto visitam alguns dos locais mais lendários de Veneza ao longo do caminho.

Construída durante o século 11, a Basílica de São Marcos continua sendo um exemplo proeminente da arquitetura bizantina, com o Palazzo Ducale conectado ou o Palácio Ducal mostrando a riqueza resplandecente e o poder estonteante dos governantes venezianos. 

Do lado de fora do palácio, os hóspedes podem passear sob a Torre dell’Orologio , a grande torre do relógio astrológico de São Marcos, ou desfrutar de um café expresso no Caffé Florian , que abriu suas portas no século XVIII.

A localização privilegiada de San Marco permite vistas deslumbrantes da lagoa e das ilhas próximas, mas saiba que os hotéis, claro, são tipicamente mais caros nesta área. 

Se você deseja ficar em San Marco, fique de olho nas ofertas de hotéis fora de temporada e possíveis descontos, pois as acomodações podem ser extremamente caras perto de St. Marcos.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM SÃO MARCO

Veja mais fotos lindas, avaliações, preços e reserve aqui o Hotel As Ilhas 

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

2. Dorsoduro, onde ficar em Veneza para sair à noite

O distrito universitário de Veneza , Dorsoduro, é um dos seis principais sestieri no centro de Veneza (sestieri são as divisões de algumas cidades italianas – Génova, Rapallo e Veneza. 

Graças à sua proeminente população estudantil, Dorsoduro tende a ser menos caro e mais turístico do que os outros distritos de Veneza, com várias opções de hotéis de luxo com bons preços.

Enquanto Dorsoduro oferece muitas opções de compras e restaurantes, os visitantes também vão querer aproveitar os impressionantes museus de arte da região.

Dorsoduro é conhecida pela sua vida nocturna . Mesmo que Veneza não seja uma cidade festeira, nesta área você encontrará alguns bares e clubes noturnos.

Alguns dos museus mais interessantes localizados nesta área são:

  1. a Gallerie dell’Accademia;
  2. a Coleção Peggy Guggenheim e
  3. a antiga igreja de San Sebastiano , onde o artista Paolo Veronese buscou refúgio de acusações de assassinato e agradeceu por meio de suas contribuições artísticas.

Um passeio noturno ao longo do Zattere é uma maneira perfeita de terminar o dia, seguido de um aperitivo e jantar à beira do canal.

A vizinha Scuola Grande dei Carmini é um ponto de interesse especial para os amantes da história medieval, pois serviu de ponto de parada para os peregrinos durante a Idade Média.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM DORSODURO

3. San Polo, localização perfeita

O menor sestiere ou subdivisão de Veneza, o distrito de San Polo faz fronteira com o Canale Grande, Dorsoduro e Santa Croce. 

San Polo está incrivelmente bem localizado no coração de Veneza, perto dos principais pontos turísticos e atrações. Além disso, aqui você encontra igrejas, museus, restaurantes e lojas.

Mais notável por seus mercados de peixes, frutas e vegetais que abrem os olhos , San Polo é uma espécie de encruzilhada entre a velha Veneza e a nova. 

Os hóspedes que optarem por ficar em Veneza na área vão querer atravessar a Ponte Rialto , que é um lindo cartão postal e foi construída pela primeira vez em 1591. Essa ponte é a ponte mais movimentada de Veneza. 

A igreja de San Giacomo di Rialto , considerada por muitos historiadores como a mais antiga igreja em funcionamento de Veneza, pode ser visitada nas proximidades, com a segunda maior praça de Veneza, Campo San Polo , a uma curta distância a pé.

Os mercados mencionados de San Polo são onde os visitantes podem realmente saborear a culinária veneziana local, com muitos restaurantes ao ar livre para sentar e relaxar com uma taça de Prosecco. 

Os hóspedes que optarem por se hospedar na área encontrarão fácil acesso ao vaporetto ou aos ônibus aquáticos, que são um meio de transporte comum na cidade.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VENEZA EM SAN POLO

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

4. Santa Croce, o principal centro de transporte e uma área muito conveniente

Um dos principais distritos de Veneza, Santa Croce manteve muito de seu charme fora do comum, com moradores e visitantes mais propensos a se misturar na área. 

Santa Croce é uma área muito conveniente para ficar em Veneza . É o principal centro de transporte. Neste sestieri estão localizadas a estação de ônibus (na Piazzale Roma) e a estação de trem (Santa Lucia), além de muitas linhas de vaporetto e táxi aquático.

Há muito para ver e fazer em Santa Croce, desde a misteriosa igreja San Giacomo dell’Orio, do século IX , até o suntuoso Palazzo Mocenigo . 

Os amantes de museus vão querer explorar o Museu de História Natural e o Ca’ Pesaro , sendo que este último possui dois museus: a Galleria Internazionale d’Arte Moderna ou Galeria Internacional de Arte Moderna, e o Museo d’Arte Orientale.

Os entusiastas gastronômicos definitivamente vão querer aproveitar as ofertas de dar água na boca de Santa Croce, pois há vários restaurantes venezianos autênticos no bairro que oferecem alguns dos melhores pratos de frutos do mar da região, bem como o aperitivo local, cicchetti.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VENEZA EM SANTA CROCE

5. Cannaregio, onde ficar em Veneza gastando pouco

Localizada ao norte, Cannaregio é um centro movimentado de atividades locais e de visitantes e um dos lugares mais populares para se hospedar em Veneza . 

A Strada Nuova , conhecida por sua ampla variedade de lojas turísticas, é ideal para compras de souvenirs , com a rua mais estreita de Veneza, Calle Varisco , uma atração nas proximidades especialmente divertida. 

Os amantes da gastronomia devem provar o fritoìn, uma comida de rua veneziana tradicional que consiste em frutos do mar fritos servidos em um cone de papel, que pode ser adquirido em vários fornecedores especializados.

Um ponto de interesse particular é o Gueto Veneziano ou Bairro Judeu , que ficou famoso em “O Mercador de Veneza” de Shakespeare, e onde a população judaica de Veneza foi segregada à força durante a sua fundação no século XVI. 

À noite, a pitoresca Fondamenta Ormesini é perfeita para passear, jantar e observar as pessoas.

A acomodação nesta área é ótima e oferece albergues, apartamentos, pensões e hotéis boutique em todos os tipos de orçamentos. É apenas 15-20 minutos a pé de San Marco, e bem mais barato do que a maioria das áreas de Veneza.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM CANNAREGIO

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

6. Castello, lugar tranquilo para ficar em Veneza

Castello é o maior bairro de Veneza , estendendo-se desde o centro da cidade ocidental até o Arsenale oriental e os Jardins Giardini . 

Apesar de seu tamanho, no entanto, Castello é um dos lugares mais tranquilos para ficar em Veneza , com muito espaço para caminhar e explorar desinibidamente.

Os hóspedes podem passear e fazer compras na rua mais larga de Veneza, a Via Garibaldi , que se transforma em um movimentado centro de vida noturna local ao pôr do sol. 

Junto com suas butiques modernas e lojas de artesanato, a Via Garibaldi também abriga uma boa quantidade de mercados ao ar livre que vendem todo tipo de iguaria veneziana. 

Os jardins próximos abrigam as exposições da Bienal da cidade e os pavilhões nacionais, e apresentam algumas das arquiteturas mais impressionantes do século XX da cidade.

Os estudiosos da história naval vão querer conferir o Museo Storico Navale , que exibe uma impressionante coleção de gôndolas históricas, bem como modelos de navios e artefatos mercantis. 

O vizinho Arsenale di Veneza é dedicado à prestigiada indústria de construção naval de Veneza e é atualmente usado pelo exército italiano, com acesso público disponível apenas durante a Bienal de Veneza.

Leia mais:  Bienal de Artes de Veneza, Itália

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM CASTELLO

7. Giudecca, onde ficar em Veneza para restaurantes casuais e vida noturna descontraída

Popular entre estudantes e jovens profissionais , a ilha de Giudecca é mais uma área comparativamente discreta para se hospedar em Veneza, graças a seus restaurantes casuais e vida noturna descontraída. 

Devido ao pequeno tamanho da ilha, as opções de hospedagem são poucas, mas conceituadas. O moinho de farinha Molino Stucky, agora um hotel de luxo, é uma escolha turística popular devido às suas vistas panorâmicas da cidade e das ilhas da lagoa.

Giudecca é ideal para viajantes que gostam de um lugar mais lento , e o alívio da ilha das multidões do continente é definitivamente uma vantagem. 

Os hóspedes podem visitar as igrejas de Chiesa Della Zitelle e Chiesa di Sant’Eufemia , passear pelos mercados e lojas à beira-mar e desfrutar de um pouco da vida local. 

Como todos os bairros venezianos, Giudecca possui uma seleção tentadora de restaurantes, com frutos do mar frescos servidos diariamente. Os aficionados do vinho vão querer conferir as lojas de vinhos exclusivas da ilha, que vendem seu vinho diretamente do barril.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VENEZA EM GIUDECCA

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

8. Lido, praias com fácil acesso ao centro: Nossa escolha em nossa segunda vez em Veneza

Outra pequena ilha na lagoa veneziana , Lido é conhecida por suas praias e vistas igualmente deslumbrantes, tornando-se um dos lugares mais desejáveis ​​para se hospedar em Veneza. Costumo brincar que o Lido é a Barra da Tijuca ou Miami Beach de Veneza.

Anfitrião do prestigioso Festival de Cinema de Veneza , Lido é ao mesmo tempo moderno e tradicional, e um exemplo perfeito da propensão de Veneza para misturar o antigo com o novo.

No Lido, os visitantes podem espreitar o estudo monástico do poeta e bad boy do século XVIII Lord Byron, apreciar a notável arquitetura Art Deco da ilha e, acima de tudo, apreciar as maravilhas naturais em exibição. 

O Oasis of Alberoni, uma reserva natural protegida, agora abriga um ecossistema diversificado, com serviços de aluguel de bicicletas disponíveis para aproveitar ao máximo sua experiência. 

As longas costas arenosas do Lido oferecem o refúgio de verão ideal, com a cidade propriamente dita a apenas uma curta viagem de barco. O Lido é uma ótima opção para famílias que desejam um pouco mais de espaço em um ritmo muito menos frenético.

MELHORES LUGARES PARA FICAR NO LIDO DE VENEZA

Vocês poderiam assisitir esse vídeo e se inscrever no nosso canal? Você receberá gratuitamente o melhor conteúdo de viagens

Lugares econômicos (mais baratos) para ficar perto de Veneza

Como mencionado anteriormente, Veneza pode ser um destino caro , com os preços dos hotéis caros durante a maior parte do ano. 

A boa notícia é que existem várias cidades maravilhosas fora de Veneza , com hotéis com preços competitivos e transporte público confiável, além de uma história distinta própria.

1. Mestre, melhor opção para se hospedar perto de Veneza gastando pouco (mais baratos): Nossa escolha em Veneza durante nossa primeira vez na cidade.

Mestre é a cidade continental de Veneza conectada pela Ponte della Libertà (Ponte da Liberdade).

A maioria dos viajantes se hospedam em Mestre, pois os valores das hospedagens realmente são mais em conta.

A Torre Civica di Mestre , também conhecida como Torre dell’Orologio, remonta ao século XIII, com seu relógio atual implantado no século XVI. 

Aqui, os hóspedes podem apreciar a cidade e a lagoa a partir de uma visão panorâmica e, em seguida, passear pela Piazza Ferretto, que oferece uma grande variedade de opções de compras, passeios e restaurantes. 

O Duomo di Mestre , também chamado de Igreja de San Lorenzo, é famoso por seus afrescos, enquanto a Chiesa di San Girolamo, construída em 1261, apresenta o raro calcário da Ístria.

O Parque San Giuliano oferece um alívio idílico da agitação turística, com muito espaço para fazer piquenique, caminhar e até assistir a um concerto local. 

O passeio de barco é um passatempo muito apreciado em Mestre, com atividades como vela, passeios e corridas de gôndola em oferta durante todo o ano.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM MESTRE

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

2. Noale, pequena cidade medieval localizada a apenas 30 minutos de Veneza

Esta pequena cidade medieval tem raízes que remontam à Idade do Ferro e poderia muito bem ter aparecido em um episódio de Game of Thrones. 

Localizada a apenas 30 minutos de carro ou transporte público de Veneza, a história de Noale está intimamente ligada à da República Serena, como fica evidente nas ruínas de seu explorável castelo-fortaleza. 

Os hóspedes podem admirar a Torre do Sino (também chamada de Torre de Pádua) na entrada oeste da cidade, passear pelas ruas góticas e visitar um mercado medieval tradicional .

Todos os anos, a cidade recebe o Palio de Noale , que acontece no terceiro domingo de junho e reencena o Palio inaugural de 1347. Durante esse período, 7 bairros concorrentes da cidade correm ao redor da vila, com um “palio” concedido ao último ganhador.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM NOALE

3. San Donà di Piave, 30-40 minutos de Veneza por transporte público

Uma cidade e comuna de Veneza , San Donà di Piave era um antigo posto avançado romano e mais tarde um município medieval que foi completamente reconstruído após sua destruição durante a Primeira Guerra Mundial. 

Hoje, os hóspedes podem prestar homenagem ao Duomo da Bem-Aventurada Virgem Maria e à Igreja de São Carlos , visitar a Galleria Civica d’Arte Moderna e Contemporanea (Museu da Cidade de Arte Moderna e Contemporânea) e apreciar a suntuosa Villa de Ancillotto junto com seus ornamentais adjacentes parque. 

Os fãs de arquitetura, assim como os amantes de piqueniques, apreciarão as vistas hipnotizantes e a tranquilidade do Parco della Scultura em Architettura .

MELHORES LUGARES PARA SE FICAR EM SAN DONA DI PIAVE

Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas

Conclusão: Dica do viajante: saiba antes de ir

Você provavelmente não precisa ser informado sobre o enorme movimento em Veneza durante a alta temporada turística , que ocorre aproximadamente entre abril e agosto , bem como durante as festividades do carnaval em fevereiro. Pois você já deve saber. 

Durante esses períodos, a cidade pode ser extremamente cara e um tanto complicada de passear devido às multidões. 

Se você está procurando uma experiência mais tranquila e autêntica, pode valer a pena planejar sua visita entre setembro e novembro. 

Tirando o verão europeu, o clima de Veneza permanece bastante ameno ao longo do ano, então, no máximo, você precisará de uma jaqueta leve e roupas de meia estação – embora tenha em mente que o inverno profundo tende a ter inundações moderadas a severas, o que provavelmente você não gostará de viver.

Leia também: Qual é a melhor época para viajar à Europa?

Também é aconselhável considerar hotéis fora da cidade , que são igualmente adoráveis, mas significativamente mais baratos, e geralmente estão convenientemente localizados a uma curta distância a pé das estações de transporte público. 

Onde quer que você escolha ficar em Veneza , planejar com antecedência quase sempre garante uma viagem mais relaxante e gratificante.

Você já visitou Veneza? Escreva nos comentários