Todo mundo que gosta de viajar para o Caribe quer conehcer Punta Cana, não é mesmo? Se for com a Cidade do Panamá, melhor ainda. A nossa convidada para relatar sua deliciosa viagem é a Fabiana, minha amiga pessoal que vai contar um pouco da sua viagem recente a Punta Cana. Como eu viajei a Punta Cana e à Cidade do Panamá, antes da pandemia e a viagem da Fabi ocorreu em outubro de 2022, as dicas estão muito mais recentes. Veja nesse roteiro uma viagem a Punta Cana, República Dominicana e Cidade do Panamá em 5 dias ( 3 dias em Punta cana e 2 dias na Cidade do Panamá para inspirar a sua viagem.

Com vocês: O Relato da Fabi:

Há algum tempo já estava na minha lista de desejos de viagens conhecer Punta Cana, mas não tinha conseguido concretizar esta vontade. Marquei minhas férias e por conta do preço das moedas estrangeiras e por não ter planejado a viagem com antecedência, os valores estavam ficando altos para meu poder aquisitivo quando pesquisava roteiros para Europa ou Ásia (e pensem que eu sou o tipo que não acha viagem cara). Eu queria fazer uma viagem internacional e não me endividar, com base nesta situação ressuscitei o desejo de conhecer uma cidade do Caribe.

Aruba, Curação e Punta Cana eram os destinos que me vinham à mente quando eu pensava no Caribe (sei que há uma variedade de lugares tão lindos quanto as três que citei, mas estas eram as que eu queria conhecer).

Booking.com
Roteiro 5 dias Punta Cana e Cidade do Panamá

Roteiro de Punta Cana e da Cidade do Panamá em 5 dias

Documentos para embarcar para Punta Cana e a Cidade do Panamá:

Saiba que não é preciso visto para viajar para o Panamá, porém é preciso ter e apresentar um passaporte com, no mínimo, 3 meses de validade. Ah, e é super recomendado tomar a vacina contra febre amarela ao menos 10 dias antes da viagem.

Já para Punta Cana e para outras cidades da República Dominicana o necessário é o passaporte válido, e o Certificado de vacinação contra a Febre Amarela; 

Atenção: A maioria dos países deixaram de pedir teste de PCR por causa da ampla vacinação contra a COVID, dessa forma, sempre leve sua carteira de vacinação contra a COVID.

Seguro Viagem para Punta Cana: Importante

Destinos decididos o resto foi simples. Tudo pronto, inclusive seguro viagem que comprei através do blog Elizabeth Werneck, embarquei, e junto comigo foram duas amigas.

Lembrando que o seguro viagem para viajar até Punta Cana (ou outra cidade da República Dominicana) não é obrigatório, mas, é super recomendado. Dessa forma, esse seguro viagem vai te garantir uma viagem tranquila e, livre de gastos com alguma eventual despesa médica ou com imprevistos desagradáveis que podem acontecer durante sua estadia na viagem.

SEGURO VIAGEM→ Viaje com segurança com a SegurosPromo

Voos para Punta Cana

Pesquisando vi que dentre os três lugares citados Punta Cana era avaliada como a que possui os melhores resorts, isso me despertou a vontade de viver a experiência de me hospedar em um resort. Os voos que pesquisei faziam conexão na Cidade do Panamá, logo pensei: stopover!!!

Compre sua passagem aérea para Punta Cana e parcele: PASSAGEM AÉREA → Encontre passagens baratas com a PassagensPromo

Como foi voar pela Copa Arlines

Voos tranquilos e dentro dos horários previstos. Voamos pela Copa Airlines, classe econômica, bancos apertados para as longas horas de viagem (10 horas contando a conexão).

Durante o voo mais longo foi servida uma refeição equivalente a um almoço ou um jantar. Eu sempre escolho a opção que tem frango (sempre tem no cardápio das empresas aéreas), por uma questão de preferência e eu considero que as possibilidades de ter uma surpresa desagradável (sabor, mistura de alimentos, etc) são menores. A comida estava quente (isso para mim é muito importante, porque detesto comida fria) e poderia ser acompanhada por uma bebida sem álcool (água, suco ou refrigerante). Em se tratando de bebida poderia escolher mais de uma opção para acompanhar a refeição, outro destaque é que mais de uma vez durante o voo a tripulação passou oferecendo bebidas.

Transfer do Aeroporto para o Hotel:

Em Punta Cana o serviço de transfer que contratamos foi pontual. No aeroporto fomos abordados por algumas pessoas oferecendo serviço de transporte recusamos todos, pois já tínhamos contratado.

Contrate aqui com todo conforto: Transfer do Aeroporto de Punta Cana para o Resort (ou vice versa)

Chegando no Resort: Grand Palladium Bavaro Suites Resort & Spa – All Inclusive

Chegamos no resort antes do horário de checkin e de imediato foi liberado acesso às dependências e a alimentação, só tivemos que aguardar o horário para a liberação do quarto.

Nos hospedamos no Grand Palladium Bávaro Suítes e Resort e Spa, escolhemos este resort por conta de sua boa avaliação, boa infraestrutura e por se localizar na praia (o tal “pé na areia”), pois a ideia era ficar o tempo todo no resort.

Veja mais fotos do Resort, avaliações, preços e Reserve por aqui seu incrível Resort em Punta Cana: Grand Palladium Bavaro Suites Resort & Spa – All Inclusive

O que fazer em Punta Cana além de curtir o incrível Resort: outros passeios em Punta Cana:

Aqui já abro um parêntese, Punta Cana tem lugares lindíssimos e uma variedade de ofertas de passeios com boas agências de turismo receptivo, mas decidimos que essa experiência de viagem seria a de descansar no resort. Porém, quem quer fazer alguma coisa a mais do que descansar no resort, vale a pena conhecer essas 10 sugestões dos melhores passeios em Punta Cana (esses passeios você consegue pagar em Real, parcelado e sem IOF). Veja mais fotos e descrição nos links abaixo:

1- Tour pelas praias de ilha Saona

2- Excursão à ilha Saona de catamarã;

3- Super Aventura com Parasailing em Punta Cana

4- Passeio de barco e snorkel no Marinarium

5- Tour de buggy por Punta Cana

6- Passeio de 4×4 a Montanha Redonda (com balanço Instagramável)

7- Excursão à Isla Catalina com snorkel

8- Tour de quadriciclo por Punta Cana

9- Excursão a Samaná

10- Excursão privada à Piscina Natural de barco

Nota da Autora:

Desses passeios o mais recomendado é o passeio de Catamarã à Ilha Saona. Lá tem muitas estrelas marinhas (nunca tinha visto pessoalmente) e é um passeio imperdível. Recomendo o passeio. No passeio estava incluso bebidas e almoço na Ilha. Dizem que é nessa ilha que gravaram o icônico filme da Sessão da Tarde Lagoa Azul!

Passeio para Ilha Saona. Roteiro de 5 dias para Punta Cana e Cidade do Panamá.

Mais dicas do Resort em Punta Cana:

Nesta viagem eu uni duas coisas que amo: praia e hotéis. Confesso que tenho uma atração pela impessoalidade dos hotéis e o conforto de não me preocupar com arrumação e encontrar tudo limpo.

Foi a minha primeira experiência em resort “all inclusive” e, como marinheira de primeira viagem e não desejando ter despesas adicionais, nas primeiras horas a minha pergunta principal para os funcionários era: “isso tá all inclusive?” rsrsrs e sempre estava.

Eu estava feliz e preparada para ver tudo colorido, assim não tenho nenhuma queixa a fazer do Grand Palladium Bávaro Suítes e Resort e Spa, .

Os dias no resort foram de cafés da manhã demorados, longas horas na piscina tomando pina colada e os jantares reservados por preferência culinária.

Por conta de disponibilidade de reserva jantamos duas vezes no restaurante italiano e uma no restaurante americano (o americano não foi escolha nossa, era o que tinha vaga naquela noite). O café da manhã e o almoço eram servidos em buffets com muitas opções de comida acredito que para agradar o paladar dos hóspedes das diversas nacionalidades que se hospedam lá.

Sobre a praia de Punta Cana

Como nos hospedamos em um resort “pé na areia” também caminhamos pela praia e entramos no mar do caribe. A cor do mar da praia que ficava em frente ao hotel era hipnotizante e podia ser vista do restaurante onde era servido o almoço, eu sempre escolhia uma posição que entre uma garfada e outra eu olhava para frente e contemplava o mar. No resort também tinham atividades recreativas, eu participei de uma aula de hidroginástica e minha amiga de uma aula de dança.

Leia também: Bangalôs sobre a água ou bangalô na praia? Veja os melhores do Brasil e do mundo

Quando ir a Punta Cana

Você pode viajar para Punta Cana o ano todo. Ou seja, é um destino que pode (e deve) ser visitado o ano inteiro. O Paraíso tem uma média de temperatura anual de cerca de 26,5°C. O “inverno” acontece entre os meses de dezembro a final de março, e é nesse período que chove menos. Já o verão é nos meses de junho até o final de setembro.

Os meses considerados mais chuvosos fica no verão e no outono, mas são chuvas esparsas. Inclusive pode chover rápido o ano todo, mas, de modo geral, chuvas passageiras.

Eu, Elizabeth, fui no início de julho, e houve chuvas bem rápidas. Caía o maior toró e logo logo parava.

Os meses considerados mais quentes e, consequentemente, com o mar mais quentinho são final de julho, agosto, setembro e final de outubro.

Já os meses considerados com mais chuva são início de maio, agosto, setembro, outubro e final de novembro. Mas, como eu disse anteriormente, isso significa que irá chover rápido, logo vai parar.

A Fabi foi em outubro, no início, e não pegou nem uma gota de chuva.

Alta temporada em Punta Cana:

A alta temporada em Punta Cana é considerada do feriado de Natal até meados de abril. E esse período corresponde ao período de inverno da região, que, como eu disse antes, acontece entre dezembro a março.

No inverno dessa parte do Caribe, as chuvas ocorrem com menos frequência, e isso provoca mais procura de visitantes e turistas, tanto norte-americanos, quanto europeus. Pois eles querem encontrar as ótimas temperaturas que Punta Cana tem.

Importante destacar que as tarifas dos resorts nessa época são mais caras, porém, mesmo assim, esse destino ainda tem um excelente custo-benefício pelo qual esse destino do Caribe é conhecido.

Existe temporada de furacões em Punta Cana?

Sim. A chamada temporada de furacões no Caribe, e que pode passar por Punta Cana, vai de 1 de junho a 30 de novembro. Não quer dizer que vai ter furação no ano que você for, mas saiba que Punta Cana, infelizmente, é um dos lugares do Caribe que pode sim sofrer com as fortes chuvas e tempestades tropicais.

Vale a pena estar atento, mas não vale a pena se preocupar demais. Tanto eu e tanto a Fabi fomos dentro desse período (entre 1 de junho a 30 de novembro) e foi tudo maravilhoso. Em relação a estatísticas, a probabilidade de você ter que passar por um furacão é bem baixa.

Importante destacar que os resorts podem estar bem preparados para lidar com tempestades tropicais.

Para afunilar mais ainda os períodos de risco de furação, são os meses de agosto, setembro e outubro. E o mês de setembro é o que mais teve furação, de acordo com a média histórica.

Tenho certeza que nesse período você vai encontrar muita promoção passagens aéreas para Punta Cana e as diárias nos resorts podem estar com valores bem mais baixos da média. 

Dicas sobre o clima de Punta Cana

A água azul-turquesa mantém temperaturas muito agradáveis o ano todo, inclusive no inverno, e perfeitas para quem não aguenta o choque térmico de sair do sol quente para entrar num mar gelado. Na alta temporada o clima fica mais seco e a quantidade de chuvas é menor, atraindo mais turistas. A possibilidade de chuvas é recorrente, mas as chuvas muitas vezes são passageiras. A diferença que vimos entre uma viagem no inverno e no verão é que no inverno faz um calor menos intenso, mas igualmente agradável para curtir o mar.

Punta Cana é um lugar quente, por isso vale relembrar a necessidade de levar muitas roupas frescas, independentemente da época da viagem. A área de Punta Cana fica na altura do mar e ao longo de sua viagem você perceberá a constância do vento, que pode não relevar que o sol está queimando a pele, por isso reforce o protetor solar.  Outra dica é que os locais dizem que o sol queima mais entre às 14h e 16h, por isso fique atento a esses horários ao realizar suas atividades. 

O que fazer em Punta Cana de Noite:

Só saímos do resort para irmos ao show na Boate Coco Bongo. Assistimos a um espetáculo que é uma mistura de apresentação de shows e discoteca e foram quatro horas super animadas.

Não deixe de contratar: Festa na discoteca Coco Bongo Punta Cana

Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias

Conclusão: Viagem com amigos para Punta Cana, Vale a pena?

A esta altura do texto tenho que dizer que viajamos num grupo de 3 amigas e a presença delas influenciou muito a rotina da viagem. Para ilustrar nós somos amigas que nos conhecemos no trabalho há alguns anos e neste momento não trabalhamos juntas, mas mantemos contato por redes sociais e às vezes presencial, ou seja, não somos “best friends”, mas temos um bom relacionamento e muito carinho. E dou uma dica para o sucesso da viagem com amigos: combine todos os passeios antes, defina os pormenores do roteiro e se certifique de que todos estão de acordo, isso evita que algumas decisões que possam gerar stress sejam tomadas durante a viagem e haja alguma discordância que possa comprometer a viagem e até o futuro da amizade.

Nós três estávamos muito de boa e passamos os dias envolvidas em longas conversas durante as refeições e na piscina. A viagem proporcionou que nos atualizássemos da vida uma da outra e a falta de compromissos fez o tempo passar lentamente.

Nos despedimos de Punta Cana com vontade de ficar mais (ao menos era a minha vontade) e partimos para Cidade do Panamá.

Já segue o Blog no Instagram?

Siga o blog Elizabethwerneck.com e acompanhe nossas viagens em tempo real!

Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias

Segunda parte da Viagem: Cidade do Panamá

Na cidade do Panamá tínhamos combinado que faríamos um dia de city tour (incluindo a ida no Canal do Panamá) e outro dia faríamos um passeio até alguma praia mais perto, pois vimos que havia algumas opções. Porém, o tempo chuvoso não permitiu o passeio à praia.

No aeroporto pegamos um táxi e o taxista nos ofereceu o passeio de city tour. Tínhamos somente dois dias na cidade e pouco tempo para pesquisar opções de preço e serviços, resolvemos aceitar a oferta do taxista.

Contrate aqui: Transfers na Cidade do Panamá

Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias

Onde ficar na Cidade do Panamá:

Nos hospedamos no hotel Riu Plaza Panamá, hotel 5 estrelas e bem localizado. Apesar de ser um excelente hotel a vida de “all inclusive” havia chegado ao fim, logo quando eu já estava me acostumando com ela.

Veja mais fotos, preços e avaliações. E reserve aqui o hotel Riu Plaza Panamá

Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias

O que fazer na Cidade do Panamá em dois dias:

No primeiro dia acordamos cedo, antes das 8h já estávamos na bilheteria da Estação Miraflores para conhecer o Canal do Panamá e depois passamos por alguns pontos turísticos da cidade. A previsão era terminar o passeio no Casco Viejo (antigo centro da cidade), mas o tempo chuvoso fez com que o nosso passeio terminasse no shopping, onde passamos a tarde.

A ida ao shopping foi a opção que tivemos para não voltar para o hotel e passarmos a tarde toda no quarto. Não fizemos grandes compras, almoçamos e tomamos um café e mais uma vez tivemos longas horas de conversas que aqueceram o dia frio.

Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias

Segundo dia na Cidade do Panamá:

No sábado, nosso último dia de viagem, decidimos voltar ao Casco Viejo. A manhã estava nublada o que nos proporcionou passar horas agradáveis caminhando pelas ruas em meio as casas antigas e reformadas. Andamos sem direção definida, entramos em várias lojinhas de artesanato e fomos atendidos por pessoas alegres e bem humoradas.

Eu ganhei dois abraços muito aconchegantes de duas vendedoras senhoras haitianas que residem na Cidade do Panamá. Aqui cabe um destaque para o artesanato de lá, são bonitos e de bom gosto com um preço dentro do esperado. A mola, um artesanato têxtil vendido na cidade, é uma arte muito bonita e está presente como adereço em bolsas e vestimentas. O chapéu do Panamá tinha para todos os tipos e “bolsos” (encontramos entre 15 e 170 dólares).

Por volta das 13h começou a chover e já com fome paramos para almoçar num dos restaurantes do Casco Viejo. Voltamos para o hotel e só saímos para lanchar à noite num local próximo.

No domingo cedo fomos para o aeroporto e retornamos para o Brasil. Aqui cabe ressaltar que a área do Duty Free no aeroporto Cutumem é enorme e com muitas variedades de marcas, pena o preço do dólar estar tão alto.

Veja os melhores passeios pela Cidade do Panamá e arredores:

1- Passeio a pé de graça: Free tour dos mistérios e lendas da Cidade do Panamá.

2- Passeio a pé gratuito: Free tour pela Cidade do Panamá

3- Tour de compras por Albrook Mall

Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias

Conclusão: Vale a pena visitar Punta Cana e a Cidade do Panamá na mesma viagem?

Com certeza sim. A companhia aérea do Panamá chamada Copa Airlines voa pra muitos lugares do Caribe. Eu por exemplo, passei esses 2 dias na Cidade do Panamá vindo de Cuba, dessa forma, é uma excelente forma de você visitar dois países em uma curta viagem. Você já foi a alguns desses incríveis destinos ou tem vontade? Escreva nos comentários.

Veja outros destinos do Caribe aqui no Blog que você vai se interessar:

1- Quais são os países que não precisam de visto para entrar?

2- Pacote Hurb para Cancún: é confiável? Roteiro de 5 dias – viajando pela agência mais comentada do Brasil

3- Cancún e Riviera Maya: Mundo Maya, Caribe e Night

4- Turismo em Belize: viagem pelas ruínas Maias e mar do caribe

5- Guatemala Turismo e viagem: Arquitetura colonial, vulcões, Caribe e Mundo Maia

6- Ambergris Caye in Belize: O que fazer em São Pedro, ilha localizada no mar do Caribe

7- Turismo em Aruba: Dicas sobre a “ISLA FELIS”

8- O que fazer em Aruba?

9- O que fazer em Cartagena das Índias na Colômbia: Dicas de viagem e roteiro

10- Costa Rica Turismo: Informações antes de ir

11- Compras no exterior: veja o que comprar em Punta Cana, Curaçao, Andorra e mais 5 países. Dicas para aproveitar ao máximo sua viagem!