Que o café é um ótimo acompanhamento para um pão delicioso e quentinho, todo mundo já sabe. O que você talvez não tenha imaginado é que é possível ― e delicioso ― combinar as duas coisas em uma só! É isso mesmo! No artigo de hoje, ensinamos uma receita incrível de pão integral de café: uma solução saudável, nutritiva e saborosa para o seu café da manhã. Acompanhe para aprender!

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Para colocar a mão na massa: aprenda a preparar a receita de pão integral de café

Normalmente, os pães integrais ficam mais densos por conta do uso reduzido de farinha branca. Por isso é tão importante acrescentar um sabor especial, pois ele garante uma experiência diferenciada e ameniza qualquer eventual estranheza com o peso da textura da massa. É um alerta importante só para você saber que existem diferenças entre o pão branco e o integral.

De todo modo, não tenha dúvidas de que o resultado dopão integral de café é sensacional, principalmente por ser bem mais saudável, já que a massa utilizada contém uma quantidade maior de nutrientes, especialmente fibras, que ajudam na sensação de saciedade e favorecem o funcionamento do intestino. Dito isso, chegou a hora de aprender a preparar esta iguaria.

Os ingredientes da receita de pão de café são:

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral (o equivalente a 230 gramas)
  • 1 xícara de farinha de trigo (aproximadamente 120 gramas)
  • ¾ de xícara de farinha de linhaça (70 gramas)
  • ½ colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • ½ colher (sopa) de sal
  • 250 ml de café extraforte bem encorpado. Pode ser café expresso também
  • 3 colheres (sopa) de óleo de coco derretido
  • Linhaça, chia, gergelim e girassol: 1 colher (sopa) de cada um desses ingredientes
  • Farinha de trigo branca para dar o ponto e fazer a sova.

Você sabia que o café nasceu na Etiópia? Foi onde eu tomei o melhor café da minha vida. Vem ler nosso passeio pela capital etíope: Addis Ababa, Etiópia: O que fazer em 1 dia

receita de pão de café integral
receita de pão de café integral

Modo de preparo

O primeiro passo é preparar o café, pois será necessário deixá-lo amornar.

Depois, em uma tigela pequena, coloque o fermento, o mel, o açúcar e o café morno. Deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Enquanto isso, num recipiente maior, coloque as farinhas, os grãos, o sal e misture bem.

Feito isso, abra um buraco no centro dessa tigela maior e acrescente o óleo de coco e os líquidos que estavam reservados. Em seguida, comece a misturar, utilizando as pontas dos dedos até que a massa fique homogênea e não grude muito nas mãos. Acrescente aos poucos a farinha reservada, se for preciso, para acertar o ponto.

Em uma bancada, polvilhe um pouco de farinha de trigo, coloque a massa sobre ela e comece a sovar intensamente: quanto mais e mais forte você sovar, mais macio será o resultado final. Esse procedimento deve levar entre 10 e 15 minutos. Neste período, vá polvilhando levemente com trigo até que a massa esteja bem homogênea e elástica.

Retorne a massa para a tigela grande, cubra com um pano e deixe descansar por aproximadamente 1h15 ou até dobrar de tamanho. Em seguida, retorne à bancada levemente enfarinhada e amasse para expulsar o ar. Depois disso é só modelar para deixar o pão no formato que você preferir, já organizando na forma para descansar por mais ou menos 40 minutos. Não esqueça de deixar a massa coberta com um pano!

Enquanto a massa do seu pão integral de café estiver descansando, ligue o forno a 220 graus. Completado o tempo de descanso da massa, polvilhe um pouco de farinha por cima e use a ponta de uma faca bem afiada (pode ser até com um estilete, é até melhor) para fazer cortes delicados na superfície do pão. Eles darão um aspecto bonito a ele depois de assado. Então, coloque no forno a 200 graus entre 30 e 40 minutos e está pronto!

Mas antes de colocar as mãos na massa, nós temos alguns truques para compartilhar. Assim, você não corre o risco de errar na receita!

Truques para um pão ainda mais delicioso

Primeiramente, repare nos ingredientes. Percebeu que ao lado de algumas quantidades indicamos o peso? Fizemos assim para garantir que você acerte na quantidade de cada item, especialmente das farinhas. Isso porque a farinha integral deixa o pão naturalmente mais denso, sendo fundamental acertar na quantidade para que ele não fique ainda mais pesado do que o comum. E considerando que as xícaras têm tamanhos diferentes, é bom se orientar pelo peso para acertar de primeira.

Caso você não consiga ter exatidão sobre as medidas, outra dica é observar as quantidades mesmo, no olho. Se, durante o processo, você sentir que a mistura de farinhas e grãos é volumosa demais para a pouca quantidade de líquidos, prossiga com cautela e vá adicionando esses ingredientes aos poucos. É melhor do que misturar tudo de uma vez e errar o ponto. Inclusive, essa separação pode substituir aquela reserva de farinha branca.

Para fazer com que o pão asse integralmente, fique numa consistência agradável, com aspecto bonito e cresça adequadamente, sem ressecar a casca, é interessante criar vapor de água dentro do forno. Normalmente, os fornos industriais têm este recurso, mas em casa é possível criar este elemento sem dificuldades: basta usar um borrifador e espirrar água dentro do forno antes de colocar a massa para assar.

Outra possibilidade, caso seu forno tenha duas grades, é colocar uma assadeira vazia na parte de baixo antes de pré aquecer e, na hora de colocar a massa, despejar água em temperatura ambiente nesta forma. Coloque a massa na grade de cima e deixe assando normalmente.

Conclusão: Vale a pena fazer a receita do bolo integral de café?

Com certeza sim. Se você é uma pessoa que adora testar receitas vai adorar mais essa. Dá uma olhada nas receitas que temos aqui no site, tenho certeza que vc vai adorar:

Receita de pão de queijo mineiro fácil: viajando pelos sabores;

Como fazer Aperol Spritz: a bebida do verão europeu

Receita de panqueca americana fácil e fofa: viajando pelos sabores

17 dicas para ter um café da manhã saudável com receitas!