Que tal você se planejar para viajar em família? Pode ser no natal, nos feriados e no próximo final de semana. O importante é que seja em família. Veja aqui 10 destinos e as melhores viagens em família pelo Brasil. Muitas pessoas querem dicas de viagens para mãe e filha:

Viagens mãe e filha. Dia das mães.
Minha mãe e minha filha pelo mundo! Esse texto é minha homenagem a elas!

Eu adoro viajar com a minha mãe, sempre é uma experiência memorável. Inclusive foi a minha mamãe que me passou o gene da “louca por viagem”.

As nossas viagens sempre foram um momento de muita cumplicidade, aonde a gente se conecta ainda mais. E convenhamos, nada mais especial do que estarmos pelo Brasil ou pelo mundo com quem amamos.

No deserto de Dubai

Esse texto foi uma forma de homenagear (e principalmente inspirar) todas as mamães possíveis. Mãe é quem cria! Então nessa lista sinta-se incluído se você é “pãe” (pai + mãe = “pãe”) de alguém, ou se você teve um. Além disso, nesse post existe várias sugestões de viagens românticas pelo Brasil e destinos no Brasil para viajar durante a Babymoon. Muita gente me pede sugestões sobre destinos de viagens para fazer com a mãe no Brasil e caso você tenha alguma sugestão que não está entre esses os 10, inclua nos comentários, combinado?

Essa lista só possui destinos turísticos nacionais, mas nada impede de você olhar no blog para ter ideia das próximas férias para visitar um destino dos sonhos. Por aqui existem dicas de mais de 60 países.

A Ásia é um dos lugares favoritos no mundo que eu e minha mãe gostamos de viajar juntas! Foto tirada num barco na Ilha de Boracay, Filipinas.

Veja aqui um dos destinos favoritos da minha mãe: Angkor Wat e outros Templos de Siem Reap, Camboja

Viagens em família: Características dos destinos e das mamães:

Todo mundo gosta de viajar! Aposto que você ouviu a voz da sua mãe dizendo, “você não é todo mundo!” Hahaha

Chegando em Bariloche para passar o primeiro natal da vida da minha criança viajante.

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro listas envolvendo lugares turísticos, então essa aqui é meramente ilustrativa. Se a mãe que você conhece não se identificou com nenhum desses lugares, inclua nos comentários destinos turísticos complementares para inspirar outras mamães, combinado?

A maioria desses destinos eu já tive a oportunidade de visitar com a minha mamãe e tomara que logo eu visite com a minha filha.

Eu te garanto que viajar em família vai ser uma oportunidade que ficará marcada pra sempre, e será assunto pra vários momentos de encontros familiares.

O Rio de Janeiro sempre é uma excelente opção para visitar com a sua mãe. Veja o que fazer no Rio de Janeiro. Foto: Cecília e Luísa Canêdo

A seguir, algumas ideias de destinos turísticos perfeitos para viajar no Dia das mães e curtir com cada perfil de mãe. Qual é a sua (ou no caso também, qual é o seu, se você for mamãe).

Destinos no Brasil para babymoon e viajar em família:

1- Roteiros de Fé: Aparecida, São Paulo

Estância Turística de Aparecida (antiga Aparecida do Norte) está para nós brasileiros assim como Fátima está para os portugueses.

Minha mãe em Paris (“paris-cida” do Norte). 😄

Eu sempre soube que a Basílica de São Pedro, no Vaticano era a maior igreja católica do mundo, e foi construída ao longo de 120 anos entre 1506 e 1526. Mas eu sempre tive dúvidas sobre qual é o maior templo mariano do mundo.

E não é que o Santuário Nacional de Aparecida ganha nesse quesito?!

Essa Igreja já recebeu a visita dos papas João Paulo II, em 1980, Papa Bento XVI, em 2007, e do Papa Francisco em 2013.

É o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, recebendo anualmente milhões de visitantes, os quais fazem do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida foi construído em 1955 e é o maior templo do mundo dedicado à Maria.

Reserve aqui seu hotel em Aparecida

Turismo religioso em Aparecida:

Se a sua mãe gosta de turismo religioso, esse destino é pra ela. O complexo turístico aparecidense abrange ainda marcos como o Porto Itaguaçu, que marca o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada; o Seminário Missionário Bom Jesus; o Morro do Cruzeiro, com suas esculturas que representam a Via Sacra; e a Igreja São Benedito, inaugurada em 1918. O Santuário de Aparecida, conta também com sala de cinema 3D e um Museu de Cera.

Além disso tudo o comércio de Aparecida é muito animado e tenho certeza que vocês passarão bons momentos juntos por ali.

Aparecida é bem pertinho de Campos do Jordão. Leia mais: O que fazer em Campos do Jordão.

Veja nosso roteiro de 20 dias pela Europa onde visitamos tanto o Vaticano quanto o Santuário de Fátima em Portugal.

Se Turismo religioso em cidades do interior de São Paulo te interessa veja esse texto do blog Bagagem Despachada: Turismo religioso em Marília: Conheça algumas igrejas da cidade

2- Holambra, São Paulo – Viagens em família:

Flores, flores e mais flores. A cidade fica a 130 km de São Paulo capital, sendo uma boa escolha para quem quer fazer um bate e volta.

Seu nome, mistura de Holanda, América e Brasil, se dá em virtude da colônia holandesa que se firmou na antiga fazenda Ribeirão.

Em Holambra, SP. Foto: Silvania Guimarães

Esse passeio é pra mamãe (como a minha) que simplesmente ama flores e jardins. Durante a viagem tenho certeza que mil ideias surgirão tanto para decoração, quanto para jardinagem. Aqui você aprende muito sobre o cultivo de plantas, em especial sobre os girassóis.

Veja aqui no blog como visitar o Keukenhof, na Holanda: o maior parque de flores da Europa.

A Estância Turística de Holambra destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais, além de anualmente promover a maior exposição de flores da América Latina: a Expoflora. Um dos pontos altos desse evento é a chuva de pétalas – que costuma ocorrer diariamente.

Eu ainda não realizei esse sonho, de ver um lindo campo de girassol como esse.
Em Holambra, SP. Foto: Silvania Guimarães

Melhor época para visitar Holambra:

Essa cidade paulista possui um clima bem agradável o ano todo (média anual perto dos 20º graus) e atrações durante todo o ano também.
A maioria dos viajantes escolhem ir na época da Expoflora, que ocorre em setembro. Ou seja, por aqui é o mês da primavera sendo a mais primavera possível.
Saiba que durante os meses de inverno, Holambra também recebe visitas por causa da temperatura, e acaba virando um autêntico destino de inverno no Brasil.

Ah, e em dezembro a cidade se transforma em Noeland, evento natalino que super anima a cidade.

Se a sua mãe curte destinos natalinos veja mais 2 por aqui:

1- O que fazer em Penedo;

2- O que fazer em Canela e Gramado

Em Holambra você se sente tanto na Holanda que até o parque tem nome de artista Holandês: parque Van Gogh.

Moinho Povos Unidos e uma estátua representando a colonização neerlandesa no Estado de São Paulo. Foto da Wikipedia

Veja aqui 10 cidades na Holanda para visitar.

Leia mais: O que fazer em Holambra: 15 passeios imperdíveis (GUIA COMPLETO)

Veja onde se hospedar em Holambra

Leia também: Pousadas, Resorts e Hotéis Incríveis para Crianças em SP

3- Conservatória, Valença, Estado do Rio de Janeiro – Sugestões para Viagens em família

Conservatória é um distrito do município de Valença, no estado do Rio de Janeiro. Está localizado a cerca de 370 km de São Paulo, 140 km do Rio de Janeiro, 28 quilômetros de Barra do Piraí, 400 km de Belo Horizonte e a 120 km de Juiz de Fora.

O lugarzinho é muito famoso por suas românticas serenatas, tradição conservada pelo turismo.

Dia das mães em Conservatória

Conservatória cresceu e prosperou durante o ciclo do café a partir do século XIX. O local foi um importante elo na produção e circulação do produto, abrigando mais de 100 fazendas de café.

O antigo caminho ferroviário que vinha das Minas Gerais e ia para a Corte, na cidade do Rio de Janeiro passava aqui e levava todo esse “ouro negro”. Aí depois seguia também para o porto e outras cidades do país.

Trem em Conservatória: Foto Wikipedia.

Hoje, muitas dessas fazendas abriram para o turismo rural.

Serenata & amor:

Foto tirada em painel de Conservatória. Foto: Maria José Santiago

Com toda essa prosperidade econômica do final do século XIX deu início a outra tradição na vila: a das serenatas – a música cantada sob o sereno. Por aqui existe até o museu da seresta.

Eu já tive a oportunidade de visitar 2 vezes com a minha mãe e é uma delícia. Esse pitoresco distrito mantém suas características bucólicas de vila pacata e tranquila.

Os moradores são super atenciosos e educados, e preservam seus costumes e se reúnem para ouvir música de qualidade. Dessa forma a tradição das festas juninas, da dança, das quadrilhas, e das serestas permanece. Tudo isso fez com que esse pequeno vilarejo se tornasse um importante pólo de atração turística no estado do Rio de Janeiro.

Em Conservatória vendo a banda passar tocando coisas de amor!

A minha mãe adora visitar. Muito difícil uma mãe não gostar de música e de cidades pitorescas né? Rsrs.

Veja aqui: Dicas de cidades pitorescas para visitar pelo mundo

Veja aqui hotéis em Conservatória

Dica extra sobre Conservatória: visite também o centrinho de Vassouras, que é próximo (apenas 1 hora) e um charme! Totalmente inspirado na arquitetura portuguesa dos séculos passados.

Em Vassouras, quando estava grávida.

Se você está grávida, ou conhece alguém que será uma futura mamãe, e se sente um pouco insegura sobre como será o futuro das viagens durante esse período, veja o texto sobre Babymoon: um guia para viajar grávida.

Leia também: O que fazer em Conservatória: pontos turísticos, restaurantes e pousadas

4- Búzios, RJ- Viagens em família:

Esse destino é pras mamães praieiras! Quem se identifica? 🙋‍♀️

Leia aqui: Onde comer em Búzios, Rio de Janeiro: veja também os melhores drinks

Armação dos Búzios, ou apenas Búzios, é uma cidade praiana na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a cerca de 170 km da capital do estado; 600 km de São Paulo capital e 600 km de Belo Horizonte.

A península possui oito km de extensão e 23 praias, recebendo de um lado correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do polo Sul. Ou seja, por aqui você encontra praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas.

Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, João Fernandinho, Ferradura, Ferradurinha, Marina, Armação, Manguinhos, Ossos, Brava, Olho-de-Boi (reservada para a prática do naturismo), e a da Tartaruga (a minha favorita).

Turismo em família em Búzios, Rio de Janeiro

O turismo por aqui teve fama internacional depois que a atriz francesa Brigitte Bardot visitou em 1964. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro que alguns a chamam de “a Saint-Tropez brasileira”. Eu chamo de “Búzios Aires”, porque aqui é o lugar onde eu mais encontro Argentino.

O centrinho, chamado de Rua das Pedras, é puro charme e glamour. Por ali a gente encontra lojas muito bonitas, com ótimos restaurantes.

Veja também aqui no Blog o que fazer em Paraty

Orla Bardot, Búzios

Outra curiosidade: A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro: cerca de 750 milímetros anuais apenas.

Veja também aqui no blog o que fazer em Ilha Grande com chuva

Em Búzios. Mãe e filha

Encontre um hotel em Búzios

Leia Também: Conheça as 6 Melhores Praias de Búzios | RJ

5- Petrópolis, Rio de Janeiro- Viagens em família:

Localizada no Estado do Rio de Janeiro, foi fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II. Seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando “Cidade de Pedro”.

É frequentemente chamada de “Cidade Imperial”, por ter sido a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso.

Esse destino é para as mamães que adoram arte, história e museus, pois aqui tem um dos mais importantes do Brasil.

Museu Imperial, Petrópolis. Um dos museus mais importantes do Brasil.

Uma coisa que eu sempre gosto de destacar no blog é que antes de do Dom Pedro (leia-se colonização portuguesa), nossa terra já era habitada por outras pessoas. Até o século XVIII, por exemplo, nessa região moravam índios.

Festa de beber dos Coroados. Pintura de 1823, localizada no Museu Chacara do céu, Artista: Meyer, after Johann B. Von Spix. Foto da Wikipedia

Foi somente com a descoberta de ouro em Minas Gerais e a consequente abertura do Caminho Novo das Minas, que passava por Petrópolis, que a região começou a ser ocupada por não índios.

O clima dessa região é realmente muito ameno e super agradável, as construções são muito bonitas e históricas e a rica vegetação abundante são grandes atrativos turísticos.

Petrópolis, cidade Imperial:

Do alto, da esquerda para a direita: Vista lateral da Catedral São Pedro de Alcântara, Catedral de Petrópolis, Museu Imperial, Rua 16 de Março, Palácio Quitandinha, e Vista aérea da cidade. Foto da Wikipedia

Petrópolis é uma mistura de lugar indicado tanto pras mamães que gostam de boas compras ou que gostam de visitar cervejarias, quanto as mamães que adoram visitar fábrica de chocolates mas que não suportam passar calor. Você sabia que a média anual de temperatura em Petrópolis gira em torno de 19 graus? Bem fresquinho né?

A cidade possui também hotéis muito confortáveis e ótima gastronomia:

Leia também: Restaurantes em Petrópolis: onde comer, guia completo

Impossível falar sobre um destino de viagem onde existe um museu importante, muita história do nosso país e um clima de Montanha sem me lembrar de uma das mamães mais especiais da minha vida: Minha sogra, amiga e artista Cristina Bicalho.

Três mamães da vida da minha criança viajante! À esquerda, minha sogra e à direita, minha mãe.
Foto: Fábio Cruz no dia do batizado da #iaraporaí.
Outeiro da Glória, Rio de Janeiro. Conhecida como capela Imperial, era onde os membros da Família Imperial eram batizados incluindo Dom Pedro II e a princesa Isabel.

Veja aqui nosso dia na bienal de arte em Veneza com a minha sogra;

Dicas de Bariloche, outro destino internacional incrível que eu já fui com a minha sogra

Veja nossa viagem para o Vale dos Vinhedos, Serra Gaúcha;

Essa região serrana do Rio é realmente um destino de primeira qualidade. E quando vocês estiverem por aqui passeando não deixe de visitar Friburgo, Teresópolis ou Itaipava e se hospedar no Castelo de Itaipava.

Leia mais: 5 Dicas de passeio em Petrópolis

6- São João del Rey, Minas Gerais – Sugestões de Roteiro para Viagens em família

É uma cidade de Minas Gerais, localizada na região da Serra da Mantiqueira. Considerada uma das cidades mais antigas, tem uma arquitetura linda e de muito valor histórico.

Não vejo a hora de retornar lá com a minha filha. Aqui existem várias atrações, mas a que eu mais gosto é andar de Maria Fumaça até Tiradentes.

Você sabia que essa rota foi inaugurada por D. Pedro II? O passeio de pouco mais de 10 km dura aproximadamente 50 minutos, e é uma delícia! Ah, como eu adoro andar de trem! E pela janela do comboio consegue-se é ver a estonteante Serra de São José e também o rio que banha a região.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães

Dica de ouro: O passeio de trem só funciona aos finais de semana, então compre a passagem antes e chegue cedo à estação. Essa atração costuma ficar bem cheia e não tem assento marcado. Se você estiver indo no sentido São João para Tiradentes sente-se do lado esquerdo para ter a melhor visão (e vice-versa). Segundo o site, a venda de passagens é feita por meio das bilheterias, nas estações de ambas as cidades (infelizmente não dá pra comprar pela Internet).

Veja aqui o site do trem.

Detalhes da Arquitetura de São João Del Rey, Minas Gerais

São João possui um carnaval animado, bons restaurantes e hotéis confortáveis. Além disso, o lindo artesanato em estanho e a gastronomia mineira se faz muito presente. A dica aqui é fazer alguma refeição na Taberna D’omar.

Veja aqui opções de hospedagem em São João del Rey.

Leia também: Lugares românticos: Conheça 15 cidades pitorescas e se apaixone

7- Ilha de Marajó, Pará – Ideia de viagem para o Dia das mães

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães
Ilha de Marajó, Pará, Brasil. Foto da Wikipedia

Você sabia que esse é o maior arquipélago “flúvio-marítimo” do planeta? Isso significa que a Ilha do Marajó é banhada tanto por Oceano (Atlântico) quanto por rios (Amazonas e Tocantins).

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães
Ilha de Marajó, Pará. Mapa retirado do Google Maps

O maior rebanho de búfalos do país está por aqui também. Minha mãe disse que você consegue avistá-los nas zonas rurais e urbanas.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães
Vocês viveram pra ver minha mãe montando um búfalo na Ilha de Marajó. Eu nunca montei um búfalo, mas já andei de camelo: Veja o que fazer em Dubai.

Além de montá-los, o queijo de leite de búfala está à venda nos restaurantes locais da ilha.

Aproveite para comprar artesanatos típicos do povo Marajoara, que habitou essa região há 3 mil anos.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães

Meus pais dançaram e assistiram a apresentações de danças típicas tradicionais. É um destino para mamães que gostam de animação, lugares exóticos e ancestralidade.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães
Dicas de viagens para o dia das mães- Ilha de Marajó

Belém, no Pará tem um dos mercados que a minha mãe mais gostou de visitar: é o marcado Ver-o-Peso! Quando você estiver por aqui, não deixe de visitar.

Veja também: Mercados públicos em cidades turísticas: lugar de gastronomia, artesanato e cultura- Conheça 15 deles

8- Águas Termais no Paraná, em Iretama/Campo Mourão – Especial Dia das mães

Termas da Jurema está localizado a 415 km de Curitiba. Nem eu nem minha mãe conhecemos este destino turístico, e quem ia bastante era uma outra mãe muito especial mesmo: a minha avó, (com seus irmãos).

Quando minha avó contava que ia ela se referia como Termas de Jurema, mas pesquisando pra fazer esse texto descobri que o nome mudou para o complexo Jurema Águas Quentes. Esse resort abriga também o Lagos de Jurema Termas Resort, considerado uns melhores do Paraná.

Esse resort está localizado em uma área de mais de 340 hectares, onde emergem fontes de água termal e de lama negra.

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães
Jurema Águas Quentes. Foto do booking

Acho que é muito difícil encontrar alguém que não goste de banhos termais, né? Esses banhos quentes, classificados como minerais hipertermais, saem do subsolo a 42º C.

Dessa forma os efeitos no corpo são muito relaxantes, além de hidratar a pele e os cabelos.

Deve ser um passeio bastante agradável, completamente a altura de todas as mamães e vovós.

Veja aqui : Eu e minha mãe encontramos deliciosas fontes termais no nosso roteiro pela Costa Rica.

Reserve aqui seu Hotel Lagos de Jurema Termas Resort

E se você for continuar viajando pela região Sul do Brasil, no blog Entre Pólos vai encontrar um post sobre o que fazer em Joinville- Principais Pontos Turísticos. Vale a pena conferir!

9- Caxambu – MG- Dia das mães:

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães
Caxambu, foto da Wikipedia

Agora vou falar de um dos primeiros destinos turísticos brasileiros. Desde o período do Brasil-Império, lá no século XIX, a cidade já atraía turistas à procura das suas saudáveis águas sulfurosas.

Você sabia que essa região do Circuito das Águas de Minas Gerais é conhecida como a maior estância hidromineral do planeta? Que orgulho para uma mineira como eu!

A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, e também na Estrada Real. É tão famosa por suas águas medicinais, que até a Princesa Isabel foi lá!

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães

São mais de 10 fontes de água mineral e até um gêiser. Ah, e tem fonte de água aqui que conta com mais de 20 elementos químicos.

O interessante aqui é que no Parque das Águas cada uma das 12 fontes tem uma função. Por exemplo, a fonte Princesa Isabel tem propriedades curativas para combater a anemia, etc. Uma dica é que você visite esse parque com calma para ler as plaquinhas que explicam cada detalhe das fontes. Ah, e não esqueça de levar garrafas vazias para experimentar cada fonte.

Como toda boa cidade mineira essa região recebe os visitantes de braços abertos com excelente gastronomia e muita hospitalidade.

Destaco que além das fontes, existe praticamente um balneário com piscinas de água mineral, lago, pedalinhos e um teleférico que te leva até o topo do Morro Caxambu para uma bonita vista.

Leia também: O que fazer em São Lourenço no Sul de Minas

enfim
enquanto
então
entretanto
eventualmente
igualmente
inegavelmente
inesperadamente
mas
outrossim
pois
porquanto
porque
portanto
posteriormente
precipuamente
primeiramente
primordialmente
principalmente
salvo
semelhantemente
similarmente
dia das mães

Dica de ouro: Para o dia das mães ficar completo, visite também a cidade vizinha de São Lourenço.

Presentes para o dia das mães 2021: ideias para mães que amam cozinhar

Viagens em família ou viagens mãe e filha:

10- Parque Nacional do Caparaó – Dia das mães:

Essa dica é pras mamães que adoram trilhas, montanhas, natureza e muita aventura.

É um destino maravilhoso e que já tive a oportunidade de visitar com a minha mãe e não vejo a hora de poder levar a minha criança viajante.

O Parque Nacional do Caparaó está localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

É um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil. Abriga nada mais, nada menos que o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altura.

Pico da Bandeira


Além das trilhas, dentro do Parque as pessoas podem aproveitar as cachoeiras e piscinas naturais, observar magníficas paisagens da Serra do Caparaó e entorno, com belos shows tanto no nascer quanto no pôr do sol.

O Poço do Egito está localizado no Estado do Espírito Santo no município de Iuna. A comunidade do Rio Claro é berço da mais lindas cachoeiras da Serra do Caparaó. A cachoeira é de propriedade privada.


O parque dispõe de áreas de acampamento pelo lado de Minas Gerais em Alto Caparaó (- “Tronqueira” e “Terreirão”) e também pelo lado do Espírito Santo na Portaria de Pedra Menina (- “Macieira” e “Casa Queimada”).

Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.

Já pensou em fazer trilha no Dia das mães no Alto Caparaó?

Outro destino incrível e super adequado para viajar em família é a incrível Chapada dos Veadeiros. A jornalista Carla Passos contou tudo no post dela dela

Você tem outras dicas de destinos para viajar em família? Escreva nos comentários