Quer saber onde ficar na Toscana? Muitas cidades dessa bela região podem ser visitadas em alguns dias de fim de semana ou embarcando nas férias da sua vida na Toscana, continue lendo para descobrir os 15 melhores lugares para ficar na Toscana .

Única, pitoresca e rica em história, a Toscana é amplamente considerada um dos lugares mais bonitos da Terra . 

Um verdadeiro tesouro de locais históricos, a Toscana tem arte renascentista, aldeias pitorescas com herança medieval e uma paisagem verdadeiramente incrível com uma atmosfera bucólica muito linda que abrange suas colinas.

Leia também: Trufas negras: Caçando tartufo nas Colinas da Toscana, Itália

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

A culinária toscana é conhecida em toda parte, mas a região realmente brilha em seu domínio da produção de vinho. 

Onde ficar na Toscana: melhores regiões

Uma das cidades mais bonitas da Toscana e da Itália toda, pode não haver outra cidade com a beleza, importância cultural e romance de Florença, capital da Toscana e principal ponto turístico . 

Com uma história de mais de 3.000 anos, Florença é perfeita para explorar a arte e a arquitetura centenárias que prosperam em meio à aventura moderna e à vida noturna. 

Uma vez que um homem da vida política lutou durante séculos de domínio italiano, Florença cresceu e se tornou uma cidade líder em expressão e inovação cultural, liderada pelos visionários Michelangelo, Leonardo da Vinci e Galileu. 

Hoje, a história de Florença é contada através de monumentos, igrejas e museus de classe mundial, que encantam os visitantes todos os dias. Como há muito para ver e fazer em Florença aqui, bem como ótimas opções de acomodação para todos os bolsos , esta cidade é um ótimo lugar para ficar na Toscana.

O que fazer em Florença:

Alugue uma bicicleta ou saia a pé para ver o poderoso rio Arno atravessando Florença. Estendendo-se sobre a água está a Ponte Vecchio , uma ponte medieval em arco de pedra e acessório fotográfico de Florença, onde você também encontrará vendedores de joias e lembranças. 

Vizinhas da Ponte Vecchio estão as pontes Ponte Santa Trinita e Ponte alle Grazie , que proporcionam uma paisagem perfeita ao pôr do sol. 

Em seguida, visite o Duomo di Firenze , a principal peça arquitetônica central de Florença, com sua famosa cúpula de tijolo vermelho. Suba os 463 degraus para chegar à lanterna no topo, o ponto mais alto de Florença. 

A Catedral, localizada dentro da Piazza del Duomo , é um dos lugares mais visitados do mundo.

Embora frequentemente lotada de visitantes e vendedores, a Piazza possui vários feitos de arquitetura incrível. A Torre do Sino de Giotto, o Batistério de São João e o Museo dell’Opera del Duomo estão todos localizados aqui.

Os amantes da arte ficarão maravilhados com todas as obras-primas renascentistas que Florença tem a oferecer, alojadas em vários museus incríveis da cidade. A famosa Galeria Uffizi inclui uma das melhores peças de Botticelli, O Nascimento de Vênus , ao lado de outras obras religiosas. 

Dirija-se à Galleria dell’Accademia para ver a famosa estátua de David de Michelangelo , esculpida em um bloco de mármore em uma escultura requintada e realista do herói bíblico, bem como outras obras coletadas pela poderosa família Medici. 

O Museu Da Vinci também merece uma visita, com exibições imersivas mostrando as primeiras incursões de Da Vinci em gravidade, design e mecânica.

Não deixe de visitar o Palazzo Vecchio, e os belos Jardins de Boboli , ligados ao Palazzo Pitti, estão espalhados por 45.000 metros quadrados e também foram criados pela família Medici. 

Eles fornecem um santuário de boas-vindas do centro da cidade e incluem várias esculturas, jardins e grutas habilmente aparados, incluindo a Vênus do Banho de Giambologna. 

Onde comer em Florença:

Quando bater a fome, pegue um clássico gelato italiano ou pare no Mercato Centrale, um mercado de alimentos localizado em um prédio do século XVII que oferece produtos frescos, petiscos artesanais e ótimos vinhos. 

Florença tem de longe a melhor vida noturna da Toscana e os italianos gostam de festas noturnas. Se você está procurando uma relaxante noite de vinhos em um dos muitos bares de coquetéis da cidade ou uma discoteca elétrica em uma boate, Florença tem tudo. 

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM FLORENÇA

Em termos de hospedagem, Florença também possui a maior rede hoteleira , incluindo hotéis cinco estrelas de luxo concentrados no distrito principal, e hotéis e albergues mais baratos fora do centro da cidade. 

Se você quiser ver a arte mais famosa da Itália e muitos de seus locais históricos, Florença é um ótimo lugar para ficar na Toscana . Mas se você está procurando um ritmo de vida mais tranquilo no interior da Toscana, continue lendo!

Leia também: Onde ficar em Florença, capital da Toscana, Itália;

O que fazer em Florença em 1 dia

2. Siena, onde ficar na Toscana em uma linda cidade medieval

Conhecida por seu vinho mundialmente famoso, atmosfera romântica e ritmo de vida mais lento , Siena é uma das cidades da Toscana mais escolhida para hospedagem. Estar aqui mo viajar no tempo para a Itália medieval. 

Com uma história que remonta à era etrusca e além, a cidade de Siena possui uma coleção muito bonita de igrejas, museus e outros sítios arqueológicos repletos de tesouros escondidos. 

Reserve algum tempo para passear pelas ruas de paralelepípedos de Siena, comprando delícias locais ao longo do caminho e descubra como Siena combina o passado e o presente em uma cidade moderna.

Siena é conhecida principalmente por sua linda e bem preservada praça central, Il Campo . Considerada uma das maiores praças medievais da Europa, Il Campo é formada por uma “praça” inclinada em forma de concha de tijolo vermelho, construída no cruzamento de três estradas principais. 

A própria praça é dividida em 9 seções, cada uma se assemelhando a uma dobra no manto da Virgem Maria, padroeira de Siena. Você sempre pode pegar turistas passeando na praça, sentados sob a imponente prefeitura de Siena, o Palazzo Pubblico , no clima quente. 

Adjacente ao Palazzo Pubblico está a Torre del Mangia , com 87 metros de altura, que já foi uma das torres seculares mais altas da Itália medieval. Hoje, você pode subir os mais de 400 degraus para ter uma vista panorâmica de Siena a partir da torre do sino. 

Todos os anos, Il Campo é o local do Palio, uma corrida de cavalos bianual e o evento mais importante de Siena. Cavaleiros representando 17 “contrade”, ou bairros da cidade, correm em círculos ao redor da praça em homenagem à Madonna de Provenzano. 

O evento atrai milhares de espectadores todos os anos e é um verdadeiro festival que celebra os tempos medievais.

Siena também é conhecida por sua espetacular igreja Duomo di Siena , uma bela catedral gótica. Dentro há obras-primas de arte de valor inestimável de Donatello, Berini e até mesmo um jovem Michelangelo , bem como um piso de mármore ornamentado e afrescos requintados de eventos bíblicos divinos. 

Siena é famosa por sua comida e vinho sienenses únicos. “Pici” é um prato clássico parecido com espaguete servido na maioria dos restaurantes, enquanto “ricciarelli” é um biscoito sienense imperdível servido como sobremesa. 

O lugar de Siena na região de Chianti significa que há uma seleção diversificada de vinhos encontrados na maioria dos bares e restaurantes locais, tornando-o o lugar perfeito para ficar na Toscana para os aficionados do vinho. 

Leia também: O que fazer em Siena, Itália: onde ficar e um pouco de história.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM SIENA

Siena também tem ótimos albergues para mochileiros, bem como vários apartamentos e hotéis no centro da cidade.

Veja mais fotos, preços, avalições e reserve aqui o Grand Hotel Continental Siena – Coleção Starhotels

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

3. Chianti, melhor região para ficar na Toscana para vinhos e vinhedos

Localizado no centro da Toscana, Chianti não é apenas uma bela região da Itália. O vinho Chianti , feito com uvas especiais cultivadas apenas nas cidades desta região da Toscana, é servido em restaurantes italianos tradicionais em todo o mundo e é frequentemente considerado o “Bordeaux da Itália”. 

Além de sua proeza vinícola, Chianti oferece vários locais e atividades incríveis, bem como tesouros secretos escondidos em suas pequenas aldeias medievais .

Se você deseja fazer um passeio por uma vinícola ou vinhedo , o Chianti é o lugar perfeito para ficar na Toscana.

Greve é ​​uma pequena vila localizada no centro de Chianti Classico, conhecida por sua bela praça da cidade, com loggia circundante e uma estátua do explorador Giovanni da Verrazzano, o filho mais famoso de Greve. 

A praça abriga um mercado de antiguidades toda segunda-feira de Páscoa e um mercado de agricultores todos os sábados. O popular Museo del Vino , um museu dedicado a mostrar a produção e o impacto de tudo relacionado ao vinho, também está localizado aqui. 

Certifique-se de parar na cidade medieval de Radda , no topo de uma colina, com vistas pitorescas sobre os vinhedos ao redor. Radda é a casa certificada do vinho Chianti Classico, tanto que o festival do vinho Radda nel Bicchiere acontece aqui todos os anos. 

Embora existam centenas de vinhedos nesta região, o maior na área de Chianti é o Barone Ricasoli , um castelo com jardins e um museu que oferece degustações diárias de vinhos.

Chianti Classico , a “zona de origem mais antiga” do Chianti, tem as maiores opções de hospedagem. 

Várias das cidades menores têm hotéis, enquanto antigas vilas toscanas localizadas em vinhedos e olivais alugam quartos regularmente durante todo o ano.

MELHORES LUGARES PARA FICAR NA TOSCANA EM CHIANTI

4. Val d’Orcia, um vale cênico que inspirou milhares de cartões postais italianos

Rico em paisagens verdes e douradas que se estendem por quilômetros, vinhedos incríveis , casas de fazenda pitorescas e uma interessante história medieval, o Valle d’Orcia é um vale verdejante que abrange o rio Orcia.

Localizada no sul da Toscana, esta área é um Patrimônio Mundial da UNESCO reconhecido por sua importância cultural e histórica. 

Pequenas e pitorescas aldeias e fazendas pontilham as colinas ondulantes da região e a beleza da paisagem e a atmosfera pastoral inspiraram artistas e fotógrafos por séculos. 

A agricultura é a principal fonte de subsistência aqui, com os produtores produzindo grãos, azeitonas e gado nos horários de pico durante a temporada.

Um belo local para fotos no Valle d’Orcia é a Cappella Madonna di Vitaleta, uma pequena capela construída no século XII com uma paisagem deslumbrante ao redor. 

Não deixe de conferir a abadia românica de Sant’Antimo , uma abadia em funcionamento construída no século XII cercada por quilômetros de vinhedos e olivais. 

Embora Val d’Orcia não tenha tantos locais históricos, a região é famosa por seus alimentos de alta qualidade. 

Enquanto a Toscana é conhecida por seus vinhos em geral, Val d’Orcia tem uma “estrada do vinho” super bonita, com vinhedos que se estendem entre Montalcino e Montepulciano

Leia aqui: Roteiro de carro pelos campos da Toscana: visitando Montepulciano e Montalcino

Os vinhos aqui são produzidos com um padrão Denominazione di origine controllata (DOC) muito alto, o que significa que os vinhos tintos e brancos devem ser compostos por uma certa porcentagem de uvas toscanas locais. 

Esta atenção dedicada aos detalhes e qualidade torna os vinhos desta região de classe mundial. 

A maioria dos hotéis aqui são villas clássicas da Toscana , com muitas incluindo piscinas e vinhedos próprios. Os preços podem ser bastante altos para este estilo de acomodação, mas são perfeitos para uma estadia luxuosa longe das multidões.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VAL D´ORCIA

Veja mais fotos, avaliações e reserve aqui o Adler Spa Resort Thermae

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

5. Lucca, uma cidade bem conservada e ideal para pedestres, com igrejas e vegetação

Comumente referida como uma das cidades da Toscana com 100 igrejas , Lucca é uma cidade encantadora e uma amada cidade da Toscana. 

Localizada no rio Serchio, Lucca tem amplas paredes renascentistas que circundam o centro da cidade, igrejas ornamentadas e ruas rústicas de paralelepípedos. 

Ao contrário de algumas outras cidades nesta lista, Lucca não é uma vila no topo de uma colina, dando às suas pernas uma merecida pausa. 

Lucca é preservada e independente, com extensos vestígios arqueológicos e várias torres e vilas que remontam ao século XII. Lucca também é ótima para recreação, já que um grande parque circunda a cidade.

O grande anel de paredes que cerca Lucca é a característica dominante desta cidade. Antes servindo como fortificações militares, as muralhas agora protegem o centro histórico da cidade de Lucca e os segredos antigos, mantendo o mundo moderno afastado. 

Extensa vegetação agora cobre as paredes e moradores e turistas podem andar de bicicleta, caminhar com um sorvete ou simplesmente descansar sob a sombra das árvores e observar as torres do século XIV que se erguem acima da cidade. 

Dê um passeio pela cidade velha, onde você verá os locais mais bem preservados de Lucca, incluindo um anfiteatro romano , praças tradicionais e igrejas.

O anfiteatro está localizado na Piazza dell ‘Anfieatro e já foi o local de shows e jogos de gladiadores durante o primeiro século. Perto está a Via Fillungo , uma movimentada rua comercial com boutiques de luxo e lojas de artesanato. 

Muitos vêm a Lucca para ver suas elegantes igrejas , repletas de arte renascentista. A Catedral de San Martino também é extremamente popular, abrigando a famosa escultura em madeira de Volton Santo representando Jesus Cristo, que atrai religiosos e amantes da arte sacra há séculos.

Lucca tem restaurantes, cafés e sorveterias incríveis , perfeitos para um dia quente na Itália, muitas vezes com apresentações musicais clássicas italianas. 

Lucca é um ótimo lugar para acomodação e uma parada perfeita para muitas áreas da Toscana, com Pisa, Florença e Siena bastante fáceis de chegar de carro. 

Existem muitos apartamentos em estilo renascentista para alugar e hotéis boutique diretamente no centro da cidade de Lucca, mas também excelentes villas disponíveis na zona rural circundante.

MELHORES LUGARES PARA FICAR NA TOSCANA EM LUCCA

6. Arezzo, onde ficar na Toscana para artistas, compradores e sonhadores

Uma das cidades da Toscana mais cinematográficas. Você pode reconhecer a bela praça da cidade medieval de Arezzo apresentada no filme vencedor do Oscar, “A Vida é Bela”, escolhida por sua magia cultural e história etrusca. 

Um pouco fora do caminho turístico , Arezzo é uma joia escondida na coroa da Toscana. Os amantes da arte apreciarão obras-primas impressionantes espalhadas pela cidade e aqueles que precisam de terapia de varejo vão adorar as opções de compras.

A Igreja de San Francesco, a principal igreja medieval de Arezzo, abriga o afresco Legends of the True Cross , considerado uma das obras-primas do pintor Piero della Francesca. 

Perto está a Piazza Grande , a principal praça da cidade de Arezzo. Edifícios ao redor da praça foram construídos em diferentes períodos da história, dando a esta praça uma aparência arquitetônica única. 

O impressionante Palazzo delle Logge está aqui, projetado pelo pintor Giorgio Vasari. Oficinas de artesanato já prosperaram sob o pórtico e agora foram convertidas em pequenos cafés e trattorias. 

Você também encontrará a bela Igreja de Santa Maria della Pieve , elevando-se no céu com diferentes formatos de orifícios externos. Dentro há uma cripta e um elaborado busto de ouro e prata de San Donato, padroeiro de Arezzo.

No primeiro final de semana do mês, a Piazza recebe uma grande Feira de Antiguidades, uma das mais populares da Toscana. Além da praça, você pode caminhar em direção a Il Prato , um local verde e sombreado perfeito para relaxar sob os pinheiros. 

Arezzo também tem ótimas lojas e bancas de mercado em suas ruas estreitas, onde você pode comprar lembranças, tecidos e especiarias aromáticas. 

O Museu Arqueológico Mecenato também abriga muitos artefatos pré-históricos e etruscos e vale uma parada. Arezzo não tem muitos pontos turísticos ou atividades importantes, então você pode definitivamente ver a cidade em um dia. 

Mas, se você está procurando umas férias relaxantes na Toscana com todas as lojas, restaurantes e tranquilidade de que você precisa, Arezzo é o seu principal destino.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM AREZZO

Veja mais fotos, avaliações, preço e Reserve aqui o iConic Resort & Grand Spa

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

7. Pitigliano, uma cidade íngreme no topo de uma colina com uma forte história judaica

Carinhosamente conhecida pelo apelido de “Pequena Jerusalém”, Pitiglano é uma das cidades medievais mais secretas. Certamente vale a pena explorar a história multicultural e o charme desta cidade e é um ótimo lugar para ficar na Toscana. 

Situado dramaticamente no topo de uma cordilheira, Pitigliano já foi um refúgio para judeus que escapavam dos guetos violentos das principais cidades da Toscana no século XVI. 

Antes disso, evidências arqueológicas sugerem uma comunidade etrusca, com várias tumbas etruscas espalhadas pelo vale. 

Embora você possa ver a maioria dos locais da cidade em um dia, há vários pequenos hotéis e casas de aluguel no centro da cidade, se você se apaixonar pelo charme de Pitigliano, como muitos o fazem há séculos.

O que fazer em Pitigliano

O Bairro Judeu de Pitigliano está localizado no centro da cidade e tem vários locais abertos à visitação. Há um pequeno museu, uma sinagoga restaurada e uma área de açougue Kosher. 

Não deixe de conferir o Palazzo Orsini , uma fortaleza do século XIV transformada em museu que abriga artefatos etruscos e obras de arte renascentistas. 

Pitigliano é talvez mais conhecido por sua rede de túneis subterrâneos e cavernas sob a cidade, escavadas na rocha calcária. Esses caminhos sagrados, chamados Vie Cave , estão abertos para exploração pública. 

Não deixe de conferir a Catedral de São Pedro e São Paulo, uma bela igreja construída durante a Idade Média que abriga várias obras de arte, afrescos do século XVIII e um baixo-relevo em mármore de Carrara de Maria Assunta com os santos Rocco e Francisco. 

Caminhar pelas muralhas de Pitiglano lhe dará uma visão sobre sua história etrusca, uma vez que forneceu proteção contra invasores. Um aqueduto do século 16 também corre ao lado de Pitigliano e através da Via Cavour.

Os restaurantes do Pitiglano oferecem comida caseira tradicional da Toscana e vinhos nobres do vale de Maremma, incluindo o vinho branco básico da região, Bianco di Pitigliano

Após o jantar, explore o “vicolo” de Pitigliano, ou pequenos becos que conectam suas ruas maiores. Os belos paralelepípedos e os edifícios envelhecidos proporcionam uma ótima imagem sob o pôr do sol.

MELHORES LUGARES E CIDADES PARA FICAR NA TOSCANA EM PITIGLIANO

Em termos de alojamento, Pitigliano tem vários pequenos e acolhedores hotéis de três estrelas com quartos modestos e apartamentos mais pequenos no centro histórico.

8. Pienza, uma “cidade ideal” com arquitetura de influência espiritual

Uma das menores cidades da Toscana, Pienza está localizada no topo de uma colina no Valle d’Orcia, conhecida por sua impressionante praça, igrejas e o tradicional queijo pecorino , considerado o melhor da Toscana. 

A estrada para Pienza apresenta estradas sinuosas, campos dourados de vinhedos, olivais e ciprestes italianos , dando a esta paisagem um brilho mágico. 

Uma vez conhecida como Corsignano, a cidade foi revitalizada pelo lendário humanista Enea Silvio Piccolomini, que mais tarde se tornaria o Papa Pio II, em uma “cidade ideal” com fortes características renascentistas.

A Piazza Pio II é a praça central da vila, projetada em formato trapezoidal pelo arquiteto Bernado Rossellini com vários prédios formidáveis. 

A Catedral de Santa Maria Assunta, construída em 1459, é um magnífico monumento religioso com três naves interiores e belas pinturas retábulos. 

Ao lado da catedral fica o Palazzo Vescovile, ou palácio do bispo . Outrora a casa do Papa Alexandre VI, o edifício agora contém o Museu Diocesano . Aqui você encontrará manuscritos religiosos, obras de arte renascentistas e tapeçarias antigas. 

Caminhe ao longo do Corso Rossellino até uma das queijarias artesanais de Pienza que vendem o mundialmente famoso queijo pecorino, feito com leite de ovelha local.

Embora você possa visitar todos os principais pontos turísticos de Pienza em um dia, muitos ficam para o romance e a magia de Pienza, capturados em ruas com nomes apropriados como Via del Bacio, ou ” Rua do Beijo”, e Via dell’Amore, ou o “Rua do Amor”. 

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM PIENZA

Embora Pienza seja pequena, surpreendentemente oferece várias opções de acomodação, incluindo pousadas pitorescas, hotéis charmosos e vilas espalhadas pelo campo.

Veja mais fotos, avaliações, preços e resesreve o lindo Relais Il Chiostro Di Pienza

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

9. Montepulciano, cidade medieval conhecida por sua produção de vinhos e especialidades gastronômicas

Uma das cidades da Toscana mais imponentes, localizada no topo de uma colina, a charmosa cidade medieval de Montepulciano é uma cidade de elegância, arquitetura renascentista e alguns dos melhores vinhos tintos da Toscana.

Comece um dia aqui na Piazza Grande , a principal praça da cidade de Montepulciano, localizada no ponto mais alto de Montepulciano. A prefeitura do século XIV, Palazzo Comunale, está localizada aqui e oferece vistas panorâmicas da cidade e da paisagem circundante. 

A Catedral de Montepulciano está localizada dentro do Palazzo e abriga várias obras de arte, incluindo a Assunção da Virgem de Taddeo di Bartolo . 

A igreja mais antiga de Montepulciano, a Igreja da Madonna di San Biagio , é amplamente reconhecida por sua grande cúpula externa e belos estilos renascentistas.

Os amantes do vinho certamente apreciarão Montepulciano, famosa por seu vintage tinto Vino Nobile . Você pode desfrutar de degustações deste vinho em várias adegas abaixo da cidade ou na famosa Vinícola Contucci, com 1.000 anos de idade. 

Montepulciano é famosa por suas especialidades gastronômicas servidas em restaurantes e cafés de classe mundial ao longo de Il Corso , uma charmosa via repleta de belos edifícios renascentistas. 

Arista , ou carne de porco com alecrim, erva-doce e sálvia, é uma iguaria local, muitas vezes acompanhada de azeite e mel de produção regional. 

A cidade também oferece ótimas compras, com artigos de couro e artesanato feito à mão com madeira de oliveira local. 

Os hotéis em Montepulciano estão espalhados pelo campo e oferecem acomodações luxuosas entre olivais e árvores frondosas da Toscana.

MELHORES LUGARES PARA FICAR NA TOSCANA EM MONTEPULCIANO

10. Pisa, a casa da famosa Torre Inclinada

Uma das cidades da Toscana mais lendárias que existe, Pisa é uma cidade fantástica e historicamente interessante localizada na costa oeste da Itália. Paramos aqui no trem vindo de Cinque Terre, a caminho de Florença, veja:

Roteiro pela Itália com San Marino, Europa

Desde seu envolvimento em várias batalhas da Idade Média até sua ascensão como uma importante república marítima, Pisa tem visto uma explosão populacional na última década e uma importante revitalização arquitetônica. 

Apresentando museus de classe mundial, igrejas impressionantes e paisagens pitorescas ao longo do rio Arno, esta cidade é o ponto de partida perfeito para descobrir toda a Toscana e um ótimo lugar para ficar para uma visita prolongada.

O que fazer em Pisa

Para começar, dirija-se à internacionalmente famosa Torre Inclinada de Pisa na Piazza dei Miracoli, um importante centro de arte medieval considerado sagrado pela Igreja Católica. 

Uma maravilha arquitetônica, a Torre Inclinada foi construída no século 12 em uma fundação um tanto instável, dando-lhe a famosa inclinação pela qual é conhecida hoje. 

Embora se diga que a torre ainda vai se inclinar por mais 200 anos, a preservação cuidadosa da cidade foi feita para evitar um colapso total. Os visitantes podem subir até o topo da torre e ter uma vista panorâmica (se inclinada) de toda a cidade. 

A bela Catedral de Santa Maria Assunta também está localizada aqui, com estilos externos ornamentados de pedra e mármore e afrescos dentro da cúpula interna da basílica. 

Localizado ao lado da Torre Inclinada está o Batistério de Pisa, com 54 metros de altura com requintados azulejos laranja na cúpula e arcos. Em seguida, caminhe ao longo do rio Arno para ver cinco pontes arqueadas sobre a água, bem como casas e edifícios clássicos renascentistas. 

O Museu Nacional de Pisa também está localizado aqui, com vários artefatos notáveis, manuscritos e pinturas que datam do século XII. 

Em frente ao museu fica a Igreja de Santa Maria della Spina, uma pequena mas dinâmica igreja do século XIII com paredes de pedra adornadas com listras brancas e verdes e várias esculturas. 

Ao contrário de muitas áreas nesta lista, Pisa tem uma boa vida noturna na forma de boates, pubs e bares de vinho frequentados por estudantes e turistas. 

Devido à sua popularidade, Pisa tem muitos hotéis e albergues que variam em orçamento e ofertas. Embora você possa visitar a maior parte de Pisa em um fim de semana, esta cidade é ótima para explorar e vale a pena parar em qualquer itinerário da Toscana.

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM PISA

Veja se tem datas disponíveis, veja os preços, avaliações e mais fotos e reserve o Grande Hotel Duomo

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

11. Livorno, onde ficar na Toscana em uma linda e moderna cidade de praia

Uma das cidades da Toscana localizadas no Mar da Ligúria, Livorno não é tão conhecida quanto algumas de suas cidades irmãs. Mas esta bela cidade litorânea tem uma história interessante e muito a conhecer, desde seus vestígios arqueológicos preservados até sua atmosfera internacional. 

Livorno é uma cidade moderna e você não encontrará tantos acessórios da era medieval aqui. Mas, devido à importância do porto de Livorno para o comércio histórico da Toscana, você encontrará um caldeirão de cultura e influências multiétnicas. 

No final do século 16, Livorno viu o surgimento de uma grande comunidade judaica de comerciantes, tanto que agora existe uma grande sinagoga na cidade. 

O que fazer em Livorno:

Comece o dia aqui visitando a Fortezza Nuova , um forte do final do século XVI. Originalmente construído para proteger o porto de Livorno, o forte agora se eleva sobre os canais de Livorno com paredes antigas preservadas. 

Os viajantes podem caminhar pelos belos jardins e terrenos escondidos dentro do forte, bem como explorar algumas de suas passagens secretas. 

Além do forte, confira o porto de Livorno , que ainda funciona como um importante destino comercial e turístico. Você verá barcos italianos clássicos balançando ao vento, bem como grandes navios de cruzeiro descarregando turistas entusiasmados todos os dias. 

Ao redor de Fortezza Nuova está Nuova Venezia, um bairro encantador projetado com acabamentos no estilo veneziano. O bairro tem canais antigos que cruzam o distrito, completos com pontes e barcos que lembram a própria Veneza. 

Se você estiver visitando Livorno com crianças, o Aquário de Livorno é um local privilegiado, completo com peixes coloridos e vida marinha. 

A bela Chiesa di Santa Caterina está localizada na vizinha Via della Venezia e possui uma basílica central com obras de arte impressionantes e piso de mármore estampado.

Livorno é famosa por ter alguns dos melhores frutos do mar da costa do Tirreno . 

Dirija-se ao Mercato Centrale para uma boa comida, servida por mais de 200 barracas diferentes com produtos frescos, carnes e queijos e vinho local premium. Do lado de fora, você pode comprar roupas, acessórios e lembranças em vendedores pop-up. 

MELHORES LUGARES PARA FICAR EM LIVORNO

Além de sua cultura, Livorno é um ótimo lugar para ficar na Toscana , se você deseja fugir da multidão e experimentar luxo mais barato.

Livorno é acessível de trem se você vier de Florença ou Pisa e, embora a cidade seja relativamente pequena , há muitos hotéis excelentes com vista para a água. Há também ótimas vilas na paisagem circundante, tornando esta cidade dinâmica e caminhável um ótimo lugar para ficar na Toscana.

12. Viareggio, uma das cidades onde ficar na Toscana para ótimas férias na praia

Uma das cidades da Toscana carinhosamente chamada de “Pérola do Mar Tirreno”, Viareggio é uma pequena cidade de areia com acesso privilegiado ao mar.

Experimentando um crescimento considerável nas últimas décadas, Viareggio explode em cor e energia quando chega a temporada de Carnaval. 

São mais de 10 km de praias ao longo de La Passeggiata , um calçadão pontilhado de cafés, restaurantes e sorveterias. 

Viareggio é agora um destino balneário , mas ainda muito ativo nas indústrias de pesca e construção naval, fundamentais para a economia em expansão da cidade. 

Se você está procurando uma vida noturna animada, ótimas compras e diversão na areia e no surfe , Viareggio é um ótimo lugar para ficar na Toscana.

O Carnaval de Viareggio é um dos carnavais mais populares de toda a Europa. Milhares de visitantes fantasiados vêm a Viareggio para assistir aos elaborados carros alegóricos e desfiles de papel machê, muitos dos quais retratam eventos culturais e políticos atuais. 

Ocorrendo entre o final de janeiro e início de março de cada ano, o Carnaval sempre traz um carro alegórico de Burlamacco, mascote oficial do Carnaval, e um carro alegórico de Ondina, homenageando os laços históricos de Viareggio com o mar.

Se você vem a Viareggio só para o Carnaval, reserve com antecedência para ter a melhor disponibilidade.

Não deixe de conferir também a Cidadela do Carnaval de Viareggio , uma grande rede de armazéns onde você pode ver os artistas alegóricos criarem em ação.

Saia cedo para pegar um lugar em uma das praias de areia branca de Viareggio , onde você terá um dia espetacular sob o sol da Toscana cheio de windsurf, natação e paddle boarding. 

A Plage Maurizio e Bagno Irene são grandes áreas designadas para banhos de sol, onde você pode alugar uma espreguiçadeira durante o dia. 

Não deixe de conferir os balneários históricos de Viareggio, incluindo o famoso Bagno Balena, modernizado para incluir chuveiros, piscinas e restaurantes. 

Experimente a atmosfera cultural única de Viareggio tomando um coquetel à tarde no Gran Caffe Margherita , uma instituição histórica de Viareggio onde os principais “quem é quem” da história italiana já jantaram.

Viareggio tem ótimos hotéis à beira-mar, bem como aluguéis no estilo AirBnB espalhados pela cidade. 

Clubes, restaurantes e bares também ficam de frente para o mar e podem ficar agitados à medida que a noite avança, mas se você quer dançar em uma bela cidade toscana e pegar alguns raios dourados na praia, Viareggio é o seu lugar.

MELHORES LUGARES PARA SE FICAR EM VIAREGGIO

Veja esse hotel com uma das piscinas mais lindas. Se não tiver borda infinita nem me convida. Hahaha

Veja mais fotos, avaliações e principalmente preço e reserve o Grand Hotel Principe Di Piemonte

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

13. San Gimignano, onde ficar na Toscana em uma das cidades mais visitadas, repleta de torres medievais e história nobre

Uma das cidades da Toscana mais imponentes, localizadas no topo de uma colina, San Gimignano é uma pequena cidade medieval murada localizada na região de Siena. Conhecida por sua preservação cuidadosa de locais históricos e crescente popularidade turística, San Gimignano ainda mantém sua charmosa sensação de vilarejo italiano. Muitos blogueiros brasileiros chamam San Gimignano de Manhattan medieval por causa de seus prédios e arranha céus construídos na Idade Média.

Esta área é famosa por seu horizonte de torres medievais que outrora forneciam proteção (e talento) para feudais famílias nobres da Idade Média, com apenas 14 das 72 torres totais ainda de pé hoje. 

Devido à sua importante história, especialmente como ponto de descanso para os peregrinos que viajam de ou para Roma, a cidade é agora designada como Patrimônio Mundial da UNESCO . Se você gosta de descobrir a história e a arquitetura medieval, certamente vale a pena visitar San Gimignano.

Comece na triangular Piazza della Cisterna , nome apropriado para a cisterna servida pelo poço no centro da praça. Pavimentada com tijolos e cercada por torres medievais, a Piazza já foi um movimentado mercado e local de apresentações públicas. 

O Palazzo Razzi é um edifício particularmente impressionante perto do poço com duas janelas elegantes. Continue sob o Arco deo Becci , um dos portões da muralha medieval ao redor, até a Piazza del Duomo

Outrora o centro da vida política e religiosa na Idade Média, este centro da cidade de tijolos pavimentados tem três edifícios formidáveis, incluindo a Igreja de Collegiata, do século XII, com seus impressionantes afrescos internos retratando histórias bíblicas do Antigo e do Novo Testamento. 

Também nesta praça estão as torres gêmeas “Torri Gemelle”. Antes pertencentes à rica família Salvucci, as torres eram uma demonstração de supremacia suprema, tendo permanecido por mais de 700 anos.

San Gimignano tem alguns restaurantes incríveis com a tradicional culinária toscana . Um dos melhores vinhos da Itália, o Vernaccia di San Gimignano , vem desta região. 

À noite, quando a multidão de turistas diminui, as ruas de San Gimignano tornam-se especialmente mágicas e românticas. Há várias opções de acomodação em San Gimignano, mas também pousadas mais rústicas na paisagem circundante.

14. Creta Senesi, uma paisagem lunar com fortificações medievais

Localizada diretamente ao sudeste de Siena, a área única de Crete Senesi é diferente de qualquer lugar da Toscana. 

O terreno é feito de argila rica chamada mattaione, espalhada por bosques e colinas que lembram dunas brancas que criam uma presença de outro mundo, mudando de cor em diferentes momentos do dia e do ano. 

Embora Crete Senesi não tenha tantas atividades ou locais históricos, seus carvalhos solitários, ciprestes e pequenas fazendas espalhadas por colinas levemente inclinadas são um lugar perfeito para ficar na Toscana, se você estiver procurando sair da cidade.

Comece um dia aqui na pequena vila de Asciano , conhecida por sua arquitetura medieval e a Igreja de Saint Agatha em estilo romano do século XII, que inclui uma antiga torre sineira e dois afrescos impressionantes de obras-primas no interior. 

O vizinho Museu Cassioli contém pinturas de artistas locais de Siena e o Museu Corboli exibe artefatos recuperados de túmulos etruscos locais. 

Não deixe de visitar também Buonconvento , muitas vezes chamada de uma das mais belas aldeias da Itália. Os visitantes vão adorar o autêntico bairro medieval desta cidade, com edifícios tradicionais de tijolos vermelhos e ruas de paralelepípedos. 

O coração de Buonconvento é a Via Soccini, onde você encontrará a maior parte dos restaurantes da cidade, cafés, o Museu de Arte Sacra e a Chiesa dei Santi Pietro e Paolo , a igreja da cidade do século XI.

Outro local em Creta Senesi é a Abadia de Monte Oliveto Maggiore , um grande mosteiro beneditino do século XIV que exibe muitas obras de arte renascentistas. 

Se você está procurando grandes vistas do céu e belas paisagens , vale a pena dirigir pela área de Creta Senesi. Além disso, esta área é conhecida pela produção de trufas brancas, por isso não deixe de comer um prato em qualquer um dos ótimos restaurantes desta área. 

Devido à sua atmosfera espetacular, Crete Senesi possui muitos hotéis espalhados pelas pequenas aldeias , oferecendo excelentes vistas e jardins relaxantes. 

Há também muitas casas de férias disponíveis para alugar que são perfeitas para umas férias tranquilas e relaxantes na Toscana.

Cidades da Toscana: MELHORES LUGARES PARA FICAR NA TOSCANA EM CRETE SENESI

Veja mais fotos, avaliações, preços e resrve aqui o Laticastelli Country Relais em Rapolano Terme

Onde ficar na Toscana. Melhores cidades para se hospedar

15. Cortona, uma das cidades mais charmosas, localizada no topo de uma colina com uma história medieval

Amplamente conhecida como o lindo cenário do filme “Sob o Sol da Toscana”, a encantadora Cortona é uma cidade no sul da Toscana. Outrora um centro da história etrusca, Cortona fica em uma colina cercada por antigas paredes de pedra. 

Sua localização oferece vistas panorâmicas do vale circundante e do distante Lago Trasimeno . Embora esta aldeia seja pequena, é convidativa e rica em história, guardada nos seus museus, fortalezas e sítios arqueológicos. 

Você vai adorar a ampla seleção de vinhos e a culinária complementar servida aqui.

Embora as ruas de Cortona sejam íngremes e estreitas, as vistas e os destinos valem o esforço. Comece um dia aqui na Piazza della Repubblica , a principal praça da cidade de Cortona e um marco histórico. Na época romana, o fórum da cidade era realizado aqui. 

No centro está o Palazzo del Capitano . Prefeitura de Cortona e torre do sino que já serviu como residência do cardeal. Hoje em dia, você pode sentar em um café ao ar livre no Palazzo e as pessoas assistirem a uma taça de vinho. 

A Molesini Wine Shop , um marco da praça desde 1937, é ótima para provar vinhos e produtos alimentícios locais.

Não deixe de visitar a Piazza Signorelli , a segunda movimentada praça da cidade de Cortona. 

Com o nome de Luca Signorelli, um dos principais artistas do Renascimento italiano, a Piazza Signorelli abriga um mercado de pulgas todos os domingos , onde você pode encontrar produtos frescos de agricultores locais, assados ​​italianos de qualidade e carnes e queijos curados. 

No quarto domingo de cada mês, Cortona realiza um mercado de antiguidades onde você encontrará itens colecionáveis ​​antigos e outros tesouros escondidos espalhados por 50 expositores.

Cortona é o lar de vários museus e belas igrejas italianas. Visite o Museu da Academia Etrusca , lar de centenas de artefatos incríveis e achados das tumbas etruscas de Camucia e Sodo

Ao redor de Cortona existem centenas de túmulos etruscos e uma grande rede de antigas estradas romanas. Meloni e Tanella são dois grandes cemitérios que ainda estão sendo desenterrados. 

Cortona é o lugar perfeito para ficar na Toscana, se você estiver procurando por aquele ambiente pitoresco de vilarejo italiano. Pequenas lojas, bares de vinho e restaurantes estão espalhados pelas ruas principais, muitos servindo carne de gado Chianina, uma especialidade de Validichiana. 

Uma das cidades da Toscana mais conhecidas, Cortona fica especialmente lotada nos meses de verão, especialmente quando os turistas vêm para o Festival do Sol da Toscana, portanto, reserve com antecedência. 

As principais opções de hotéis e pousadas menores estão localizadas nas praças principais. Existem também várias vilas incríveis e hotéis boutique espalhados pelo campo que podem ser alugados por uma semana.

Cidades da Toscana: MELHORES LUGARES PARA FICAR EM CORTONA

Conclusão: Com tantas opções onde Ficar na Toscana?

O segredo de uma viagem a Toscana é escolher algumas das cidades da Toscana e se hospedar por lá por alguns dias. Dessa forma você consegue viajar e montar um roteiro de 5, 7 ou 15 dias.

Por exemplo: No dia que me hospedei em Siena visitei San Giminignano e também Montalicino e Montepulciano. Quando me hospedei em Florença passei por Lucca, Pienza e Pisa.

Mas nada de ansiedade: sempre é muita Itália para poucas férias (no caso é muita Toscana para poucos dias). Escolha algumas cidades e seja feliz. Escreva nos comentários o que você achou do texto. Ficou faltando dicas de Volterra, se você tiver dicas dessa bela cidade da Toscana, escreva nos comentários.