Com mais de 20 praias incríveis, a cidade de Armação dos Búzios-RJ, Brasil (também chamada de Búzios), é um dos grandes locais turísticos do Brasil. Com tantas praias numa mesma cidade, é muito difícil escolher qual delas visitar. Pensando nisso, este texto falará sobre as onze (11) melhores praias de Búzios. Dessa forma, você terá mais noção sobre qual praia conhecer ao visitar a cidade, que é um dos destinos mais famosos do Brasil. Leia este texto e conheça as onze melhores praias de Búzios, RJ, Brasil.

Importante: Se você precisa comprar Euros ou Dólares para uma viagem ao exterior, você tem que conhecer a Wise!
Eu viajo muito e as melhores taxas de câmbio encontro sempre na Wise. Sem falar no cartão VISA deles que pode ser solicitado gratuitamente e utilizado no exterior debitando direto da sua conta Wise internacional sem tarifas ocultas nem IOF, com praticidade e segurança.
Entre para a Wise é gratuito.

Ponta do Pai Vitório. Um dos lugares mais instagrámaveis de Búzios. Foto Paty Propp

1. Praias Azeda, Armação de Búzios, RJ, Brasil

A Praia Azeda é famosa por ter uma das paisagens mais rústica e encantadora da Armação. Nesse local, é possível aproveitar um belo ambiente, pois além da beleza natural, há um enorme ar de tranquilidade.

Booking.com

Para chegar nessa praia, é necessário caminhar pelo lado direito da Praia dos Ossos. Nesse meio tempo, você encontrará uma colina que oferece vistas incríveis. Durante a caminhada até a Praia Azeda, você terá que passar por uma pequena escadaria de madeira.

Cercada por vários montes rochosos, a Praia Azeda possui uma flora maravilhosa. Aliás, como essa praia fica num local protegido ambientalmente, você não verá muitos restaurantes, bares e edifícios.

A água do mar também costuma ser mais quente do que a maioria das outras praias de Búzios. Além disso, por causa da água clarinha é possível ver peixinhos coloridos nadando bem perto dos banhistas. Tudo isso é um dos principais motivos que fazem da Praia Azeda uma das melhores praias de Búzios.

Praias de Búzios, RJ, Brasil

2. Praia Azedinha

Com relação a Praia Azedinha, ela fica bem ao lado da Praia Azeda. Inclusive, ela possui uma bela piscina natural, o que a torna uma das praias mais interessantes da Armação. Como essa praia é considerada uma das mais bonitas do Brasil, ela atrai muitos visitantes. No entanto, para aproveitar bem o passeio, é preciso chegar cedo, pois, como o local é muito pequeno, não é difícil vê-lo lotado.

Praias de Búzios, RJ, Brasil

3. Praia da Tartaruga

Pra mim, é uma das praias mais agradáveis e bonitas do Brasil. Nessa praia, é possível admirar a combinação entre as águas cristalinas e a areia dourada. Pela manhã, os barcos de pescadores desaparecem no horizonte e, à tarde, é possível relaxar sem grandes preocupações. Outro ponto interessante dessa praia é o pôr do sol, que é um show à parte.

Ademais, os quiosques do local, apesar de bem rústicos, são ótimos não só pelas coisas que oferecem, mas por preservarem o verde do local. Contudo, os preços desses quiosques são mais caros que a média brasileira, portanto, prepare seu bolso na hora de comer.

Localizada ao norte da península, a Praia da Tartaruga é uma das mais populares da região de Búzios e uma das minhas favoritas. Com um excelente clima, o banho de mar dessa praia é realmente incrível. Ademais, existe um ar de paz e tranquilidade no local, pois o mar é calmo, as águas são quentes e existe um bom espaço na praia. Ou seja, você consegue aproveitar o passeio sem ser incomodado por outras pessoas.

Como você pode ver na foto abaixo, a praia da tartaruga, em Búzios é uma das boas praias próprias para Bebês e crianças. Eu particularmente sempre procuro locais assim, por causa da minha criança viajante.

Você sabia que Búzios é um dos melhores lugares do Brasil para passear e levar sua mãe? Leia mais: Dia das Mães: Descubra 10 destinos brasileiros para viajar e comemorar em família!

Praia da Tartaruga, em Búzios é uma das melhores praias para crianças do Litoral do estado do rio de Janeiro
Praia da Tartaruga, em Búzios é uma das melhores praias para crianças do Litoral do estado do rio de Janeiro

Preservação das tartarugas nas Praias de Búzios, RJ, Brasil

A Praia da Tartaruga possui esse nome devido ao seu grande número de tartarugas marinhas. Basicamente, é como se essa praia fosse uma espécie de viveiro natural. Aliás, não é difícil encontrar grupos de tartarugas se alimentando ou fazendo ninhos. Nessa praia, os ninhos das tartarugas são protegidos legalmente, o que torna o local ainda mais seguro para elas.

Apesar dessa praia ser linda e proteger muito as tartarugas marinhas, ela não tem latas de lixo, o que é um grande problema. Portanto, ao visitar o local, é muito importante levar sacolas onde você possa pôr o seu lixo. Ademais, tanto a Praia da Tartaruga quanto qualquer outra em Búzios não possui chuveiros de água doce.

Hospedagem na Praia da Tartaruga, em uma das melhores Praias de Búzios, RJ, Brasil

A seguir, conheça algumas hospedagens interessantes na Praia da Tartaruga:

Pousada Casa Cactus

A Pousada Casa Cactus fica a menos de cinco minutos de caminhada da Praia da Tartaruga. Apesar de ter acomodações simples, esse local é bonito e charmoso. Com jardins e piscinas que tornam a estadia ainda mais agradável, essa pousada é ótima para curtir e relaxar.

Além disso, os quartos são espaçosos, confortáveis e todos possuem uma decoração única. Ou seja, nenhum quarto é igual ao outro. Em suma, essa pousada é o local perfeito para viajar com a família. Essa Pousada cobra um preço bem honesto. Para ver o preço da diária, fotos e avaliações, clique aqui e reserve a Pousada Casa Cactus .

Pousada Bella Vita Búzios

A Pousada Bella Vita Búzios é a representação do conforto e do aconchego, abraçando o público que viaja em família.

Como eu disse anteriormente, como seus quartos são bem amplos, essa hospedagem é perfeita para viajar com a família. Além do tamanho, os quartos possuem ar-condicionado, secador de cabelo, toalhas e TV tela plana. Ademais, é possível curtir a piscina e fazer uma caminhada de 5 minutos até a praia. Para ver o preço da diária, fotos e avaliações, reserve a Pousada Bella Vita Búzios, clicando aqui.

Praias de Búzios, RJ, Brasil

Aproveita e já segue a gente no Instagram e acompanhe as viagens em tempo real.

4. Praia Brava

A Praia Brava é considerada uma das mais bonitas de toda a Armação de Búzios. Apesar de seu belo mar, a água do mar quebra com bastante violenta, sendo muito agitada e suas ondas costumam ser bem altas. Inclusive, são essas ondas agitadas que explicam o nome da praia de Brava, pois apenas os surfistas mais corajosos a enfrentam.

Aliás, com ondas tão revoltas, não é nada inteligente um surfista iniciante enfrentar a praia Brava. O ideal é que a pessoa faça aulas de surfe e tenha habilidade para ficar em pé na prancha. Dessa forma, o risco dela sofrer algum acidente será menor. Um fato muito curioso sobre a Praia Brava é que boa parte de sua faixa de areia é rosa, algo que atrai diversos turistas.

Para quem curte naturismo, é possível seguir um caminho que se inicia na Praia Brava e termina na Praia Olho de Boi, atrelada ao nudismo e ao público LGBTQIA+. Inclusive, além do local ser bem reservado, é muito comum ver casais gays passeando nessa praia.

A Praia Brava possui diversas vagas de estacionamento administradas pela Prefeitura. Apesar das vagas serem públicas, é preciso pagar uma taxa como em qualquer outro estacionamento. Além de suas belezas naturais, a Praia Brava possui ótimos restaurantes e um Beach Club, locais que tornarão o passeio ainda mais interessante.

Leia também: Onde comer em Búzios, Rio de Janeiro: veja também os melhores drinks

Silk Beach Club. Praia Brava, em Armação dos Búzios. Foto Paty Propp
Silk Beach Club. Praia Brava, em Armação dos Búzios. Foto Paty Propp

Praias de Búzios, RJ, Brasil

4.1 Praia da areia cor-de-rosa

No canto direito da Praia Brava, após passar por uma rocha, você verá uma bancada com areia cor-de-rosa. A causa do efeito rosado é a mistura da areia com pequenos grãos de corais vermelhos.

No entanto, como os corais ficaram desgastados com o tempo ou foram danificados pelo mar, eles ficaram mais claros que o normal. Com isso, ao se misturarem com a areia da praia, geraram uma areia cor-de-rosa.

Apesar dessa mistura com os corais, há quem afirme que o surgimento da areia cor-de-rosa tenha a ver com outros motivos. Por exemplo, é possível formar areia rosada ao misturar coral, conchas e carbonato de cálcio.

Ademais, existe um organismo microscópico chamado foraminífero, encontrado nas conchas rosas avermelhadas. Muito comum nas Bahamas, esse microrganismo também é capaz de alterar a tonalidade da areia. Lembrando que em Búzios tem a praia dos Forno, que também tem areia cor de rosa. Eu particularmente, acho essas areias rosa deslumbrante. Uma das coisas mais interesantes das praias brasileiras, vocês não acham?

Praias de Armação dos Búzios, RJ, Brasil

5. Ferradurinha

Apesar de seu nome, a Praia Ferradurinha não fica próxima da Praia da Ferradura, mas sim da Praia de Geribá. Contudo, o nome Ferradurinha não está tão errado assim, pois essa praia tem diversas semelhanças com sua praia “mãe”.

Tanto Ferradura quanto Ferradurinha são praias tranquilas e de águas limpas. Além disso, as duas são ótimas para a prática de esportes aquáticos, como o caiaque. Por fim, o visual dessa praia é tão bonito que visitá-la apenas para ver a paisagem já vale a pena.

A caminho de uma das praias mais tranquilas de Búzios, Ferradurinha
A caminho de uma das praias mais tranquilas de Búzios, Ferradurinha

6. Praia João Fernandes e

7. João Fernandinho

Assim que chegar à Praia João Fernandes, você encontrará um mirante onde é possível visualizar toda a extensão do local. Ademais, as cores do mar são lindas, o que atrai diversos visitantes e deixa a praia lotada.

Apesar da Praia João Fernandes ser linda, a Praia João Fernandinho consegue ser ainda melhor. Para chegar à essa praia, é preciso passar por uma escadaria com algumas dezenas de degraus. Apesar da subida exigir um pouco de resistência física, o destino da caminhada vale a pena, pois a praia é realmente muito bonita.

Independentemente de escolher a Praia João Fernandes ou João Fernandinho, ambas podem proporcionar um excelente passeio, já que o cenário das duas é incrível.

Cercada por hotéis e pousadas, ambas as praias recebem muitos turistas estrangeiros. Inclusive, é muito comum ver argentinos passeando por ambas. Um bom modo de se divertir nas praias João Fernandes e João Fernandinho é passear de buggy. Aliás, esse passeio serve para vários locais de Búzios, não só para essas praias.

Hospedagem na Praia João Fernandes

A seguir, conheça uma boa hospedagem na Praia João Fernandes:

Baía do João Eco Pousada

Com uma atmosfera super confortável, a Baía do João Eco Pousada é uma excelente opção de hospedagem, pois fica apenas a três minutos da praia. A decoração do local é bem clean, os quartos são bem iluminados e têm varandas para o mar. Ademais, é possível curtir a piscina da área externa e até mesmo jogar sinuca com os amigos. Em suma, para quem viaja em família, essa pousada é perfeita. Para ver o valor da diária, fotos e avaliaçãoes, reserve a Baía do João Eco Pousada clicando aqui.

Praia João Fernandes. Foto: Paty Propp
Praia João Fernandes. Foto: Paty Propp

Melhores Praias de Búzios, RJ, Brasil

8. Praia do Forno

Entre as praias mais selvagens, caracterizadas por terem pouca fama e não apresentarem construções ao seu redor, a Praia do Forno é uma das melhores. Como essa praia é pequena e muito escondida, é um excelente local para passeios reservados.

A areia da Praia do Forno tem uma cor avermelhada, chamada de praia da areia cor de Rosa, em Búzios. Além disso, o mar tem tons azuis lindos e a praia possui uma pequena gruta. No fim das contas, tudo isso contribui para uma bela paisagem e para um ótimo passeio. Além disso, se você quer se refrescar, entrar no mar é uma ótima opção, pois as águas dessa praia estão entre as mais frias de Búzios.

9. Praia de Geribá

Maior praia de Búzios, a Praia de Geribá é conhecida por ser uma das mais movimentadas da cidade. Com uma longa faixa de areia, esse local recebe todo tipo de público. No entanto, como o mar é cheio de ondas, o grupo que mais se destaca nessa praia é o dos surfistas. Como a Praia de Geribá recebe correntezas vindas da Argentina, as águas dessa praia tendem a ser muito frias.

Muito boa para esportes de areia, a extensão dessa praia é muito grande. Além disso, é um bom local para comer, pois sua orla está lotada de barraquinhas. Para quem curte música eletrônica, existem vários locais perto da praia que possuem essa temática. Ademais, devido a sua longa extensão, a Praia de Geribá possibilita partidas de frescobol, futevôlei ou uma simples caminhada pela manhã.

Hospedagem na Praia de Geribá

A seguir, conheça alguns locais interessantes na Praia de Geribá:

Pousada Serena Búzios

A Pousada Serena Búzios possui um estilo moderno e sua localização é um ponto chave para chegada de turistas. Como fica a cinco minutos da praia, essa pousada costuma acumular diversos clientes. Além de serem bem grandes, os quartos são excelentes e proporcionam enorme conforto.

A pousada possui piscina aquecida e oferece diversas atividades para seus hóspedes. Apesar de não ser tão próxima do centro, ela tem um serviço de transfer, onde o hóspede pode ir até a Rua das Pedras e curtir diversos bares e restaurantes. Aliás, é nessa rua que a vida noturna de Búzios acontece. Para ver o preço da diária, fotos e avaliações reserve a Pousada Serena Búzios aqui.

Pousada Blue Marlin

A Pousada Blue Marlin fica bem próxima da praia de Geribá. Ademais, ela possui sauna a vapor, lounge coberto e um belo terraço. A estrutura desse hotel é incrível e suas instalações são lindas. Os quartos são ótimos, bem confortáveis e muito iluminados.

Em um ambiente desse, curtir um passeio em Búzios se torna ainda mais atrativo. Além de todas essas qualidades, a pousada possui um ônibus que leva seus hóspedes até a Rua das Pedras. Para ver o preço da diária, fotos e avaliações clique aqui.

Chez Pitu Praia Hotel

Para quem curte locais modernos e práticos, o Chez Pitu Praia Hotel é uma excelente opção. Com uma ótima iluminação, esse local tem um ambiente incrível e sua decoração é muito bem feita. Em suma, a infraestrutura desse hotel é excelente.

Alguns quartos têm vista para o mar e uma varanda privada para aproveitar a paisagem. Ademais, todos esses quartos têm ar-condicionado, Wi-Fi, frigobar e televisão de tela plana. Por todas essas qualidades, os hóspedes costumam falar muito bem do Chez Pitu. Para ver as avaliações, fotos e o preço da diária, clique aqui: Chez Pitu Praia Hotel

Praias de Búzios, RJ, Brasil

10. Praia do Canto

Basicamente, a Praia do Canto é uma extensão da Praia da Armação. Além disso, ela é uma das melhores opções de Búzios para tomar banho. Com localização próxima ao paredão rochoso, a Praia do Canto é excelente para quem busca um mar calmo. Além disso, ela também é ótima para quem precisa ficar perto do centro.

O formato dessa praia torna ela semelhante a uma piscina. Aliás, esse local possui formações de pequenas piscinas entre suas rochas, ótimas opções para relaxar. Apesar de estar próxima ao centro de Búzios, essa praia é muito vazia, o que a torna uma excelente escolha para passeios tranquilos.

Ademais, ao entrar na Praia do Canto, você pode continuar andando e chegar na Praia dos Amores. Contudo, para chegar nessa praia, é necessário caminhar em linha reta pelas pedras à beira-mar.

Praias de Búzios, RJ, Brasil

11. Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura possui um mar calmo e raso. Por isso, esse é o típico local onde as pessoas andam de caiaque, praticam SUP, trazem guarda-sóis e comem nos quiosques. Ademais, essa praia tem muitos banheiros disponíveis, o que torna a viagem ainda mais confortável. Em suma, essa praia é ótima para passeios em família.

Para quem gosta de passeios agitados, o canto esquerdo da praia proporciona muita agitação, pois é bem lotado. Por outro lado, como o canto direito não possui quiosques e barracas, ele fica praticamente deserto, pois quase ninguém vai para lá.

Nesse caso, a parte direita da praia se torna perfeita para quem curte passeios mais tranquilos, pois a movimentação é quase zero. Inclusive, ao escolher o lado direito, será possível aproveitar o silêncio, pois o ambiente estará bem mais sossegado.

Paisagem “feia” ?

Apesar da Praia da Ferradura ser muito popular entre as famílias, ela está longe de ser um primor de beleza. Não que sua paisagem seja desagradável ou realmente feia, é que, simplesmente, existem outras praias que são consideradas mais bonitas. Por exemplo, se comparada com as praias Azeda, Ferradurinha e João Fernandes, a Praia da Ferradura não tem águas tão claras. Ou seja, visualmente falando, o mar dessa praia não é tão atrativo assim.

Entretanto, mesmo não sendo a mais bonita, a Praia da Ferradura tende a ficar lotada nos fins de semana. Por isso, se você não gosta de locais cheios, chegue cedo na praia ou evite visitá-la aos finais de semana ou feriados.

Se preferir, você pode ir ao canto direito da praia e curtir um passeio solitário. No entanto, como foi dito anteriormente, não haverá barracas ou quiosques naquela região. Por isso, é importante que você tenha comida e água com você, pois não haverá onde comprar.

Hospedagens na Praia da Ferradura

A seguir, conheça algumas hospedagens interessantes na Praia da Ferradura:

Hotel Ferradura Resort

Situado a 200m da praia, o Hotel Ferradura Resort é um ótimo local para um passeio em família. Como seus quartos são amplos, eles podem receber até quatro pessoas. Ademais, o resort oferece pensão completa (hospedagem com todas as refeições) e é ótimo para as crianças. Em suma, o Ferradura Resort é uma excelente opção para viajar com a família. Para ver as fotos, avaliações, valor da diária, clique aqui: Hotel Ferradura Resort

Villa Raphael

O luxuoso hotel Villa Raphael já foi a casa de veraneio do Cônsul francês e isso foi noticiado em todos os principais jornais do mundo colocando Búzios como uma alternativa de praia chique.

Isso mostra como esse hotel é organizado e muito bem estruturado. Inclusive, é uma ótima opção para casais que buscam um passeio romântico. Vale lembrar que, para se hospedar nesse hotel, a idade mínima é 15 anos. Ou seja, não é um local para crianças.

Situado à beira-mar, o Villa Raphael surpreende devido a seu charme, estilo e conforto. Além de oferecer uma excelente vista, o local tem uma piscina de frente para a praia e um excelente café da manhã. Para ver as lindas fotos, o valor da diária e como chegar clique aqui: hotel Villa Raphael

Insólito Boutique Hotel & Spa

OInsólito Boutique Hotel & Spa oferece uma vista incrível, algo que, por si só, já tornaria a hospedagem interessante. Logicamente, o hotel oferece muito mais que isso. Além de aproveitar um excelente café da manhã, o hóspede pode escolher entre dar um mergulho na piscina do hotel (água salgada), aproveitar uma sauna seca ou vapor ou ficar na jacuzzi. Ademais, é possível ficar na banheira de hidromassagem privativa.

Para melhorar ainda mais o dia, é possível fazer atividades ligadas ao bem estar, como massagem, ioga e tratamentos para a pele. Em suma, o Insólito Boutique é um dos melhores hotéis de Búzios e se hospedar nele realmente vale a pena. Para ver o preço das tarifas, fotos e avaliações, clique aqui: Insólito Boutique Hotel & Spa

Além das praias em Búzios, RJ, Brasil, vem ler esses conteúdos sobre Praia, aqui no blog:

  1. Cuidados com o cabelo de férias na praia

Praias no Brasil:

Praia do Espelho, Trancoso, Bahia: vale a pena visitar?

O que fazer em Noronha: Roteiro de 7 dias pela ilha mais bonita do Brasil

15 Pousadas boas e baratas em Porto de Galinhas, PE

Praias de São Paulo: Conheça 8 e se refresque

Melhores praias do brasil com infraestrutura

10 Melhores praias de Alagoas e Maceió: conheça 10 destinos do Caribe brasileiro.

Igrejinha na Praia dos Carneiros. Visite esse tesouro.

Praia de Antunes, Maragogi: 10 coisas pra se fazer no Caribe brasileiro

Praia dos Carneiros e Tamandaré, PE

PONTOS TURÍSTICOS EM ILHEUS – BAHIA | Este artigo vai SALVAR sua viagem!

6 melhores destinos do Nordeste brasileiro

Praia do Patacho, Porto de Pedras e Peixe-Boi

Japaratinga, Alagoas: O que fazer, Quando ir, Onde Ficar e Roteiro!

Onde ficar em São Miguel dos Milagres, Alagoas: pousadas românticas em Alagoas

Rota Ecológica dos Milagres de Alagoas

Onde ficar em Natal? Confira os melhores hotéis e pousadas e um roteiro com preços

Praias no exterior:

  1. Bangalôs sobre a água ou bangalô na praia? Veja os melhores do Brasil e do mundo
  2. Onde se hospedar em Cancún
  3. Melhores praias da Costa Rica: Meu réveillon por aqui
  4. Ilha de San Andrés, Colômbia: o que fazer, onde ficar e como chegar
  5. Praias do sudeste asiático para conhecer: descubra as 15 melhores
  6. 20 dicas de músicas para se ouvir na praia e curtir o momento
  7. Conheça as Ilhas gregas do arquipélago Cíclades: onde ficar e praias
  8. O que levar na mala de viagem para a praia
  9. O que fazer na Barcelona de Gaudí: praias e festival de música
  10. Cidade de Estepona (Espanha) – O QUE FAZER e ONDE FICAR
  11. O que fazer em Boracay, Filipinas: Viagem à uma das Ilhas mais paradisíacas do Sudeste Asiático
  12. Quanto custa viajar para Maldivas 2022 e 2023:

Conclusão: Vale a pena conhecer as praias de Búzios, RJ, Brasil?

Com certeza sim. As praias do sudeste do Brasil tem fama de terem a água gelada. Porém em Búzios tem um segredinho que vou contar para vocês agora: Quando chega as correntes do mar quentes as águas de algumas praias são mais aquecidas. Um exemplo é a Praia do Forno, por isso ela tem esse nome.

Isso é muito legal, pois essa região sempre tem muita fama de ter águas muito geladas.