De fato, José Antônio Moreira não previa na época o que estava fazendo quando decidiu fundar um certo bairro na ainda distante Zona Sul carioca. O rico industrial queria apenas homenagear uma metalúrgica própria que ficava lá na região de Sorocaba, no estado de São Paulo. Mas acabou por criar um dos bairros mais homenageados do mundo, o magnífico bairro de Ipanema. Você sabia que Ipanema é considerada a melhor praia da zona sul do Rio de Janeiro?

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Leia também: As 20 melhores praias do Rio de Janeiro

Leia também: 21 Melhores cafeterias do Rio de Janeiro: guia completo!

Melhor praia da Zona Sul do Rio de Janeiro: Ipanema
Ipanema é considerada a melhor praia da Zona sul do Rio de Janeiro

As belezas de Ipanema

Então, é um lugar bem acompanhado, pois está ao lado de bairros irmãos como Copacabana e Leblon. Dessa forma, Ipanema se destaca e sabe se virar sozinho. Suas garotas são independentes, os rapazes são versados em futevôlei, e as crianças se encantam sob suas escaldantes e cintilantes areias. Todos sob o olhar cuidadoso do Cristo Redentor, de braços abertos sob o céu de inequívoco azul.

A praia de Ipanema se estende por 2 km de longa beleza e é pontuada por seus famosos “postos”. Aqui se localizam os famosos postos 8, 9 e 10. Todos até hoje são frequentados por turistas, surfistas, jogadores de futebol e celebridades. Ipanema consegue se distinguir e ao mesmo tempo ser democrática também. Assim como a cidade inteira.

Ipanema é um bairro que pode ser desfrutado de diversas maneiras. Bicicleta, metrô, ônibus, carro, ou simplesmente a pé são os vários meios para conhecer o local que a famosa garota resolveu caminhar e certo poeta resolveu agraciar. O bairro facilita a conversa, o encontro e os olhares. É fácil de chegar e difícil de sair, pois o bairro oferece atrações durante todo o dia.

Melhor praia da Zona Sul do Rio de Janeiro:

Ipanema tem o melhor da gastronomia carioca:

O local oferece também famosos restaurantes aos amantes da gastronomia. Marea Pokee, Bar Astor, Fasano Al Mare e Gurumê são alguns dos lugares para quem quer saborear uma boa culinária. Todos com ricos cardápios e com ótimo atendimento. Para todos os gostos e bolsos. Do petisco de bar à comida oriental, Ipanema não vai desapontar ninguém, pelo contrário.

Impossível falar de Ipanema sem falar dos encantos visuais da Lagoa Rodrigo de Freitas e da Pedra do Arpoador. São eles a cara que o Brasil quer mostrar para o mundo, acolhidos todos pelo bairro. As famosas águas cortadas por vários barcos são também circunscritas por uma ciclovia de 8 km.  E na Pedra do Arpoador é o local para ver o sol como se fosse pela primeira vez. O local ganha também uma estátua de um de seus maiores admiradores: Millor Fernandes. Aqui é possível registrar aquelas fotos lindas que nunca nos cansaremos de ver.

Melhor praia da Zona Sul do Rio de Janeiro:

Caminhos de Ipanema

A Avenida Vieira Souto, rua mais famosa e movimentada do bairro, hoje é superior até à famosa Avenida Atlântica no bairro vizinho de Copacabana. Por isso seu metro quadrado é o mais caro da América Latina. É a rua que separa o bairro da sua vibrante praia. Sob a orla é possível parar para tomar um chope ou saborear uma deliciosa água de coco depois da caminhada. Ao som sempre de um samba, um funk e todos os ritmos que o Rio de Janeiro consegue abraçar.

Por outro lado, o bairro tem ruas tranquilas e residenciais com muitos condomínios sofisticados. Por exemplo, na famosa rua Maria Quitéria, que fica a poucos metros da Lagoa Rodrigo de Freitas e a poucos minutos da praia de Ipanema, é endereço do lançamento Art Ipanema Residencial.

Ainda, há o chamado “Quadrilátero do Charme”. O nome se refere à região compreendida entre as  ruas Barão da Torre, Prudente de Morais, Garcia D´Avila e Rua Maria Quitéria. Trata-se do maior número de lojas de roupas de luxo concentradas em um lugar em toda a cidade – Louis Vuitton, Sauer, Ellus Hermès são algumas delas. Além disso, é um roteiro gastronômico vibrante e rico. Fazer compras e saborear um prato é um dos programas favoritos dos ipanemenses.

Trajeto incontornável da Zona Sul carioca, Ipanema é daqueles lugares de perder o ar com seu horizonte imenso, seu relevo insinuante e seus habitantes cativantes Tudo ali na calçada, sob o sol, a água e a mística do bairro. Ipanema é lugar para ir e voltar.