Se você está querendo planejar uma viagem e gostaria de saber se vale a pena fazer uma viagem e conhecer as cidades turcas, inclusive conhecer a capital da Turquia, veja esse roteiro. Esse é um roteiro especial, com muitas dicas da Turquia.
Além disso, a Turquia é um destino considerado alternativo, você concorda? E nem sempre esse belo e histórico país é incluído nos roteiros de viagem dos brasileiros. Se você gostaria de saber o que fazer na Turquia leia esse post. O artigo vai mostrar lindos museus, castelos, fortalezas, mesquitas e bonitos sítios arqueológicos. Mas será que vale a pena incluir a capital da Turquia na sua viagem ao país?
Saiba que a resposta é sim! A Turquia (incluindo a capital e também as cidades do interior) é um dos lugares mais visitados e turísticos do mundo, você sabia disso?
Dica de ouro: Compre pela Amazon alguns livros sobre a Turquia. Tem um Guia Visual com lindas fotos e dicas mil, que eu adoro e para as crianças tem um mapa incrível com características dos países. Inclusive tem uma página linda sobre a Turquia, veja:
Leia também: Dicas e Presentes para quem gosta de viajar: 71 ideias úteis, criativas e incríveis!
A querida amiga e influencer Cármen Gómez, do Instagram Histórias por onde passei voltou de lá recentemente e contou tudo para ajudar vocês a organizar um maravilhoso Roteiro de viagem pela Turquia. Seja pela capital e por algumas cidades turcas. Um roteiro de 10 dias. Segue ela lá no Insta, que ela dá muitas dicas de viagens pelo Brasil e pelo mundo!
Antes de decidir sua viagem e roteiro pela Turquia, vem com a gente saber um pouco mais sobre a capital, e o país em geral, qual a melhor época para visitar e as atrações, e saber o que tem para fazer na Turquia, com muitas dicas e opções de roteiros. Acompanhe o texto!
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
O que você vai encontrar nesse artigo
- Como chegar a Turquia?
- 1º dia: Istambul
- 2° dia Istambul
- 3° dia Çanakkale e Troia
- 4° dia Pérgamo e Izmir
- 5° dia Éfeso e Pamukkale
- Pamukkale:
- 6° dia Capadócia
- 7° dia Kirsehir, Nigde e Kayseri – Vale do Göreme
- 8° dia Passeio de Balão na Capadócia
- 9° Capital da Turquia: Ancara
- Afinal, qual é a capital da Turquia: Istambul ou Ancara?
- Mas por que Istambul não é a capital da Turquia?
- Onde fica Ancara?
- Onde ficar em Ancara
- 10° dia – De volta a Istambul
- 11° dia Voltamos ao coração histórico da cidade de Istambul.
- 12° dia retorno ao Brasil
- Veja alguns conteúdos que você pode gostar:
- Siga o blog no Instagram e acompanhe nossas viagens em tempo real!
- Siga o blog no Youtube e receba o melhor conteúdo de viagens gratuitamente:
- Temperatura na Turquia- mês a mês
- Veja mais ideias e dicas de roteiros aqui no Blog:
Como chegar a Turquia?
Depois de muitas horas de voo com escalas em São Paulo e Londres, chegamos em Istambul, única cidade no mundo que está localizada em dois continentes.
Lembrando que para chegar a Turquia tem voos direto partindo de São Paulo para Istambul, pela cia aérea Turkish Airlines. Além disso é possível chegar a Istambul com saídas do Rio ou SP por meio de várias cias aéreas europeias, Dubai e de Doha. As passagens mais baratas para Turquia são com conexão em capitais como Madrid, França, Berlim, Londres etc.
Eu já voei de Turkish Airlines indo pro Egito: Vem ler meu incrível Roteiro pelo Egito: Roteiro Egito: veja como planejar sua viagem de 7, 8 12, 15 e 20 dias no Egito
1º dia: Istambul
Fim de tarde, fomos diretamente ao Grand Hotel Gulsoy. Bem localizado, próximo a restaurantes e mercados, inclusive ao Grand Bazar, maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo.
Onde nos hospedamos em Istambul: Grand Hotel Gulsoy
No centro histórico de Istambul, o Grand Hotel Gülsoy fica a 10 minutos a pé do Grande Bazar e da Mesquita de Solimão. A propriedade dispõe de piscina coberta.
O Grand Hotel Gülsoy oferece quartos com TV de tela plana via satélite e frigobar. Algumas acomodações incluem área de estar.
As comodidades de luxo incluem uma sauna, tratamentos de massagem, hammam (banho turco) e um rooftop que abre no verão.
O restaurante do hotel serve pratos internacionais e da culinária turca tradicional. O Grand Hotel também oferece serviço de quarto 24 horas.
O Aeroporto Ataturk fica a 17 km, e você pode acessá-lo através do transfer (aeroporto). O Aeroporto de Istambul fica a 52 km.
Esta é a parte de Istambul de que os nossos hóspedes mais gostam, de acordo com avaliações independentes.
Casais particularmente gostam da localização — eles deram nota 8,9 para viagem a dois.
Veja mais fotos, o preço, avaliações e reserve aqui o Grand Hotel Gulsoy
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
2° dia Istambul
Começamos o dia visitando a Mesquita Otomana Yeni Valide Camii ou Mesquita Nova. Toda revestida de azulejos, mármore, ouro e escrituras do Alcorão.
Faz parte de um complexo datado de 1664, que inclui o Bazar de Especiarias, também conhecido como Mercado Egípcio (Mısır Çarşıs).
São várias bancas com vendedores oferendo provas deliciosas, chá de maçã e dispostos a negociar. Aliás, a pechincha é uma regra. Não se acanhem.
Atravessamos a avenida e fizemos o passeio de barco pelo Estreito de Bósforo, que liga o mar Negro ao mar de Mármara, marcando o limite dos dois continentes no país.
No percurso, uma explicação sobre prédios de ambos os lados.
Ao lado do pier, fica a Ponte de Gálata, que possui dois níveis. Por cima passam veículos e pedestres. No nível inferior, há vários cafés e restaurantes. E foi em um desses que almoçamos.
Veja essa dica de passeio:
Tour de 7 dias pelo melhor da Turquia;
E também veja um Cruzeiro pelo Bósforo e Mar Negro
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
Veja o que fazer em Istambul:
Após, fomos visitar duas igrejas. A de Santo Estêvão, conhecida como Igreja Búlgara, é a única do mundo construída basicamente com ferro. Um símbolo cristão na cidade.
E a Basílica do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Ambas no bairro Balat, de ruas estreitas com casas coloridas e cafés charmosos. Vale a pena uma caminhada pelos arredores.
Fim de tarde, fomos conhecer o Grand Bazar.
Com 3600 lojas em 65 ruas é impossível não se apaixonar.
Especiarias, roupas, bolsas, sapatos, artesanato, joias, os famosos lenços e pashminas, os maravilhosos doces turcos e muito mais fazem a alegria de moradores e turistas.
Contrate aqui: Free tour por Istambul. Um passeio a pé inteiramente grátis
Dica de leitur: 15 mercados públicos para conhecer antes de morrer
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
3° dia Çanakkale e Troia
Cedo partimos para Çanakkale, cidade situada às margens asiáticas do Estreito dos Dardanelos.
Paramos apenas para o almoço às margens do Mar Egeu. Azul, límpido, um espetáculo.
Percorremos alguns quilômetros, onde fica o Sítio Arqueológico de Troia. Famosa cidade lendária, onde ocorreu a célebre guerra, descrita na Ilíada, um dos poemas atribuídos a Homero.
Estávamos com uma guia local, facilitando a compreensão de que a cidade possui pelo menos nove camadas de cidades sobrepostas. Além de indicações, as pedras eram diferenciadas.
Mencionado mais tarde em Odisséia, lá estava ele, o famoso cavalo que serviu de esconderijo para os gregos tomarem a cidade.
Gigante, imponente, uma réplica do cavalo. A construída para o filme com Brad Pitt, doada mais tarde, está em frente a orla da cidade de Çanakkale.
E por falar em Çanakkale, que beleza de lugar. Chegamos no meio da tarde e aproveitamos para passear na orla. Um músico tocando, o sol se pondo, as pessoas curtindo o calçadão.
Na cidade, nos hospedamos no Akol Hotel Çanakkale.
Com vista para o Estreito de Dardanelos, o Hotel Akol está localizado no coração de Canakkale, a poucos passos do mar. A propriedade oferece quartos com ar condicionado, com varanda e vista para o mar. O local conta com um bar na cobertura (no Rooftop), restaurante panorâmico e piscina ao ar livre.
Os quartos confortáveis do Akol Hotel estão equipados com TV via satélite, frigobar e banheiro privativo com banheira, chuveiro e secador de cabelo. O serviço de quarto está disponível 24 horas.
Os clientes podem desfrutar da música ao vivo oferecida regularmente no bar do terraço, ou saborear os pratos da cozinha turca servidos no ambiente espaçoso do Restaurante Akol. Além disso, o Restaurante de Peixes Radika apresenta vista panorâmica para o Estreito de Dardanelos.
Após aproveitar um mergulho na piscina, você pode relaxar no terraço junto à piscina, ou jogar uma partida de bilhar. No bar do saguão, você também pode desfrutar de uma xícara de chá preparado na hora.
Para sua comodidade, o Hotel Akol oferece estacionamento gratuito e uma recepção disponível 24 horas. Você encontrará o Aerpoporto de Çanakkale a 2 km do hotel. Além disso, a antiga cidade de Tróia fica a 3 minutos de carro do local.
Veja as dicas de Tours na Turquia que você pode fazer estando em Çanakkale
1- Excursão aos campos da Campanha de Galípoli
Veja mais fotos, o preço, avaliações e reserve aqui o Akol Hotel Çanakkale.
O que fazer na Turquia: dicas de roteiro e informações sobre outras cidades, incluindo sua capital
4° dia Pérgamo e Izmir
Saímos em direção a Pérgamo.
Antiga cidade grega, rica e poderosa. Centro cultural, comercial e médico da antiguidade, hoje território da Turquia.
Visitamos o famoso centro de tratamento e reabilitação de Asclepion, local consagrado ao Deus da Medicina.
Construído por volta do ano 150 a.C, o hospital fazia tratamentos psicoterapêuticos através de encenações teatrais, massagem, água corrente e leituras. Mas o que mais me impressionou foi um túnel de aproximadamente 300 metros com aberturas no teto, onde os médicos diziam palavras de estímulo, fazendo parecer sons divinos e que melhorava a saúde dos pacientes.
Sem dúvida, cultura e mensagens positivas para cura é muito moderno.
De lá partimos para Izmir. Terceira maior cidade da Turquia, à beira do Mar Egeu. Fundada pelos gregos, ocupada pelos romanos, antes de fazer parte do Império Otomano.
Fizemos uma visita panorâmica antes de chegar ao Hotel.
Veja as dicas de passeios que você pode fazer em Pérgamo e e Izmir
- A excursão passa para buscá-lo no seu hotel de Izmir e faça o passeio: Excursão a Pérgamo;
- O passeio passará para buscá-los no aeroporto de Izmir ou pelo ponto combinado e dará início a um fascinante tour de 3 dias pelas Sete Igrejas do Apocalipse. As igrejas nas cidades Turcas que você vai conhecer é: Pérgamo, Sardes, Izmir, Pamukkale, Hierápolis, Éfeso e Laodiceia. Completamente imperdível!
Dica de hotel em Izmir: Ficamos hospedados no hotel Hilton Garden Inn Izmir Bayrakli.
O Hilton Garden Inn Izmir Bayrakli está convenientemente localizado em frente à Estação de Metrô Salhane, na área comercial da cidade, com vista para o Mar Egeu. Pegue o metrô Izban para uma viagem de 15 minutos até o centro da cidade ou uma viagem de 35 minutos até o Aeroporto Adnan Menderes. Aproveite o fácil acesso a restaurantes, lojas, mercados e entretenimento locais, incluindo Arena Concert Hall e Izmir Fair Complex.
Comece o seu dia com um farto café da manhã preparado na hora no Garden Grille & Bar. O restaurante também oferece pratos locais à la carte para almoço e jantar. No final do dia, relaxe com um coquetel enquanto admira a vista do pôr do sol sobre o Mar Egeu. Há também uma variedade de bebidas e lanches disponíveis em nosso Pavilion Pantry 24 horas, útil para aquele lanche da meia-noite.
Mantenha-se em forma no centro de fitness bem equipado localizado no primeiro andar. Fique conectado para trabalhar no centro de negócios com acesso Wi-Fi gratuito. Este hotel em Izmir tem três salas de reuniões e um espaço flexível para eventos para acomodar até 150 convidados. Também está disponível uma área de estacionamento interior/exterior gratuito.
Veja mais fotos, o preço, avaliações e reserve aqui o Hilton Garden Inn Izmir Bayrakli.
O que fazer na Turquia: dicas de roteiro e sua capital
5° dia Éfeso e Pamukkale
Mais 200 km até chegarmos a Éfeso. Cidade antiga mais bem conservada da Ásia Menor, que durante os séculos I e II monopolizou a riqueza do Oriente Médio.
Dica de o que fazer em Éfeso:
Os Banhos Romanos, tradicionais até hoje no país.
A Biblioteca de Celso (Governador romano). Terceira mais importante biblioteca do mundo antigo, com aproximadamente 12 mil rolos de manuscritos.
O Odeon com capacidade para 1.500 pessoas, cenário de atrações musicais e que servia também como Parlamento.
O Templo de Adriano muito bem conservado até hoje.
O Teatro considerado o maior da Turquia.
A Casa de Maria
Segundo a Bíblia, ao ser crucificado, Jesus pediu a João, seu discípulo mais próximo, que cuidasse de sua mãe. Foram para perto de Éfeso em 37 d.C., onde passou o resto de sua vida em uma casa de pedras.
Venerado também pelos muçulmanos, o ambiente é pequeno e foi transformado em museu.
Não é permitido fotografar. Os visitantes entram pela porta principal, passam por 2 ou 3 cômodos, onde há um altar e, seguindo o fluxo, saem na lateral.
Lá fora, há um espaço reservado para colocar velas, que são vendidas no interior da casa. Há também uma fonte com água benta. As pessoas levam garrafas e nós também enchemos a nossa.
Ao lado, uma parede, onde é possível deixar pedidos e agradecimentos em papeizinhos enrolados e encaixados nos demais.
E, como em todo local de turismo, uma lojinha com produtos religiosos.
Para quem pretende visitar Éfeso, vale a pena dar uma paradinha. Visitar, observar, agradecer. É perto do sítio arqueológico.
Veja outras dicas de passeios saindo de Éfeso:
- Neste passeio a Pamukkale e Hierápolis você visitará dois lugares Patrimônio da Humanidade da Turquia. Excursão a Pamukkale e Hierápolis
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
Pamukkale:
De lá partimos para Pamukkale até as piscinas termais de origem calcária que, com o passar dos séculos, formaram bacias de água que descem em cascata.
Impressiona pela beleza, entretanto se alguém quiser conhecer, melhor se apressar. Hotéis e casas termais estão desviando a água para suas propriedades, deixando o local completamente seco em várias partes. Infelizmente.
Faça esses passeios em Pamukkale:
1- Passeio de balão por Pamukkale
À noite, próximo ao Lycus River Thermal Hotel, hotel em que ficamos hospedados em Pamukkale, assistimos à cerimônia de dança dos dervixes rodopiantes.
Os sufis buscam o contato com Deus através dos cânticos, música e dança.
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
Onde ficar em Pamukkale:
O Lycus Hotel oferece acomodações de qualidade a 5 km do mundialmente famoso Pamukkale. Possui um centro de bem-estar amplo, equipado com banheira de hidromassagem, piscinas ao ar livre e coberta, além de comodidades para massagens.
Os quartos modernos do Lycus River Thermal Hotel têm TV via satélite. Todas as unidades incluem banheira, varanda privativa e ar-condicionado. Também oferecem comodidades para fazer chá e café, bem como WiFi.
Você pode saborear as especialidades gastronômicas locais servidas no restaurante do hotel. Outras comodidades do hotel incluem academia de ginástica, hammam tradicional (banho turco), sauna e quadra de tênis.
As fontes termais de Pamukkale e a cidade histórica de Hierápolis, tombadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, ficam a 5 km de distância do hotel. Para sua comodidade, o estacionamento público é gratuito no local.
Veja mais fotos, preços e reserve aqui: Lycus River Thermal
Veja as fotos cedidas pela Booking:
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
6° dia Capadócia
Talvez o mais aguardado. Após o café da manhã, saímos rumo à Capadócia. Foram 600 km. Praticamente o dia inteiro, já que os ônibus de turismo não têm permissão para viajar à noite.
7° dia Kirsehir, Nigde e Kayseri – Vale do Göreme
Cedo partimos para as cidades Kirsehir, Nigde e Kayseri.
Conhecemos o Vale do Göreme, cartão-postal da região. Paisagens esculpidas pela erosão do vento e da água nas rochas.
De lá, partimos para Avanos, um povoado de ceramistas e Kaymakli. Essa uma cidade subterrânea muito bem preservada. Percorremos alguns andares com passagens estreitas e pouquíssimas aberturas.
Confesso que, em um determinado momento, onde apenas uma pessoa entrava ou saía, fiquei apreensiva. Muita gente descendo, sem espaço para subir. E ali, naquele espaço totalmente fechado, achei melhor voltar.
Lá em cima, foi um alívio. Tenho asma e sempre me preocupa a falta de ar.
Fim do dia, fomos às compras em uma cooperativa de artesãos de tapetes turcos, onde havia também aquelas miudezas de que tanto gostamos.
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
Estando na Capadócia, não deixe de fazer esses passeios:
1- Passeio de balão pela Capadócia
2- Psseio de 6 horas pela Capadócia. Te pega no ponto combinado e te deixa no local combinado. Nesse tour vais conhecer vales e montanhas. Tour pelo sul da Capadócia
8° dia Passeio de Balão na Capadócia
Madrugamos para o tão sonhado passeio de balão. Afinal estar na região e não voar não estava nos meus planos.
Sem ter como agendar com muita antecedência, 6 dias antes, marquei lugar no cesto e precisei contar com o bom tempo.
Tudo certo. Sem vento e com a sensação de estar flutuando. Um silêncio absurdo.
Do alto a paisagem é belíssima. A natureza sempre surpreende. A empresa escolhida foi a Brothers Ballon, que faz o translado hotel/voo/ hotel. E ainda nos brindou com um espumante da região.
Perto dali, o Göreme Open Air Museum, com várias igrejas e mosteiros bizantinos é parada obrigatória.
Contrate aqui pagando em real e com cancelamento grátis: Passeio de balão pela Capadócia
O meu passeio custou 280 euros ou 280 dólares, mas existem de outros valores e vale cada centavo.
Voltando ao hotel, tomamos café da manhã e partimos para Ancara, a capital federal da República Turca. Mais 300 km.
No meio do caminho, paramos para conhecer o segundo maior lago da Turquia: oTuz Gölü, que significa “lago de sal”.
Com uma área de 1500 km², está localizado bem no centro do país e é responsavel por 70% de todo sal consumido no país.
Na verdade, de água mesmo havia uma pequena poça. De resto era puro sal.
O restaurante de buffet amplo do hotel serve especialidades turcas e internacionais, e você também pode desfrutar de bebidas ao lado da lareira, no bar do saguão.
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
Hotel na Capadócia: Suhan Cappadocia Hotel & Spa
Nos hospedamos no Suhan Cappadocia Hotel & Spae aproveitamos para tomar uns drinks, jantar e descansar.
Este hotel está localizado no centro da cidade de Avanos, ao lado do Rio Kizilirmak. Possui piscinas coberta e ao ar livre, massagens terapêuticas e WiFi gratuito. Todos os quartos incluem TV de tela plana.
Os quartos do Suhan Cappadocia Hotel & Spa oferecem área de estar e ar-condicionado. São amplos, e decorados com cores aconchegantes e móveis modernos.
A equipe da recepção 24 horas pode ajudá-lo a organizar passeios locais. Depois de um dia de passeios, você pode relaxar na sauna ou na banheira de hidromassagem do Suhan Cappadocia Hotel & Spa.
O lugar tem uma boa estrutura com restaurante, banheiros e uma loja de produtos variados, inclusive cosméticos à base de Sal, é claro.
O Suhan dispõe de aluguel de automóveis e estacionamento gratuito. Também pode providenciar serviço de translado para o Aeroporto de Nevşehir, que fica a 45 minutos de carro da propriedade.
Veja mais fotos, preços, avaliações e reserve o Suhan Cappadocia Hotel & Spa
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
9° Capital da Turquia: Ancara
Finalmente chegamos em Ancara, e já fomos direto ao Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o líder da luta nacional, eleito por unanimidade o primeiro presidente da República.
No local, há um museu com a exposição de objetos pessoais e presentes oferecidos por outros chefes de Estado. É grande, vários corredores e muito bem cuidado. Fotos no museu são proibidas, mas as pessoas não respeitam e, sem controle, abusaram.
Capital da Turquia: museus, muitos sítios arqueológicos e história intensa
Muita gente pensa que apenas Istambul e a Capadócia merecem estar no roteiro na Turquia, mas saiba que você está errado. Ancara é uma das cidades da Turquia mais legais e interessantes, principalmente quando o assunto é história. A capital Ancara ganha muito destaque e é um show.
Ancara foi fundada lá no ano de 1200 pelo povo hitita. Dessa forma, a cidade passou também por vários impérios, assim como toda a Turquia. Ancara ficou sob o domínio dos romanos, helenísticos, otomanos, bizantinos e também os frígios. Todos esses povos deixaram um inesquecível legado em relação a história e arquitetura para a cidade de Ancara.
Por toda a capital, é possível visitar construções imponentes, muitos sítios arqueológicos e lindos museus. Todo esse conjunto faz com que as memórias do povo turco não sejam esquecidas.
Por isso, ao visitar a Turquia, além de Istambul e também a Capadócia, não deixe de fora a cidade de Ancara, que é a capital da Turquia.
Afinal, qual é a capital da Turquia: Istambul ou Ancara?
Muita gente acha que a famosa cidade de Istambul é a capital da Turquia, porém, está enganada. Saiba que a cidade de Ancara é a capital turca que, é considerada a segunda maior cidade da Turquia.
Ancara, possui cerca de 4,6 milhões de habitantes. Essa cidade foi declarada como capital da Turquia em 1923, e é um importante centro industrial e mercantil turco.
Mas por que Istambul não é a capital da Turquia?
Essa super confusão de capitais acontece atualmente por vários motivos. O primeiro é porque, no passado recente, Istambul já foi sim a capital turca. Com a queda do Império Otomano, a cidade de Ancara ganhou esse título de capital. Eu particularmente acho Isambul mais importante que Ancara, mas politicamente falando, Ancara, por ser capital, é o município mais importante da Turquia.
Outro motivo que contribui para essa super confusão de capitais é porque tem uma parte de Istambul que fica na Europa, e outra parte fica na Ásia. E como sabemos que o mundo é super eurocentrista, uma cidade colada na Europa acaba sendo mais famosa, não é mesmo?
E por último, acho que a confusão de saber qual é a capital da Turquia, Istambul ou Ancara, é porque Istambul, que realmente é a cidade mais famosa da Turquia, possui um valor histórico incrível, que passa de séculos por séculos. Istambul já foi capital dos Impérios Romano, Bizantinos e o Otomano. Incrível, não é mesmo?
Onde fica Ancara?
Muitas pessoas também têm dúvida, e querem saber onde fica Ancara. Será que Ancara é no litoral turco? Será que é perto de Istambul?
Saiba que a capital turca está localizada na região de Anatólia Central. Ancara fica em uma íngreme colina rochosa e super escarpada, bem às margens de um rio chamado Enguri Su, que é afluente do Rio Sangário.
Veja o mapa da Turquia, e o mapa da região de Ancara:
A distância entre Ancara e Istambul é de 445 km, sendo que a viagem entre ambos os destinos pode levar cerca de cinco horas.
Mapa de Ancara
Para visitar a cidade e explorar as principais atrações, nada melhor do que ter um bom mapa de Ankara em mãos para montar um planejamento com os locais mais legais para conhecer.
Dá uma olhadinha nesse guia da cidade que elaboramos para te auxiliar na sua viagem pela Turquia.
Agora veja esse mapa, ligando Istambul e Ancara para você ver como a Turquia é enorme.
Agora que você já sabe onde fica Ancara, veja algumas distâncias para você organizar seu roteiro pela Turquia:
1- A distância entre Ancara e Istambul é de 445 km;
2- A distância entre Ancara e Pamukkale é de 482 km;
3- A distância entre Ancara e a Capadócia é de 332 km.
Onde ficar em Ancara
Fim de tarde foi um passeio no shopping, bem ao lado do CPAnkara, nosso hotel. Aliás, o melhor de toda a viagem.
Localizado próximo ao shopping center ANKAmall, este hotel 5 estrelas oferece quartos espaçosos com TV interativa. Oferece serviços gratuitos de health club que incluem acesso a um ginásio, sauna, banheira de hidromassagem, centro de spa e sala de vapor. O WiFi gratuito está disponível em todas as áreas.
Todos os quartos do CPAncara Hotel têm almofadas anti-alérgicas. As comodidades dos quartos incluem televisão por satélite, cofre para computador portátil e chá/café gratuitos.
Os hóspedes podem desfrutar de uma variedade de massagens no SLife SPA & Wellness Centre do CP Ancara Hotel.
Revistas locais e internacionais, jornais, TV de plasma, livros e um canto de leitura estão disponíveis no Club Lounge.
O Restaurante Prime, localizado no piso do átrio, e o Restaurante Roof servem petiscos turcos e internacionais. Vistas panorâmicas de Ancara acompanharão seu jantar no Roof Restaurant.
O CPAnkara Hotel fica apenas a 80 metros da Estação de Metro Akköprü. A Praça Kızılay e os ministérios estão a 8 km, enquanto Anitkabir e os Hammams Romanos estão a 5 km da propriedade. O Museu das Civilizações da Anatólia, o Museu de Etnografia e o Museu de Pintura e Escultura estão a 6 km de distância. O Aeroporto Internacional de Esenboga fica a 30 minutos de carro do hotel.
Veja mais fotos, avaliações e reserve CPAnkara
Como chegar em Ancara, Turquia?
Se você começar seu roteiro pela Turquia, provavelmente começará por Istambul, pois os vôos são mais constantes dali, partindo do Brasil.
Partindo do Brasil, para a Turquia há diversas companhias aéreas que vão até lá. No entanto, para Ancara, só a companhia aérea Turkish Airlines possui voos direto pra lá. .
As outras empresas aéreas voam pra lá, mas com escaladas em capitais europeias, como Londres, Amsterdã, Frankfurt, Madrid, Paris e Zurique.
Se você for trabalhar em Ancara, e não for viajar a turismo, recomendo fazer um voo direto para o Aeroporto de Ancara, chamado Aeroporto Internacional Esenboğa. Porém, se você está viajando a passeio e pretende conhecer outros destinos do país, como Istambul e a Capadócia, você pode chegar em Ancara de avião, ônibus, trem ou carro alugado.
Reserve o carro por aqui para viajar para a Turquia:
Se você vai alugar um carro para rodar pela Turquia, nós recomendamos os serviços da RentCars. Já usamos essa agência em várias viagens e a diferença na qualidade da atenção do atendimento e claro, dos veículos nos deixou muito satisfeitos.
Capital da Turquia: roteiro e o que fazer
10° dia – De volta a Istambul
Após café da manhã, encaramos 450 km direto a Istambul.
Chegamos fim de tarde, no mesmo hotel do primeiro dia (Grand Hotel Gulsoy), e fomos passear no Grand Bazar para mais algumas comprinhas.
Fizemos um passeio noturno na rua de pedestres mais famosa de Istambul, a Avenida Istiklal Caddesi.
Nela está localizada a maior igreja católica romana da cidade.
Restaurantes, sorveterias, lojas de doces, especiarias, de grandes marcas, consulados de vários países, sinagogas e mesquitas.
Além do charmoso bondinho vermelho, que passa pra lá e pra cá, bem no centro da avenida.
Fazia muito frio. Mesmo assim, resolvemos dar uma caminhada no centro histórico. Apesar da visita à Mesquita de Hagia Sophia estar agendada para o dia seguinte, resolvemos entrar.
A poucos minutos de fechar, foi a melhor coisa que fizemos. Vazia, sem tumulto e toda nossa.
Obra-prima da arquitetura bizantina, construída no século VI, já foi catedral e mesquita por algumas vezes.
Atualmente mesquita, porém apenas como museu, havendo um pequeno espaço para a reza.
Impressiona pela grandiosidade e beleza dos vitrais.
Veja amais fotos, avaliações e preços e reserve o Grand Hotel Gulsoy em Istambul.
Não deixe de ver: Veja também: Tour de 7 dias pelo melhor da Turquia
Capital da Turquia: roteiro e o que fazer
11° dia Voltamos ao coração histórico da cidade de Istambul.
Algumas pessoas do grupo não haviam feito o passeio noturno, portanto começamos pela Hagia Sophia.
A visita é gratuita, devendo apenas entrar na fila, que era bem extensa, porém rápida.
Mulheres devem cobrir o rosto e ombros. E todos, as pernas. Bermudas não são permitidas, nem para homens.
Calçados são tirados e colocados em armários. Sugiro levar uma sacolinha para poder carregar junto. São muitas pessoas e o tênis de uma amiga sumiu.
Ao lado, fomos conhecer a Cisterna de Basílica. Construída no ano de 532, foi utilizada até finais do século XIV.
São galerias e túneis que armazenavam água e abasteciam a cidade na época do Império Bizantino. Hoje, tornou-se uma das atrações da cidade.
De lá, passamos pelo antigo hipódromo romano até a Mesquita Azul, aquela dos 6 minaretes. Mas estava fechada para reforma. Uma pena!
Paramos para o almoço e, de sobremesa, nos deliciamos com a beleza do Palácio Topkapi, residência dos sultões otomanos.
Vários jardins, objetos pessoais, um diamante de 88 quilates, porcelanas, as peças que serviam de biblioteca, quarto das várias esposas, dizem que 1000. Tudo muito bem conservado e com uma riqueza de detalhes impressionante.
Chovia e, no fim de tarde, de volta ao hotel, jantamos ali mesmo.
Capital da Turquia: roteiro e o que fazer
12° dia retorno ao Brasil
No dia seguinte, cedo partimos para o aeroporto rumo ao Brasil.
Uma viagem incrível, super bem organizada pela Mala e Cuia, uma operadora de Porto Alegre. Possui vários roteiros e eu já estou ansiosa aguardando a próxima. Mas isso é uma outra história.
Você visitou outros lugares da Turquia e tem dicas? Por acaso você já sabia qual era a capital do país? Escreva nos comentários.
Se você quer viajar pra Turquia, mas acha que um Roteiro pela Turquia é caro, veja esse pacote: Tour de 7 dias pelo melhor da Turquia;
O que fazer na Turquia: roteiro e sua capital
Veja alguns conteúdos que você pode gostar:
1- Egito completo, 8 dias com tudo incluído
2- Líbano, mapa: turismo, principais cidades e curiosidades ;
3- Roteiro de 7, 10 e 12 dias nos Emirados Árabes: Dubai e Abu Dhabi
5- Moeda de Dubai: descubra qual levar para a sua viagem em 2023;
6- Onde fica Dubai? Descubra localização no mapa, curiosidades e mais informações de turismo
Siga o blog no Instagram e acompanhe nossas viagens em tempo real!
Siga o blog no Youtube e receba o melhor conteúdo de viagens gratuitamente:
Temperatura na Turquia- mês a mês
O clima em Ancara e na Turquia de modo geral é considerado quente- temperado. Isso significa que o país conta, ao longo do ano, em média, a temperatura pode variar de 4 °C a 28 °C. E é bem raro temperaturas inferior a -1 °C ou mais que 31 °C.
O verão na Turquia, que vai de junho a setembro, possui várias regiões que podem apresentar forte calor, com temperaturas que chegam a 26°C.
Importante dizer que o verão é um período de alta temporada pois a Turquia tem belas praias, e o país recebe uma horda de turistas, vindos de todo mundo.
Já na estação de inverno, as temperaturas podem cair consideravelmente e chegar próximo de 1°C. Tem lugar que fica com número negativo.
Dessa forma, se pretende viajar para a Turquia nessa época do ano, leve roupas quentes, pois o clima fica bem frio.
Porém, saiba que a melhor época para viajar para a Turquia é a primavera e outono. Isso porque não está frio demais ou calor demais e a natureza está linda.
E o mais importante: Nesse período você consegue fugir do enorme número de turistas e dos climas extremos. Definitivamente a primavera, que vai de março a junho, e também o outono, entre setembro e dezembro, são as melhores escolhas.
Durante a primavera e o outono, você encontrará um clima mais ameno, preços mais baratos e claro, mais tranquilidade para fazer um roteiro pela Turquia.
Leia também: Qual é a melhor época para viajar à Europa?
Veja mais ideias e dicas de roteiros aqui no Blog:
1- Roteiro de 7, 10 e 12 dias nos Emirados Árabes: Dubai e Abu Dhabi
2- Roteiro Egito: veja como planejar sua viagem de 7, 8 12, 15 e 20 dias no Egito
3- Roteiro em Paris de 3, 4, 5, 7, 9 dias
4- Roteiro Punta Cana e Cidade do Panamá em 5 dias
5- 8 dicas para montar um roteiro de viagem
6- Roteiro de Viagem Personalizado: contrate uma Travel Designer
7- Lisboa com crianças: o que fazer e onde ficar – roteiro de 3 dias
8- Paris com crianças: roteiro e 35 dicas sobre o que fazer e onde ficar