Ao contrário do que muitos pensam, a meditação não se trata de frear nossos pensamentos nem de tentar esvaziá-los do nosso espírito. Veja nesse artigo os principais benefícios da meditação.

Índia Turismo! Veja todas as informações para sua viagem

Benefícios da meditação

Meditar é observar, sem julgamento, o funcionamento da nossa mente a fim de identificar os pensamentos que afetam a nossa paz interior e nos afastar deles.

E o melhor, 15 minutos por dia já é o suficiente para ver um impacto positivo no nosso bem-estar mental e na saúde física.

Já está comprovado cientificamente os benefícios da meditação, e se você ainda está em dúvida se vai funcionar para o seu caso, descubra tudo aqui.

O que é meditação?

A meditação é uma prática que existe há mais de 5000 anos, e apenas no século XVII que chegou ao ocidente sob uma forma espiritual budista.

Onde nasceu o ato de meditar? História da meditação

Segundo historiadores a meditação veio da China e também da Índia.

Existem antigos relatos sobre meditação, que pasme, data de 1.500 a.C. na filosofia Vedanta do hinduísmo indiano, e cerca de 500-600 a.C. com os taoístas na China.

Já o budismo chinês que influenciou bastante o budismo japonês, em 653 um monge japonês chamado Dosho inaugurou o primeiro local para a prática de meditação no Japão.

Já em 1960 do século passado, tornou-se popular com a prática do yoga, e hoje, existem diversos tipos de meditação, são algumas:

  1. meditação transcendental
  2. (za) zen,
  3. plena consciência e
  4. vipassana, cada uma com suas particularidades.

O princípio básico da meditação:

O princípio básico é ter um tempo para observar seus pensamentos, sua respiração e suas sensações físicas.

A atenção na respiração permite levar a mente para o aqui e agora, como se fosse uma espécie de âncora que faz com que você não fique preso nos seus pensamentos.

Assim como no programa de cocriação da realidade, treinar seu cérebro para observar e descrever o que se passa no corpo e na mente sem julgamento, possibilita se distanciar dos seus pensamentos.

Por exemplo, diante de uma situação desagradável como uma crítica, essa distância permite observar suas reações físicas e emocionais e não reagir imediatamente por impulso.

Quais os benefícios da meditação?

Se você ainda está em dúvida se deve ou não iniciar a prática da meditação, confira, a seguir, os principais benefícios:

Reduzir o estresse e os pensamentos negativos;

A prática regular da meditação reduz o estresse e os pensamentos negativos porque consiste em um estado de consciência durante o qual a atenção é direcionada para o momento presente.

Controle das emoções negativas

A ausência de julgamento e a aceitação de tudo, incluindo os pensamentos mais negativos, permite você se conhecer melhor e controlar suas emoções.

Com a meditação, é possível reconhecer os primeiros sinais negativos, como a raiva, e a aceitamos ao invés de ficarmos com raiva.

Melhora a concentração

Ao aumentar a concentração e atenção, as tarefas são realizadas mais rapidamente e com mais eficácia.

Além disso, estimula o cérebro, o que melhora a memória e reduz os efeitos do envelhecimento.

Benefícios da meditação

Melhora as relações inter pessoais.

Outra vantagem da meditação é melhorar o humor e aumentar a conexão com outras pessoas, o que ajuda a ser mais empático.

Benefícios da meditação

Ajuda a melhorar a saúde física

Diversos estudos mostram que ao meditar, é possível diminuir a pressão arterial, especialmente quem sofre de hipertensão.

Além disso, mulheres que sofrem com a menopausa, a meditação alivia os sintomas.

Benefícios da meditação

Melhora a qualidade do sono

A meditação pode ajudar a ter uma melhor qualidade do sono e combater os sintomas associados à insônia, como fadiga e depressão.

Benefícios da meditação

Promover a saúde emocional

Algumas formas de meditação podem também levar a uma melhor imagem de si e uma visão mais positiva da vida.

Também auxilia no melhor compreensão de si mesmo e do que está à sua volta, o que pode contribuir para uma resolução mais criativa dos problemas.

Benefícios da meditação

Aumento da libido

Além de dormir melhor, meditar também aumenta a libido.

Um dos principais motivos da falta de relação sexual no casal é a fadiga, e a resposta do nosso corpo ao estresse é geralmente a luta ou fuga.

Quando isso ocorre, nós liberamos cortisol, o hormônio do estresse, assim como adrenalina para nos ajudar a combater o estresse.

Isso aumenta nossa pressão arterial e afeta o sistema imunológico, bem como a nossa libido.

Tudo isso está diretamente ligado a uma vida mais próspera, pois ao substituir os pensamentos negativos por positivos, as pessoas se sentem menos vulneráveis emocionalmente e fisicamente.

Como praticar a meditação?

Existem muitas maneiras de meditar, e o mais importante é a regularidade. 15 minutos por dia já é o suficiente para notar seus efeitos.

Para começar, é importante escolher um ambiente calmo, longe de distrações.

Para quem é iniciante na meditação, o ideal é começar sentado, com a coluna bem reta, e as mãos voltadas para o exterior.

Com a prática, é possível meditar até andando.

Para facilitar, veja algumas dicas:

  1. Concentrar-se em um som ou em uma palavra, como um mantra;
  2. Visualizar uma imagem mentalmente;
  3. Focar em um objeto.

A técnica mais conhecida é se concentrar na respiração, visualizando, a cada inspiração e expiração, o caminho percorrido pelo ar até chegar nos pulmões e sair.

Se você tiver alguma dúvida de como fazer, na Internet você encontra alguns tutoriais e aplicativos para orientar durante a prática de meditação.

É tudo muito simples e fácil! Agora é com você começar a aproveitar todos os benefícios da meditação e ter uma vida mais próspera!

Leia também: 8 DICAS PARA SER UM VIAJANTE MELHOR E MAIS RESPONSÁVEL

Viagem para a Índia para meditação:

Se você estiver pensando em viajar pra Índia para meditar não deixe de me contatar para desenhar sua viagem:

Leia também: Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer

Você já conseguiu meditar? Achou fácil ou difícil? Tem alguma outra dica para sua meditação fluir bem? Escreva nos comentários