Quando eu visitei a Índia conheci um chá delicioso chamado Masala Chai. É um chá quentinho, super revigorante, ótimo para a saúde e beleza. Muito picante e delicioso. Quando eu voltei para o Brasil, comprei os ingredientes e preparei várias xícaras de chai, e como boa brasileiro que sou, preparei um Bolo de cenoura fofinho para comer junto. Essa combinação me deu uma sensação de paz transbordante, pois você toma o chai bem quente, encorpado, e fica muito revigorante. Nesse artigo você terá duas receitas de como preparar Chai Masala e um pouco de sua história. Acompanhe!

O Chai Masala nasceu de uma mistura de diferentes culturas e se espalhou pelo mundo como um chá de leite com especiarias.

Booking.com

Veja um Chai Masala que será servido na porcelana da minha mãe.

Sabe-se que a palavra “chá” vem do chinês “cha”. Masala é um chá indiano, traduzido literalmente do hindi como uma mistura de especiarias. Existe um nome consonantal semelhante para chá com especiarias em persa. Você sabia que chá em inglês é Tea?

História de Masala Chai

Segundo várias fontes, o chá masala apareceu de 3 a 7 mil anos atrás. Segundo algumas fontes, o berço desta bebida é o território da Índia moderna, segundo outras fontes – o Nepal e a Tailândia.

Ao mesmo tempo, o chá masala é muito mais comum na Índia, embora sua receita tenha sofrido mudanças significativas.

Masala era originalmente leite e uma mistura de especiarias. E ele tinha o nome de Karha.

Mas com a chegada dos ingleses, que resolveram popularizar o chá na Índia no século 20, o chá masala surgiu já com o chá preto em sua receita.

Os britânicos davam chá aos trabalhadores das minas e ferrovias na hora do almoço para diminuir o sono e aumentar a resistência dos trabalhadores. A bebida inglesa, que era um chá preto com uma pequena quantidade de leite, e isso era incomum para os trabalhadores locais. Então eles começaram a adicionar especiarias que cresciam nas proximidades.

Aí os chawallas (vendedores de chá) combinaram as tradições locais e britânicas aumentando a quantidade de leite, a força do chá, acrescentando especiarias e açúcar. A composição das especiarias foi determinada pelos princípios do Ayurveda, então o chá masala não tem uma receita única. Foi assim que surgiu o chá masala, familiar aos nossos contemporâneos.

Atualmente, o chá masala se difundiu em todo o mundo. Ele foi para a Europa já no século 20 graças aos hippies – o povo da “nova onda”. Hoje, o chá masala é fácil e acessível de comprar em todo o mundo, tanto na forma de uma bebida pronta quanto de um conjunto de especiarias para masala feito em casa. Masala é muito popular nos países europeus, nos EUA e, claro, no Brasil.

Que tal comprar os sachês de Chai para experimentar?

Tipos de chá masala

O chá Masala é diferente. Existem várias maneiras clássicas de consumir masala chai:

Masala matinal, para o café da manhã

Se você quer um café da manhã saudável original e uma bebida revigorante – beba chá masala. Masala no café da manhã é uma bebida funcional em um copo. Nutre, revigora, carrega o corpo para saúde e otimismo.

Se não houver tempo para cozinhar masala no fogão, pode-se usar uma garrafa térmica à noite, na qual se pode despejar o leite e adicionar todos os temperos. De manhã, basta coar e beber o Chai masala.

O chá matinal masala é preparado com leite puro ou na proporção de 1:1 com água. O Chai Masala é bebido pela manhã em vez do café da manhã. É super revigorante para o corpo e harmoniza o trabalho de todo o organismo. Além disso, vai melhorar o seu humor durante todo o dia.

Ao adicionar vários temperos ao chá, você pode definir o clima e o ritmo para um novo dia. O gengibre, por exemplo, promove e protege contra resfriados. Contém vitaminas E, C, vitaminas do grupo B.

A canela é irmã do otimismo =) A canela no chá masala é um ingrediente indispensável. A canela no masala chai aquece, nutre e também é muito útil. A canela tem propriedades anti-inflamatórias e tônicas, melhora a imunidade, tem um efeito positivo na memória visual e na concentração, e pode acelerar o metabolismo

Leia também:  17 dicas para ter um café da manhã saudável com receitas!

Chai Masala para o dia todo

O masala chai diário é preparado com mais água e menos leite (1:2 ou 1:3).

O masala chai diário geralmente é bebido durante o almoço, para manter o vigor e o bem-estar. Além disso, se estiver quente lá fora, durante o dia você pode beber chá masala gelado. Devido ao fato de que as especiarias aumentam o fluxo sanguíneo e abrem os poros, e o leite esfria o sangue, o chá masala frio é muito refrescante.

Chai Masala para a noite

Aprenda mais sobre a Culinária Ayurvédica: Veja esse livro de receitas com mais de 100 receitas simples, práticas e energéticas para o seu bem-estar 

Masala chai à noite é preparado com leite puro e bem menos picante – com cerca de metade das especiarias. O chá preto não é adicionado ao masala à noite. Segundo o Ayurveda, para obter o máximo benefício, recomenda-se beber leite após as sete da noite, quando o sistema enzimático, a pepsina e o ácido clorídrico não estão ativos. Nesse caso, o chá masala é extremamente benéfico para o corpo. Além disso, o chá com leite masala ajuda a relaxar melhor e adormecer mais rápido, além de, graças à saciedade, ajudar a combater o hábito de comer à noite.

Especiarias para masala chai

Falamos sobre a proporção de água e leite no chá masala acima. A água deve ser cerca de ¼ do volume total da bebida ou pode ser completamente excluída. Leite para masala da receita clássica é recomendado o que tem gordura, o chamado leite integral. É isso que dá maciez e nutrição à bebida.

Agora vamos ver as especiarias masala.

Para obter um sabor o mais próximo possível das tradições originais, recomenda-se ter atenção especial na escolha dos ingredientes. Embora não haja uma receita estrita, vamos nos concentrar nos componentes principais.

Na Índia e no Nepal, o leite de búfala ou iaque é o preferido para fazer tchai masala, por ser o mais denso e encorpado.

Dica de ouro: Se você for viajar para a Índia, compre as especiarias para o chá masala em embalagens bem fechadas. Além da questão de higiene, o gengibre devidamente temperado tem um sabor muito mais rico e benefícios para a saúde do que a raiz de gengibre seca e cara comprada em lojas.

Você vai para Déli ou Kolkata? Não deixe de ler esse artigo:  Índia Turismo! Veja todas as informações para sua viagem

Como escolher especiarias para o Chai masala

O gengibre para o Chai Masala é melhor consumido na forma de frutas secas em embalagem lacrada, produzida na estação no ano própria. Na hora de escolher, dê preferência aos tubérculos de gengibre mais duros (não macios) e sem machucados (sem danos).

O cardamomo para masala é muito adequado na forma de grãos. O cardamomo de qualidade tem uma cor verde-oliva ou verde claro, sem manchas ou vestígios de insetos. Se não estiver na embalagem, deve haver um cheiro forte. As vagens do cardamomo, dentro das quais a natureza escondeu os grãos, são abertas e as próprias sementes são utilizadas para cozinhar.

Pimenta para masala – é melhor usar pimenta branca ou verde. Para mais sabor no Chai masala adicione pimenta da Jamaica.

O açúcar no masala , ou outro adoçante para o masala indiano, é um ingrediente essencial. É adicionado à bebida acabada, no final. Em algumas regiões, o sal é adicionado ao chai masala. Ao experimentar o masala chai pela primeira vez, experimente primeiro o masala sem açúcar, porque a canela dá uma sensação de doçura. A adição ou não de adoçante ao chá masala pode ser decidida a qualquer momento.

Cravo para masala – confere à bebida um sabor picante mais vivo, tem efeitos analgésicos e anti-sépticos, elimina toxinas e acalma.

A canela para masala é adequada tanto na forma de bastão quanto na forma de pó. Independente da forma de apresentação, a canela não perde seu sabor e propriedades. A canela no masala chai adiciona doçura, ajuda a lidar com a tristeza e também enche o corpo com vitaminas, fibras alimentares e óleos que aumentam a resistência do corpo à SARS e infecções bacterianas. A canela para mulheres é útil por seu efeito curativo no sistema reprodutivo e evita mudanças de humor em vários momentos. E segundo a lenda, a canela para as mulheres é uma fonte de encantos a que nenhum homem resiste.

Como eu coloquei aí em cima, já existem temperos prontos para vender e você pode tomar seu chai masala, de modo super prático.

Veja uma opção de Chai Masala pronto, só botar o pozinho no leite.

Chá masala

O chá para masala certamente é tomado preto , no Nepal – granulado, sem aditivos. Na Índia, eles usam o chá mais barato e fino – mamri.

Na produção de chá preto usado para masala, as folhas de chá são enroladas por máquinas especializadas. Isso é feito para garantir uma fermentação uniforme e a ruptura das fibras celulares, para que no futuro a folha do chá emita o máximo de aroma, sabor e cor. Nesse sentido, para a produção de chá para masala (chamado “mamri”) na Índia e no Nepal, são utilizadas folhas de chá danificadas “abaixo do padrão”, são as mais baratas, mas sua desvantagem para alguns tipos de bebidas à base de chá é uma exceção vantagem para fazer chai masala.

Na Índia, o melhor mamri é aquele que pode ser esfregado com dois dedos, colocado na palma da mão, soprado com facilidade e não sobrará nada na palma da mão.

Segredos do Chai Masala

O chá Masala pode ser preparado de maneiras completamente diferentes, dando destaques. Vamos falar mais sobre que tipo de chá masala é e com quais variações de propriedades esse chá todo-poderoso está repleto.

O chá Masala aquece ou esfria?

Masala pode aquecer e esfriar. Depende da combinação de especiarias. Uma versão de aquecimento ou resfriamento de masala é preparada de forma diferente em diferentes regiões e leva em consideração a época do ano. Portanto, na estação fria, você pode usar temperos quentes para fazer masala – pimenta, canela, gengibre . No quente, ao contrário, esfriando – anis, cravo.

Como fazer masala chai aromático?

Para obter a versão mais aromática da bebida, é melhor adicionar alguns temperos a uma bebida pronta ou pronta já no chão. Por exemplo, um pau de canela é colocado em uma xícara de masala pronta antes de servir.

Como tornar o masala chai rico de aroma?

Para aroma e sabor máximos, o chá preto forte é ideal . Recomenda-se pré-esmagar os temperos ou esmagar com uma faca.

Que tal comprar um Chá preto letgítimo do Sri Lanka para fazer seu Chai:

Agora, o momento mais esperado: A Receita clássica do Chai masala

Como eu disse anteriormente, a receita de Masala é variada. Vamos falar sobre uma das receitas clássicas para fazer masala chai.

Ingredientes da Masala:

  • Leite integral (gordo) – 0,5 l;
  • Água potável – 0,25 l;
  • Chá preto – 15 gr (2 colheres de sopa);
  • Cardamomo – 3 colheres de sopa;
  • Cravo – 3 ;
  • Pimenta da Jamaica – 2;
  • Gengibre seco – 2-4 fatias;
  • Canela – 1 colher de chá Ou 1-2 bastões;
  • Pimenta preta – 3;
  • Açúcar – 1 colher de sopa. eu. Ou 2 colheres de sopa de mel (no chá pronto);
  • Anis estrelado – 1 estrela.

Compre alguns ingredientes separados:

Modo de Fazer

Moa o cardamomo se você não tiver comprado ele em pó, a pimenta da Jamaica e a pimenta-do-reino no liquidificador, despeje no leite quente com o restante das especiarias e cubra com uma tampa. Prepare o chá preto em água, deixe por 10-15 minutos. Coe o leite temperado e o chá em um único recipiente, aqueça se necessário, mas não ferva.

Se preferir masala doce, adicione açúcar ou mel. Despeje em copos. Você pode adicionar um pau de canela ao masala pronto em uma xícara, se desejar. Este Chai masala é para tomar quente, preparado de acordo com a receita clássica, vai aquecer, revigorar e te animar.

Para uma bebida mais cheirosa, você pode preparar um concentrado de masala combinando todos os temperos e chá com leite quente e água em uma garrafa térmica e simplesmente coar em xícaras pela manhã. Esta variante rápida de masala é popular no norte da Índia e no montanhoso Nepal.

Leia também: Países mais lindos do mundo: Conheça 15 destinos naturais

Receita 2 de Chai Masala:

INGREDIENTES Para 4 porções

  • Água  3 copos
  • Cravo            4 pedaços
  • canela em pó    pitada
  • noz-moscada    pitada
  • cardamomo em pó   pitada
  • Leite                          1 copo
  • açúcar mascavo     2 colheres de chá
  • gengibre fresco     ½ colheres de sopa
  • Chá preto      1 colher de chá

INSTRUÇÕES DE COZIMENTO

15 MINUTOS

1 Ferva a água, quando ferver, acrescente os temperos: cravo (pode-se amassar 5 pontas com os dedos), canela (além da terra, pode-se adicionar alguns palitos), cardamomo, noz-moscada (você pode usar desta e desta forma). Ferva por 10 minutos.

2 Enquanto os temperos cozinham, pique finamente um pedaço de gengibre para fazer meia colher de sopa de polpa picada (quem quiser podem aumentar a quantidade de gengibre para uma colher inteira, então o masala ficará quente). Adicione o gengibre à água.

3 Após 3 minutos, adicione o leite, o açúcar e ferva por mais 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo.

4 Adicione o chá (de preferência variedades indianas de Darjeeling ou Assam) – deixe fermentar por cerca de três minutos e sirva.

Conclusão: Vale a pena tomar Chai Masala com frequência?

Com certeza sim!

Os benefícios do masala devem-se aos seus ingredientes. No Ayurveda indiano, é utilizado um conjunto de especiarias, com base nos objetivos de saúde perseguidos. Ao adicionar vários temperos, você pode se livrar rapidamente dos sintomas do resfriado, aliviar transtornos depressivos, melhorar a memória, aumentar a concentração, melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, aliviar dores de cabeça e outros tipos de dor, aumentar a função reprodutiva e a potência, livrar-se da insônia e excesso de peso.

Em uma noite fria, o chá masala vai aquecer não só o corpo, mas também a alma, dar paz interior e conforto. E no verão é a hora de tomar chai masala com gelo.

Agora escreva nos comentários: Achou muito difícil preparar o Chai Masala? Eu iria amar preparar o Chai Massala com todos os ingredientes, e tal, mas se voc~e for do time que não tem tempo de cozinhar, vale a pena comprar a mistura já pronta e adicionar leite.

Siga o Blog no Instagram e acompanhe nossas viagens em tempos real: