Esse post te inspirará a fazer a travessia através dos lagos Andinos do Chile para a Argentina (ou também da Argentina para o Chile, que é o vice versa) através de lagos maravilhosos. Aqui você vai ver vulcões e contemplar a bela Cordilheira Andina. Tudo isso num Cruzeiro chamado Cruce Andino. Esse passeio é espetacular e imperdível e eu contei tudo nesse artigo, acompanhe!

Cruce Andino: A linda travessia entre o Chile e Argentina
Vulcão Osorno – Norte da Patagônia no Chile. Cruce Andino é um catamarã que navega entre o Chile e a Argentina, de Bariloche, que fica na Argentina a Puerto Varas, que fica no Chile.

Muitos brasileiros optam por essa viagem porque além da chance de conhecer mais um país, tem a facilidade de entrar em países membros do Mercosul sem a necessidade de visto, nem passaporte, bastando o RG brasileiro válido (com menos de dez anos de expedição).

É importante dizer que essa travessia entre os dois países pode também ser feita só por via terrestre, mas o Cruce Andino faz muito mais sucesso entre os turistas por causa das paisagens de tirar o fôlego, numa completa imersão numa patagônia selvagem, mas com total segurança.

Mapa dos Lagos Andinos
Cruce Andino: A linda travessia entre o Chile e Argentina
Mapa retirado do site www.cruceandino.com

A nossa travessia durou 1 dia inteiro, mas ela também poderia ter sido realizada em dois dias, a depender da sua vontade de pernoitar em Peulla, um pequeno vilarejo no lado chileno. Existe a possibilidade também de conciliar os barcos com bicicletas, tudo isso bem explicado no site deles.

O que é e onde fica o Cruce Andino – Lagos Andinos

O nosso passeio começou em Bariloche, no sul da Argentina e terminou em Puerto Varas, no Chile. (Mas lembre-se que pode começar em Puerto Varas, no Chile e chegar em Bariloche, na Argenita).

Existe a opção contrária começando em Puerto Varas no Chile e terminando na Argentina.

Mais mapa: 
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Localizando a Patagônia

Ah, mas você também pode fazer a travessia indo e vindo, caso seu voo saia do mesmo país que você chegou, vai depender apenas do que você quiser contratar. Acesse o site da empresa para comprar as passagens. https://www.cruceandino.com

(inclusive acabei de entrar no site dessa companhia e vi que tem promoção. Se você comprar um trecho, você consegue voltar de graça, mas por tempo limitado. Mas, se a promoção acabar, é só ficar acompanhando o site que podem aparecer promoções desse tipo).

Quando fazer o Cruce Andino:

A linda travessia pelos Lagos Andinos

A patagônia é uma região muito fria, então os meses de verão são os mais indicados, mas por ser alta temporada são também os mais caros para contratar a travessia, pois no inverno pode nevar bastante. Fomos no verão em dezembro e a temperatura estava super amena, o dia maravilhoso, mas é bom saber que no barco venta, então o casaco é indispensável mesmo durante o verão.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Um dos primeiros dias de verão no hemisfério Sul

Como chegar ao Cruce Andino

Como não existem vôos diretos entre Santiago, ou qualquer outro destino do Chile para Bariloche, você vai precisar escolher se você vai iniciar a travessia em Bariloche ou Porto Varas. Bariloche, na Argentina fica a 1.600 km de Buenos Aires. Nós viemos do Brasil de avião para Buenos Aires e dias depois voamos até “Brasiloche”.

Leia também: Turismo em Bariloche, Patagônia, Argentina: entre neve, chocolates e montanhas

Chegando em Buenos Aires de Avião. 
ficamos um dia na capital e no outro dia fomos para Bariloche para pegar o cruce andino
Chegando em Buenos Aires -Ezeiza

Em alguns períodos do ano existem voos diretos de São Paulo ou de Campinas para Bariloche, mas nunca consegui pegar (já vim a Bariloche três vezes), sendo aproximadamente 4h30 de viagem. Mas recomendo muito voar para Buenos Aires, curtir a cidade um pouquinho, (ah, que cidade deliciosa para passear), e depois partir para Bariloche. Além do avião você pode vir pra cá de carro (alugado), conhecendo mais nosso país vizinho, ou até mesmo de ônibus, só que vai demorar mais para chegar, então depende de quanto tempo você tem. Quando você estiver em Bariloche permaneça aqui por alguns dias, porque a região é maravilinda.

Importante dizer que Buenos Aires tem dois aeroportos: O internacional de Ezeiza, cidade próxima, aonde chega os vôos do Brasil, e o Aeroparque, mais central, que tem a maioria dos vôos para Bariloche.

Na primeira e terceira vez que fui à Bariloche dormi algumas noites em Buenos Aires, e depois peguei um vôo para Bariloche no Aeroparque. Já na segunda vez chegamos à Argentina por Ezeiza, dormimos perto do aeroporto e seguimos para Bariloche bem de manhãzinha, no dia seguinte. Ou seja, é superimportante incluir todo o tempo de deslocamento de aeroporto, com fila para imigração, e todos os contra tempos que isso pode acarretar. Se a passagem que você for comprar tiver mudança de aeroporto fique ligado nos horários. Então, compre um voo dando umas 4 horas de intervalo entre um vôo e outro.

aeroporto aeroparque. A caminho de Buenos Aires
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Iara e Fernando no Aeroporto Aeroparque, embarcando para Bariloche em véspera de Natal

Se você optar pegar o barco em Puerto Varas, você precisa chegar ao Chile primeiro. O Brasil tem voo direto para Santiago, com vários horários na semana, mas não tem direto para Puerto Varas. Inclusive o principal aeroporto da região é o de Puerto Montt, a cerca de 25 km de Puerto Varas. Então é lá que você vai descer (1h45min de voo de Santiago), e aí pegue um táxi e vá a Puerto Varas (ou carro alugado se preferir) direto do aeroporto, ou também pode pegar um ônibus no terminal rodoviário da cidade. São cerca de 20 km entre as duas cidades.

De Santiago até Puerto Varas:

Se você topar ir de Santiago, capital do Chile até Puerto Varas por terra serão 1000 Km. Existem ônibus que saem de Santiago, todos os dias. A viagem tem duração aproximada de 12h, com a maioria dos horários de embarque noturnos. Mas você também pode alugar um carro e fazer o delgado país de cabo a rabo. Não se esqueça de ficar na graciosa Puerto Varas por uns dias.

Aeroporto de Puerto Montt
Nós 2 no Aeroporto de Puerto Montt partindo para Santiago

Depois da Travessia você pode voltar a Bariloche ou a Puerto Varas de ônibus, sendo 6 horas de viagem. Se você sair da Argentina, veja cias. e horários em aqui (plataforma10.com.ar). Se você sair do Chile, veja nesse outro (recorrido.cl).

Existe outro roteiro mega alternativo que é chegar a Puerto Montt vindo de Puerto Natales (extremo sul da Patagônia, próximo ao Parque Nacional Torres del Paine), atravessando a Carretera Austral de barco. Deve ser uma experiência fascinante e uma forma pouquíssimo tradicional de se conhecer mais a Patagônia chilena. O barco Navimag tem saídas todas às sextas-feiras às 14h e chega a Puerto Natales nas segundas-feiras às 15h. Já fiquei com vontade de fazer esse passeio. Maiores informações no site https://www.navimag.com/explora-la-patagonia-en-ferry-navimag

(Quem fizer esse passeio, favor voltar aqui para me contar e me dar dicas!)

E finalmente nosso roteiro:

Mas antes: Veja onde contratei o Cruce Andino com todo conforto e segurança: Cruce andino pelos lagos da Cordilheira dos Andes

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos

1 – Do hotel em Bariloche até o Lago Nahuel Huapi

O ônibus da empresa Cruce Andino chegou cedinho ao nosso hotel Três Reyes em Bariloche (em outro post falo sobre a cidade e hospedagem) e chamou o nosso nome na recepção. Estávamos em 7 (sendo que a Iara não pagou), aí Fernando mostrou os nossos vouchers da compra online, entregamos as malas e entramos no ônibus, onde já havia outros passageiros.

Hotel em Buenos Aires para esperar o ônibus para começar o Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Iara ansiosa esperando o ônibus

O trajeto do hotel, localizado no centro de Bariloche, até o porto é de aproximadamente 1h de estrada, com um trecho bonito, carregado de ansiedade pela viagem que estava prestes a começar.

dentro do onibus.
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Do ônibus vendo o belíssimo lago Nahuel Huapi.

Compra dos tíckets:

No píer compramos os tickets para entrar no Parque Nacional Nahuel Huapi (35 pesos argentinos, ou pouco mais de 3 dólares; não são aceitos cartões). Então a partir daqui começou a travessia dos lagos, numa viagem cênica de aproximadamente 12 horas, por cerca de 180 km, passando por dois parques nacionais localizados na Patagônia chilena e argentina.

já no parque Nacional Nahuel Huapi  para pegar o Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Local de compra dos ingressos para o Parque

2 – Do Lago Nahuel Huapi até Puerto Blest

A primeira (e maior de todas) embarcação chegou em Puerto Pañuelo e logo embarcamos com destino a Puerto Blest. Essa parte aquática da viagem emociona. As paisagens do Lago Nahuel Huapi são maravilhosas.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
vendo o hotel  Llao Llao
Do barco vendo o Chiquérrimo hotel Llao Llao Resort, Golf-Spa
dentro do catamarã
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Dentro da embarcação Cruce andino

Esse lago, que banha toda a região de Bariloche (inclusive nosso hotel era de frente pra ele), é enorme, com grandiosas montanhas com neve eterna em seus picos. Essa parte da viagem foi incrível, onde gaivotas bagunceiras vieram alegrar nossa manhã. Então ficamos no deck nos divertindo. Mais um ponto pro verão. Duvido que no inverno seria essa farra toda! Rs.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos

3 e 4 – Puerto Blest até Lago Frías

Chegamos em Puerto Blest e ficamos um tempinho. Nesse local tinha um hotel e as pessoas que vêm do Chile pra Argentina, tem a opção de pernoitar aqui, como não foi nosso caso tomamos um café apenas.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Nossa turma em Puerto Blest

Então pegamos um ônibus rumo a fronteira com o Chile.

Pegamos um ônibus Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos

Na maioria dos trechos terrestres era mata bem fechada, é incrível como você mergulha numa natureza selvagem com toda segurança possível. Ecoturismo na veia, sem nem precisar calçar botinha de caminhada!

5 – Lago Frías até Puerto Frías

Aí começamos a navegação pelo Lago Frías. O lago é pequeno e bonito, rodeado pela imponente Cordilheira Andina. A maioria desses lagos são formados e alimentados por água de degelo, Brrrr, que “Frías”! Importante dizer que o barco praticamente não balança em nenhum trecho.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Dentro da embarcação no Lago Frías

Chegamos em Puerto Frías e nesse local existe um quiosque (bem simples) onde há uma réplica da motocicleta que o Che Guevara usou em suas andanças pela nossa América.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Réplica da La Poderosa II, de Ernesto Guevara e Alberto Granado
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Ao fundo uma lanchonete
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos

E aqui nos despedimos da Argentina!

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Na fronteira com o Chile

Entramos no ônibus novamente em uma mata densa….

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Vista do ônibus

E chegamos a aduana do Chile, que fica a apenas 150 metros de onde almoçamos. Fizemos a saída da Argentina e entramos no Chile.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Chile

A aduana chilena é um tanto rígida com os produtos agrícolas e animais que entram no país e por isso todos os passageiros tem a bagagem aberta na presença do dono. Um processo chato mas que foi bem tranquilo e encerrou mais rápido do que esperávamos.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Próximo ao local de aduana no Chile

6 – Peulla até Lago Todos los Santos

Aí chegamos finalmente na hora do almoço em Peulla. Peulla é um lugarzinho no meio do nada, às margens do Lago Todos Los Santos onde tem dois hotéis, Hotel Peulla e o Hotel Natura Patagônia (local onde almoçamos). Aqui em Peulla apesar de não ter um centrinho para visitar, nem restaurantes para conhecer além desses 2 hotéis, tem atividades ao ar livre como cavalgadas, arvorismo, visita a fazendas da região. Porém, todas essas atividades são exclusivas para quem pernoitar por ali. Acho que vale a pena dormir em Peulla se tiver tempo disponível e quiser descansar em meio à natureza selvagem.

Hotel Natura Patagônia

O hotel que almoçamos é lindo, e a região é bem bonita. Porém, no período quente que estávamos de verão, parecia haver uma infestação de umas moscas grandes, muito inconvenientes que nos atrapalhava a curtir o ar livre. Mas os locais disseram que era coisa de um dia ou dois de verão e elas desapareciam. Por lá a chamavam de Tabanos e estavam presentes também em alguns bosques de Bariloche.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Hotel em Peulla
Um dos hotéis à esquerda

No cardápio tinha opções de carne, frango, peixes e saladas.

Atenção que nenhuma refeição está incluída no bilhete do Cruce Andino. Ah! E leve dinheiro em espécie, peso chileno ou peso argentino e dólar. Nos barcos são vendidos petiscos e bebidas em geral.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
ALmoço

Então depois do almoço entramos no ônibus novamente e pegaríamos o último trecho de barco da viagem. Snif! Estava acabando! Acho que as 12 horas mais rápidas da minha vida foram essas!

hotel em peulla
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Hotel em Peulla visto do ônibus
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Ops! Um barco com meu nome.

Já segue o Blog no Instagram? Segue a gente lá e acompanhe nossas viagens em tempo real:

cruce andino com bebês
Iara fazendo amizades, sempre!

O Lago Todos los Santos é extraordinário. O dia estava lindo, então ficamos na parte externa do barco tirando fotos e aguardando o personagem principal do passeio aparecer: O vulcão Osorno!

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Vulcão Osorno

E a cor dessa água, nível Caribe, hein? Só não deve ter a temperatura morninha que tanto me apetece, rsrsrs.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
Descabelada mas feliz!

O dia de hoje foi tanta beleza que nem sei. Impossível não ser grata a essa oportunidade vivenciada. Eu me sinto plena em meio à natureza inóspita, e só mesmo vivendo essa travessia para ter real noção da grandiosidade do lugar.

7 – Cruce Andino: Lago Todos los Santos, Saltos del Petrohué até Puerto Varas

Então depois de navegar no lago de Todos los Santos chegamos em terra firme, e vimos do ônibus os Saltos del Petrohué, pois o parque estava fechado! A atração custa 4 mil pesos chilenos, cerca de 5 dólares.

Saltos del Petrohué

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
 Saltos del Petrohué
Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
 Saltos del Petrohué

Os Saltos del Petrohué são um ponto turístico muito famoso (e imperdível) na região. São corredeiras que descem com muita força e velocidade entre as lavas petrificadas da mais recente erupção do poderoso vulcão Osorno, que é considerado ativo. Por ali existe uma ponte construída para caminharmos sobre as águas. Até chegar nos Saltos você caminha cerca de 300 metros em um bosque de mata fechada maravilhoso. No verão é possível praticar rafting nível 3.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
 Saltos del Petrohué

Se a gente tivesse feito o trajeto contrário (do Chile para a Argentina essa atração seria a primeira parada, então conseguiríamos visitá-la. Eu tive a oportunidade de visitá-las quando fui ao Chile anos atrás, mas dessa vez, como era no final do dia o parque estava fechado e conseguimos apenas ver de longe.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
 Saltos del Petrohué

Então entramos no ônibus novamente rumo ao centrinho da cidade de Puerto Varas.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
onibus chegando em Puerto Varas
Osorno visto do ônibus chegando em Puerto Varas

Então chegamos e o ônibus nos deixou na agência de Turismo bem no centro da cidade. Aí fomos caminhando pro hotel pra ir conhecendo a cidade e passear um pouco. Ali você tem opção de pegar um taxi para chegar mais rápido no hotel, mas a gente adora caminhar.

Cruce Andino: A linda travessia pelos Lagos Andinos
 Terminou
Chegamos no hotel maravilhoso
Levando as malas pro hotel em Puerto Varas, no Chile. Andamos cerca de 10 minutos com as malas.

Nosso hotel era o hotel Cabaña del Lago, em Puerto Varas, no lado chileno, é simplesmente Maravilhoso. Depois vou falar mais dele.

Vista do nosso hotel lindo 
Cabana del Lago
Final do dia vendo o Vulcão Calbuco do nosso quarto em Puerto Varas no Chile. Sua última erupção foi em 22 de abril de 2015

Conclusão: Vale a pena fazer o Cruce Andino: A linda Travessia pelos Lagos Andinos (de Bariloche até Puerto Varas, ou de Puerto Varas, no Chile, até Bariloche na Argentina), com bebê?

E aí pessoal? Gostaram do relato da travessia do Cruce Andino? Concordam que é um passeio pra família toda?! Essa empresa realiza essa travessia há anos, e por isso, tem total experiência, sendo ideal para famílias com crianças e idosos (nosso caso). Tudo muito tranquilo. Com certeza todos vão se divertir bastante.

Veja outras experiências que você pode fazer quando estiver por Bariloche e arredores:

  1. Tour panorâmico por Bariloche
  2. Cruce andino pelos lagos Andinos da Cordilheira dos Andes saindo de Bariloche, na Argentina;
  3. Cruce andino pelos lagos Andinos da Cordilheira dos Andes saindo de Puerto Varas, Chile
  4. Trilha pelo Parque Nacional Alerce Andino saindo de Puerto Varas
  5. Trilha pelo vulcão Villarrica saindo de Pucón

Contrate seu seguro viagem para seu passeio em Bariloche e a Argentina e Chile:

Na hora de planejar sua viagem à Itália e San Marino contrate um seguro viagem para umas férias mais tranquilas. Ter um seguro viagem para Europa é obrigatório, para que turistas brasileiros tenham permissão para viajar para lá.

Acesse aqui a melhor cotação. O blog só recomenda o que usamos.

Veja mais conteúdo que pode te interessar no Blog sobre Bariloche e a Argentina de modo geral:

Onde ficar em El Calafate: melhores hotéis da cidade

Onde ficar em Ushuaia: melhores hotéis da cidade

Onde ficar em Buenos Aires

Turismo na Argentina: Visite um dos primeiros destinos internacionais dos brasileiros

Melhores doces do mundo: conheça 15 para você experimentar nas suas viagens

Para onde viajar em dezembro: 21 Lugares no Brasil e no mundo para curtir as férias!

Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer

Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais que a moeda local? Descubra 22 deles em 2022

O que comer na Argentina: Principais comidas e bebidas do país

O que fazer em Bariloche, Argentina: Dicas de turismo e viagem o ano todo

Turismo em Bariloche, Patagônia, Argentina: entre neve, chocolates e montanhas

Blog no Youtube: Assine o canal no Youtube e receba todo o conteúdo gratuito: