Desde a nossa última vez que visitamos Campos do Jordão, visitamos o Parque Amantikir, e lá tem uma casa na árvore tão linda! Eu nunca tinha visto uma ao vivo. Claro que minha criança viajante amou e já quis uma pra ela. Mas será que dá trabalho? Como começar a planejar a construção de uma casa na árvore? Acompanhe esse artigo.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: O que fazer em Campos do Jordão: Veja os melhores passeios

Casa na árvore no Parque Amantikir em Campos do Jordão
Casa na árvore no Parque Amantikir em Campos do Jordão

Casa na árvore: sonho de criança

Que criança nunca sonhou em brincar com uma casa na árvore? Com um pouco de imaginação, ela pode ser um espaço mágico para brincar, se esconder ou criar projetos de ciências. Para construir uma casa na árvore, é preciso fazer um bom planejamento e executar os passos com cuidado. Com certeza, todo o esforço valerá muito a pena quando ela estiver pronta. Se você se dedicar na hora de construir uma casa na árvore para seus filhos, ela vai durar anos.

Antes de começar a construir uma casa na árvore, é fundamental que você escolha uma que tenha bastante saúde. Se a árvore for muito velha ou muito jovem, você não terá o apoio necessário para fazer a construção, e as crianças que estiverem brincando poderão correr riscos.

A árvore deve estar bem forte, ter o tronco saudável e estar muito viva. As melhores árvores para construir uma casa em cima são carvalho, bordo, macieira e pinheiro. Se você não estiver muito seguro para construir uma casa na árvore, o ideal é chamar um arborista que possa fazer a inspeção antes de você começar a construir.

Então, recapitulando: a árvore deve ter tronco e galhos resistentes, fortes e saudáveis, raízes bem profundas e nenhum sinal de que elas estejam com alguma doença ou parasita que possa enfraquecer a sua estrutura.

Por onde começar a construir uma casa na árvore?

Embora pareça algo simples, saiba que você precisa entender um pouco sobre legislação para começar a construir a sua casa na árvore. Por exemplo, você precisa entender quais são as restrições em relação à altura da construção. Inclusive, dependendo da obra, é necessário ter licença para construir uma casa na árvore.

Caso a sua propriedade tenha árvores que sejam protegidas, como as áreas de proteção permanente, pode ser que você nem possa construir uma casa na árvore. Portanto, estude todos esses detalhes antes de iniciar o seu projeto.

Também recomendamos que você converse com seus vizinhos antes de começar a construção, apenas por uma questão de educação. Isso porque caso a casa na árvore fique visível, ou invada uma parte para propriedade vizinha, as pessoas que moram ao redor têm o direito de saber. Isso poderá evitar muita dor de cabeça, como reclamações e até quem sabe processos. Embora provavelmente os vizinhos não estarão contra a construção de uma casa na árvore, é sempre bom deixar quem mora ao redor a par.

Como elaborar uma planta?

Feito isso, você deve primeiramente escolher a árvore. Caso você esteja construindo no seu próprio quintal, é possível que tenha apenas algumas árvores para escolher. Não se esqueça do que mencionamos: escolha uma árvore que esteja saudável, não seja muito velha e muito jovem. Ao escolher a árvore, lembre-se que para ter uma casa de árvore padrão, que tenha um metro quadrado, é imprescindível que o tronco da árvore tenha pelo menos 30 cm de diâmetro.

Para que você possa fazer o cálculo do diâmetro, basta enrolar um barbante em volta e medir a circunferência. A obter o número, divida ou por 3,14 e você terá o diâmetro correto.

Você também deve selecionar o modelo da árvore de casa que você quer construir antes de começar a construção. Se você tiver dúvidas, procure na internet alguns projetos.

Uma dica é construir uma maquete de papelão, pois ela pode ajudar a identificar alguns problemas que você não veria ao começar a construir a casa. E quando desenhar o seu projeto, não esqueça de considerar que a árvore ainda pode crescer. Por isso, deixe um espaço considerável para que ela possa crescer livremente.

Escolhendo o método do apoio para construir uma casa na árvore

Existem várias maneiras de apoiar uma casa na árvore. Independentemente do método que você escolher, lembre-se que as árvores balançam com o vento. Portanto, ao construir o suporte, utilizar vigas de madeira deslizantes é fundamental para que o vento não danifique sua construção.

Você poderá utilizar o método dos postes, e colocá-los na terra próximos à árvore ao invés de prender a árvore a qualquer outra coisa. É o método que menos causa danos às construções de casas em árvores.

Você também poderá utilizar o método do parafuso, que é parafusar vigas ou piso diretamente na própria árvore, porém, este método causa muitos danos à árvore. Por fim, você poderá utilizar o método de suspensão, basta suspender a construção a partir dos próprios galhos mais fortes e usar algumas correntes e cabos. Porém, não serve para qualquer modelo de construção. Ela é ideal para casas que precisam sustentar um peso muito maior.

Veja alguns posts que podem te interessar aqui no blog

  1. Onde comer em Campos do Jordão: melhores restaurantes;
  2. Alambique Pé de Truco: Tour pela cachaçaria artesanal em Taubaté.;
  3. 5 hotéis incríveis com as piscinas mais bonitas no Brasil;
  4. O que fazer em Holambra em 1 dia

Conclusão: Vale a pena construir uma casa na árvore

Com certeza sim. Mas lembre-se que ter espaço e dinheiro para manutenção é fundamental, combinado?

Pronto para arregaçar as mangas e começar a construir sua casa na árvore? Antes, saiba que é fundamental ter um bom seguro residencial para poder fazer a construção com mais tranquilidade e segurança. Clique no link para saber como contratar o seu seguro residencial.

Além disso, se você pensar em se mudar de casa é bom entrar em contato com a empresa de mudança pra confirmar se é possível removê-la e levá-la para a casa nova.