Descubra o que fazer em Siena, Itália: onde ficar e um pouco de história. No planejamento da viagem ficamos em dúvida se a gente incluiria ou não Siena em nosso roteiro, porque não tínhamos muitos dias, e era muita Itália pra poucas férias. Mas a cada pesquisa realizada eu descobria o quanto Siena era encantadora, interessante e com uma localização bem estratégica. Como já tínhamos passado algum tempo em Florença, então resolvemos variar e fazer Siena uma base para conhecer outras vilas medievais da Toscana.
Veja aqui nosso incrível Roteiro de 15 dias pela Itália com San Marino
O que você vai encontrar nesse artigo
O que fazer em Siena: Aprenda um pouco de História:
Siena possui mais de 800 anos, e foi fundada por Aschio e Senio, filhos de Remo, um dos fundadores lendários de Roma, e por isso, o emblema da cidade é a loba que amamenta Rômulo e Remo, então você vai encontrar muitas estátuas em toda a cidade.
A cidade rivalizava com Florença, e outras cidades vizinhas. Porém, foi devastada em 1348 pela Peste Negra, e em 1557 perdeu sua independência e foi integrada nas formações políticas e administrativas da Toscana.
A cidade possui uma das melhores universidade da Itália, fundada em 1203, famosa pelas faculdades de Direito e Medicina.
O que fazer em Siena: Nossa experiêcia na cidade:
Chegamos tarde da noite em Siena porque estávamos dirigindo pelos campos da Toscana, então preferimos dormir aqui a voltar pra Florença.
O que fazer em Siena: Se hospede por lá:
Depois que chegamos no hotel saímos para jantar, e qual a surpresa de achar um restaurante tão bom no próprio hotel. O hotel chama Villa del Solle e o restaurante chamado Il Tartufo. Recomendo fortemente. Cardápio com comida típica da Toscana e trufas frescas raladas na hora. Um espetáculo. Pena que não temos fotos desse momento porque estávamos tão cansados que nos esquecemos de tirar.
Sobre o Hotel: O atendimento do proprietário no dia seguinte foi excelente. Mas chegamos muito tarde no dia anterior e não tinha ninguém para nos recepcionar, o portão estava trancado. Acredito que tenha sido alguma funcionária do restaurante do hotel que abriu a porta e nos recebeu. Naquele momento ninguém falou com a gente sobre as rígidas restrições de trânsito dentro das muralhas, no centro histórico da cidade, então acredito que deixamos o carro estacionado em local errado naquela noite. Na hora de irmos embora do hotel o proprietário pegou seu próprio carro e nos acompanhou até os portões da cidade, para se certificar que a gente realmente sairia da cidade por onde entramos, pois acredito que como estávamos hospedados lá, a responsabilidade era dele.
Você precisa de autorizações especiais para entrar, e se você entrar sem autorização levará multa. Só sei que não recebi nenhuma multa de Siena então acho que o proprietário deve ter resolvido essa situação (dessa viagem da Itália, já chegou duas multas pra gente pagar, conto em outro post). Mas o hotel tem uma localização perfeita, parece uma casa bem chique. O café da manhã era bom e foi uma boa escolha. Nesse hotel conhecemos alguns brasileiros hospedados, e eles disseram que sabiam da Zona de tráfego limitado (zona ZTL) e optaram por não alugar carro, e fazer os passeios que o hotel organizava. Acho uma excelente opção também.
Uma dica é que se você quer se hospedar na parte histórica talvez não seja uma boa opção alugar um carro.
O que fazer em Siena:
Então de manhã tomamos café no hotel e fomos conhecer a cidade, dar uma voltinha ali no centrinho antes de seguir viagem.
Adorei a cidade! Era um domingo e naquela hora da manhã estava um pouco vazia, sem tanto turista, parecia que as famílias sienenses estavam por ali, curtindo sua cidade.
Penso que Siena não tenha mudado muito desde a idade média até os dias de hoje, então caminhar por aqui foi uma espécie de viagem no tempo.
Então fomos direto pro coração da cidade, a Piazza del Campo, onde o Fórum romano costumava ser.
Essa Piazza é famosíssima em todo o mundo pela festa denominada Palio di Siena, que é uma corrida de cavalos ao redor da praça por duas vezes em cada verão. Siena também apareceu no filme “James Bond, Quantum of Solace”. E por ali tiramos algumas fotos e resolvemos entrar no Palazzo Pubblico.
Um pouco sobre esse Palácio:
Foi construído pelo governo da República de Siena, entre 1297 e 1310 em estilo gótico para ser a sede do Governo dos Nove. Internamente ele abriga um museu chamado Museo Civico, que a gente não conseguiu visitar, mas todos os relatos que li dizem que é imperdível, com salas decoradas com afrescos de pintores medievais da época auge de Siena. Destaque para “Maestá”, obra de Simone Martini, na Sala del Mappamondo. Já o mais famoso afresco fica na Sala dei Nove, onde Ambrogio Lorenzetti pintou os efeitos do Bom e do Mau Governo, datado 1339. Atualmente o Palácio serve de câmara municipal e prefeitura.
O Governo dos Nove foi o governo que instituiu a República de Siena, de 1287 a 1355. Foi um momento de grande esplendor político e econômico para a cidade, porém acabou por causa da peste.
Torre do Palácio, a Torre del Mangia,
Então subimos na Torre do Palácio, a Torre del Mangia, construída entre 1325 e 1348. A subida é completamente claustrofóbica, então quem tem algum medo de altura, não recomendo.
A gente foi sem pesquisar sobre essa atração e não quisemos desistir de subir, então encaramos os 440 degraus da Torre que nos levou a uma altura de cerca de 100 metros! Eu e o Fernando nos revezamos com a Iara no colo, e confesso que ela parecia se divertir vendo o perrengue da situação.
A subida foi um pouco cansativa, pois o espaço era muito apertado, com teto baixo e pra piorar (ou deixar o passeio mais emocionante) há pessoas descendo também, e além disso a Iara resolveu fazer cocô na fralda, então a gente realmente pensou em desistir. Rs. Mas no final fez parte da nossa experiência medieval e deu tudo certo, e assim que descemos da torre voltamos pro hotel para trocar a fralda e seguir viagem. Quando a Iara ler nas historinhas uma princesa presa na torre medieval, vou falar pra ela: então, filha, nem te conto, você bem já teve essa experiência também, hahahaha.
Lá de cima consegui avistar toda a cidade de Siena e os campos da Toscana, e realmente a vista era linda. Como eu adoro visitar as cidades do alto!
Pagamos 10 euros para visitar a torre.
Sobre a torre:
Pessoas com dificuldade de locomoção, crianças e pessoas com problemas cardíacas ou claustrofóbicas não são indicadas ao passeio. Nós não fizemos reservas de bilhetes, compramos na hora, pois geralmente não há tanta fila para o local, e é permitido 50 pessoas subirem por vez. Uma coisa que seria legal é deixar a torre para o a tardinha, no pôr do sol. Os ingressos foram vendidos dentro do palácio, em seu hall. Pagamos 10 euros. Existe a possibilidade de comprar o bilhete completo (Torre del Mangia + Palazzo Pubblico + Santa Maria della Scala) por 20 euros. Acho que vale o passeio, pena que a gente não tinha mais tempo.
Mas o porquê do nome da Torre:
O nome mangia (mangiare, em italiano, é comer) surgiu por causa do primeiro vigia do local, que costumava gastar todo o salário em comida. Esse vigia sabia das coisas. Rs.
Uma coisa que não fizemos em Siena, mas que eu realmente gostaria de ter ido é visitar o Duomo da cidade. Essa Catedral foi construída entre 1215 e 1263 possui mármore colorido, cheio de detalhes e lindos mosaicos. Apesar de’u adorar visitar templos religiosos nosso tempo na cidade estava apertado então não conseguimos ir. Além dessa igreja existem outras muito lindas também que vale a visita.
E aí? Gostaram? Vocês tiveram mais tempo na cidade? Então conta aqui nos comentários o que vocês fizeram.
Não esqueça do seguro viagem para viajar para a Itália:
Na hora de planejar sua viagem à Itália e San Marino contrate um seguro viagem para umas férias mais tranquilas. Ter um seguro viagem para Europa é obrigatório, para que turistas brasileiros tenham permissão para viajar para lá.
Acesse aqui a melhor cotação. O blog só recomenda o que usamos.
Adorei as fotos e as dicas!! Família linda! Vcs arrasam!!
Obrigada amiga linda! Saudades! Me fala de algum lugar que vc tem interesse em ver relato aqui no blog?
Adorei! Texto e fotos são realmente inspiradores! <3
É uma honra vindo de você. Obrigada.
[…] de Siena rumo a uma vilazinha medieval no alto de uma colina na Toscana, conhecida como San […]
[…] Previous post: Siena, Itália: o que fazer onde ficar e um pouco de história.Next post: San Gimignano: Escapada à Manhattan medieval italiana Postado setembro 11, 2019 6 Comentários por Elizabeth Werneck […]