Assim como os Estados Unidos, Chile, França e Itália a Argentina sempre figura no radar de nós brasileiros como destino para fazermos turismo.
Eu particularmente adoro passar finais de semana prolongados ou férias por aqui. Sua capital, Buenos Aires é uma cidade muito divertida, vibrante e com inúmeras opções de lazer, cultura e deliciosa gastronomia.
Ah, mas este belo país oferece muitas outras atrações além do tradicional roteiro em Buenos Aires.
Já visitei o país mais de 5 vezes e espero vir pra cá mais umas 5 vezes ainda (no mínimo).
Esse destino oferece desde paisagens desérticas no norte, até geleiras famosas no sul, além de Ushuaia, considerada a cidade mais ao sul do mundo.
Sem dúvida nenhuma a Argentina com seus encantos é visitada por turistas dos 4 cantos do mundo!
Preparamos este texto com algumas dicas importantes, para você já chegar sabendo e fazer viagens inesquecíveis, como foram as minhas! Partiu!?
O que você vai encontrar nesse artigo
- Turismo na Argentina: Localizando
- Turismo na Argentina: Um pouco da História
- Turismo na Argentina: Quando ir
- Turismo na Argentina: Como chegar:
- Turismo na Argentina: Seguro Viagem essencial:
- Roteiro de Viagem a Argentina:
- Turismo na Argentina: Que moeda levar ?
- Turismo na Argentina: Comidas e Bebidas típicas dos nossos hermanos:
- O que comprar?
- Música argentina
Turismo na Argentina: Localizando
É o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, e sua capital é Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola (embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos).
A Argentina fica a oeste da Cordilheira dos Andes, a leste do oceano Atlântico, ao norte com o Paraguai e Bolívia, o Brasil e Uruguai a nordeste e finalmente com o Chile a oeste e sul.
O país ainda reivindica uma parte da Antártida, as ilhas Sandwich do Sul, Malvinas (não confundir com Ilhas Maldivas) e Geórgia do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.
Turismo na Argentina: Um pouco da História
O mais antigo registro de presença humana nessa área é datado do período paleolítico.
A Cova das Mãos ou Cueva de las Manos é uma caverna localizada na província de Santa Cruz, Argentina. A caverna situa-se na Patagônia, e é famosa pelas pinturas de mãos feitas por indígenas locais (provavelmente os antepassados dos Tehuelche) há 9000 anos.
Já os europeus chegaram pela primeira vez à região com a viagem de 1502 de Américo Vespúcio, e a colonização espanhola iniciou-se em 1512.
Com isso a Argentina surgiu como o Estado sucessor do Vice-Reino do Rio da Prata, uma colônia espanhola fundada em 1776. A declaração (e a luta pela independência de 1810 a 1818) foi seguida por uma grande guerra civil, que durou até 1861.
Como vários países da América do Sul, durante a segunda metade do século XX, a Argentina enfrentou também vários golpes militares e períodos de instabilidade política, junto com crises econômicas.
A Argentina é um membro fundador da Organização das Nações Unidas, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas e da Organização Mundial do Comércio e continua sendo um dos G20.
Turismo na Argentina: Quando ir
Das vezes que fui, a maioria foi no verão entre dezembro e janeiro, nas férias escolares. Uma dessas, foi em abril, no feriado da Semana Santa, no outono.
O país é visitável o ano todo, sem dúvida, mas depende bastante do que você quer encontrar, e da região que você quer ir.
Por exemplo. A capital Buenos Aires faz muito calor no verão, no entanto, as flores do Parque Rosedal estão em extrema floração nessa época.
Já Março, abril, outubro e novembro são meses bastante agradáveis em relação à temperatura, que variam entre 15°C e 20°C.
De maio a setembro o clima fica mais frio ainda, com mínimas abaixo de 10°C e máximas abaixo de 20 graus. Nesses meses chove pouco, lembrando que Buenos Aires não neva.
Já Bariloche fica divina tanto no inverno quanto no verão, e contei detalhes dessa cidade aqui.
Turismo na Argentina: Como chegar:
Essa é a melhor parte: É possível ir de ônibus ou mesmo carro mas existem vários voos diretos de muitas cidades do Brasil para Buenos Aires. O voo é rápido, prático e barato.
Veja aqui no Skyscanner a melhor opção para sua viagem.
Além disso, não é necessário passaporte e nem visto, e você pode vir com a carteira de identidade. Lembrando que a foto do RG deve estar reconhecível. Eu nunca viajei só com o RG. Acho meio arriscado. Imagina o policial da fronteira julgar minha foto irreconhecível. Aí eu faço o quê!? Muito melhor levar o passaporte válido para não passar por esse tipo de situação.
Outra coisa que eu não sei se procede ou se é lenda urbana é que o RG deve ter menos de 10 anos de expedição. Se alguém tiver certeza dessa informação, favor escrever nos comentários.
Turismo na Argentina: Seguro Viagem essencial:
Imagine, por exemplo, ter uma intoxicação alimentar ou se machucar acidentalmente?
Na verdade trata-se de ter uma garantia caso a gente precise de um bom suporte em alguma emergência ou contratempo durante a viagem.
Imprevistos acontecem e ninguém quer passar por dificuldades fora de casa e do país!
Normalmente o preço do seguro vai depender da quantidade de dias e do plano escolhido.
O blog só recomenda produtos que usamos. Acesse aqui as melhores cotações dos seguros com desconto.
Roteiro de Viagem a Argentina:
Buenos Aires
Na primeira vez em Buenos Aires foram 4 noites e ficamos hospedados no Centro da Cidade no hotel Unique Executive Central porque queríamos ficar perto da Rua Florida. Quando viemos pela segunda vez me hospedei em um Navio, pois eu estava fazendo um Cruzeiro Marítimo e foram duas noites. E por fim, na última vez, também duas noites, ficamos em Palermo no hotel Dazzler by Wyndham Polo.
Ezeiza:
Em outra vez ficamos hospedados no MD Inn Bed & Breakfast, em Ezeiza, próximo ao Aeroporto, pois nosso voo era bem cedinho, no dia seguinte, e não compensava ir à região central de Buenos Aires. O aeroporto está cerca de 30 km da capital.
Turismo na Argentina: Bariloche
Que cidade bucólica e encantadora. Além de ter uma beleza estonteante no verão, é o destino mais popular de esqui no inverno, sem contar que no outono surge uma das paisagens mais belas que eu já vi. É um excelente destino para crianças e famílias em geral. Leia mais aqui.
Na região da Patagônia, em Bariloche ficamos hospedados no hotel Hotel Três Reyes, no centro da cidade e em outra vez em chalés num bosque da região do Circuito Chico. O nome dos Chalés que ficamos chama Cumelcán, e o telefone para reservar é +54 9 294463-4155. Os proprietários falam português e são super atenciosos. Aliás muita gente em Bariloche entende super bem português.
Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, Misiones, Argentina:
Quando visito o Parque Nacional Iguazú, em Puerto Iguazú, Misiones, Argentina, fico hospedada no Hotel Rafain Centro, no lado brasileiro, em Foz do Iguaçu.
Use o Booking.com para reservar seus hotéis na Argentina.
Turismo na Argentina: Que moeda levar ?
A moeda é o Peso Argentino. Eu nunca comprei a moeda aqui no Brasil. Só vale comprar pesos aqui no Brasil para levar pra lá se for em Foz do Iguaçu, pois, por fazer fronteira com a Argentina, a cotação é boa. E algumas cidades do Brasil lotadas de argentinos como Búzios RJ ou Bombinhas SC possuem cambistas com boas cotações também. Para saber se a cotação está boa, compare com a do Banco Nación (veja aqui). https://www.bna.com.ar/Personas
Eu sempre levo dólares para trocar por peso em Buenos Aires. Já meu marido prefere levar reais e trocar por pesos no Banco de La Nacion no Aeroporto Internacional de Ezeiza, mas fora de Buenos Aires, levar reais é sempre desvantajoso.
O melhor lugar para trocar seus reais é logo no aeroporto de Ezeiza, onde tem uma agência do Banco de la Nación. Importante saber que agência funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano (apesar que uma das vezes eu peguei ela em greve, mas é raro isso acontecer). Já a agência do outro aeroporto da cidade chamado Aeroparque abre 365 dias por ano, das 6h30 às 23h30. Consulte o site DolarHoy, que compara a cotação para reais do Banco Nación e da Cambios Alpe, no centro de Buenos Aires.
Turismo na Argentina: Comidas e Bebidas típicas dos nossos hermanos:
Leia um post completo sobre as melhores iguarias argentinas. Conheça o sanduíche de miga, a Chocotorta, o Cordeiro Patagônico, etc. Confira:
O que comer na Argentina: principais comidas e bebidas do país
O que comprar?
Muita gente vem fazer turismo na Argentina só para fazer compras. Em geral, os vinhos argentinos possuem excelente custo/benefício.
Além disso o país produz nada menos que um dos melhores vinhos do mundo como o Catena Zapata e o Catena Alta, que são as principais referências de qualidade em vinhos argentinos atualmente.
Além dos vinhos, quando eu viajo pra cá eu compro doce de leite, alfajores e chocolates para dar de presente como souvenirs, além da erva mate.
Já comprei muita roupa também, principalmente as de couro.
Mas no momento o que eu adoro comprar aqui, e que eu acho mais barato que no Brasil são maquiagens, perfumes e cosméticos em geral.
Dica quente pra quem está em Buenos Aires é a rede de farmácia chamada Farmacity. É um paraíso de artigos de beleza, com uma infinidade de marcas.
Os produtos feitos de Rosa Mosqueta são facilmente encontrados por aqui, como óleos, cremes e até mesmo usados na gastronomia para fazer conservas, geleias, chás e licores.
Lembrando que a Argentina possui a política de “Tax Free”. Ou seja, os estrangeiros que compram em lojas vinculadas ao programa podem solicitar um formulário de devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), equivalente a 21% da compra total. Isso é muito bom! Os formulários devem ser apresentados nos guichês Global Refund Tax Free dos aeroportos na hora de deixar o país.
Música argentina
Tango
Eu definitivamente adoro fazer turismo na Argentina! E o tango é um dos principais motivos, além de ser o gênero musical mais famoso do país.
Foi integrado pela UNESCO na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2009, sendo associado aos países da Argentina e Uruguai.
Ir a um show de tango é bem legal, inclusive eu fui ao Señor Tango duas vezes, e valeu a pena, mas vá também a uma milonga, que é onde os moradores locais dançam ao som dos tradicionais discos de Carlos Gardel.
Milonga é um estilo de música e dança tradicional de várias partes da América Latina e da Espanha. É o ritmo da Argentina, do Uruguai e até do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Brasil.
Na Argentina e Uruguai, também são chamados “milongas” os bailes onde se dança o tango e, por extensão, os locais onde esses bailes se realizam.
Mercedes Sosa:
Não podemos nos esquecer de Mercedes Sosa.
Ela foi uma cantora argentina, uma das mais famosas na América Latina. A sua música tem raízes na música folclórica e também é uma das minhas cantoras favoritas.
Cumbia:
Já a Cumbia foi uma grata surpresa. Conheci uma turma de argentinos que me apresentou esse ritmo. É o que mais toca nas baladas de jovens, e todas as boates da moda têm seu momento de cumbia argentina. Esse ritmo tem uma forte influência da cumbia colombiana, país onde nasceu este ritmo musical caribenho, mas a cumbia argentina tem diferenças na melodia, nos instrumentos utilizados, na forma de dançar e nas letras.
Ela já era ouvida nos anos 70, mas no final do século XX, em plena crise econômica na América do Sul, nasceu à cumbia villera, cantada por músicos dos setores mais pobres da sociedade. O conteúdo das canções fala da violência e da precariedade que se vive nos bairros menos favorecidas de Buenos Aires (eu particularmente acho que esse ritmo foi inspirado pelo nosso funk brasileiro). Atualmente, a cumbia é ouvida e dançada em todos os setores da sociedade e suas letras também estão diversificadas.
[…] você gostou de saber sobre esse passeio em Tigre, que tal saber mais sobre a Argentina? No blog Elizabeth Werneck você descobre várias curiosidades sobre este destino tão pertinho do […]
[…] dos destinos mais populares dos brasileiros, Buenos Aires, Argentina, ainda encanta. A capital do nosso maior vizinho tem inúmeras atrações e conquista nosso […]
[…] post você conseguirá organizar sua viagem a Bariloche, Patagônia na Argentina. Lugar maravilhoso, bem pertinho de nós, […]
[…] Você pode gostar: Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros […]
[…] mais: Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos […]
[…] E se você estiver pensando em viajar pra cá, se ligue nessas dicas: Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros […]
[…] Esse artigo faz parte do completo Guia da Argetina que esclarece todas as dicas para sua viagem ao país, leia mais: Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros […]
[…] saber mais sobre turismo na Argentina, indicamos esse post que tem várias informações úteis de destinos no país que podem ajudar na programação de sua […]
[…] Esse artigo faz parte do completo Guia da Argetina que esclarece todas as dicas para sua viagem ao país, leia mais: Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros […]
[…] Vai viajar para Buenos Aires?! A Elizabeth Werneck tem um post incrível sobre esse destino, ela recomenda Buenos Aires como um excelente destino para você realizar sua primeira viagem internacional. […]
[…] Vai viajar para Buenos Aires?! A Elizabeth Werneck tem um post incrível sobre esse destino, ela recomenda Buenos Aires como um excelente destino para você realizar sua primeira viagem internacional. […]