Se você é como eu e como minha família, tenho certeza que você vai adorar esse artigo. Trouxemos aqui, os 16 melhores shoppings cariocas para fazer compras no Rio de Janeiro, para aproveitar o seu passeio pela cidade da melhor forma.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Shoppings no Rio de Janeiro
Essa vista é simplesmente uma das mais bonitas do Rio de Janeiro. E essa foto foi tirada da janela de um shopping carioca, entre uma compra e outra.

Quando uma pessoa viaja, geralmente, procura saber os melhores lugares para fazer compras, fazer refeições, sacar dinheiro, dentre outras conveniências.

Booking.com

Nesse sentido, os shoppings podem ajudar muito. Afina de contas, embora não sejam pontos turísticos nas cidades, eles são bons lugares para resolver muitas coisas ao mesmo tempo.

Por isso, quando for viajar, procure saber quais os melhores shoppings da cidade. Pois é bem provável que, em algum momento, essa informação será útil.

Pensando nisso, separamos os 16 melhores shoppings cariocas para quem quer saber onde fazer compras no Rio de Janeiro. Confira esta lista!

16 melhores shoppings cariocas

Confira abaixo quais são os 16 melhores shoppings cariocas para te ajudar na hora de fazer suas compras no Rio de Janeiro.

Shoppings no Rio de Janeiro:

1Botafogo Praia Shopping

O Botafogo praia Shopping é o shopping mais perto de casa, e nem por isso é o que eu mais frequento. Costumo brincar eo chamo de Botafogo Escada Shopping, porque ele tem muitas escadas rolantes. Brincadeiras à parte, recomendo muito a visita. Ele possui lojas boas e uma ótima praça de aliemtnação. Mas o que ele mais se destaca é a vista maravilhosa que ele possui. É de perder o fôlego.

Certamente a vista desse shopping é uma das atrações gratuitas do Rio de Janeiro. Você consegue chegar de metrô, é bem fácil.

Sobre restaurantes recomendo o Kotobuki e o Amelie.

Shoppings no Rio de Janeiro
Esse dragãozinho é p símbolo do Botafogo Praia Shopping e faz a alegria da criançada.

2 – Village Mall

Ainda na Barra da Tijuca, O Village Mall é um excelente shopping para quem busca um ambiente mais luxuoso. É uma construção recente, e é considerado o centro do consumo de luxo no Rio.

A decoração é moderna e leve, os corredores são amplos e as lojas congregam marcas de luxo internacionais e nacionais.

Dessa forma, os restaurantes presentes nesse shopping também são os melhores da cidade. Dentre eles, podemos citar: Itacoa Rio, Eccelenza, Le Vin, Pobre Juan, Naga, Nolita, Madero Steak House, Aconchego Carioca, dentre vários outros. 

3 – Rio Design Barra

Ainda na Barra da Tijuca, uma excelente opção de shopping é o Rio Design Barra. Ele tem tanto lojas famosas, quanto muitas opções boas para alimentação.

Dentre os principais restaurantes, podemos citar o Gran Parrilla, o Corrientes 380, o In House Café Bistro, o Gurumê (meu favorito), Adegão Português, CT Brasserie, Camarada Camarão, etc.

Um diferencial desse shopping é que ele é pet friendly. Ou seja, permite a circulação de animais domésticos, como cães e gatos, pelos corredores.

Por isso, é uma excelente opção para quem leva os pets em suas viagens ao Rio de Janeiro, pois pode aproveitar para passear um pouco com eles.

Além disso, foi o local tem uma sala de cinema vip. Por isso, tem um cinema fabuloso e incrível onde dá pra beber champanhe. É chique ou não é?

4 – Shopping Rio Sul

O que eu mais frequento. Construído em 1980, foi o primeiro shopping da cidade, e atende cariocas e visitantes há muitos anos.

A sua localização é estratégica, pois fica na Zona Sul, próximo dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

É um shopping completo e muito grande, com sete andares. Ele oferece uma infinidade de lojas e serviços, atendendo bem às necessidades dos turistas e refletindo o estilo de vida carioca.

É uma ótima opção para quem se hospeda na Zona Sul, principalmente para quem está em Copacabana.

Nele, você encontra vários restaurantes e muitas lojas. Alguns restaurantes que o Shopping Rio Sul possui: Gurumê, Madero, Outback Steak House, Camarada Rio Sul, Sushi Rio. Um dos restaurantes que eu mais recomendo é o Abbraccio cozinha italiana. Esse entraria facilmente numa lista de melhores restaurantes italianos do Rio de Janeiro.

Sobre as crianças no Rio Sul aqui tem um espaço kids maravilhoso e enorme e com preço bom. Então a criança consegue curtir enquanto você faz as suas compras ou almoça calmamente.

O restaurante preferido da minha filha e criança viajante é um selfie service chamado TBT. Muita variedade e preço bom. Recomendo o passeio nesse shopping com crianças.

Shoppings no Rio de Janeiro
Enquanto minha criança viajante curte o espaço kids do Shopping Rio Sul…
Shoppings no Rio de Janeiro
Vou a um dos excelentes restaurantes do Shopping Rio Sul.

5 – Rio Design Leblon

Também na Zona Sul, no ponto mais nobre do Rio de Janeiro, você encontra o shopping Rio Design Leblon.

Nele, o ambiente é agradável, com música ambiente e decoração descolada. Possui mais de 60 lojas que são frequentadas tanto por moradores da cidade, quanto por turistas, pois essa região é uma das melhores para se hospedar no Rio de Janeiro.

Para quem não abre mão de passear com seu pet, esse shopping também é pet friendly, o que significa dizer que você pode passear com o seu cachorrinho pelos corredores sem preocupações.

Shoppings no Rio de Janeiro

6 – Shopping Leblon

Logo depois do Rio Sul esse é o mais frequentado por nossa família. Está localizado numa área super nobre da cidade, o bairro do Leblon, você também pode escolher o Shopping Leblon para fazer compras, refeições ou apenas dar uma voltinha para conhecer e quem sabe encontrar algum ator ou atriz famosa.

O shopping tem uma incrível praça de alimentação, onde você encontrará excelentes restaurantes para apreciar uma refeição chique, com vista para o Cristo Redentor e para o Corcovado.

Nesse shopping, você encontra restaurantes, lojas nacionais e internacionais e cinemas. Eu acho engraçado porque nesse shopping não tem MC Donalds. Ou seja, é shopping de rico. Hahaha. Eu nunca conheci nenhum shopping sem Mc Donalds, mas esse não tem. Mas tem Bobs.

Esse shopping é interessante para quem está hospedado no Leblon ou em Ipanema, pois é bem próximo desses locais.  

O que amo no shopping Leblon e por isso que gosto tanto dele: O shopping Leblon possui uma livraria maravilhosa, que as crianças podem folhear os livrinhos e tem um espaço pra elas. Além disso aqui também tem um bom espaço kids para elas.

Outra coisa que o shopping Leblon se destaca muito: as sorveterias daqui são excelentes. Não deixe de provar os sorvetes da Momo Gelato, Bacio de Late e Momo Attimo.

Restaurantes que eu recomendo no Shopping Leblon: Ráscal (buffet), Outback Restaurante, Balada Mix (esse restaurante é mais carioca impossível), Viena Gourmet, etc.

O site do shopping tem maiores informações.

Shopping Leblon no Rio de Janeiro
Minha criança viajante adora a loja do Lego no Shopping Leblon.

7 – Casa Shopping

Esse shopping fica na Barra da Tijuca, e atende bem quem procura um lugar com bons restaurantes, e gosta de visitar lojas de decoração e arquitetura.

Isso porque ele é referência na área de comércio de decoração, contando com vários blocos, para compras.

Dentre os principais restaurantes desse shopping, podemos citar: Ráscal, La Plancha, Spoleto, L’Entrecôte de Paris, Fogo de Chão, Manekineko, dentre outros.

Para quem viaja com crianças, também é interessante, pois tem um excelente Espaço Kids.

Uma boa opção para quem está na Zona Oeste.

Shoppings no Rio de Janeiro

8 – Fashion Mall

Este shopping é uma referência no que diz respeito a gastronomia, moda e cultura. Também é uma referência no quesito luxo, pois foi o primeiro shopping a levar marcas internacionais para o Rio de Janeiro.

É um shopping bem tradicional, que existe desde o ano do meu nascimento. Nele, era muito comum encontrar artistas globais passeando. Eu particularmente acho ele bem vazio toda vez que eu vou, mas ele tem uma sensação de espaço aberto, e isso foi fundamental durante a pandemia onde a gente estava evitando aglomeração.

Aqui possui excelente restaurantes e um teatro, além de salas de cinema.

Esse shopping fica em São Conrado, e não tem metrô perto, então é melhor ir de uber.

Recomendo o restaurante: Paru Inkas Sushi, Gurumê, Chez Lami, etc.

Shoppings Village Mall no Rio de Janeiro
Quando fomos ao Fashion Mall tinha um espaço kids da Galinha Pintadinha

Shoppings no Rio de Janeiro

9 – Shopping da Gávea

Localizado na Gávea, é um dos shoppings com as melhores salas de cinema e teatro. Além disso, possui ótimas lojas e restaurantes.

Ele é bastante conhecido pelas peças que ficam em cartaz lá. Então, é uma boa opção para quem quer aproveitar para ir ao teatro.

Além disso, reúne muitos famosos e artistas, um atrativo a mais para o local. Afinal, muitos turistas querem ter a oportunidade de encontrar pessoas famosas.

No final de semana passado tomamos café do Parque da Cidade da Gávea, visitamos o Museu da Cidade que fica na Gávea, almoçamos no Shopping da Gávea e de tarde assistimos a um espetáculo no Shopping da Gávea. Dia perfeito com esse roteiro de 1 dia no Rio de Janeiro.

Não deixe de ler: Parque da Cidade ou Parque da Gávea no Rio de Janeiro

Shoppings da Gávea  no Rio de Janeiro
O shopping da Gávea possui muitos espetáculos voltados para as crianças. A primeira vez que minha criança viajantes foi ao teatro foi nesse shopping. Ela adorou. Bem achei que ela iria dormir na peça, que era meio no escuro. Mas ela amou.

Shoppings no Rio de Janeiro

10 – Via Parque Shopping

Para fechar esta lista, não podemos deixar de mencionar o Via Parque Shopping, localizado na Barra da Tijuca.

É um ótimo shopping e conta com várias lojas, inclusive com artigos infantis e para bebês. Então, é uma boa indicação para quem precisa de algo para os pequenos.

Os artigos infantis ficam concentrados todos no mesmo piso, facilitando encontrar o que precisa.

O local também tem boas opções de alimentação e serviços, ótimas salas de cinema e grandes lojas de departamento.

Agora que você já sabe quais são os 10 melhores shoppings cariocas, não terá dúvidas na hora de fazer compras no Rio de Janeiro.

Verifique aquele que está mais próximo do seu local de hospedagem, e que atende às suas necessidades, e aproveite para ter mais comodidade durante a sua viagem.

Shoppings no Rio de Janeiro

11 – Barra Shopping

Situado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, este é um dos maiores shoppings da cidade.

Lá, é possível encontrar todo tipo de loja e serviço. Além da praça de alimentação com muitos restaurantes, também compõem o shopping uma grande quantidade de lojas, caixas eletrônicos, farmácias, agência dos correios lotéricas, e até mesmo um centro médico.

As melhores marcas de roupas estão no Barra Shopping. Além disso, ele também concentra excelentes restaurantes como La Cabrera, Le Vin, Serafina, Salitre e muitos outros.

É uma excelente opção para quem for para a capital carioca, e se hospedar na Zona Oeste.

Veja mais sugestões de Shoppings no Rio de Janeiro

12- Norte Shopping

13- Nova América Outlet Shopping

Esse aqui é ótimo para fazer boas compras. Já comprei tanta bolsa na Victor Hugo daqui que eu nem te conto. Recomendo demais uma visita ao Nova América. Eu estou rpecisando voltar. O legal é que a gente consegue ir de metrô, Del Castilho é a estação mais próxima do Shopping Nova América / Metrô Del Castilho. Você sai praticamente dentro do shopping.

14- Ilha Plaza Shopping (Ilha do Governador)

15- Shopping Tijuca

16- Bangu Shopping

Veja mais artigos que podem te interessar sobre o Rio de Janeiro:

Onde comer no centro do rio: 10 restaurantes no Centro do RJ que você precisa conhecer

Turismo no Rio de Janeiro: A cidade mais famosa do Brasil continua de braços abertos para te receber

Lugares para comemorar aniversário no Rio de Janeiro RJ

Restaurantes românticos no Rio de Janeiro: 27 lugares para jantar

Lugares para fazer turismo no Rio de Janeiro: 5 passeios que cariocas adoram

21 Melhores cafeterias do Rio de Janeiro: guia completo!

Guia de compras no SAARA RJ: Vale a pena fazer compras nas lojas do centro do Rio de Janeiro?

Vale a pena visitar a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, RJ? Veja o que fazer, onde comer, hotéis e pousadas

Onde tomar café da manhã no Rio de Janeiro? Dicas de 21 lugares incríveis na cidade maravilhosa

17 dicas de lugares para piquenique no Rio de Janeiro RJ

Gírias cariocas e seus significados em 2022

O que fazer em Itaipava RJ: melhores dicas e roteiro pronto

As 20 melhores praias do Rio de Janeiro

5 hotéis incríveis com as piscinas mais bonitas no Brasil

Vale a pena fazer compras na CADEG, Benfica, Rio de Janeiro, RJ? Veja também Onde fica, Como Chegar e o que fazer

Vale a pena visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro? Saiba tudo sobre ingressos e preços

Conclusão: Vale a pena fazer compras nos Shoppings do Rio de Janeiro?

Com certeza sim. Existem bons preços em alguns shopping que são outlets, e você também pode dar a sorte de pegar alguma promoção e liquidação.

Mas se você não quiser comprar nada, basta passear e ver as lojas lindas e últimas novidades. Além disso, passear no shopping é uma das coisas para se fazer no Rio de janeiro com chuva.

Termino um post com um pensamento lindo que encontrei pelas paredes dos shoppings no Rio de Janeiro.

Leia também: O que fazer na Lapa no Rio de Janeiro de dia e de noite!

Minha criança viajantes é a única carioca da minha família.