Se você é uma dessas pessoas que ama fotografia e fotos em campos de girassóis ou floridos, precisa conhecer esse lugar! Em Brasília existe um campo de girassóis lindíssimo e muito impressionante, vale a visita quando fizer uma viagem para a capital brasileira.

campos de girassóis
Campos de girassóis

Existem campos floridos em diversas partes do Brasil e do mundo, mas hoje vamos falar especificamente do campo de girassóis em Brasília, para você decidir se vale a pena visitar, quando estão mais bonitos para fotos, onde fica e quanto custa a visita.

Eu amo campos floridos e sempre que posso paro para admirar, por isso hoje vou te convencer de que você precisa conhecer esse destino lindo! Tenho certeza de que você vai se apaixonar assim como eu e vai passar a incluir campos floridos nos seus próximos roteiros!

Onde fica localizado o campo de girassóis?

Esse campo de girassóis de Brasília fica localizado na BR 251, na altura do km 7. É uma rodovia que liga Brasília a Minas Gerais. É bem fácil de encontrar esse local, basta digitar “PAD-DF” no WAZE, Google Maps ou GPS.

De qualquer forma, tenho certeza de que não será difícil de encontrar, já que são 20 mil metros de extensão de campos espetaculares de girassóis dourados.

Chegando nesse local você pode perceber que também existe a Cooperativa Agropecuária da Região do DF e o Parque Ivaldo Cenci ao redor.

A plantação de girassóis existe há oito anos por aqui e é conhecida nacionalmente e passou a ser uma das atrações da AgroBrasília, uma feira internacional que acontece em maio.

Quando os girassóis estão bonitos para fotos?

Uma coisa importante para se aprender sobre o girassol é que ele fica florido por apenas dois meses em média. A época mais bonita para se visitar é em maio, mas é importante ficar de olho nos noticiários, pois pode acontecer de variar um pouco o período.

Campos de girassóis. Foto: @viajandocomowill. Segue ele lá no Insta
Campos de girassóis. Foto: @viajandocomowill. Segue ele lá no Insta

A verdade é que quanto mais se esperar para visitar, maior a chance de ver flores murchas e secas. Portanto a melhor época é logo no comecinho da estação, quando todas as flores estão em seu tamanho máximo e bem vívidas.

Os girassóis no Brasil tem seu período de floração de maio a julho, mas em Brasília esse período também é conhecido como a época da seca, então é importante se atentar as notícias. Esse período de seca começa no outono e se prolonga até o inverno.

Quanto custa visitar o campo de girassóis?

Como é um campo aberto na beira da estrada, não há custo algum para visitar! Portanto, se você ver algum lugar cobrando entrada ou ingresso para tirar fotos, não aceite, pois é um local público e gratuito.

Basta você procurar um local para estacionar nas margens da rodovia para estacionar e aproveitar o campo todo seu!

Campos de girassóis
Campos de girassóis. Foto: @viajandocomowill. Segue ele lá no Insta

Como tirar as melhores fotos com os girassóis?

Como já é de conhecimento de muitos, os girassóis acompanham a luz do sol, ou seja, eles giram seguindo o sol. Isso para de acontecer quando eles atingem o ápice da maturidade, então, se for possível, tente visitar o local quando os girassóis atingirem seu ápice, para vocês conseguirem uma boa foto!

Porém, se não conseguir escolher a data tanto assim, o melhor horário para se conseguir fotos boas é entre 6h e 9h, pois as flores estão mais bonitas, e voltadas para a BR.

Para suas fotos ficarem mais bonitas, a melhor escolha é entrar alguns metros na plantação, pois assim você consegue fugir das flores que estão afetadas pela poluição das ruas. Outra dica é andar com cuidado para evitar incomodar os insetos e abelhas.

Se você conseguir visitar os campos de girassóis no período de total maturação, no entardecer é um horário excelente para se tirar fotos, pois assim as flores ficam viradas para a estrada e o sol fica atrás das flores. Lindo demais!

Onde existem outros campos de flores pelo Brasil e pelo mundo?

Apesar de visitar campos floridos não ser uma cultura muito comum aqui no Brasil, existem alguns que valem a pena você incluir na sua próxima visita. Por conta disso, decidi reunir alguns dos lugares mais especiais, instagrámaveis e lindos para você conhecer!

Leia também: Acho que você precisa de alguns motivos para viajar!

Campos de Girassóis e de flores no Brasil:

  1. Lavandário de Cunha, Paraty – São Paulo
  2. Campos de girassol, Holambra – São Paulo
  3. Amantikir Garden, Campos do Jordão – São Paulo
  4. Jardim Botânico de Curitiba, Curitiba – Paraná
  5. Campos de Girassóis do Triângulo Mineiro, localizado em Uberlândia, Uberaba, Araguari, Frutal e Ituiutaba – Minas Gerais;
  6. Bloemen Park Holambra, Holambra – São Paulo;
  7. Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado;
  8. Uaná Etê, Vassouras, Rio de Janeiro

Leia também: O que visitar em Campos do Jordão;

Campos de girassóis e de flores pelo mundo:

  1. Carlsbad, Califórnia – EUA
  2. Keukenhof Park, Lisse – Holanda
  3. Plantação de bluebonnets, Texas – EUA
  4. Antelope Valley, Califórnia – EUA
  5. Campos de alfazema, Provence – França
  6. Dubai Miracle Garden – Dubai, Emirados Árabes Unidos;
  7. Floresta de Hallerbros, Bruxelas – Bélgica
  8. Campos de flores, Biei – Japão
  9. Plantação de girassóis, Toscana – Itália
  10. Plantação de canola, Yunnan – China
  11. Jardins de Shibazakura, Hokkaido – Japão
  12. Plantação de copo-de-leite , Califórnia – EUA
  13. Hitachi Seaside Park, Ibaraki – Japão

Conclusão: vale a pena visitar Campos de girassóis?

Tentando ser o mais imparcial possível, os passeios para os campos floridos são alguns dos melhores para se fazer, principalmente em uma viagem romântica ou se você gosta de fotos lindas para postar ou ter de recordação.

Campos de girassóis
Campos de girassóis

Caminhar entre as flores de mãos dadas com a pessoa que você ama com certeza é um daqueles passeios que você se programa para fazer em meia hora, mas facilmente se estende por horas a fio.

Da mesma forma que vir com um grupo de amigos para tirar fotos. Por isso, se sua intenção é fazer fotos lindas entre as flores, aqui vai minha dica: escolha roupas que não chamem mais atenção que as flores. Cores como branco, azul, vermelho… sempre caem muito bem. Pense em criar contraste com as flores que você vai visitar e evite vestir roupas estampadas, principalmente com estampa de flores, pois pode gerar confusão visual entre a foto e o look!

Você já visitou Campos de Girassóis ou de flores pelo Brasil ou pelo mundo? Escreva nos comentários.