Muita gente quer viajar a Itália mas não tem ideia por onde começar a montar um roteiro de viagem à Itália. Não sabe quantos dias ficar na Itália, nem o que fazer. Outra dúvida que sempre surge é como montar um roteiro dia a dia pela Itália. Dessa forma, se você está planejando sua viagem para a Itália e não sabe como começar a criar seu roteiro, leia esse texto e se ligue nas dicas do Rapha. Descubra aqui um roteiro pela Itália de 20 dias ou de 18 dias (que foi o roteiro do Rapha), ou até 10 e 15 dias pela Itália.
Ele viajou recentemente com sua esposa e por isso tem todas as dicas fresquinhas. Então esse roteiro também é um roteiro pela Itália de casal ou o que fazer na Itália durante sua lua de mel.
E com vocês, o Roteiro de 18 dias Itália: “Meu nome é Raphael (@raphazos) e fiz uma viagem pela Itália com a minha esposa no final de Maio e começo de Junho de 2023. Optei por este período, pois a ideia foi celebrar o aniversário da minha esposa (23/Maio) e o meu (06/Junho), pela Itália. Nossa primeira experiência de aniversariar fora do nosso país e foi ótimo!!
Outra vantagem de ir para Europa no período da primavera é que os dias rendem muito, pois o sol nasce
cedo e se põe muito tarde, por volta dás 21:30. Além disso não é muito cheio como no verão e nem tão
quente.
Leia mais sobre isso: Qual é a melhor época para viajar à Europa?
A Itália é um país com muitas cidades e regiões turística, por isso vale a pena, se possível, dedicar um roteiro e uma vigem de alguns dias exclusivamente para lá.
Aproveite e siga o Rapha no Instagram:
O que você vai encontrar nesse artigo
- Resumo do roteiro pela Itália que pode ser feito em 10, 15, 18 ou 20 dias:
- Aluguel de Carro
- Alugue seu carro para fazer seu Roteiro pela Itália:
- Bom, vamos detalhar o roteiro pela Itália 20 dias:
- -3 dias Amalfi/Positano
- 1º dia Amalfi
- 2º dia: No dia seguinte fizemos um bate-volta até Positano – ~1:00h de carro
- 3º dia -1 dia em Pompeia
- -6 dias na região da Toscana
- 4º dia: No trajeto até Siena, que foi nossa base para ficar na Toscana, passamos por Civita di Bagnoregio e Orvieto
- 5º dia do roteiro de viagem à Itália – 1º dia: Siena
- – 6º dia no Roteiro pela Itália- Firenze
- 7º: San Quirico d’Orcia e Pienza
- – 8º dia: San Gimignano, Volterra e Pisa
- – 9º dia: Montepulciano e Cortona
- – 10º dia: Descanso
- -11 º dia- Verona / Veneza / Sirmione
- 12º dia do Roteiro pela Itália – Nosso 1º dia em Veneza
- -14º dia- 1 dia em Sirmione – Fizemos um dia de bate-volta para Sirmione, aproximadamente 1:30 de carro.
- -15º dia do Roteiro Itália 20 dias- Roma 4 dias em Roma + Vaticano
- 16- dia Roteiro Itália: O que fazer em Roma- Algumas das atrações que visitamos:
- -17º dia do Roteiro Itália – Dia de visita no Vaticano
- 18 º dia do Roteiro Itália
- Conclusão:
Resumo do roteiro pela Itália que pode ser feito em 10, 15, 18 ou 20 dias:
A Itália é um dos países que é para se voltar várias vezes. Então não fique triste se você conseguir fazer um roteiro de 15 dias ao invés de 20 dias pela Itália, você pode conhecer outras coisas da próxima vez! Sempre vai ser muita Itália para poucas férias! É um dos países que mais tem beleza e coisa interessante para ver e fazer por metro quadrado.
- -3 dias Amalfi/Positano
- -1 dia em Pompeia
- -6 dias na região da Toscana
- -4 dias Verona / Veneza / Sirmione
- -4 dias Roma / Vaticano
Aluguel de Carro
É verdade que na Itália dá para fazer uma bela viagem sem precisar de carro, pois a malha viária de trem é excelente!
Entretanto, “turistar” é algo muito particular. Eu prefiro ter a comodidade e flexibilidade de horário que o carro pode proporcionar. Se estou em um lugar, curtindo aquele momento, não quero ser pressionado pelo horário de um trem para ter que ir embora.
Além disso, as estradas na Toscana são lindíssimas, estar de carro permite pausas durante os trajetos para fazer fotos e vídeos. Outro ponto é a liberdade de facilmente poder mudar seu roteiro estando de carro. Inclusive foi o que aconteceu quando estávamos na Toscana e vou relatar mais para frente
Alugue seu carro para fazer seu Roteiro pela Itália:
Alugue carros com os melhores preços Onde Alugar: RENTCARS
Quando viajamos para fazer um Roteiro pela Itália alugamos carro pela RentCars. Você sabia que essa agência é a única no Brasil que compara os melhores preços de locadoras do mundo todo, e te deixa pagar em reais (BRL), sem IOF. Incrível né? Ah, também tem a opção de você pagar em 12x sem juros. Vale muito a pena!
Foto cedida pelo Rapha, mostrando seu carro alugado na Itália!
Bom, vamos detalhar o roteiro pela Itália 20 dias:
-3 dias Amalfi/Positano
1º dia Amalfi
Chegamos na Itália no aeroporto internacional de Roma Fiumicino. A imigração foi bem simples. Apenas uma pergunta: “Quanto tempo ficaríamos?”
Depois de pegar as malas fomos seguindo as indicações das locadoras de veículos.
Eu já havia alugado o carro com antecedência pela plataforma da RentCars. Reservei um carro pequeno pela loja Italy Car.
A retirada do veículo também foi bem simples. Porém é extremamente recomendável fazer o seguro full do carro e estar com a PID (Permissão Internacional para Dirigir). A PID é solicitada no Brasil através do site do Detran da sua cidade.
Não esqueça da PID, pois é obrigatória! Inclusive solicitada por policiais em caso de abordagem no transito, algo que inclusive passei por isso, devido a um incidente na estrada – mais detalhes no stories de ROMA nos meus destaques do Instagram.
Se é a sua primeira viagem para a Europa se ligue nessas dicas de quais os documentos necessários para poder embarcar para a Europa. Aproveite e siga o blog no Instagram:
Saímos direto do aeroporto sentido Amalfi – 3:30 de percurso
Onde ficar em Amalfi
Hotel: IL NIDO em Amalfi – com garagem. Hotel excelente! Pegamos um quarto com vista para o mar. A
vista era maginifica!
Veja mais fotos, avaliações, preços, disponibilidades para as suas datas e reserve aqui o Hotel IL NIDO em Amalfi em seu incrível Roteiro pela Itália de 20 dias ( ou mais dias ou menos dias 15, 18 e 10 dias);
O que fazer em Amalfi em seu roteiro de 20 dias pela Itália:
Do hotel para o centro de Amalfi fazíamos a pé, aproximadamente 25 min de caminhada. É muito gostoso ir caminhado na estradinha beira mar, com vistas exuberante! Mas tem a possibilidade de pegar um ônibus também. Amalfi é linda e charmosa!
Tem uma catedral que harmoniza na praça principal. É uma delícia sentar em alguma mesa externa de restaurante ou sorveteria e ficar observando o local.
Veja alguns passeios imperdíveis que você pode fazer saindo de Amalfi, na Costa Amalfitana, durante seu roteiro Itália 20 dias:
1- Tour de Fiat 500 pela Costa Amalfitana;
2- Excursão a Capri e Anacapri
3- Excursão a Capri e às ilhas de Li Galli
2º dia: No dia seguinte fizemos um bate-volta até Positano – ~1:00h de carro
A estradinha é tão linda quanto sinuosa! Se você não tem medo de dirigir, indico fazer o trajeto de carro, pois tem muitos locais para ir devagar filmando. Mas, se você tem receio de dirigir, compre um bilhete de ônibus para fazer este trajeto.
A venda ocorre próximo da praça central de Amalfi, na pista beira mar. Positano é linda! Tão bela quanto Amalfi! Eu e minha esposa achamos Positano mais elitizada que Amalfi. É notório a diferença nos preços e na forma como as pessoas andam. Mas isso não é demérito, são as diferenças de característica. Tanto Amalfi quanto Positano são espetaculares e ganharam nosso coração. Se eu pudesse mudar algo no meu roteiro, colocaria mais 1 ou 2 dias nessa região litorânea ( e aí ao invés de 18 dias pela Itália nosso roteiro teria 20 dias na Itália).
3º dia -1 dia em Pompeia
Bom saímos cedo sentido Pompeia para aproveitar o Parque Arqueológico. O trajeto de Amalfi até Pompeia foi de aproximadamente 1:30.
Onde ficar em Pompeia – Hotel Fórum – Com garagem
Hotel excelente! Altamente tecnológico e com um restaurante divino entre os limoeiros no grande pátio. Literalmente o hotel fica em frente a entrada do Parque de Pompeia.
Veja mais fotos do hotel, preços e avaliações e disponibilidade para as suas datas e reserve aqui o Hotel Fórum
Sobre a visita ao Parque
Compramos o ingresso na hora na bilheteria. O Parque é enorme! Mesmo chegando sedo e saindo no último horário não foi possível conhecer tudo.
Recomendo pegar o mapa do local, se possível com antecedência pela internet, e já marcar os pontos que deseja conhecer.
O Parque impressiona. Saber que o vulcão Vesuvio consumiu a cidade inteira no ano de 79 d.C e que estamos caminhando pelas ruas da época e vendo detalhes mosaicos originais nas casas é algo muito impactante! Era um dos locais que mais estava interessado em conhecer e superou minhas expectativas!
Dica: No mapa do local, tem alguns pontos com um desenho de um “boneco”. Onde tiver isso, significa que naquele local tem a exposição de um corpo petrificado com cinzas e lamas vulcânicas. Veja algumas fotos da visita ao Rapha e de sua esposa à Pompeia:
Existe a possibilidade de fazer o passeio guiado e pode ser muito interessante. Pompeia é considerada uma das únicas vilas romanas sem nenhuma inclusão de cultura sobrepostas aqui da Itália. Ou seja, quando houve a erupção vulcânica o Cristianismo ainda não tinha chegado por aqui, então quando ela foi descoberta (no século XVI, e os trabalhos arqueológicos só começaram em 1748), tudo estava como no século 79 D.C.
1- Visita guiada por Pompeia com guia em espanhol!
2- Tour por Pompeya, Herculano y el Vesuvio em Espanhol
-6 dias na região da Toscana
4º dia: No trajeto até Siena, que foi nossa base para ficar na Toscana, passamos por Civita di Bagnoregio e Orvieto
Civita di Bagnoregio é uma cidade muito pitoresca. É praticamente um vilarejo no alto de uma montanha. A única forma de acesso é através de uma passarela gigante. Apensar da subida é bem tranquilo fazer o trajeto, pois a paisagem é deslumbrante! Você fica contagiado e nem nota o esforço físico. Conhecida como a cidade que morre, pois erosões e abalos sísmicos estão fazendo essa cidade sumir.
Se você não quer alugar um carro para ir lá, pode ir de passeio, veja:
1- Excursão a Civita di Bagnoregio e Bosque Sagrado de Bomarzo saindo de Civitavecchia
Se você está indo para a Toscana você PRE-CI-SA ler esse texto: Onde Ficar na Toscana: 15 Melhores cidades
Já Orvieto é bem próximo de Civita, a poucos minutos de carro.
Tem uma das catedrais mais lindas de toda Itália. Realmente é impressionante! Além da sua magnifica catedral, tem o poço de São Patrício que vale muito a visita.
Siena Depois seguimos para Siena onde ficamos hospedados com base para fazer algumas cidades na região da Toscana
Hotel: Sangallo Park – Com estacionamento
Hotel simples, mas bem agradável. Tem piscina e uma grande área externa para café da manhã.
Veja mais fotos do hotel, preços e avaliações e disponibilidade para as suas datas e reserve aqui o Hotel: Sangallo Park – Com estacionamento
5º dia do roteiro de viagem à Itália – 1º dia: Siena
Fomos conhecer o centro histórico de Siena.
Tem uma característica um pouco medieval. Praticamente toda murada ainda.
Vale dedicar um dia todo, no mínimo, para conhecer a aproveitar o centro histórico de Siena.
Contrate aqui um Tour privado por Siena com guia em portugues
Veja mais conteúdo sobre Siena aqui no blog: O que fazer em Siena, Itália: onde ficar e um pouco de história.
– 6º dia no Roteiro pela Itália- Firenze
Fizemos um bate-volta de dia todo partindo do hotel em Siena.
Tem bastante estacionamento próximo da Catedral de Firenze, que é um dos principais ícones da cidade.
Firenze é linda! Uma cidade com muitas obras de Michelangelo e outros grandes artistas pelas ruas.
Recomendo comprar o ingresso para subir no Duomo da Catedral de Firenze. No teto do Duomo tem a pintura do “Juizo Final” que realmente é um espetáculo. Subir no Duomo te permite chegar bem perto da pintura, além de ter uma vista incrível da cidade ao sair na parte externa do Duomo. Mas exige um bom condicionamento físico, pois são diversos degraus.
Compre o ingresso com antecedência para essa atração, pois costuma esgotar com facilidade.
Eu comprei pelo GetYourGuide, veja: Florença: ingresso para o Duomo com a Cúpula de Brunelleschi
7º: San Quirico d’Orcia e Pienza
Fizemos um bate-volta de dia todo partindo do hotel em Siena.
Aqui é aquele local dos campos da Toscana.
Sabe aquelas paisagens lindas de filmes e fotos? Pois é nessa região que mais vemos isso.
Rodamos pela estrada SR2 e SP146 que proporcionam lindas paisagens e pontos para fotos com campos e arvores ciprestes
Pontos de parada nessa rota para fotos:
– Cappela Madonna di Vitaleta
– Viale di Cipressi / Poggio Covili
– Viele di Cipressi del film IL Gladiatore
Aqui é um festival de fotos lindas!
Depois de passar por estes locais, estamos voltando para o carro onde estacionamos perto da entrada para a Cappela Madonna. Ali do estacionamento avistei uma cidade no alto de uma montanha. Achamos linda quando tirei uma foto com zoom dela e resolvemos ir conhecer. Não estava nos planos, eis a facilidade e vantagem de estar de carro (rs). Ao chegar lá vimos que se tratava de Pienza.
Uma cidade linda e muito medieval! Toda murada com aquele clima de época. É uma delícia estar nestas cidades e caminhar pelas ruas sem rumo apenas para aproveitar e se surpreender com as paisagens e arquitetura. Na praça central havia um musico se apresentado. Quando entramos ele estava tocando o tema do ‘Game of Thrones’. Deixou o clima ainda mais perfeito!
Para aprofundar em dicas da Toscana, leia essas dicas do blog:
1- Trufas negras: Caçando tartufo nas Colinas da Toscana, Itália;
2- Roteiro de carro pelos campos da Toscana: visitando Montepulciano e Montalcino
– 8º dia: San Gimignano, Volterra e Pisa
Fizemos um bate-volta de dia todo partindo do hotel em Siena
As três cidades ficam no mesmo trajeto.
San Gimignano e Volterra são cidades medievais muradas. Eu e minha esposa adoramos este tipo de cidade. Passear sem rumo pelas vielas. Parar nos restaurantes e curtir a arquitetura e o som ambiente. É incrível!
San Gimignano tem a melhor sorveteria do mundo chamada Dondoli . Eleita diversas vezes por revistas renomadas.
Pisa não tem muito além da famosa torre inclinada, mas vale a visita, pois não fica longe e está na mesma rota.
– 9º dia: Montepulciano e Cortona
Fizemos um bate-volta de dia todo partindo do hotel em Siena
São cidades próximas
Ambas bem medievais, charmosas e lindas!!
Veja esse passeio para Conhecer Montepulciano
Visita às adegas de Montepulciano
– 10º dia: Descanso
Tiramos um dia para descansar o corpo e ficamos relaxando em Siena.
-11 º dia- Verona / Veneza / Sirmione
Bom, saímos de Siena sentido Verona que foi nessa base para os próximos 4 dias.
No trajeto passamos em Imola para visitar o local onde o maior ídolo esportivo brasileiro faleceu: Airton Senna
Passamos no autódromo Enzo e Dino Ferrari, especificamente na curva Tamburello. Foi lindo estar ali e poder prestar nossas homenagens ao grande ídolo que jamais será esquecido…
Lá tem um memorial em homenagem ao grande homem que foi o Senna, homem que todo brasileiro admirava.
Saímos de Imola e seguimos para Verona, aproximadamente 3:00 de trajeto.
Ficamos 2 dias em Verona! Onde ficamos em Verona: Hotel: Relais Balcone di Giulietta – Sem estacionamento, mas a melhor hospedagem das nossas vidas!!!!
Este é o hotel do filme ‘Love in the Villa’. Sim, ele existe! Além de ter a vista mais romântica da cidade, voltada para o Casa de Giulietta, você ainda recebe a chave do pátio. Sim, é isso mesmo!! O pátio de uma das atrações mais cobiçadas da Itália passa a ser “seu”. Quando a atração está fechada ao público, você pode usar o pátio para fotos e vídeos sem ninguém para te atrapalhar. Além de ser o máximo você entrar e sair do pátio quando a atração não está aberta ao público (rs).
Além de tudo isso, o hotel é um espetáculo! Primoroso em todos os detalhes. O lugar ideal para aquela viagem perfeita à Itália em casal!
Veja mais fotos do hotel, preços e avaliações e disponibilidade para as suas datas e reserve aqui o Hotel: Relais Balcone di Giulietta
Verona é linda! Vale fazer um tour nos pontos da peça Romeu e Julieta, como casa do Romeu, Casa da Julieta e tumba da Julieta. Estes lugares são cheios de trechos da peça escrita por Shakespeare. Outra atração muito bacana é a arena de Verona. A cidade do amor é um encanto! Se perca pelas ruas, ande sem medo, cada lugar é uma nova experiência incrível com muitas surpresas!
Imperdível, faça esse passeio em espanhol e entenda tudo:
Veja mais conteúdo de Verona aqui no Blog:
1- Como ir do aeroporto de Verona para o centro da cidade;
2- Onde ficar em Verona, Itália: melhores hotéis e regiões para se hospedar;
3- O que fazer em Verona: Roteiro de 1 dia na cidade mais romântica do Norte da Itália.
12º dia do Roteiro pela Itália – Nosso 1º dia em Veneza
Fizemos um dia de bate-volta para Veneza, aproximadamente 1:30 de carro.
Próximo do porto de onde saem as embarcações para Veneza, tem diversos estacionamento gigantes, de vários andares. Muito fácil e seguro estacionar e depois pegar um barco até Veneza (os famosos Vaporetos). O ticket se compra na hora.
Dica mencione que você quer o ticket de ida e volta direto para a Igreja de San Marco (principal), sem ser separado. Pois tem tickets que fazem muitas paradas e você vai perder um tempão dentro da embarcação. Não deixe de visitar o café Florian, o mais antigo do mundo, e ainda mantém as características da época. Outro passeio que não pode faltar é a gôndola. Tem em diversos lugares, veja qual trecho mais te agrada para fazer este passeio romântico.
Contrate aqui: Passeio de gôndola pelos canais
Veja mais conteúdo de Veneza aqui no Blog: 1- Onde Ficar em Veneza: 8 Melhores Áreas;
Turismo em Veneza: Dicas gerais sobre a Rainha do Adriático;
O que fazer em Veneza em 3 dias: Um giro pela Sereníssima
-14º dia- 1 dia em Sirmione – Fizemos um dia de bate-volta para Sirmione, aproximadamente 1:30 de carro.
Sirmione é uma cidade pitoresca, pois ela entra no Lago de Garda. Tem um acesso único na cidade através de uma ponte levadiça do Castelo! Sim, é uma experiência incrível!! A cidade tem muitas praias artificiais e muito verde. É uma cidade medieval e muito romântica. Uma das mais lindas da Itália!
Que tal fazer um Passeio de lancha pelo lago de Garda. Reserve aqui.
-15º dia do Roteiro Itália 20 dias- Roma 4 dias em Roma + Vaticano
De Verona até Roma foram aproximadamente 6:30 de carro, com parada para almoçar.
Fomos direto ao aeroporto Fiumicino devolver o carro, pois em Roma achei que não valia a pena ficar com o carro. Dependendo da localização do Hotel você pode fazer tudo a pé ou usar o metrô.
Do aeroporto Fiumicino para a estação Termini é bem simples. Basta seguir as placas indicando o trem e você compra o bilhete nas cabines automáticas ou com atendimento humano. Dica não esqueça de validar o ticket antes de embarcar. Tem uma máquina para fazer este check-in antes de entrar no corredor para embarcar. Também não jogue o bilhete fora, pois as vezes tem um guarda dentro do trem para fazer a verificação.
Onde ficar em Roma: Hotel The Britannia
Localização muito boa. Pertinho da estação de Trem/Metrô Termini. Fomos a pé até o hotel, mesmo com 4 malas, foi bem tranquilo.
Veja mais fotos, preços e avaliações. Aproveite e reserve aqui o Hotel The Britannia em seu roteiro Itália 20 dias!
-3 Dias em Roma Tem muita coisa para conhecer!
Roma é uma cidade da época bíblica, uma das mais antigas e ainda bem preservada daquela época. Recomendo fortemente que faça um plano de marcar quais pontos você pretende conhecer, para conseguir usufruir bem do tempo na viagem.
Que tal esse passeio: Visita guiada pelo Coliseu, Fórum e Palatino com guia que fala português
16- dia Roteiro Itália: O que fazer em Roma- Algumas das atrações que visitamos:
-Coliseu e Fórum Palatino Romano: IMPERDÍVEL! Compre o ingresso com antecedência, pois esgota rápido. Recomendo muito fazer o tour com guia, pois deixa tudo ainda mais rico e interessante. Comprei o tour guiado, em português, pelo GetYourGuide.
-Fontana di Trevi: Tente visitar durante o dia e a noite, pois ela fica diferente em sua beleza
-Templo de Adriano: Não entrei. Por fora já é lindo! Ainda mantém os pilares da época do Império
-Igreja de Santo Inácio de Loyola: O que não falta em Roma são igrejas, mas essa tem uma pintura divina no teto! Entrada gratuita. Dica ao lado da igreja tem o “Aposentos de Santo Inácio de Loyola” é um adjunto da igreja, um corredor todo pintado, uma obra de arte incrível.
-Igreja de Gesú: Assim como a outra que mencionei, essa também tem um teto fabuloso! Pelo que consultei são as mais lindas neste quesito. Entrada gratuita
-Panteão: O Templo mais bem conservado da Itália. Sua cúpula tem uma abertura em formato circular algo que impressiona engenheiros até hoje em dia. Entrada gratuita
-Piazza Venezia: A principal de Roma. Vale conhecer o Monumento a Vítor Emanuel II. A entrada é gratuita. O local proporciona uma visão panorâmica de Roma
-Piazza Navona: Linda! Com muitas obras de arte e restaurantes.
-Prisão Mamertina: Local onde os apóstolos Paulo e Pedro foram presos e depois condenados a morte. Se você for uma pessoa cristã, vale a pena visitar este local que chega a emocionar! O ingresso pode ser comprado no local.
Leia mais: Onde ficar em Roma: 9 melhores áreas
-17º dia do Roteiro Itália – Dia de visita no Vaticano
Fomos de Metrô. Muito simples e rápido.
Também recomendo a compra do ingresso com antecedência, para visitar o museu do Vaticano + Capela Sistina + Igreja de São Pedro.
18 º dia do Roteiro Itália
Volta para o Brasil. Fim do Belíssimo passeio
Conclusão:
Bom, é isso. Espero que tenham gostado, pois eu e minha esposa adoramos essa trip!
Nos destaques dos stories do meu Instagram é possível ver mais fotos e dicas em cada cidade deste roteiro.
Qualquer dúvida ou informação adicional, fico a disposição através do meu Instagram, é só me mandar mensagem no direct 😉 . Ou escreva nos comentários do Blog!
Siga o Rapha no Insta! @raphazos