Verona é uma cidade romântica mesmo sem a história de amor de Romeu e Julieta, e também é uma base turística ideal para o Veneto e os lagos italianos. Passeie por suas ruas e praças medievais, mas primeiro você precisa decidir onde ficar em Verona. Tenho certeza que você encontrará o hotel ideal
O que você vai encontrar nesse artigo
- Onde Ficar em Verona: 6 Melhores Áreas
- 1. Centro Histórico, a melhor zona onde se hospedar em Verona
- 2. Cittadella – San Zeno, hospedagem econômica perto do centro
- 3. Borgo Trento, área bem localizada e agradável onde se hospedar em Verona
- 4. Veronetta, onde ficar em Verona gastando pouco
- 5. Porta Nuova – Verona Fiere, conveniente e ideal para viagens de negócios
- 6. Borgo Milano, boa área em Verona para fazer compras
- Conclusão: Onde ficar em Verona?
Onde Ficar em Verona: 6 Melhores Áreas
Devido ao seu tamanho compacto e ao baixo índice de criminalidade, as melhores áreas para ficar em Verona dependem inteiramente de quanto você deseja estar perto dos pontos turísticos e sentir a história ao seu redor.
A desvantagem é que todo mundo quer sentir isso também, então você pode preferir um bairro mais tranquilo, mais residencial e com menos turistas. Os parques de campismo estão disponíveis dentro da província.
Você precisa ler esse artigo: O que fazer em Verona: Roteiro de 1 dia na cidade mais romântica do Norte da Itália.
1. Centro Histórico, a melhor zona onde se hospedar em Verona
A Città Antica remonta aos tempos pré-históricos e agora é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Originalmente um assentamento romano significativo, ainda possui mais vestígios da época do que a maioria dos outros lugares no norte da Itália. Ele evoluiu bem ao longo dos séculos e hoje é tão elegante como sempre.
O marco mais famoso é o Anfiteatro Romano ou Arena do século I , que não pode deixar de dominar a Piazza Brà . Seu festival de ópera de verão é uma experiência mágica, e também apresenta peças e shows de rock durante os meses mais quentes, antes de se transferir para um teatro no inverno.
No Natal, a Arena exibe mais de quatrocentos presépios de expositores internacionais, com shows de música e luzes. Um mercado de Natal na praça celebra a festa nacional de Santa Lúcia, que marca o fim do solstício de inverno (Lucy significa luz).
A Piazza dell’Erbe foi o fórum da cidade na época romana e ainda mantém a atmosfera movimentada de um ponto de encontro com seus bares, cafés e mercado de souvenirs (fechado aos domingos).
Estruturas elegantes como o barroco Palazzo Maffei (agora unidades de varejo) e o Arco della Costa alinham-se em suas laterais. O que resta do bairro judeu e do gueto sai da praça, com algumas casas tipicamente altas e finas e uma sinagoga.
A vizinha Piazza dei Signore é conhecida como o salão de Verona, e é fácil perceber porquê. Palácios renascentistas e uma loggia contemplam uma estátua do poeta Dante, que viveu aqui após seu exílio de Florença.
Abaixo do Palazzo del Capitano existem porões romanos e medievais escavados, visíveis através de duas grandes janelas redondas no chão do terraço de paralelepípedos do palácio.
Ao lado, o românico Palazzo della Ragione é agora a prestigiada Galeria de Arte Moderna Achille Forti.
A catedral do século XII , ou duomo, como sempre foram conhecidas na Itália, ostenta afrescos brilhantes e arquitetura trompe l’oeil.
No entanto, é a gótica Basílica di Sant’Anastasia que é a maior igreja de Verona. Isso também está repleto de afrescos, com outros destaques, incluindo a escultura de 1495 do pai de Paolo Veronese, de uma fonte de água benta representando um corcunda.
Claro que existem muitas igrejas em Verona, e a Semana Santa é sempre um bom espetáculo para os locais e turistas.
Verona foi, claro, o cenário da peça de Shakespeare, Romeu e Julieta, os malfadados amantes das rivais famílias Capuleto e Montague.
Não é certo que a Casa di Giulietta na Via Cappello tenha sido a casa da família Capuleto, mas tornou-se um ímã para amantes e outros turistas, que vêm tocar a estátua de Julieta, posar sob a varanda e deixar bilhetes de amor presos às paredes.
Para os apaixonados e solitários que não podem viajar, existe o Juliet Club. Os apaixonados de todo o mundo escrevem para o clube, onde, em uma tradição de longa data, voluntários respondem a todas as cartas endereçadas à trágica heroína.
Onde melhor estar no Dia dos Namorados do que Verona? A Piazza dei Signori oferece concertos gratuitos com um tema romântico, enquanto Verona in Love celebra em toda a cidade com lanternas de coração vermelho e notas de amor espalhadas pelas ruas.
O topo da Torre dei Lamberti, com 84 metros de altura, oferece um panorama incrível da cidade e das montanhas, mas lembre-se de que o elevador leva apenas dois terços do caminho.
Construída entre os séculos XIII e XV, foi completada por uma torre sineira octogonal com dois sinos que ainda mantêm os seus nomes originais. Marangona convocou a Câmara Municipal e Rengo deu o alarme em momentos de perigo.
O Castelvecchio ribeirinho foi construído na década de 1350 , mas entre eles, Napoleão e os bombardeiros da Segunda Guerra Mundial infligiram grandes danos.
A reconstrução pós-guerra do arquitecto Carlo Scarpa acrescentou pontes e modernizou o interior, que é um museu com vidros do século XIV, artefactos medievais, frescos, joalharia e pinturas flamengas, veronesas e venezianas.
Antes de sair, vá até as muralhas para ver o rio e avistar as antigas defesas de Verona.
Ainda no centro histórico, realiza-se, todos os meses de setembro, uma festa para reviver e celebrar os jogos tradicionais . Tocatì, “é a sua vez” no dialeto local, mostra os competidores ensinando crianças e adultos a usar um estilingue, girar um pião e assim por diante.
Um país convidado diferente todos os anos acrescenta um tema internacional, com eventos musicais, exibições e outras atividades também organizadas. Carnevale (carnaval) ocorre todo mês de fevereiro ou março, com eventos de bairro, bem como procissões e bailes.
MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VERONA NO CENTRO HISTÓRICO
Se você ficar em Verona na localização muito conveniente de Città Antica, os preços das acomodações tendem a ser mais altos , mas existem alguns bons hotéis e você pode acabar com uma vista linda.
Como alternativa, há muitos B&Bs e pensões , muitas vezes classificados como albergues.
- ($$$) Hotel Gabbia D’Oro
- ($$) Hotel Accademia (nossa escolha em Verona)
- ($) Hotel Milano & SPA***S
Veja mais fotos, avaliações, preços e reserve o Hotel Gabbia D’Oro
Leia também: O que fazer em Milão em 1 dia
2. Cittadella – San Zeno, hospedagem econômica perto do centro
Ligeiramente a noroeste do centro, onde as muralhas da cidade encontram os bairros romano e medieval, Cittadella é um bairro histórico com museus e vestígios romanos .
Cittadella significa cidadela em português, é assim chamada devido à fortificação defensiva construída no século XIV, no que é hoje a vizinha Piazza Cittadella.
Bares e restaurantes em suas praças e ruas movimentadas competem para alimentá-lo com a tradicional culinária italiana, mas também oferecem pratos chineses e indianos.
Ladeado pelos portões do século XVI de Porta Palio e Porta Nuova , seu monumento mais importante é a românica Basílica di San Zeno Maggiore .
A nave desta joia de pedra e tijolo, erguida em homenagem à padroeira de Verona, está repleta de afrescos dos séculos XII a XV, com um retábulo meticulosamente restaurado de 1457, Majestade da Virgem de Mantegna, uma maravilhosa lição de compreensão precoce da perspectiva.
Cenas em portas de bronze do século XII retratam um exorcismo, enquanto a cripta abaixo do altar mostra esculturas e um sarcófago transparente contendo o cadáver do santo. Diz a lenda que Julieta se casou com Romeu na cripta.
Ao lado da igreja, uma abadia beneditina também é dedicada a San Zeno, mas certifique-se de agendar sua visita para um domingo para ver o extenso mercado de pulgas na Piazza San Zeno .
Siga a rota de Shakespeare até o Museo degli Affreschi, parte do convento San Francesco al Corso. Há rumores de que foi o local do enterro de Romeu e Julieta, mas o mais certo é a qualidade dos afrescos e estátuas aqui, que remontam aos tempos medievais. Sua igreja também merece uma olhada.
O Teatro Romano e Museu Arqueológico está esculpido nas encostas de uma colina e data do século I aC. Nas traseiras, existe um elevador para um antigo convento, onde estão expostas algumas fascinantes peças gregas e romanas.
O teatro realiza um festival de verão com peças de Shakespeare, Goldoni e outros, além de jazz e dança, tudo em um cenário deslumbrante.
Se você optar por Cittadella como sua base durante a sua estadia em Verona, verá que os preços aqui e nos arredores de San Zeno são mais baratos do que no centro histórico , e também incluem uma boa seleção de pousadas e apartamentos.
MELHORES LUGARES PARA FICAR EM CITTADELLA – S. ZENO
- ($$$) Hotel Firenze, Sure Hotel Collection by Best Western (o restaurante desse hotel é ótimo. Comemos aqui um dia).
- ($$) Hotel Indigo Verona – Grand Hotel Des Arts, um hotel IHG
Leia também: Roteiro pela Itália de 15 dias com San Marino, Europa
3. Borgo Trento, área bem localizada e agradável onde se hospedar em Verona
Borgo Trento fica do outro lado do rio Adige da Città Antica. Um subúrbio residencial verde e agradável , é um bom lugar para encontrar produtos locais em pequenas mercearias, padarias, lojas de roupas independentes e restaurantes onde os moradores comem.
Estritamente falando, um burgo é uma antiga vila italiana ainda ligada às suas raízes, e Borgo Trento tem esse tipo de sentimento.
A antiga loja de armas de Verona, Arsenale Franz Josef I , está situada aqui e agora é um parque tranquilo com um museu ao ar livre e pátios que costumam ser usados para mercados ou entretenimentos.
Suba até o Santuario della Madonna di Lourdes – vale a pena pelas vistas. Recupere-se com um descanso entre a vegetação na bonita Piazza Vittorio Veneto.
Sua fonte foi projetada na década de 1960 para comemorar os cem anos da unidade italiana e foi oficialmente inaugurada como Fontana del Centenario em 2016.
A acomodação em Borgo Trento não é tão barata quanto você poderia esperar , mas há muitos apartamentos e casas de férias, se você deseja ficar em Verona em uma área mais residencial.
MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VERONA EM BORGO TRENTO
- ($$) Nuevas Salas de Ópera
- ($) Hotel Albergo Fontana Verona
- ($) Hotel Residenza Borgo Trento
Veja mais avaliações, preços e reserve aqui o Hotel Albergo Fontana Verona
Leia também: Turismo em Veneza: Dicas gerais sobre a Rainha do Adriático
4. Veronetta, onde ficar em Verona gastando pouco
Localizado à esquerda da margem do rio, este é o distrito universitário , por isso ganha vida quando as aulas terminam. Com bares da moda, restaurantes com preços acessíveis para estudantes , é adequado para qualquer pessoa com orçamento limitado, e os mochileiros vão adorar.
Dirija-se à Via Venti Settembre para uma animada atmosfera noturna. Os amantes do festival podem abraçar as apresentações e barracas do Veronetta Summer Fest, que acontece no Parco Santa Toscana em várias datas ao longo do verão, exceto agosto.
Também está repleta de construções medievais , como o Palazzo Pompei , do século XVI , que agora abriga o acervo do Museu de História Natural . Os amantes da cultura podem desfrutar de uma noite musical no Teatro Romano, instalado no antigo mosteiro de San Girolamo .
O mosteiro também contém o Museu Arqueológico , com mosaicos retratando uma luta de gladiadores, bronzes e outras esculturas.
Primeiro apelidado de Veronette (pequena Verona) por Napoleão, a colina San Pietro de Veronetta foi o local do primeiro assentamento na área nos tempos pré-romanos, levando à criação da própria Verona.
Pegue o funicular subindo a colina até Castel San Pietro, um castelo do século XIX que oferece vistas de tirar o fôlego de seu terraço.
Descubra os conventos e mosteiros e visite a pequena igreja românica de San Giovanni in Valle , antes de relaxar nos jardins esculpidos do Giardino Giusti , uma jóia da paisagem renascentista. A família Giusti trabalha no jardim desde 1591, por isso vale a pena pagar a entrada.
Há muitos B&Bs e aluguéis de férias em Veronetta, se você quiser que sua estadia em Verona seja em uma área com preços razoáveis, e também há um albergue.
MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VERONETTA
- ($$$) Il Vicolo Residence Aparthotel Verona
- ($$) San Leonardo Suites
- ($) Verona Apartments & Rooms Lungadige
5. Porta Nuova – Verona Fiere, conveniente e ideal para viagens de negócios
Existem duas estações ferroviárias em Verona, por isso tome cuidado para descer na estação certa. Porta Nuova é a estação principal , conectando destinos locais, regionais, nacionais e internacionais.
Distribuído por vários pisos, dispõe de um gabinete de atendimento e de todas as comodidades habituais, nomeadamente gabinetes, lojas e snack-bares. A rodoviária do lado de fora é um terminal que serve a cidade (10 minutos), o aeroporto de Verona e o Veneto, mas pode ficar bem movimentado.
As principais atrações turísticas são de fácil acesso , mas o monumento mais próximo deu nome à estação. Outrora o centro das fortificações de Verona, a Porta Nuova do século XVI está na rota turística para a Piazza Brà e a Arena.
Este enorme portão com talha impressionante encontra-se agora perto da auto-estrada.
Para quem vai a uma feira, evento ou convenção no Verona Fiere , há ônibus gratuitos da estação ferroviária, aeroporto, centro da cidade e estacionamentos. Os táxis são outra opção e existem hotéis nas imediações do complexo, o que também é conveniente para a auto-estrada.
Talvez por estar tão perto do centro da cidade, as ruas ao redor da estação Porta Nuova pareçam mais seguras do que às vezes perto dos centros de transporte.
Isso significa que os preços dos hotéis não são tão baratos , mas não é longe se você quiser tentar outro lugar para ficar em Verona ao descer do trem ou ônibus.
MELHORES LUGARES PARA FICAR EM PORTA NUOVA – VERONA FIERE
6. Borgo Milano, boa área em Verona para fazer compras
Se você quer viver como os locais , mas em particular os mais modernos , então o Borgo Milano é para você.
Um bairro residencial localizado a oeste de San Zeno, e a uma curta distância de carro, lojas de moda e bares chiques competem com lojas de comida e restaurantes casuais na elegante Corso Milano.
Os fãs de futebol se reunirão no Estádio Marc’Antonio Bentegodi , casa do clube de futebol AC ChievoVerona e local para alguns shows memoráveis. Fora do estádio, um mercado se instala todos os sábados de manhã.
Se você quiser assistir ao futebol italiano durante a sua estadia em Verona, o Borgo Milano Stadio é ideal.
Hotéis, pousadas e apartamentos de médio porte na região oferecem uma boa escolha, enquanto outros estão disponíveis a preços de albergue.
MELHORES LUGARES PARA FICAR EM VERONA NO BORGO MILANO
Veja o preço, avaliações e reserve aqui o Hotel San Marco Fitness Piscina & Spa
Leia também:
Conclusão: Onde ficar em Verona?
Se você ficar em Verona fora do centro histórico, ficará feliz em saber que a cidade possui uma rede de ônibus bem organizada. Centralmente, caminhar é a opção mais fácil, mas o aluguel de bicicletas ou carros, ou passeios de bicicleta, o levará mais longe, e alguns hotéis têm bicicletas para uso dos hóspedes.
Há mais de um aeroporto na região . Finalmente – se você já teve o suficiente dos amantes infelizes de Shakespeare, você pode gostar de saber que ele também usou a cidade como cenário para duas outras peças, Dois Cavalheiros de Verona e A Megera Domada.