Muita gente vê nos Estados Unidos uma chance para mudar de vida, incluindo os brasileiros. Por isso, pessoas de vários locais querem se mudar para lá, pois acreditam que podem crescer financeiramente e construir algum patrimônio. Ademais, várias pessoas têm vontade de conhecer o famoso american way of life (estilo de vida americano), o que torna a experiência mais atrativa. Veja aqui nesse texto o que é Green Card e como conseguir a tão sonhada cidadania americana.

No entanto, para morar nos EUA de modo permanente, é preciso obter o Green Card ou se naturalizar americano. Todavia, é necessário lembrar que, obter o Green Card é uma coisa e conseguir a cidadania americana é outra. Nas próximas linhas, você entenderá melhor os dois temas e saberá o que fazer para conseguir ambos.

Diferenças entre o Green Card e a cidadania norte-americana

Basicamente, o Green Card permite que o estrangeiro viva nos EUA de forma permanente e legal, sem medo de ser perseguido. Ademais, ele permite que a pessoa estude e trabalhe normalmente, como qualquer cidadão americano. Contudo, o Green Card não transforma o estrangeiro num cidadão estadunidense.

Por sua vez, a cidadania americana oferece mais vantagens, pois entrega ao estrangeiro todos os direitos de um nativo dos EUA, transformando ele num verdadeiro cidadão norte-americano. Ou seja, mesmo que a pessoa não tenha nos Estados Unidos da América, ela será tratada como uma estadunidense legítima.

Abaixo, veja alguns direitos garantidos pela cidadania americana:

  1. Direito a voto nas eleições do EUA;
  2. Menos burocracia para trazer algum familiar para os Estados Unidos;
  3. Os filhos ganham o direito à cidadania americana;
  4. Acesso ao sistema de saúde;
  5. Maiores chances de arrumar emprego ou fazer faculdade;
  6. Ter direito ao US passport (passaporte dos EUA), o que permitiria a entrada em 186 países sem apresentar visto.

Leia aqui: Quais são os países que não precisam de visto para brasileiro entrar?

Como conseguir a cidadania americana

Atualmente, existem várias formas de obter a cidadania americana. Entretanto, todas exigem o cumprimento de alguns pré-requisitos, tais como:

  1. Apresentar um Green Card;
  2. Viver nos EUA há 5 anos ou mais, se for solteiro ou casado com um não-estadunidense;
  3. Viver nos EUA há pelo menos 3 anos se for naturalizado devido ao casamento com algum nativo;
  4. Ler, escrever e falar inglês fluentemente;
  5. Estar de acordo com as leis, sistema de governo e com a Constituição Federal dos EUA;
  6. Ter um histórico de boa conduta e não ter ficha criminal;

Além de cumprir os requisitos da lista, é necessário procurar o U.S. Citizenship and Immigration Services (USCIS) e apresentar um pedido de cidadania. Nesse mesmo pedido, a pessoa deve informar o tipo de naturalização que deseja.

Você sabe quantos países existem no mundo?

Como conseguir o Green Card nos EUA

Atualmente, é possível obter o Green Card de várias formas diferentes. A seguir, você conhecerá toda elas:

1) Por meio do trabalho

Aqueles que possuem o visto EB-3 podem obter o Green Card, basta fazer um contrato de trabalho com algum empregador dos EUA;

2) Se casando com algum nativo

Pessoas que se casarem com estadunidenses receberão um Green Card com dois anos de validade. Depois disso, elas poderão renovar o documento por mais 10 anos. Em situações assim, é possível pedir uma naturalização ao USCIS após 3 anos de casamento;

3) Vítimas de violência doméstica

Mulheres que sofreram violência doméstica por um cidadão americano podem pedir o Green Card. Contudo, para que o pedido seja aceito, a pessoa deve cumprir os requisitos da VAWA (Violence Against Women Act ou Lei de Violência Contra a Mulher).

Atualmente, a VAWA tem a mulher como principal foco de proteção. Todavia, existem outras pessoas que, caso sofram violência doméstica, também podem obter o Green Card, tais como:

  1. Pessoas que foram vítimas de abuso por parte de um(a) cônjuge norte-americano ou residente legal dos Estados Unidos, independentemente do gênero do abusador(a);
  2. Pessoas cujos filhos foram vítimas de abuso por parte de um cônjuge norte-americano ou residente legal dos Estados Unidos;
  3. Crianças que sofreram abuso vindo dos pais ou de qualquer outro responsável.

4) Pais de cidadão estadunidense

Nesta regra, qualquer pai ou mãe brasileira de um cidadão americano de 21 anos pode obter um Green Card, basta comprovar o parentesco. Contudo, o nativo deve comprovar que tem condições financeiras de sustentar seu pai ou mãe.

Para obter o Green Card por parentesco, é preciso acionar o USCIS e pedir o Green Card diretamente. Ademais, também é possível acionar o Consulado para pedir esse documento.

5) Serviço militar no exército dos EUA

De acordo com as leis dos EUA, um brasileiro que se alistar e servir ao exército americano pode obter um Green Card.

6) Investidores estrangeiros

Segundo as leis do EUA, investidores brasileiros que obterem o visto EB-5 e terem a petição I-829 aprovadas pelo USCIS podem obter o Green Card. Ademais, o cônjuge desse investidor e seus filhos menores de 21 anos podem obter esse mesmo documento.

7) Habilidades extraordinárias

Basicamente, esse Green Card é voltado para pessoas que tem algum talento bem acima do normal. Nesse caso, pesquisadores acadêmicos, atletas, cientistas e até mesmo artistas famosos podem receber o documento. Em alguns casos, empresários com grandes contribuições aos EUA também podem obter o benefício, especialmente se fecharem grandes negócios.

Cidadania após obter o Green Card

Após conseguir o Green Card por qualquer um dos modos deste texto, é possível solicitar a cidadania americana. No entanto, antes de fazer o pedido, é preciso verificar se todos os requisitos do USCIS estão sendo cumpridos.

Se for o caso, basta preencher o formulário N-445 e concluir as formalidades atreladas ao pedido. Após fazer isso, será possível se tornar um cidadão dos EUA e obter todos os direitos que o país oferece.

E aí? Achou fácil ou difícil conseguir a cidadania americana? Pronto para pedir o Green card? Escreva nos comentários.

Leia também: Comida típica dos Estados Unidos: conheça 32 pratos para comer