Próxima a cidade do Rio de Janeiro, Itaipava recebe muitas pessoas aos fins de semana e feriados prolongados. Para quem busca curtir a serra com tranquilidade, Itaipava tem uma ótima estrutura turística. Veja aqui o que fazer na cidade de Itaipava, RJ.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Localizado dentro da cidade de Petrópolis, o distrito de Itaipava possui belas paisagens. Além disso, ele possui tantas opções de hospedagem e turismo que parece uma cidade independente. Caso queira saber o que fazer em Itaipava, leia este texto e veja algumas dicas que podem te ajudar. Dessa forma, será possível organizar um bom roteiro de viagem.

Leia também: Uaná Etê, em Vassouras, é ótima pedida para o final de semana

O que fazer em Itaipava, dormir num castelo
Veja o que fazer e onde ficar em itaipava, RJ. Castelo de Itaipava Hote

Hospedagens em Itaipava- Onde ficar em Itaipava

A seguir, veja uma lista com alguns hotéis em Itaipava:

  • Hotel Granja Brasil Resort – de categoria cinco estrelas, esse é um dos grandes resorts do centro de Itaipava. Com muita sofisticação em sua arquitetura, esse hotel possui piscinas, spa, bar e restaurante. Além disso, a cobertura dele possui vista para a Mata Atlântica. Para conhecer os valores da diária, veja no site;
  1. Pousada Albergo Del Leone – localizada a 3 km do centro de Itaipava, essa pousada possui vista para o jardim, restaurante, piscinas e quadras esportivas. Além disso, o clima do local é bem aconchegante e várias atividades são oferecidas aos hóspedes. Para conhecer os valores da diária, veja no site;
  1. Kastel Itaipava – localizado próximo ao centro e também a cidade de Petrópolis, esse hotel possui uma estrutura pequena, porém, muito confortável. O local conta com quartos bem amplos, piscina restaurante com café da manhã e jantar e organização de passeios. Para conhecer os valores da diária, veja no site;
  1. Castelo de Itaipava Hotel, Eventos e Bistrô– para quem curte hotéis de decoração peculiar, o Castelo de Itaipava oferece uma grande experiência! Além de sua temática medieval, esse hotel possui restaurante, jardim, bar e parquinho infantil. Ademais, os pets também são aceitos nesse local. Para conhecer os valores da diária, acesse o site;
  • Hostel 040 – esse hostel possui ótimas paisagens, pois está cercado pela natureza. Inclusive, é possível fazer trilhas nas proximidades. Além disso, o local em si é muito bonito e possui um clima muito familiar. Esse hostel possui piscina, jardim, oferece café da manhã e tem um lounge compartilhado. Para conhecer os valores da diária, veja no site.
  • Pousada Tucano do Cuiabá um pouco mais distante do centro, essa pousada possui uma excelente estrutura para o descanso. Além disso, as paisagens permitem que o hóspede aprecie a natureza e relaxe tranquilamente. A Tucano do Cuiabá possui piscina, quartos românticos e serviço de aluguel de bicicletas. Para conhecer os valores da diária, veja no site. Pousada Tucano do Cuiabá

Passeios em Itaipava

A seguir, conheça alguns locais interessantes para visitar em Itaipava:

Cine Itaipava

Situado dentro do Shopping Estação Itaipava, o Cine Itaipava é muito aconchegante e charmoso. Ademais, esse local possui uma pequena livraria em seu interior, o que o torna uma excelente opção para um passeio tranquilo.

Apesar de ter poucos filmes em cartaz, o Cine Itaipava é muito bem estruturado. Para consultar a programação e o preço dos ingressos, entre no site da atração.

Como chegar: o Shopping Estação Itaipava fica na Estrada União e Indústria.

O que fazer em Itaipava RJ

Museu do Pequeno Príncipe

Situado no sítio “La Grande Vallée”, esse museu tem uma pequena curiosidade: o autor de “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exúpery, se hospedou ali. Além disso, vários pilotos franceses da Segunda Guerra Mundial se refugiaram nesse mesmo sítio. Em suma, pode-se dizer que o atual Museu do Pequeno Príncipe tem um grande valor histórico.

Atualmente, o local conta a história do autor e também dos pilotos franceses que passaram por lá. Para fazer uma visita, é preciso entrar no site do museu e agendar um tour.

Como chegar: esse local fica na Estrada Ribeirão Grande.

Cachoeira da Macumba

Situada entre Itaipava e Teresópolis, próxima ao mirante, a Cachoeira da Macumba é um dos locais mais visitados de Itaipava. Nesse local, é possível curtir a natureza de forma calma e tranquila.

A aproximadamente 13 km do centrinho, esse local também é chamado de Cachoeira do Treze. Com uma bela paisagem, essa cachoeira abriga a “Janela do Céu”, que fica no topo da queda d’água. Como é muito popular, esse local se torna bem movimentado aos finais de semana.

Como chegar: a Cachoeira da Macumba está no km 13 da Estrada Itaipava, em Teresópolis. A entrada do local fica em uma curva do lado direito da pista.

O que fazer em Itaipava RJ

Vale da Lua

Para quem curte tirar fotos e fazer posts em redes sociais, o Vale da Lua é um excelente local. Aliás, talvez ele seja um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro.

Próximo ao bairro Santa Mônica, perto do centrinho de Itaipava, esse vale possui muitos eucaliptos. Além disso, ele possui espaços para relaxar e oferece trilhas de bicicleta, com vários níveis e modalidades.

Como chegar: o vale da Lua fica na Estrada União e Indústria. Você verá placas mostrando o caminho até o local.

O que fazer em Itaipava RJ

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com localização próxima ao centrinho de Itaipava, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui ótimas cachoeiras e trilhas incríveis. Para passear nesse local, as principais opções são: Cachoeira Véu da Noiva, Poço dos Primatas, Poço das Bromélias, trilha para o Morro do Açú e a travessia Petrópolis-Teresópolis. 

Para visitar esse local, o valor do ingresso é R$ 21 e o horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Como chegar: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos fica na Estrada do Bonfim, a 30 minutos do centrinho de Itaipava.

O que fazer em Itaipava RJ

Conecta Orgânica

O espaço do Conecta Orgânica apresenta um clima muito acolhedor. Esse local possui apresentações musicais, palestras, loja e um restaurante vegano. Ademais, esse espaço é cercado pela natureza e possui belas paisagens, já que tem vista para os vales da região. Por fim, o Conecta Orgânica ainda organiza terapias holísticas, cursos e eventos especiais.

Como chegar: o Conecta Orgânica fica no km 65 da BR-040.

O que fazer em Itaipava RJ

Shoppings:

A seguir, conheça os shoppings do distrito de Itaipava:

  1. Shopping Estação Itaipava: esse shopping possui barzinhos e restaurantes de alta qualidade. Apesar de ser ótimo para ir à noite, suas lojinhas e espaços gostosos também proporcionam um excelente passeio durante o dia;
  2. Itaipava Shopping: esse shopping é o mais movimentado do distrito. Como possui várias lojas e o famoso Restaurante Bordeaux, esse local é muito visitado;
  3. Shopping Villarejo: menor e mais antigo shopping de Itaipava, ele possui um excelente restaurante e várias lojinhas. Contudo, como esse restaurante é especializado em carnes, ele não é uma boa opção para os veganos;
  4. Shopping Tarrafas: famoso por seu teto de guarda-sóis coloridos, esse shopping é excelente para tirar fotos.
  5. Feirinha de Itaipava
Endereço da Feirinha de Itaipava: Rodovia - Rio da Cidade, 63, BR-040 - Araras, Petrópolis - RJ.
o que fazer
Endereço da Feirinha de Itaipava: Rodovia – Rio da Cidade, 63, BR-040 – Araras, Petrópolis – RJ, 25725-030

Veja posts sobre o Rio de Janeiro e região que podem te interessar:

  1. O que fazer em Penedo (RJ) em um dia
  2. 5 hotéis incríveis com as piscinas mais bonitas no Brasil
  3. 17 cidades no Brasil que parecem a Europa
  4. Lugares para comemorar aniversário no Rio de Janeiro RJ
  5. Lugares para ir no feriado: Descubra 11 lugares no Brasil para conhecer e descansar
  6. Vale a pena visitar a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, RJ? Veja o que fazer, onde comer, hotéis e pousadas
  7. As 20 melhores praias do Rio de Janeiro
  8. 17 dicas de lugares para piquenique no Rio de Janeiro RJ
  9. Road trip na Estrada de Cunha a Paraty: veja o que ver e o que fazer nesse trecho da Estrada Real
  10. Onde comer em Búzios, Rio de Janeiro: veja também os melhores drinks